Skip to content

Quem tem câncer pode comer de tudo?

Alimentos que quem tem câncer pode comer
Compartilhe

Última atualização em 3 de fevereiro de 2022

Saiba quais alimentos estão permitidos, a quantidade adequada de cada um deles e quais estão proibidos

Quem tem câncer pode comer praticamente de tudo, com algumas poucas exceções e lembrando de ter alguns cuidados, especialmente com a higienização e preparo dos alimentos. Essa é uma ótima notícia, considerando que entre enjôos e perda de apetite, nem todos os pratos se tornam atrativos para os pacientes. Por isso, apostar, com moderação, no que está liberado é sempre uma boa ideia.

Abaixo separamos alguns dos alimentos que geram mais dúvidas e explicamos o porquê consumí-los ou não!

Quem tem câncer pode comer chocolate?

Erika Simone Coelho Carvalho, especialista em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), esclarece, em primeiro lugar, que o cacau, consumido principalmente como chocolate, é rico em vários compostos bioativos. 

Pessoa com câncer comendo chocolate

“Descobriu-se que os flavonóides do cacau exercem efeitos benéficos sobre a função endotelial, agregação plaquetária, sensibilidade à insulina, dano oxidativo e inflamação, todos os quais desempenham um papel fundamental na patogênese (evolução), das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer”, diz.

Maiores quantidades de cacau são encontradas em chocolates amargos, que contém entre 50% e 85% dessa substância.

Portanto, devido a esses benefícios que o cacau apresenta, ele não está proibido na dieta de quem está em tratamento oncológico. Entretanto, a especialista alerta que é preciso ter bastante cuidado em relação à quantidade e o tipo consumido. 

“Quantidades elevadas de chocolate podem induzir efeitos adversos associados ao alto consumo de açúcar, sendo preferível os chocolates com menos adição de açúcar e de aditivos químicos”, alerta. 

Segundo estudos e organizações de saúde, o máximo recomendado para um adulto seria entre 25 g e 50 g de chocolate por dia. Isso equivale, aproximadamente, a mais ou menos uma barra pequena ou quatro quadradinhos.

Quem faz quimioterapia pode comer batata frita?

Erika orienta que durante o tratamento oncológico deve-se evitar fritura, além de seguir uma alimentação adequada sem excessos. Por isso, a orientação é tentar não consumir qualquer alimento frito em óleo.

Apesar de não haver um consenso totalmente definido, alguns especialistas indicam que essa recomendação deva ser seguida principalmente por pacientes que desenvolvem mucosite

Batata frita

“Uma opção é o consumo da batata ‘assada’ na airfryer, Mas, desde que seja consumida com moderação e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada”, a nutricionista indica.

Quem tem câncer pode comer carne?

Para a felicidade dos amantes de carne, sim, ela está liberada durante o tratamento. Mas, de novo, o segredo está no tipo e na quantidade ingerida.

Erika afirma que a recomendação é consumir, no máximo, 500g de carne vermelha (boi, porco, cordeiro etc) por semana. Além disso, o ideal é não comer carnes processadas, especialmente por elas estarem associadas ao aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de intestino. Por exemplo, salsicha, presunto, embutidos, bacon etc.

Pessoa comendo peixe

Para quem gosta de hambúrguer, a especialista conta que “uma opção é preparar seu ‘bife’ de hambúrguer em casa. Assim, evita-se o consumo da carne processada pela indústria. ”

Já que a carne vermelha tem essas restrições, isso leva a outra dúvida bastante comum: quem tem câncer pode comer peixe?

E a resposta é não só pode, como o ideal é aumentar o consumo das carnes brancas (peixe e frango), em comparação com a vermelha.

Leia também:

Quem tem câncer pode tomar leite?

Erika aponta que alguns estudos identificaram que a ingestão regular de leite parece ter um fator de proteção contra o câncer de intestino. Mas, ressalta que é preciso ficar atento à individualidade de cada pessoa. 

Por exemplo, quem tem colesterol alto, deve dar preferência ao leite desnatado; já quem tem intolerância à lactose, deve ingerir a versão sem lactose e caso o indivíduo tenha alguma restrição proteica por conta de insuficiência renal, o consumo não deve ser realizado sem a orientação de um nutricionista.

Pessoa tomando leite com cereal
Leia também:

O que uma pessoa com câncer não pode comer?

Na verdade não há uma comida específica que está proibida e deve ser cortada totalmente da dieta. Mas, como falado anteriormente, existem alguns tipos de alimentos e preparos que os especialistas não recomendam o consumo. Por exemplo, as carnes processadas e alimentos industrializados (ultraprocessados).

o que uma pessoa com cancer não pode comer

Mas, fora essas recomendações, o paciente pode (e deve) comer o que estiver com vontade.

“Cada pessoa tem uma história pessoal com o alimento e com os sintomas durante o tratamento, pois depende da proposta terapêutica do médico, da localização do tumor, do estado nutricional e emocional. Por isso, durante o tratamento contra o câncer, é imprescindível a avaliação e acompanhamento da alimentação por nutricionista, preferencialmente, especialista em nutrição oncológica”, conclui Erika Simone Carvalho.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu marido está com câncer no fígado no barco e na cabeça qual os alimentos ele pode comer e o que não pode e tá com a inflamaçãozinha no sangue

Meu pae está com câncer na veias biliar gostaria de saber qual a melhor alimentação porque ele não está conseguindo comer quase nada

quem tem leucemia mieloide crônica pode comer fava?

[…] Quem tem câncer pode tomar leite? – Erika aponta que alguns estudos identificaram que a ingestão regular de leite parece ter um fator de proteção contra o câncer de intestino. Mas, ressalta que é preciso ficar atento à individualidade de cada pessoa. Por exemplo, quem tem colesterol alto, deve dar preferência ao leite desnatado; já quem tem intolerância à lactose, deve ingerir a versão sem lactose e caso o indivíduo tenha alguma restrição proteica por conta de insuficiência renal, o consumo não deve ser realizado sem a orientação de um nutricionista. Ver resposta completa […]

É verdade que, quem têm câncer no colo do útero não pode comer marisco?

Boa tarde estou com duvida em relação ao abacate, e os caldos em cubos

Eu tenho leucemia melioide crónica .
E tem alimento que me deixa inchado pernas e barriga. Isso me incomoda muito

Back To Top