Água quente de abacaxi cura o câncer? É fake

Última atualização em 5 de outubro de 2022
Essa é mais uma das receitas milagrosas que circulam na internet. E, assim como as outras, é mentira
“Água quente de abacaxi por favor espalhe !! Por favor espalhe !! O professor Chen Huiren, do Hospital Geral do Exército de Pequim, enfatizou que, se todos os que receberem este boletim puderem levar dez cópias para os outros, certamente pelo menos uma vida será salva… Eu cumpri algumas de minhas responsabilidades, espero que você também consiga .. Obrigado! Água quente de abacaxi pode economizar uma vida inteira. Abacaxi quente pode matar células cancerígenas (…)
Corte de dois a três pedaços mais fino. Em um copo, adicione água quente, será ‘água alcalina’, beba todos os dias, é bom para qualquer um.
O abacaxi quente libera substâncias anticâncer, que são os últimos avanços eficazes do câncer na medicina.
A fruta quente de abacaxi tem o efeito de matar cistos e tumores (…)
Depois de ler conte aos outros, familiares e amigos”
Se esse texto sobre a água quente de abacaxi lhe parece familiar, não é à toa! Ele utiliza das mesmas ideias das mensagens sobre o coco quente ajudar no combate ao câncer. Essas duas receitas foram – e são – compartilhadas por milhares de pessoas nas redes sociais e aplicativos de mensagem como curas milagrosas do câncer. Mas não é bem assim e nós vamos te explicar o porquê.
O primeiro ponto é que não há nenhum estudo comprovando que a água quente tem influência no bem-estar.
“Não existem evidências científicas que atribuam qualquer tipo de benefício para a saúde na ingestão de água quente”, diz Camila Afonso Alho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Ponto dois, o texto menciona que o abacaxi poderia matar germes e toxinas e que a substância bromelina, encontrada na fruta, eliminaria as células cancerosas.
Camila ressalta que não existem estudos atribuindo ao abacaxi essas funções. Assim, essa fruta não deve ser considerada como uma forma de tratamento.
“A substância bromelina não auxilia no combate ao câncer. O que pode ajudar na prevenção ao câncer é a prática diária de uma alimentação balanceada e saudável, mantendo o peso corporal adequado, e de exercícios físicos”, ela explica.
Então, ao juntarmos a água quente com o abacaxi, ambas sem comprovação científica de efeito contra o câncer, podemos concluir que a mensagem é uma fake news.
“Água quente com abacaxi não torna a água alcalina e não auxilia na cura ou destruição das células cancerígenas do câncer”, Camila afirma.
Abacaxi para pacientes oncológicos
Apesar de não ter efeito contra o câncer, a nutricionista diz que a bromelina pode auxiliar no combate de edemas, acúmulo de líquido e inflamações.
“A bromelina é um concentrado de enzimas proteolíticas obtidas do abacaxi. Suas ações enzimáticas, anti-inflamatórias e antiedematosas são comprovadas cientificamente. O consumo dessa substância pode auxiliar nestes aspectos, tanto para pacientes oncológicos como para a população em geral”.
O abacaxi também é muito aconselhado para os pacientes que apresentam enjoo devido ao tratamento, pois ajuda a aliviar esse sintoma. De acordo com Camila, “isso ocorre por causa da presença do ácido fólico, que também auxilia na digestão e favorece o esvaziamento gástrico”.
A recomendação é consumir de 3 a 5 porções (100g) por dia. Porém, é importante lembrar de variar com a ingestão de outras frutas já que cada uma apresenta um benefício.
O único momento que pode ser aconselhável não consumir abacaxi durante o tratamento oncológico é no caso da mucosite aparecer.
“Após o aparecimento da mucosite, a exclusão de alimentos ácidos, como o abacaxi, pode fazer parte da estratégia nutricional para evitar o desconforto da lesão. Ele só deve ser excluído após avaliação individual do paciente”, conta a especialista.
Abacaxi na prevenção do câncer
Somente o abacaxi não pode prevenir o desenvolvimento do câncer. É preciso ter também uma alimentação balanceada, evitando alimentos ultraprocessados, e não consumir álcool.
“Como dito anteriormente, manter os hábitos de vida saudáveis, como o peso corporal adequado e a prática de atividade física”, finaliza Camila Afonso Alho.
Fake news
Ressaltamos que é muito comum receitas como a da água quente de abacaxi circularem na internet. O grande perigo é que elas podem influenciar os pacientes oncológicos a abandonarem o tratamento prescrito pelo especialista, prejudicando o prognóstico. Por isso é muito importante saber identificar uma fake news!
Preste atenção no texto: veja se há erros de gramática, muitos pontos de exclamação, excesso de adjetivos e abreviações. Esses são grandes indícios de fake news.
Pesquise tanto as informações que estão sendo ditas, quanto o nome do pesquisador que está sendo apontado. Muitas vezes, eles nem existem.
Desconfie de textos alarmistas ou sensacionalistas, aqueles com chamadas impactantes ou que parecem inacreditáveis.
Áudios e vídeos podem ser facilmente editados. Tente procurar o conteúdo original para ver se a informação não está fora do contexto.
Desconfie também de textos que pedem o compartilhamento. Os cientistas não pedem isso!
Caso esteja na dúvida se a informação é ou não verdadeira, existem alguns sites que fazem o trabalho de pesquisar e dizer se é fato ou se é fake.
Prevenção é a principal forma de evitar o câncer
Gostei muito da explicação.
Olá, Nerei, como vai?
Ficamos felizes de saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Qualquer coisa, estamos à disposição.
Abraços!
espalhar mentiras sobre tratamento oncológico e uma grande crueldade .
Sem sombra de dúvidas, Manoel! Por isso, é sempre importante trazermos informações corretas e de qualidade 🙂
Crueldade mesmo divulgar mentiras