PET Scan: o que é e sua importância para o linfoma

Os resultados dessa avaliação são essenciais tanto para o diagnóstico, quanto para saber se o tratamento é eficaz
O PET Scan é um exame de imagem similar à tomografia computadorizada, mas com capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais. Esse teste é de extrema importância para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando o estadiamento da doença. Ele também é realizado durante o tratamento desse câncer, com o objetivo de avaliar a resposta às terapias e pode ser indicado para investigar uma possível recidiva. Além do linfoma, ele também é utilizado para observar outros tipos de tumores, como mieloma múltiplo, melanoma, cabeça e pescoço, pulmão, colorretal, mama, ovários e mais.
É possível realizar esse exame em clínicas e hospitais particulares e também no Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente em serviços de alta complexidade e em cidades de médio e grande porte. Mas, o sistema público somente aprova a realização do teste para três tipos de neoplasia maligna: linfoma, pulmão e colorretal.
Como é feito o exame PET Scan?
O Dr. Heitor Sado, coordenador médico do setor de PET-CT e Medicina Nuclear do Hospital Nove de Julho, conta que, para o linfoma, o exame é feito com o uso de um radiofármaco baseado na glicose, chamado de fluordesoxiglicose (FDG).

“No dia do exame, o FDG é injetado na veia do paciente, que ficará em repouso por cerca de uma hora, para então entrar no aparelho de PET-CT para aquisição das imagens”, ele explica.
Atualmente, é muito comum que o equipamento PET seja acoplado ao aparelho de tomografia computadorizada (CT). Por esse motivo, o exame PET Scan é muito similar a esse teste. Geralmente a máquina é composta, basicamente, por um tubo curto e aberto, com uma maca, na qual o paciente deita e desliza, aos poucos, por esse tubo para a captação das imagens.
De acordo com o Dr. Sado, é feita uma varredura geral da cabeça até as coxas do paciente. Sendo que o tempo de duração pode variar de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho do indivíduo e da tecnologia do equipamento.
Entretanto, o médico conta que, diferentemente da tomografia computadorizada, ou até mesmo da ressonância magnética, o PET Scan, ou PET-CT, tem a vantagem de ser um método de imagem molecular. Isto é, ele tem a capacidade de detectar alterações de atividade celular antes mesmo de acontecerem mudanças na forma ou estrutura nos órgãos e tecidos. Dessa forma, é possível fazer o diagnóstico do câncer precocemente.
No caso do linfoma, “um linfonodo de tamanho normal, que passaria despercebido na tomografia e ressonância, seria detectado pelo PET Scan devido ao FDG”, o Dr. Sado exemplifica.
Mas, tanto a tomografia, quanto a ressonância podem complementar o PET-CT, fornecendo informações adicionais.
Diferenças entre o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin
Conhecer os subtipos deste câncer é importante para estar ciente de todas as questões do tratamento
Preparo para o fazer o Pet Scan
- Ter uma dieta pobre em açúcar;
- Não realizar exercícios ou esforço físico e
- Caso esteja frio, se agasalhar bem.
Essa última orientação é dada para evitar ativação térmica de gordura marrom, o que pode prejudicar na avaliação da imagem.
Contraindicações
Apesar de ser utilizada uma substância radioativa para a realização desse exame, o Dr. Sado assegura que não há nenhum risco de dano ao corpo. Isso acontece porque a dose de radiação é baixa e dentro dos limites nacionais e internacionais de segurança. Além disso, o material radioativo utilizado apresenta meia vida física curta, ou seja, perde rapidamente a propriedade de emitir radiação.

“Devido à radiação, mesmo em dose baixa, o exame não deve ser realizado em gestantes”, ele orienta.
O médico complementa dizendo que para pacientes com claustrofobia ou pouco colaborativos, existe a opção de fazer o exame com anestesia.
Já em relação ao FDG, ele é administrado há mais de duas décadas e não existem relatos de reações adversas graves.
“No geral, não existem outras contraindicações em realizar o PET-CT”, informa.
Linfoma tem cura: conheça os avanços na medicina para esse resultado
Os novos medicamentos e tratamentos de suporte tem influência no aumento das taxas de cura do linfoma e diminuição dos…
PET Scan para linfoma
Diagnóstico
Normalmente, nos resultados desse exame em pessoas com linfoma aparece uma grande concentração do FDG nos gânglios linfáticos afetados. Isso pode acontecer mesmo se os linfonodos não estiverem aumentados, pois, como falado anteriormente, o PET Scan consegue detectar alterações celulares antes mesmo de causarem alterações visíveis.

Os locais que, mais comumente, apresentam maior concentração da droga são o pescoço, as axilas, no interior do tórax e abdome e nas virilhas, justamente porque são os linfonodos mais afetados pelo linfoma.
“Qualquer outro órgão do corpo também pode ser acometido por esse câncer, sendo denominado de acometimento extra linfático e mais comumente acontece no baço e na medula óssea. Esse acometimento extra linfático pelo linfoma também aparecerá como áreas de hiperconcentração do FDG no exame de PET Scan”, o Dr. Sado conta.
Entretanto, os resultados do exame não confirmam o diagnóstico de linfoma. Ele apenas reforça a suspeita. A única forma de confirmar a existência da doença é por meio da biópsia do linfonodo.
Tratamento
“O teste consegue avaliar de forma precoce a resposta ao tratamento de linfoma, em geral iniciado por quimioterapia e podendo ser associada à radioterapia”, o médico explica.
O PET-CT pode ser realizado após o segundo ou quarto ciclo de quimioterapia e após o término do tratamento. No último caso, recomenda-se aguardar, pelo menos, um mês após a última quimio ou três meses após a última sessão de radioterapia.

Acompanhamento
Após a remissão, caso haja a suspeita da recidiva de linfoma devido à presença de sintomas ou sinais clínicos, o teste pode ser indicado. Assim, é possível confirmar (ou não) a volta do câncer.
“No caso de acompanhamento de pacientes assintomáticos após resposta completa ao tratamento, o uso do PET-CT nem sempre é indicado. Ele pode ser utilizado nos casos de linfomas de maior risco ou subtipos mais agressivos, ou em casos já recidivados após mais de uma linha de tratamento”, o Dr. Heitor Sado descreve.
Nesses casos, a periodicidade depende de cada paciente, podendo variar de seis meses a anos.
Boa tarde eu tive câncer colorretal em 2019 a ressonância e tomografia tudo tem resultados 100% até que de repente o marcador começou a alterar.De 5 que é o normal foi para 16 e agora está 28 estou muito preocupada e vou fazer o pet scan.Fora isso o hemograma tbm está excelente. O que poderá ser?
Olá, Solange, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres hematológicos, por isso, infelizmente, não temos a expertise para responder a sua dúvida. O ideal, é realizar o exame e retornar ao(à) médico assim que possível para que ele(a) possa avaliar o que está acontecendo e, caso seja necessário, iniciar algum tratamento.
Abraços!
Estou com suspeita de linfoma, já fiz biópsia, passei por uma cirurgia no pescoço. Gostaria de realizar o petscan. Já posso fazer? Ainda não fechei diagnóstico, porém o médico disse que pelas características do linfonodo , temos quase certeza. Por isso gostaria de fazer.
Olá, Cláudia, como vai?
A princípio, a senhora pode sim. Inclusive, esse é um exame muito importante para o diagnóstico, para identificar em quais parte do corpo a doença está presente.
Abraços!
Boa tarde, temos na família um jovem de 28 anos, descobriu câncer colorretal grau alto, fez cirurgia há 20 dias e não começou as químio, ele já pode fazer pet scan ou ainda não?
Vanessa, a Abrale é uma organização especializada em cânceres do sangue. Nos linfomas, por exemplo, o PET Scan é utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da doença. Pesquisando sobre o câncer colorretal, encontrei que este exame não é feito com essa mesma frequência. Por isso, é importante confirmar certinho com o médico o momento mais adequado a fazer. Ficamos à disposição.
Oi, boa tarde.
Estou em tratamento de linfoma de hodgkin, e estou na iminência de fazer o exame do PET/SCAN após o segundo ciclo para vermos como está o estadiamento da doença.
a Clinica/Hospital que fará o exame pede mínimo de 15 dias após a quimio para realizar o PET
Vocês sabem o motivo de pedirem para respeitar esse período ?
Olá Agner! É importante esperar esse tempo, justamente para ver como o corpo está reagindo ao tratamento. A quimioterapia precisa de alguns dias para surtir o resultado. Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Obrigada!
Meu pai está com um linfonodo na auxila direita ele pode fazer o pet Scan ele tem 89 anos ?
Olá, Dalvina, como vai?
A princípio, se o médico indicou a realização do PET Scan, a idade não representa uma contraindicação.
Abraços!
BOA TARDE, NA MINHA FAMÍLIA TEM UM ÍNDICE MUITO GRANDE DE MORTES POR CÂNCER… JÁ RETIREI ALGUNS NÓDULOS E PÓLIPOS … EXISTE ALGUM EXAME QUE EU POSSA FAZER PRA SABER SE VOU DESENVOLVER ALGUM TIPO DE CÂNCER? O PETSCAN ME DA UMA POSSIBILIDADE DE VER SE MEU CORPO TEM ALGUMA DOENÇA PRÉ EXISTENTE OU EXISTENTE? quero saber se posso fazer este petscan sem ter sintomas de doenças apenas pra verificar se tenho ou se vou desenvolver alguma.
Olá, Maria Luiza, como vai?
Nessa situação, acreditamos que o PET-Scan não é a melhor ferramenta. O ideal, seria procurar um oncologista genético para puxar todo o histórico da sua família, ver quais os cânceres mais frequentes, em qual idade os pacientes foram diagnosticados e afins. Caso o médico acredite que possa haver alguma hereditariedade, solicitará alguns exames genéticos para identificar se a senhora possui alguma predisposição.
Nós temos duas matérias sobre câncer hereditário que acreditamos que possa interessar a senhora! Caso queira lê-las, basta clicar nos links a seguir:
Câncer pode ser hereditário, mas não contagioso
A leucemia é hereditária?
Abraços!
homem de 51 anos ,com histórico de tabagista quando jovem ,parou ha mais de 10 anos , ainda uso de bebidas alcoólicas , ha mais de 2 anos presenta nodulo em area submandibular esquerda , exames de imagem usg , tomo , evidencia linfonodo em area submandibular esquerda , medindo aprox 1,2 x0,5 cm , exame de laboratórios incluindo sorologias todos dentro da normalidade . ja esta agendada uma consulta com medico de cabeça e pescoço, mais tudo indica cançer ?? um pet seria recomendado nesse caso ??
Olá, Geyza, como vai?
O PETC Scan pode ser indicado sim, mas ele seria mais eficiente em uma próxima fase, para identificar qual seria o estágio do câncer. Nós acreditamos que o próximo passo seria realizar um biópsia desse linfonodo para poder avaliar quais tipos de células estão presente, assim seria possível saber se realmente é um câncer ou se se trata de alguma outra condição. Porém, o médico de cabeça e pescoço poderá indicar melhor, a partir de informações mais precisas do caso, qual a melhor conduta para esse paciente.
Caso seja identificado que essa pessoa está com linfoma, a Abrale está à disposição para ajudá-los como for preciso!
Abraços!
Boa noite! Quanto tempo se deve esperar para repetir o exame, depois do primeiro feito? Obrigada!
Olá, Cristiane, como vai?
Geralmente, o PET-CT pode ser realizado após o segundo ou quarto ciclo de quimioterapia e após o término do tratamento.
A senhora e/ou o paciente já conhecem o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.💖
Abraços!
Oi Natália, boa noite!
Te agradeço pelo retorno!
Na verdade seria o primeiro exame para constatação ou não da doença. A minha dúvida é: caso eu realize o exame agora e não for constatado nada e daqui há algum tempo fosse necessário realizar novo exame, qual o período mínimo seguro depois do primeiro exame (ex.: 3 meses, 6 meses, 1 ano, etc)? Quantos exames poderiam ser feito em um período de 1 ano, por exemplo?
Muito obrigada!
Olá, Cristiane!
Se no primeiro exame não for constatada a presença do linfoma, os médicos não costumam solicitar esse exame como acompanhamento, até por ele não ser de tão fácil acesso. Porém, se houver a necessidade de um acompanhamento mais próximo, por conta de alguma característica específica do paciente, o médico indica a periodicidade correta, justamente por ser algo muito especifico, não há uma orientação geral. No caso dos linfomas indolentes, como muitos pacientes têm dúvida sobre como ocorre o acompanhamento e com qual frequência ele é realizado, estamos preparando uma matéria explicando tudo sobre esse assunto! 🤍
Abraços!
Perfeito Natália!
Muito obrigada pela ajuda!
Boa noite me chamo ELIENE tenho 48 anos estou estou fazendo acompanhamento de nódulo no pulmão com tc fazendo Pet scan pode ajudar mas rápido no diagnóstico?
Olá, Eliene, como vai?
Como o Dr. Sado explicou na matéria, o PET Scan pode identificar alterações em estágios mais iniciais, mas ele só pode ser utilizado para determinados tipos de tumores. Nós recomendamos que a senhora converse com o(a) médico(a) com o(a) qual o acompanhamento está sendo feito para que ele(a) possa te explicar se no seu caso esse exame pode ser realizado e se ele traria mais benefícios. Porque, dependendo da situação, somente a tomografia computadorizada já é suficiente para acompanhar esse nódulo e, como o acesso a ela é mais fácil, não haveria a necessidade do PET Scan.
Abraços!
Boa tarde. Fiz o segundo exame de pet Scan pois terminei o 4 ciclo de quimio de linfoma de hodink.
Daí a técnica do exame pediu pra repetir o exame apenas do joelho pra baixo.
(Repeti 20 minutos depois).
Ela disse que pode ser pq eu mexi.
É normal acontecer isso?
Olá, Nattan, como vai?
É possível sim. O PET Scan praticamente tira uma “foto” do corpo, então, se em alguma parte do exame a pessoa se mexe e a “foto” fica borrada, prejudica o resultado. Então, o técnico pode solicitar para repetir parte, ou todo o exame, para ter uma imagem mais clara das estruturas.
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como os linfomas, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.💖
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: apoioaopaciente@ABRALE.org.br
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!