Skip to content

Graviola contra o câncer

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Estudos mostram que as propriedades da fruta podem ser benéficas aos pacientes com linfoma


Não é de hoje que determinados alimentos são vistos como mocinhos ou vilões na luta contra o câncer. E a graviola é um deles. Alguns dizem que ela pode ser muito prejudicial aos pacientes em tratamento. Entretanto,  outros, discordam dessa constatação.

Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, convidamos a nutricionista Juliana Nabarrete, do Comitê de Nutrição da Abrale, para falar sobre esta fruta proveniente das regiões norte e nordeste do país.

Revista Abrale – Quais as propriedades da graviola?

Juliana Nabarrete: A graviola é uma fruta de sabor agridoce e aroma único. É rica em magnésio, cálcio, potássio, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C, manganês, zinco, ferro, fósforo, sódio, cobre, entre outros.

Revista Abrale – Como ela pode ser consumida? 

Juliana Nabarrete: Recomendamos o consumo de frutas na sua forma in natura, sem casca e sem sementes. Desse modo, é preciso acertar na escolha da fruta, optando sempre pelas unidades que estiverem mais macias e evitando aquelas com a casca preta ou rachada. A graviola pode ser utilizada em preparo de sucos, doces e sorvetes. Suas folhas possuem as mesmas fontes nutricionais que a polpa. Você pode utilizá-las para preparar um chá, ajudando no tratamento e prevenção de artrite, problemas no aparelho digestivo, hipertensão, entre outros. Porém, a sua ingestão é contraindicada às grávidas devido aos efeitos na pressão arterial. Enquanto a capsula, que contém o extrato de graviola, é mais comum em regiões onde a fruta não é facilmente encontrada, e as pessoas podem aproveitar os seus benefícios por meio da suplementação. Mas, deve-se somente consumir com recomendação de uma nutricionista ou médico.

Revista Abrale – Ela pode ser usada para tratar problemas de saúde?

Juliana Nabarrete: O seu consumo é recomendado em casos de prisão de ventre, diabetes e obesidade. Aliás, pode ter ação anti-microbiana e fúngicas e de regulação da pressão arterial. O seu nome científico é Annona muricata L e o extrato de suas folhas é muito estudado no tratamento do câncer. Desde 1970, estudos americanos e coreanos realizados in vitro demonstraram que um conjunto de ativos fitoquímicos chamado Acetogenina, presente na folha da graviola, “matam” células malignas de 12 tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, cólon, próstata, fígado, pulmão, pâncreas e linfoma. Quando comparada a ação da adriamicina, a toxicidade às células saudáveis do organismo é bem abaixo, o que resulta em poucos efeitos colaterais. O órgão americano de regulamentação de alimentos e medicamentos – Food and Drug Administration – FDA, aprova somente a utilização da graviola como um coadjuvante no tratamento na melhora da função imunológica.

Revista Abrale – É verdade que o chá de graviola pode fazer muito mal aos pacientes que têm câncer?

Juliana Nabarrete: Algumas pessoas acabam extrapolando no consumo do chá durante o tratamento e certas substâncias podem ser tóxicas para rins e fígado, e podem comprometer a absorção e a eficácia dos quimioterápicos.

Revista Abrale – Então o uso da graviola está liberado para os pacientes em tratamento?

Juliana Nabarrete: Como outros diversos alimentos, a graviola deve fazer parte de uma alimentação equilibrada. Seja ela in natura, como parte de uma receita ou em forma de suco para o paciente oncológico. Sua utilização como medicamento natural ainda tem que ser estudada com maior abrangência na população.

o que alimenta o cancer, do que o cancer se alimenta, alimentos que alimentam o cancer, alimentos que fortalecem o cancer, alimentos que matam células cancerígenas, carboidratos e câncer, cardápio para quem tem câncer, dieta cetogênica, o que uma pessoa com câncer não pode comer, o metabolismo dos tumores, dieta alimentar para câncer de estômago, proteínas no tratamento do câncer, qual o melhor açúcar para quem tem câncer, alimentos que previnem o câncer de mama, super alimentos contra o câncer, alimentação e câncer pdf, o que mais causa câncer, cardápio para quem tem câncer de mama, alimentos que previnem o câncer de intestino, quimioterapia natural limão, alimentos que curam o, câncer fake news, acucar veneno do seculo, açúcar veneno, os dez alimentos que causam câncer, alimentos cancerígenos oms, alimentos cancerígenos pdf, sorvete causa câncer, tipos de câncer, câncer sintomas, câncer benigno, câncer maligno nome, como prevenir o câncer, celulas cancerigenas, celula cancerigena, células cancerosas, celula do cancer, alimentos cancerigenos, alimentos que ajudam no tratamento do cancer, alimentos que causam inflamação, cancer e alimentação, porque o cancer deixa a pessoa magra, o que alimenta o cancer, alimentos que alimenta o cancer, do que o cancer se alimenta, de que o cancer se alimenta, matar cancer de fome, matar o cancer de fome, o cancer se alimenta de que, é verdade que o cancer se alimenta de açucar, alimentos que alimenta o cancer, alimentos que causam o cancer, alimentos que previnem o cancer de mama, alimentos que combate o cancer, alimentos que previnem o cancer, tres alimentos que alimentam o cancer, alimentos que favorecem o cancer, os tres alimentos que alimentam o cancer, 3 alimentos que alimentam o cancer, alimentos que aumentam a imunidade contra o cancer, alimentos que matam o cancer, alimentos que o cancer adora, como funciona o cancer como o cancer funciona, células cancerosas

O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?

Uma boa alimentação é fator importante durante o tratamento oncológico e deve ser vista como aliada do paciente. Leia mais sobre!

Receitas

Suco de graviola com limão

  • 1 graviola (média)
  • 1 litro de água
  • Raspas de 1 limão
  • Retire a polpa da graviola, sem as sementes, e bata no liquidificador
  • Peneire bem, volte o suco para o liquidificador, adicione as raspas de limão e bata novamente por alguns segundos
  • Adoce a gosto e acrescente gelo.

Sorvete de graviola

  • 400 g de polpa de graviola
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
  • Coloque a polpa de graviola e o leite condensado no liquidificador e bata bem.
  • Adicione o creme de leite e bata mais uns minutos.
  • Coloque a polpa batida numa vasilha plástica, acrescente a raspa de limão e misture bem.
  • Tampe e leve ao congelador por uma hora.
  • Bata mais uma vez no liquidificador e leve de volta ao congelador por mais meia hora. Sirva-se.

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
87 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito útil, gostaria de receber mais recomendações e receitas, estou tratando mieloma múltiplo…

Gostaria de saber e receber maiores informações sobre o chá de graviola pois trato de um câncer o Mieloma Múltiplo.

Olá, Maria Cicera, como vai?

É importante saber que não há comprovação científica de qualquer efeito do chá de graviola contra o câncer e, além disso, o chá pode interferir no efeito dos medicamentos. Então, é importante conversar com o oncologista antes de fazer uso.

Abraços!

Meu tio pegou uma panela de AÇO QUEM PASSOU PRA ELE ( DO MUNDO ESPIRITUAL DISSE AÇO OU VIDRO) 10 FOLHAS BEM VERDES SE CONSEGUI DIRETO DO PE MELHOR 4 DEDOS DE AGUA FERVE TOMA 3X AO DIA POR 3 MESES ele fez no dia da cirurgia foram fazer a ressonância pra vê como estava pra cirurgia e cadê o câncer?

Boa tarde! Mais ele tomou o chá fazendo quimio?

Ainda não sei se é bom, to tomando chá de folhas da graviola

Otiml

Olá, eu em particular tomo há mais de dois anos chá da folha quase todos os dias, me sinto ótimo, me ajuda digestão, diurético e até manter peso, consegui regular melhor minha pressão arterial e combater insônia.

Como você prepara o chá? Onde consegue as folhas?

Obrigado pela contribuição. Eu tenho lidado com esta fruta muito ultimamente e também escrevo contribuições de convidados.

Com essa informação, agora posso expandir meu artigo convidado.

Saudações da Alemanha
Valeria
https://www.graviola.info

Boas e seguras informações.

Vou dar o chá da folha para minha filha que está lutando contra um câncer cerebral e acredito na cura pq ela já passou por muita coisa e até hj já nos surpreendeu muito

Desejamos toda força para vocês durante essa luta! Se mantenham forte e não desistam, estamos juntos contra o câncer!

0brigada pelas informações vou tomar o suco.

Estamos nesta mesma luta, contra um cancer cerebral em nossa filha ,há 6 anos. Babosa,aranto ,graviola, e fé

Boa tarde maise… a graviola ajudou ??? Aguardo respostas ??

Eu descobri um câncer de mama e tomo graviola com ipe roxo estou bem melhor

Como se faz, é chá ?

Boa tarde, vc toma o chá fazendo quimio?.

Olá, Itaneide, como vai?

Gostaríamos de ressaltar apenas que, é fundamental conversar com o oncologista antes de tomar qualquer chá, principalmente em grandes quantidades. Algumas ervas podem interferir no funcionamento dos medicamento e atrapalhar a eficácia do tratamento! Então, é sempre bom consultar com o médico se há algum problema, ou não.

Abraços.

Olá tudo bem
Sua filha ficou curada?. Quero dá pra minha mãe ela está com câncer creio que irá ficar curada.

Olá, Yana, como vai?

Gostaríamos de ressaltar que é importante conversar com o(a) médico(a) que está acompanhando o caso da sua mãe para que ele possa orientar se é seguro fazer o uso da graviola ou se ela pode interferir no tratamento. Além disso, o tratamento medicamentoso não deve ser substituído pelo consumo da fruta, especialmente sem orientação do oncologista, pois isso pode levar a uma evolução da doença e piora do quadro.

Abraços!

Q aconteceu c/ ela ? Faleceu ou está viva ??

Tão sensível VC

Muito bom, gostaria de saber mais sobre essa fruta abençoada

É melhor excluir o leite condensado da receita de sorvete pois tumores se alimentam de açúcar. O ideal é que se elimine o açúcar da alimentação.

Olá, Luciana, tudo bem?
É mito que o câncer se alimenta de açúcar e que eliminar o açúcar da alimentação fará com que o câncer pare de crescer!
Temos uma matéria que explica vários desses mitos, vale a pena dar uma lida! Fato ou Fake: quais alimentos causam câncer?
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços

Seria óptimo respostas mais precisas, ao alcance de qualquer paciente:
1- o chá Graviola cura ou não o câncer?
– como deve ser preparado?
– quantas colheres para um litro de água?
– quantos minutos deve ferver e quantos minutos de infusão?
– que efeitos colaterais provoca.
Por favor, deixem-se de explicações científicas, e dêem respostas mais precisas.
Grato pela atenção,
António Batista das Neves

Olá António. A matéria deixa claro que a graviola não cura o câncer. Também trazemos todas as informações de como ela deve ser consumida. Agora, é impossível deixar as explicações científicas de lado, porque é com base na ciência que criamos todos os nossos conteúdos. E entendemos que assim é que deve ser. Obrigada pelo comentário!

Natália Mancini…. Não é mito , é fato! Quando uma pessoa passa por um exame chamado PET CET ou Pet Scan o que é injectado nela é uma porção conforme peso de GLICOSE, as células cancerígenas identifica a substancia e se alimenta dela fazendo com que o aparelho capte as lesões ainda no seu inicio e pela medida da captação se diagnostica se é metabólica ou hipermetabólica ou não!

Olá, Karen, como vai?

Primeiramente, a droga utilizada no PET Scan é um radiofármaco baseado na glicose, ou seja, ele tem glicose na sua composição, mas também conta com outras substâncias, inclusive relacionadas à radiação. Em segundo, esse radiofármaco se concentra nas células do câncer, essas células não se alimentam, o medicamento só fica concentrado nesse local.
Nós temos diversos conteúdos que explicam sobre o PET Scan e também sobre essa questão do açúcar e do câncer. Caso a senhora queira lê-los e entender mais sobre esses assuntos, vamos deixar os links abaixo:
PET Scan: o que é e sua importância para o linfoma
O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?
Maiores mentiras sobre o câncer!
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?

Abraços!

Não é mito não , é verdade não pode consumir açúcar, nem leite , somente leite de amendoais , não pode café , nem trigo branco , não pode carne , eu faço tratamento com estados unidos Morfologia Dr. Jimy . graviola pode sim chá , inclusive minha irmã teve cancer avançado , não pode leite condensado , nem creme de leite .

Olá, Ivone, como vai?

Nós temos diversas matérias, com base em evidências científicas, que falam sobre quais alimentos são proibidos durante o tratamento oncológico e se há algum alimento que pode “alimentar” o câncer. Se a senhora quiser dar uma olhada nesses conteúdos, vamos deixar os links para eles a seguir:
Quem tem câncer pode comer carne?
Chocolate e câncer: está liberado?
Quem tem câncer pode comer de tudo?
O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?
A dieta cetogênica não é benéfica para quem tem câncer

Qualquer dúvida, ficamos à disposição!
Abraços!

Estou com câncer de mama não comecei o tratamento aguardando vaga hospital

Olá, Maria Lúcia, tudo bem?

A Abrale é uma Associação que auxilia pacientes com câncer do sangue! Peço para que você entre em contato com a Instituição Oncoguia que lá eles conseguem te oferecer suporte 0800 773 1666

Abraços

Tirei um tumor do cerebro na parte direita acima da testa , do tamanho 4 centimetros , maligno, grau 2, e o medico me disse que no momento não preciso de quimioterapia nem radioterapia, vou fazer acompanhamento, em junho faço uma ressonancia e volto no oncologista, estou tomando chá da folha de graviola, 10 folhas por 1 litro dágua, tomo 1 lt por dia.

Olá José, muito obrigada pelo contato! É sempre importante lembrar que o acompanhamento com o nutricionista é fundamental para que a alimentação seja realizada de forma adequada.

Em outubro fiz duas cirurgias: Uma no tórax (retirei um sarcoma). Na mesma semana identificamos uma lesão na cabeça. Tiramos e mandamos para biopsia (identificou-se – tumor maligno – sarcoma – também, provavelmente metástase). Agora, no final de dezembro achei outro ponto que parece uma verruga (na cabeça – próximo a nuca). A mesma médica e o mesmo cirurgião que fizeram o primeiro procedimento entenderam que era muito semelhante e devíamos retirar e fazer uma biópsia. Todavia, no início de janeiro deste ano comecei a tomar chá de folha de graviola com gengibre e limão. Em 20 dias a verruga regrediu, e praticamente sumiu, cicatrizou. Os médicos cancelaram o procedimento que já estava agendado , para o final de janeiro. Pretendem fazer novos exames e estudar melhor o que aconteceu. Não está descartado a possibilidade de que não se tratava de um tumor , pois não chegou-se a fazer a biópsia neste caso, mas no primeiro caso , em outubro foi realizado e constatado sarcoma….. Mas , também, não foi descartado a possibilidade do chá ter atuado de forma positiva no combate, pois todos reconhecem que os tratamentos e remédios são originários de substâncias vegetais , etc…. Portanto, cabe um estudo mais conclusivo a respeito dos benefícios e contra-indicações de um produto tão simples , mas que pode melhorar a vida de muita gente….. No meu caso estou super otimista com os resultados.

Como é o preparo e dosagem do chá?

[…] ABRALE. […]

Estou com um tumor no tímpano estou controlando as dores intensa com o chá da folha da graviola já obteve grandes resultados

Olá, Nicelia, tudo bem?

Agradecemos muito por você compartilhar sua experiência!
Desejamos muito sucesso no seu tratamento.

Abraços

Onde vc encontrou folhas de graviola aqui em Guarulhos onde moro só acho as folhas da falsa graviola

Ótima reportagem. Me ajudou bastante.

Olá, Silene, tudo bem?

Muito obrigada pelo comentário. Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Conte sempre com a equipe da Abrale!

Abraços

Qual a receita para o suco da folha de graviola? Posso colocar alho (2 dentes) 01limão e 5 folhas de graviola, 01 colher de sopa de mel e bater tudo no liquidificador?

Olá, Edson, tudo bem?

O ideal seria consultar um(a) nutricionista para entender quais as necessidades do seu corpo. Porém, a princípio, o senhor pode sim preparar o suco dessa forma!

Abraços

Quanto tempo pra graviola da frutos

Olá, Rosangela, tudo bem?

A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, não conseguimos responder sua dúvida, infelizmente! Provavelmente, o lugar que a senhora comprou a planta deve saber responder essa pergunta!

Abraços!

Eu me trato de câncer de mama e agora passou para os ossos posso tomar o cha da graviola

Olá, Sueli, tudo bem?

Recomendamos que a senhora pergunte para o oncologista responsável pelo seu tratamento para saber se esse chá é recomendável para o seu caso ou se ele pode interferir de alguma forma no tratamento.

Abraços!

Meu marido está tomando as cápsulas de graviola e também o suco com a poupa ele está com tumor no pulmão espero que tenha um b m resultado quando fizer a tomografia já fiquei sabendo que tem gente que se curou com esse chá de graviola será que e verdade gente

Olá, Edna, como vai?

A graviola pode auxiliar no tratamento oncológico, porém ela, isoladamente, não cura o câncer, o consumo dessa fruta/chá precisa estar aliado ao tratamento medicamentoso. Além disso, é de extrema importância que o seu marido converse com o oncologista para saber se o consumo das cápsulas não está interferindo no tratamento medicamentoso, conforme mencionamos na matéria, dependendo da dosagem pode interferir na eficácia do tratamento e dificultar a cura! Por isso, é sempre essencial conversar com o médico responsável pelo tratamento antes de fazer uso de qualquer outra substância.

Abraços!

Ola Edna, como esta seu marido?

Como Minha vó tem cancer no fígado ela pode tomar o suco e o chá da graviola??

Olá, Maria, como vai?

Pedimos para que a senhora, ou a sua avó, converse com o oncologista responsável pelo tratamento para verificar se a graviola pode interferir, de alguma forma, na eficácia da terapia! Caso ele libere, ela pode sim.

Obrigada!

Infelizmente muitos médicos são contra,pq graviola não dá dinheiro e quimioterapia dá milhões.

Olá, Neusa, como vai?

O ideal é que os métodos sejam utilizados de forma CONJUNTA, desde que os alimentos não interfiram na ação dos quimioterápicos ou outras terapias medicamentosas. É preciso tomar alguns cuidados, pois alguns alimentos possuem substâncias que podem ser tóxicas para rins e fígado.
Na maioria dos casos, alimentos, ervas e afins não têm comprovação científica de curarem um câncer, por isso, não podem ser utilizadas como tratamento único.

Abraços!

Natália Mancini tudo bem eu não sou médica não trabalho na área da saúde mas eu entendo o lado deles eles não vão receitar um medicamento simples como esse para as pessoas usarem porque quando eles estudam medicina as técnicas que lhe são passadas é outras e você já imaginou se as pessoas começarem optar por tratamentos naturais? Eu tenho muita fé em Deus e acredito que ele envia pessoas capacitadas para nos ajudar como também nos direciona e nos orienta que há e existe outros meios. Deus é fiel… e tem proporcionado muita sabedoria para o homem ou seja para o ser humano.

Olá, Neide, como vai?

As informações que nós trazemos nas nossas matérias e diversos outros materiais são totalmente baseados em estudos e evidências científicas e ainda não há comprovação que a graviola pode curar um câncer, como falamos neste texto. Porém, como também mencionamos, o consumo não está proibido, desde que o oncologista seja consultado, uma vez que a graviola pode interferir na eficácia do tratamento e, em excesso, pode causar diversos efeitos colaterais.
Nós temos uma matéria que aborda ervas medicinais, plantas e afins. Caso a senhora tenha interesse em lê-la, basta a clicar no link a seguir: Uso de plantas medicinais para o tratamento do câncer

Abraços!

Quero saber mais por favor minha família tá sem chão

Olá, Lynda, como vai?

Claro, podemos sim! A senhora poderia nos passar mais informações sobre a situação, por favor? O seu familiar foi diagnosticado com qual tipo de câncer?

Abraços!

Bom dia, sou Jackson Roberto, descobrir que tenho 3 (três) Emangiomas no meu fígado, (Um) tá grudado no exofago, (Um) tá grudado na veia Cava, (um) tá grudado na veia Orta, qual ou quais remédios naturais poderia me proporcionar a CURA?

Olá, Jackson, como vai?

A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não podemos oferecer uma resposta para o senhor.
Pedimos para que o senhor converse com o(a) médico(a) que está acompanhando o seu caso para verificar se há algum remédio natural que possa auxiliar no tratamento. É muito importante conversar com ele(a) antes fazer o uso de qualquer substância pois, em alguns casos, além de não melhorar a doença, pode piorar o prognóstico e tornar a terapia mais complexa.

Abraços!

Mas eu posso Tomar o chá da Folha no tratamento de quimioterapia?

Olá, Maria, como vai?

O ideal é que antes de começar a consumir o chá, a senhora converse com o oncologista responsável por acompanhar o seu tratamento. Assim ele pode avaliar o seu caso, os medicamentos que a senhora utiliza e saber se pode acontecer alguma interação entre o chá e a terapia. Esse profissional também pode te orientar quanto à quantidade de chá apropriada.
A senhora realiza quimioterapia para qual tipo de câncer?

Abraços!

Oi boa tarde ..queria saber de posso dar esse cha pra minha mãe que esta câncer e não pode fazer a cirurgia pq não tem como ela correr risco de vida?

Olá, Luciana, como vai?

Recomendamos que antes do consumo do chá de graviola a senhora ou sua mãe conversem com o médico Oncologista que acompanha o tratamento para verificar se, no caso dela, a graviola não pode causar alguma interação medicamentosa com os medicamentos que ela utiliza.

Abraços!

Muito boa as informações da graviola

Olá, Vicente, como vai?

Ficamos felizes em saber que o senhor gostou do nosso conteúdo!
Qualquer dúvida estamos à disposição.

Abraços!

Olaa,Perdi meu marido com 54anos em 2019 de câncer, Adenocarcinoma língua,nódulos pulmão,exofago.deu pinemonia, não foi feito vacina contra peneumonia.Quasi três anos em tratamento,definhando aos poucos.Fiz tudo o que podi, dei extrato de graviola Aloevera,mas não foi o suficiente, não adiantou.Ele perdeu muito peso,de 72 pra 39k.?.
QUANDO VÃO ACHAR UMA CURA PARA ESSA DOENÇA TERRÍVEL, QUE FAZ O PACIENTE E SUS FAMILIARES SOFREREM TANTO? Obrigada ♥️.

Olá, Sheila!

Sentimos muitíssimo pela perda da senhora e esperamos que você encontre força para lidar com a situação. Temos certeza que a senhora fez o máximo que podia para ajudar o seu marido durante o tratamento e oferecer conforto para ele ?
Os cientistas trabalham arduamente para desenvolver terapias que curem ou controlem todos os tipos e subtipos de câncer, mas são diversas doenças com características totalmente diferentes, por isso é tão difícil achar uma única cura. Assim, o melhor que cada um de nós pode fazer, de forma individual, é se prevenir, realizar exames periódicos e estar atento aos sinais do corpo para diagnosticar o câncer precocemente.

Conte conosco para o que a senhora precisar!

Abraços!

Janauba tambem é bom

Oi Vanessa, TB ouvi falar da Janaúba. E como faz? É um chá ou o leite? Como é o preparo?

Estou tratando um linfoma de células do manto clássico e quero saber se o suco de graviola ou o chá pode ajudar no tratamento. Obrigado!

Olá, Robério, como vai?

Como falamos na matéria, o chá de graviola pode ser um coadjuvante no tratamento, mas é preciso tomar muito cuidado para evitar toxicidade para o fígado e rins. Por isso, antes de consumir, o ideal é conversar com o(a) onco-hematologista que acompanha o seu tratamento para que ele(a) diga se você pode fazer consumo desse chá.

O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos ajudar o senhor no que for preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!

Abraços!

Abraços!

A 13 anos atrás fui diagnosticado com câncer de nasofaringe. Fiz cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Fiquei curado. Mas no meio do ano comecei a sentir um cerro desconforto ao engolir. A princípio pensava ser uma afta. Porém estava custando a sarar. Passei pelo médico e foi feita uma biópsia e ressonância. Os resultados indicaram carcinoma na região das amígdalas (orofaringe). O médico especialista de cabeça e pescoço que tem me acompanhado durantes esses anos me informou que teria que ser feito uma cirurgia para a retirada e disse que que a quimioterapia não seria possível pois não havia estudos que cientificamente comprovada a eficácia do tumor naquela região. Também não poderia a radioterapia pois não se pode irradiar a mesma parte do corpo duas vezes. Porém a cirurgia ele explicou que seria um pouco delicado pois iria abrir a parte da mandíbula, retirar e fazer um preenchimento do musculo temporal e iria ficar um pouco fundo o lado do rosto. Gostaria de uma segunda opinião a respeito da quimioterapia nessa região e o tipo de carcinoma pois segundo o especialista só mesmo coma a cirurgia.

Anderson, boa tarde! A Abrale é uma organização especializada nos cânceres do sangue, como os linfomas e leucemias. Sugiro que você entre em contato com o Instituto Oncoguia, eles poderão lhe ajudar – 0800-7731666

So um paciente novo de Angola , preciso de qualquer informação útil que possa ajudar na minha saúde ..

Olá, Maneco, como vai?

O senhor é paciente de qual doença?

Abraços!

Olá… gostaria de tomar o chá das folhas de graviola , mas tenho pressão 9/8.. será y o chá vai baixar ainda mais ?

Olá, Ana, como vai?

Nós desconhecemos informações sobre o chá de graviola abaixar a pressão arterial. Por isso, recomendamos que converse com o(a) seu(sua) cardiologista para confirmar se é seguro!

Abraços!

[…] Porém, a sua ingestão é contraindicada às grávidas devido aos efeitos na pressão arterial. Enquanto a capsula, que contém o extrato de graviola, é mais comum em regiões onde a fruta não é facilmente encontrada, e as pessoas podem aproveitar os seus benefícios por meio da suplementação. Ver resposta completa […]

Boa noite, sou da região sudeste de São Paulo, porém é difícil de encontrar folha de graviola para fazer o chá . Podem me ajudar onde posso adquirir ?

Como fazer destilado das folhas de graviola, para pessoas com câncer

Olá, Marli, como vai?

Quanto mais natural o paciente consumir os alimentos, melhor. Mas, é preciso estar atento se o consumo da graviola não interfere na ação dos medicamentos oncológicos (interação medicamentosa), sobrecarregam os rins e se ela está sendo higienizada e preparada adequadamente.
O paciente está em tratamento para qual tipo de câncer?

Abraços!

Back To Top