Skip to content

PET Scan: o que é e sua importância para o linfoma

Pessoa deixada na maquina fazendo exame pet scan
Compartilhe

Última atualização em 24 de agosto de 2021

Os resultados dessa avaliação são essenciais tanto para o diagnóstico, quanto para saber se o tratamento é eficaz

O PET Scan é um exame de imagem similar à tomografia computadorizada, mas com capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais. Esse teste é de extrema importância para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando o estadiamento da doença. Ele também é realizado durante o tratamento desse câncer, com o objetivo de avaliar a resposta às terapias e pode ser indicado para investigar uma possível recidiva. Além do linfoma, ele também é utilizado para observar outros tipos de tumores, como mieloma múltiplo, melanoma, cabeça e pescoço, pulmão, colorretal, mama, ovários e mais. 

É possível realizar esse exame em clínicas e hospitais particulares e também no Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente em serviços de alta complexidade e em cidades de médio e grande porte. Mas, o sistema público somente aprova a realização do teste para três tipos de neoplasia maligna: linfoma, pulmão e colorretal. 

Como é feito o exame PET Scan?

O Dr. Heitor Sado, coordenador médico do setor de PET-CT e Medicina Nuclear do Hospital Nove de Julho, conta que, para o linfoma, o exame é feito com o uso de um radiofármaco baseado na glicose, chamado de fluordesoxiglicose (FDG).

Médico apontando para máquina de pet scan em um centro de tratamento

“No dia do exame, o FDG é injetado na veia do paciente, que ficará em repouso por cerca de uma hora, para então entrar no aparelho de PET-CT para aquisição das imagens”, ele explica.

Atualmente, é muito comum que o equipamento PET seja acoplado ao aparelho de tomografia computadorizada (CT). Por esse motivo, o exame PET Scan é muito similar a esse teste. Geralmente a máquina é composta, basicamente, por um tubo curto e aberto, com uma maca, na qual o paciente deita e desliza, aos poucos, por esse tubo para a captação das imagens. 

De acordo com o Dr. Sado, é feita uma varredura geral da cabeça até as coxas do paciente. Sendo que o tempo de duração pode variar de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho do indivíduo e da tecnologia do equipamento.

Entretanto, o médico conta que, diferentemente da tomografia computadorizada, ou até mesmo da ressonância magnética, o PET Scan, ou PET-CT, tem a vantagem de ser um método de imagem molecular. Isto é, ele tem a capacidade de detectar alterações de atividade celular antes mesmo de acontecerem mudanças na forma ou estrutura nos órgãos e tecidos. Dessa forma, é possível fazer o diagnóstico do câncer precocemente. 

No caso do linfoma, “um linfonodo de tamanho normal, que passaria despercebido na tomografia e ressonância, seria detectado pelo PET Scan devido ao FDG”, o Dr. Sado exemplifica.

Mas, tanto a tomografia, quanto a ressonância podem complementar o PET-CT, fornecendo informações adicionais.

Leia também:

Preparo para o fazer o Pet Scan

Por conta do FDG, a pessoa deve fazer jejum de 8h e no dia anterior ao exame:

  • Ter uma dieta pobre em açúcar;
  • Não realizar exercícios ou esforço físico e
  • Caso esteja frio, se agasalhar bem.

Essa última orientação é dada para evitar ativação térmica de gordura marrom, o que pode prejudicar na avaliação da imagem.

Contraindicações

Apesar de ser utilizada uma substância radioativa para a realização desse exame, o Dr. Sado assegura que não há nenhum risco de dano ao corpo. Isso acontece porque a dose de radiação é baixa e dentro dos limites nacionais e internacionais de segurança. Além disso, o material radioativo utilizado apresenta meia vida física curta, ou seja, perde rapidamente a propriedade de emitir radiação. 

Silhueta de uma mulher grávida

“Devido à radiação, mesmo em dose baixa, o exame não deve ser realizado em gestantes”, ele orienta.

O médico complementa dizendo que para pacientes com claustrofobia ou pouco colaborativos, existe a opção de fazer o exame com anestesia. 

Já em relação ao FDG, ele é administrado há mais de duas décadas e não existem relatos de reações adversas graves.

“No geral, não existem outras contraindicações em realizar o PET-CT”, informa.

Leia também:

PET Scan para linfoma

Diagnóstico

Normalmente, nos resultados desse exame em pessoas com linfoma aparece uma grande concentração do FDG nos gânglios linfáticos afetados. Isso pode acontecer mesmo se os linfonodos não estiverem aumentados, pois, como falado anteriormente, o PET Scan consegue detectar alterações celulares antes mesmo de causarem alterações visíveis.

Resultado de pet scan apresentando pessoa com linfoma

Os locais que, mais comumente, apresentam maior concentração da droga  são o  pescoço, as axilas, no interior do tórax e abdome e nas virilhas, justamente porque são os linfonodos mais afetados pelo linfoma. 

“Qualquer outro órgão do corpo também pode ser acometido por esse câncer, sendo denominado de acometimento extra linfático e mais comumente acontece no baço e na medula óssea. Esse acometimento extra linfático pelo linfoma também aparecerá como áreas de hiperconcentração do FDG no exame de PET Scan”, o Dr. Sado conta. 

Entretanto, os resultados do exame não confirmam o diagnóstico de linfoma. Ele apenas reforça a suspeita. A única forma de confirmar a existência da doença  é por meio da biópsia do linfonodo. 

Tratamento

“O teste consegue avaliar de forma precoce a resposta ao tratamento de linfoma, em geral iniciado por quimioterapia e podendo ser associada à radioterapia”, o médico explica. 

O PET-CT pode ser realizado após o segundo ou quarto ciclo de quimioterapia e após o término do tratamento. No último caso, recomenda-se aguardar, pelo menos, um mês após a última quimio ou três meses após a última sessão de radioterapia. 

Duas imagens de pet scan lado a lado comparando a quantidade de linfonodos afetados antes e depois do tratamento de linfoma

Acompanhamento

Após a remissão, caso haja a suspeita da recidiva de linfoma devido à presença de sintomas ou sinais clínicos, o teste pode ser indicado. Assim, é possível confirmar (ou não) a volta  do câncer. 

“No caso de acompanhamento de pacientes assintomáticos após resposta completa ao tratamento, o uso do PET-CT nem sempre é indicado. Ele pode  ser utilizado nos casos de linfomas de maior risco ou subtipos mais agressivos, ou em casos já recidivados após mais de uma linha de tratamento”, o Dr. Heitor Sado descreve.

Nesses casos, a periodicidade depende de cada paciente, podendo variar de seis meses a anos.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
62 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa tarde eu tive câncer colorretal em 2019 a ressonância e tomografia tudo tem resultados 100% até que de repente o marcador começou a alterar.De 5 que é o normal foi para 16 e agora está 28 estou muito preocupada e vou fazer o pet scan.Fora isso o hemograma tbm está excelente. O que poderá ser?

Solange estou com o mesmo caso….vc descobriu pelo pet o que tinha?

Estou com suspeita de linfoma, já fiz biópsia, passei por uma cirurgia no pescoço. Gostaria de realizar o petscan. Já posso fazer? Ainda não fechei diagnóstico, porém o médico disse que pelas características do linfonodo , temos quase certeza. Por isso gostaria de fazer.

Boa tarde, temos na família um jovem de 28 anos, descobriu câncer colorretal grau alto, fez cirurgia há 20 dias e não começou as químio, ele já pode fazer pet scan ou ainda não?

Vanessa, a Abrale é uma organização especializada em cânceres do sangue. Nos linfomas, por exemplo, o PET Scan é utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da doença. Pesquisando sobre o câncer colorretal, encontrei que este exame não é feito com essa mesma frequência. Por isso, é importante confirmar certinho com o médico o momento mais adequado a fazer. Ficamos à disposição.

Oi, boa tarde.
Estou em tratamento de linfoma de hodgkin, e estou na iminência de fazer o exame do PET/SCAN após o segundo ciclo para vermos como está o estadiamento da doença.
a Clinica/Hospital que fará o exame pede mínimo de 15 dias após a quimio para realizar o PET
Vocês sabem o motivo de pedirem para respeitar esse período ?

Olá Agner! É importante esperar esse tempo, justamente para ver como o corpo está reagindo ao tratamento. A quimioterapia precisa de alguns dias para surtir o resultado. Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Obrigada!

Meu pai está com um linfonodo na auxila direita ele pode fazer o pet Scan ele tem 89 anos ?

BOA TARDE, NA MINHA FAMÍLIA TEM UM ÍNDICE MUITO GRANDE DE MORTES POR CÂNCER… JÁ RETIREI ALGUNS NÓDULOS E PÓLIPOS … EXISTE ALGUM EXAME QUE EU POSSA FAZER PRA SABER SE VOU DESENVOLVER ALGUM TIPO DE CÂNCER? O PETSCAN ME DA UMA POSSIBILIDADE DE VER SE MEU CORPO TEM ALGUMA DOENÇA PRÉ EXISTENTE OU EXISTENTE? quero saber se posso fazer este petscan sem ter sintomas de doenças apenas pra verificar se tenho ou se vou desenvolver alguma.

homem de 51 anos ,com histórico de tabagista quando jovem ,parou ha mais de 10 anos , ainda uso de bebidas alcoólicas , ha mais de 2 anos presenta nodulo em area submandibular esquerda , exames de imagem usg , tomo , evidencia linfonodo em area submandibular esquerda , medindo aprox 1,2 x0,5 cm , exame de laboratórios incluindo sorologias todos dentro da normalidade . ja esta agendada uma consulta com medico de cabeça e pescoço, mais tudo indica cançer ?? um pet seria recomendado nesse caso ??

Boa noite! Quanto tempo se deve esperar para repetir o exame, depois do primeiro feito? Obrigada!

Oi Natália, boa noite!

Te agradeço pelo retorno!

Na verdade seria o primeiro exame para constatação ou não da doença. A minha dúvida é: caso eu realize o exame agora e não for constatado nada e daqui há algum tempo fosse necessário realizar novo exame, qual o período mínimo seguro depois do primeiro exame (ex.: 3 meses, 6 meses, 1 ano, etc)? Quantos exames poderiam ser feito em um período de 1 ano, por exemplo?

Muito obrigada!

Perfeito Natália!
Muito obrigada pela ajuda!

Boa noite me chamo ELIENE tenho 48 anos estou estou fazendo acompanhamento de nódulo no pulmão com tc fazendo Pet scan pode ajudar mas rápido no diagnóstico?

Boa tarde. Fiz o segundo exame de pet Scan pois terminei o 4 ciclo de quimio de linfoma de hodink.
Daí a técnica do exame pediu pra repetir o exame apenas do joelho pra baixo.
(Repeti 20 minutos depois).
Ela disse que pode ser pq eu mexi.
É normal acontecer isso?

Quero saber se quem teve adenocarcinoma no sigmóide , e foi feito a biópsia da lâmina de que a margem estava livre , eu gostaria de saber se ele corre o risco de aparecer novamente , pois os oncologista que fui não fizeram cirurgia porquê a médica que fez a colonoscopia retirou o pólipo e fez uma rescecsao acho que é esses o nome , já fiz 7 pet Scan até agora,mas ultimamente estou me sentindo mal ?

Bom dia. O resultado do PET scan ainda nao saiu, mas o medico disse que está tudo bem. Perguntei qual o estágio da doença mas ele disse que esse linfoma nao tem estadiamento. Fiquei preocupado. É possivel isso?

Trata-se da minha filha que foi diagnosticada com linfoma de hodhkin. Como ela vai iniciar a quimio na proxima segunda feira, gostaria muito de ter uma segunda opinião sobre o protocolo adotado, mas nao consigo cobtato com a abrale nem pelo fale conosco (que dá erro e nao envia ) e nem pelo WhatsApp que nao me respondem. Cobto muito com a ajuda de vocês

Realizei um
PET CT há uma semana (meu terceiro exame deste tipo), 45 dias após a minha 12a e última sessão de químio (ABVD). Acontece que por problema na hora da aplicação do contraste a dosagem foi aplicada apenas pela metade e a técnica disse-me que não seria problema. A questão é: uma dosagem menor que a indicada pode influenciar no resultado do exame. Minha dúvida surgiu no momento em que a atendente só se mostrou preocupada com o custo da substância e sequer aventou a possibilidade de aplicar a dose completa z

Minha mãe está com linfoma gástrico (Não Hodgkin). Fez PET e mostrou que não há metástase. O valor do SUV deu 34. Este valor é muito alto? Pode indicar mau prognóstico?

Boa noite.

Estou nesse momento internada e irei fazer esse exame amanhã!
Logo depois farei a biopsia!
Já fiz tomografias e já apareceu algumas coisas por isso internou e solicitou!

Que Deus me proteja ?

Boa tarde ! descobrei o linfoma de hodgkin e foi solicitado o Pet-Scan que ainda aguardo a autorização do plano Hapvida.è mesmo necessario começar o tratamento só após este exame ?

Qual a idade minina que pode fazer esse exame com 15 anos já pode?

Gostaria de uma informação eu estou fazendo tratamento de linfoma não hodking fiz um pet antes do tratamento e não usaram contraste, fiz outro após 6 sessões de quimioterapia com uso de contraste e fiz recentemente outro opas radioterapia e não foi usado contraste, é noal isso?

Boa tarde!
Minha mãe está com suspeitas de câncer na região do intestino por estar muito inchada e com dores abdominal a vários dias!
Gostaria de saber se nesse caso devemos fazer logo o pet Scan para “pular” etapas ou a colonoscopia seria o mais indicado?

Meu pai fez um pet scan e esse foi o resultado, gostaria de saber se pode ser câncer.
DESCRIÇÃO: A fusão das imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas (TC) mostra hipermetabolismo em linfonodos nos hilos pulmonares, com maior SUVMax de 9,4 à direita e pequena linfonodomegalia pré-vascular à esquerda, medindo 11 x 18 mm, com SUVMax de 8,3.
IMPRESSÃO: O aspecto evolutivo dos achados pulmonares e nodais, na comparação ao estudo de tomografia computadorizada de 07/11/2022, realizado em outra instituição, sugere alterações inflamatórias/infecciosas. Sugerimos manter controle evolutivo.

Boa tarde,

Em nov/22 meu filho de 7 anos começou a apresentar perda de apetite e dor na região da barriga, procuramos um Gastro que passou vários exames dentre eles uma US. Após a realização da US o médico nos sugeriu procurar uma emergência. A partir daí iniciamos o tratamento para o Linfoma de Burkitt com medidas de 8,4 x 7,3 x 7,3cm, que fora identificado na região abdominal. O classificação do estadiamento foi II, o tratamento consistiu de 4 ciclos terminando em fev/23. Em 31/03/23, após uma TC de acompanhamento a massa mostrou dimensões de 6,0 x 3,5 x 0,9cm. Essas medidas deixaram a gente muito preocupados (mas houve uma redução de volume de 447cm3 para 19cm3). O médico responsável já javia dito que poderia ficar uma cicatriz. De qualquer forma, nós que moramos no Maranhão, decidimos procurar a opinião de médicos que são referências no país, então decidimos ir para SP. Após uma semana de consulta de exames o resumo foi: o estadiamento deveria ser III e não II; o mielograma continua normal; a pesquisa dos vírus que poderiam estar interferindo na recuperação dos neutrófilos foi negativa; no Pet CT o SUV Máx foi <1,0; o LDH está dentro da faixa.
As dúvidas que ficam são: será que os 4 ciclos foram suficientes ? mesmo com um SUV Máx <1,0 pode haver células cancerosas ? A quimioterapia ainda está fazendo efeito e a massa pode continuar a reduzir ? Qual o exame mais indicado para continuar o acompanhamento e deve ser feito com qual frequência ? A biópsia inicial foi com barriga aberta, agora que a massa reduziu consideravelmente não poderia ser feito uma nova biópsia por punção guiada ? Ou ainda é cedo e devemos esperar ? O que é muito angustiante…. :,(

Atenciosamente,
Luciano RC

E possivel realizar o exame para prevencao , mesmo sem ter passado pela quimioterapia ou radioterapia , mas com historico de polipos intestino e visicula e histerectomia devido a cancer.

Olá, quais alimentos podem ser consumidor antes de fazer o Pet Scan. Meu pai tem linforme Rosea Dorfman

Boa tarde! Tive diagnóstico de Sindrome de Sweet há 2 meses, através de observação clinica e biópisa. Fiz 2 ultrassons neste período, por conta de um linfonodo aumentado/ linfonodomegalia no cotovelo esquerdo e também houve o surgimento de várias lesões palpáveis na face dorsal do antebraço esquerdo. Sigo sem diagnóstico da doença de base da Síndrome de Sweet (neoplasia/ linofma/auto-imune). O PET Scan me ajudará no diagnóstico? Desde já agradeço

Boa noite. Meu filho de 14 anos, teve diagnóstico de Linfoma de Burkitt ósseo em agosto de 2022. Após Pet Scan foi estadiado com grau IIIC. Recebeu 8 ciclos de quimioterapia conforme protocolo do St Jude. Completou tratamento em fevereiro de 2023. Realizou Pet Scan de final de trabalho que mostrou ausência de doença. Em maio, conforme programação realizou exames, RM e Pet Scan, na ocasião estava em vigência de quadro gripal. O Pet mostrou diversas alterações, em especial linfonodos cervicais, anel de waldeyer, timo e apêndice. A equipe optou por acompanhar clinicamente e repetir o Pet Scan após 2 meses. Novamente o exame está alterado, mostrando uma piora em linfonodo cervical e apêndice. Qual a melhor opção de condução? Seguir acompanhamento ou biópsia?

Qual é a diferença entre “discreto aumento da captação do radiofármaco”, “discreto aumento do metabolismo do nódulo”, “discreto aumento da hipercaptação do traçador de densificação”?

Mas existe já pacientes que tiveram linfoma maligno bem avançados com 100% de cura?

Back To Top