Skip to content

Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Existem alguns alimentos que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer. Porém, nesse mundo de fake news é preciso ter cuidado. Descubra o que é fato e o que é fake!

A alimentação é fundamental para o ser humano. Ainda mais quando ela é saudável. Mas será que você sabe realmente o que faz bem ou não? Será que o que você leu sobre alimentos relacionados ao câncer é verdade? Nesse dia 1º de abril, dia da mentira, nós te contamos os maiores fatos e fakes sobre quais os alimentos que podem causar câncer e quais podem curar a doença.

Mas antes de começarmos, é importante definir o que é um fator de risco. “Fator de risco é algo que afeta a sua chance de contrair uma doença. Diferentes fatores de risco podem estar associados a alguns tipos de câncer”, explica Bianca Manzoli, nutricionista e membro do Comitê de Nutrição da Abrale.

As fibras previnem o câncer

FATO 

Bianca explica que as fibras são compostos vegetais presentes, principalmente, nos grãos (como feijão), verduras, legumes e frutas. O corpo humano não consegue digeri-los, então eles passam praticamente intactos pelo sistema digestivo. Por isso, ajudam na manutenção da microbiota, os microrganismos que vivem no aparelho digestivo, e estimulam o trânsito intestinal. Portanto, o consumo diário de fibras é um forte aliado ao bom funcionamento intestinal. Ou seja, cuidar bem do seu intestino pode te ajudar a evitar um câncer.

Consumir carne vermelha causa câncer

FATO

Assim como o tabagismo, alguns hábitos alimentares são fatores de risco para o câncer, mas que podem ser controlados e evitados. Em estudos, percebe-se um aumento no surgimento do câncer com o consumo de carnes processadas.

“Sendo assim, devemos nos atentar a melhores escolhas alimentares e priorizar uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos integrais, sendo priorizada, cada vez mais, a diminuição no consumo de carnes vermelhas, embutidos e alimentos gordurosos. Além, também, dos alimentos industrializados e enlatados”, diz a nutricionista.

Isso não quer dizer que é preciso parar de comer carne. Porém, os especialistas orientam um consumo limite de 500 gramas por semana.

Interromper o consumo de açúcar faz o câncer parar de crescer

FAKE

Todas as células precisam de glicose (açúcar) como fonte de energia para realizar as suas funções. Então, elas retiram essa energia principalmente dos carboidratos, grupo no qual o açúcar se encontra. Dentre as funções realizadas pelas células, está a divisão celular que pode vir a apresentar alguma anomalia causando o câncer.

Interromper o consumo de carboidratos não fará com que as células fiquem sem energia e, consequentemente, morram. Isso porque, quando elas não encontram energia nessas fontes, utilizarão outras como proteínas e gorduras.

Bianca alerta que cortar os carboidratos da sua dieta é extremamente perigoso! “Como consequência, você perde peso e músculo, o que pode gerar prejuízos para o seu corpo e para o seu tratamento”, explica.

Refrigerantes podem causar câncer

FATOquais os alimentos que podem causar câncer

Grande parte dessas bebidas contém a substância química 4-MI (4-metil-imidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, eles possuem também grande quantidade de açúcar, podendo causar outras doenças.

Café causa câncer

FAKE

O café não é considerado como fator de risco para câncer. Entretanto, a ação das altas temperaturas que o café é consumido podem causar danos às células. Isso, sim, está associado ao aumento no risco de câncer no esôfago.

Porém, a Bianca orienta um consumo consciente. “No máximo cinco xícaras ou copinhos de 50 ml por dia, sem adoçar”.

Pipoca de micro-ondas causa câncer

FAKEquais os alimentos que podem causar câncer

A nutricionista explica que a radiação do micro-ondas consegue apenas cozinhar e/ou aquecer os alimentos. Ou seja, ela não possui a propriedade de alterar a estrutura das moléculas do alimento. Sendo assim, o consumo de alimentos aquecidos por esse utensílio não aumenta o risco de câncer.

Aspartame, substância encontrada no adoçante, pode causar câncer

FATOquais os alimentos que podem causar câncer

O consumo do aspartame tem potencial para desenvolver um câncer. É importante evitar o seu consumo e, principalmente, educar o paladar para sentir o real gosto dos alimentos.

“Segundo o comitê científico de alimentação e saúde das Nações Unidas, o seu consumo diário não deve ultrapassar 40 mg para cada quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto de 70 kg pode ingerir com segurança até 2.800 mg de aspartame por dia”, conta Bianca.

Pão e alimentos tostados podem causar câncer

FATOquais os alimentos que podem causar câncer

Na verdade, eles são considerados pela OMS como provavelmente cancerígenos para humanos. Ou seja, os efeitos nocivos da substância já foram comprovados em animais e em laboratórios, porém ainda faltam evidências em humanos. A cor escurecida típica de alimentos torrados, fritos ou assados acontece devido à acrilamida. Ela é uma substância formada por uma reação química entre os aminoácidos, açúcares e água presentes nos alimentos ricos em amidos quando são preparados a mais de 120º.

É importante lembrar que a alimentação não é considerada o único fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. A doença acontece devido a multi-fatores, inclusive genéticos. Então deve-se sempre buscar seguir uma vida equilibrada e saudável.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] podem desenvolvê-lo? E se eu não tiver uma alimentação saudável, corro perigo? O que é mito, crença popular, e o que é verdade sobre o assunto? Te convidamos pra vir com a gente responder essas dúvidas e descobrir, de uma vez por todas, qual […]

Olá, como fica a questão do ganhador do prêmio Nobel, Otto Warburg que demostrou que a célula cancerígena se alimenta por fermentação de glicose? Como explicar que a causa do câncer é a cessação da ENERGIA AERÓBICA pela mitocôndria, e o inicio da fermentação pela glicose?

Olá,  Projeto Genoma Humano  durou mais de 20 anos! Em abri de 2000, o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido decodificado! E a surpresa: apenas 25 mil genes! Intrigado com tão poucos genes cunhou o termo EPIGENÉTICA! Esse termo se refere que não são genes e SIM O MEIO AMBIENTE QUE DETEMINA A DOENÇA! A carcinogênese é determinada pela exposição a agentes, em uma dada frequência e em dado período de tempo, e pela interação entre eles! O ser humano NÃO CONTEM CARBOIDRATO ESSENCIAL! O ser humano contem: 13 vitaminas essenciais para a prevenção de doenças, 12 minerais essenciais, 08 aminoácidos essenciais e três ácidos graxos essenciais. Açúcar e industrializados levam ao processo de respiração anaeróbia conforme ganhador do prêmio Nobel, Otto Warburg que demostrou que a célula cancerígena se alimenta por fermentação de glicose!

Oi, e óleo de palma processado a altas temperaturas? Como é o caso polémico da Nutella. E os enchidos (chouriços, fiambres, etc)?

Nao entendi bem.eu vi um vídeo do dr Gláucio Varella onde ele fala que quem tem câncer..e Pará de consumir açúcar..massas em geral e gordora ..e virar vegetariano..ele disse que que o câncer morre ..Porque não tem com qie se alimentar..

Gostaria de uma explicação descobri um tumor no meu rin…sempre tive uma alimentação saudável..bebo socialmente e raramente..Não tenho quadro de câncer na família..meu único problema que foi complicado de aceitar foi o casamento da minha filha ..Porque meu genro era muito complicado gosta de bater em mulheres..ele ja teve outra família..que ja havia até processado ele contra agressão..isso me deixou muito nervosa quando minha filha insistiu em se casar com ele..eu passei noites sem dormir preocupada com ela ..e realmente depois de um ano ela se separou dele e me disse horrores que ele apontava com ela..nós vivíamos mudando de endereços..Porque ele nós ameacava o tempo todo fiz várias queixas nas delegacias..ainda sim ele continuava ..nós perseguindo..

Tomar muito leite prejudica no tratamento do câncer de mama?

Perdi meu Pai e minha mãe pro câncer MINHA mãe bem recente vi ela partir ela ia em uma químio terapia nem chego a fazer a químio pq começou a passar mal tengo 27 anos devo começar a mudar a minha alimentação eu e meus irmãos podem desenvolver o câncer?? Na família da minha mãe não teve caso mas na do meu pai ja teve caso de câncer.

Back To Top