O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?

Uma boa alimentação é fator importante durante o tratamento oncológico e deve ser vista como aliada do paciente
De acordo com uma crença popular, o câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos. Ou seja, certos alimentos que alimentam o câncer deveriam ser cortados da dieta dos pacientes. Mas, assim como as receitas milagrosas que prometem curar a doença, eliminar certas substâncias do cardápio pode ser um ato perigoso. Isso porque, não há comprovação científica sobre esse efeito de fortalecimento da célula cancerosa e a falta desses elementos pode deixar a pessoa fraca. Comprometendo, dessa forma, o tratamento oncológico.
Em primeiro lugar, é importante entender como as células saudáveis do corpo se alimentam. Então, o alimento ingerido é digerido e metabolizado pelo sistema digestório, que transforma tudo em pequenas partículas. Elas, por sua vez, são distribuídas para todo o aparato metabólico das células, garantindo que elas fiquem vivas.
“Por exemplo, as mitocôndrias, que eu chamaria dos pulmões das células. Vamos utilizando os nutrientes ingeridos, hidrolisados, quebrados e trazidos para uma quantidade e tamanho extremamente menor para que essas células possam aproveitar esses alimentos”, explica o Dr. Hélio Pinczowski, médico coordenador da Oncologia Clínica do Grupo Leforte.
Em segundo, vale lembrar como o câncer acontece. A doença se desenvolve quando uma célula do corpo sofre uma mutação genética e passa a criar outras células, com a mesma anomalia, em velocidade descontrolada. Normalmente, o corpo humano possui oncogenes, que são responsáveis por impedir que a mutação aconteça. Caso ela venha a acontecer, os oncogenes fazem com que a célula deficiente morra.
“Esses mecanismos de defesa de reparação da célula, em alguns momentos da vida, podem ter defeito. Dessa forma, não conseguem reparar as alterações que ocorrem. Assim, as células que tiveram uma mudança no seu material genético, no DNA, acabam se desenvolvendo de maneira equivocada, porque os mecanismos de defesa de reparação desses erros não estão mais funcionando”, diz o Dr. Pinczowski.
O que alimenta o câncer?
Segundo especulações, existem três alimentos que alimentam o câncer, sendo eles: carboidratos, açúcares e proteínas animais. Porém, o oncologista conta que não há evidências apontando que as células cancerosas se alimentam de forma diferente das saudáveis. Os dois tipos precisam de oxigênio e nutrientes, carregados pelo sangue, para sobreviver e se multiplicar.
“Existem muitos estudos nessa linha para entender o que nós comemos e o que isso pode atrapalhar a evolução de um diagnóstico oncológico. Entretanto, eu não acredito que as células cancerosas se alimentam diferente e nem utilizam algum alimento de forma diferenciada”, o doutor diz.
Alimentos que alimentam o câncer
Sim, é verdade que o câncer se alimenta de açúcar. Assim como todas as outras células do corpo. Isso acontece porque tanto o açúcar, quanto o carboidrato, quando são metabolizados, viram glicose. A função da glicose é justamente fornecer energia para o organismo funcionar. Ao retirar esses dois elementos da dieta, o corpo passará a procurar outras formas de obter glicose. Uma delas é utilizando as proteínas que formam os músculos. Assim, o paciente oncológico começa a perder peso e, especialmente, massa muscular, fazendo com que ele tenha menos força para aguentar o tratamento.
O mesmo vale para as proteínas animais, como a própria carne e o leite. Retirá-las do prato não vai matar o câncer de fome, muito pelo contrário! Como o tratamento antineoplásico por si só pode causar a perda muscular, ao parar de consumir as proteínas animais, o paciente perde uma fonte que ajuda a reconstruir os músculos. Dessa forma, é possível que aconteça uma piora das reações adversas aos remédios e também uma limitação das atividades rotineiras.
A única maneira de realmente fazer com que as células cancerosas morram de “fome”, é por meio dos medicamentos antiangiogênicos. Eles são utilizados no tratamento dos tumores sólidos, especialmente, metastáticos.
“Quando os tumores crescem, para se alimentarem, criam neovasos, pequenas artérias e veias que vão ajudar na sua alimentação. As drogas antiangiogênicas têm a função exata de cortar e suprimir esse nutrimento sanguíneo. Com isso, a célula do tumor sofre a morte celular, também chamada de apoptose”, esclarece o Dr. Pinczowski.
Dieta para pacientes com câncer
Como não existem alimentos que matam o câncer, o especialista comenta que a discussão sobre retirar certos tipos de comidas da alimentação não tem fundamento. Tanto que, as grandes organizações de Oncologia, brasileiras e mundiais, não indicam uma proibição drástica de determinados alimentos durante o câncer. A orientação, na verdade, é fazer uma reavaliação do que está no cardápio e adequá-lo para uma forma mais saudável.
Deve-se, principalmente, evitar os alimentos processados, ultraprocessados e ricos em gordura, e reduzir o sal e açúcar. E o mais importante é ter o hábito de realizar exercícios físicos, que ajudam no condicionamento para receber o tratamento.
“Não existe uma proibição categórica de um determinado alimento. Devemos nos alimentar de uma forma mais saudável, mais fresca e mais variada. Então é uma revisão no estilo de alimentação”, finaliza o Dr. Hélio Pinczowski.
Diabetes e câncer: uma provável ligação
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?
será que quando celulas cancerigina quando se alimenta por ser cancer não quem causa todo esse desconforto de pinicacao ?
Acho engraçado que infinitas publicações científicas de que o câncer de alimenta de glicose e glutamina, vocês ainda assim não expõe isso! Sim, o câncer é uma maneira de mostrar que algo não está em perfeito funcionamento e logo o corpo está doente. Será mesmo que nossa saúde não tá relacionada aos alimentos que ingerimos de forma errada?
Olá, Victoria, como vai?
A senhora poderia nos enviar, por gentileza, o link para as publicações mencionadas?
Primeiro, gostaríamos de esclarecer que, em momento algum, nós falamos que os alimentos não saudáveis, ou ingeridos sem equilíbrio, não afetam a nossa saúde. Inclusive, temos diversos conteúdos falando sobre a boa alimentação como uma aliada da saúde e do tratamento oncológico. Caso a senhora queira lê-las, podemos enviar o link 😄
Em segundo lugar, em relação à glicose, como falamos na matéria, sim é verdade que o câncer se alimenta de açúcar. Assim como todas as outras células do corpo. E também conforme esclarecido pelo o Dr. Hélio Pinczowski em uma das suas falas, os pacientes (e a população em geral) deve se alimentar de uma forma mais saudável, mais fresca e mais variada e não cortar, definitivamente, classes de alimentos. Porém, há sim uma recomendação de evitar os alimentos processados, ultraprocessados e ricos em gordura e fazer uma redução de sal e açúcar (para prevenir diabetes). Entretanto, o mais importante é ter o hábito de realizar exercícios físicos.
Qualquer dúvida, nossa equipe de profissionais multidisciplinares está à disposição para esclarecimentos!
Abraços!
Acredito que você não tenha lido o texto inteiro ou possa ter sido falta de compreensão da sua parte, foi dito sim que o açúcar e certos tipo de carboidratos podem alimentar células cancerígenas assim como alimentam células saudáveis. O que foi dito é que cortar totalmente determinados tipos de alimentos não vai matar o câncer ou fazer ele parar de se “alimentar”. No caso, como foi explicado, a dieta deve ser adequada e rica em alimentos saudáveis . Conforme o texto: A orientação, na verdade, é fazer uma reavaliação do que está no cardápio e adequá-lo para uma forma mais saudável. Tenho câncer cerebral, e se tivesse cortado totalmente o consumo desses alimentos não me levantaria da cama por causa da fraqueza que a quimioterapia e da doença em si me causa. Eu não como uma rosca recheada de doces e cremes. Na verdade nem faço ingestão de faria branca, mas preciso de carboidratos, e um pouco de glicose para te ter energia, substituo por grãos integrais e ao invés de comer um brigadeiro com leite condensado (veneno) faço um doce com leite em pó de boa qualidade cacau e frutas, (mentira) UMA VEZ por mês como bolo de aniversário e alguns chocolates também!
Ola Boa tarde , descobri que estou com câncer de mama , quais alimentos preciso eliminar da minha vida🤗 e posso fazer exercícios físicos normal?
Olá, Patrícia, como vai?
Em geral, não tem nenhum medicamento que precisa ser drasticamente eliminado, só é preciso tomar cuidado com alguns tipos de preparo (por exemplo, frituras não são recomendadas, especialmente se o paciente estiver com mucosite), temperos muito fortes e ardidos e é necessário ter muito cuidado com o preparo e armazenamento dos alimentos.
Vamos deixar algumas matérias abaixo sobre esses cuidados para que a senhora possa se aprofundar no assunto, caso queira!
Por que não comer alimentos crus durante o câncer?
Alimentos para mucosite: o que pode ou não pode
Você sabe como cuidar dos alimentos?
Além dessas, temos diversas outras matérias que falam sobre a alimentação durante o tratamento oncológico, inclusive com algumas receitinhas 😍. Para lê-las, basta clicar aqui.
Quanto aos exercícios físicos, eles são super bem-vindos e podem até ajudar, indiretamente, no tratamento. Porém, é dependendo do tratamento que a senhora for realizar, determinados movimentos ou atividades que causem muito impacto podem não ser recomendados. Por isso, o ideal, é que a senhora converse com o(a) médico(a) que está acompanhando o seu caso para que ele(a) possa dizer quais exercícios estão liberados!
Abraços!
Ola Natalia,
Gostaria de contribuir com a discussão acrescentando que além dos carboidratos as gorduras também são fontes de energia para as células.
Existem estudos propondo que pacientes com câncer adotem uma dieta cetogênica. Tal dieta onde se consome 90% de gordura, 2-4% de carboidrato e 6-8% de proteína faz com que o corpo entre em um estado de ketosis ou cetosis e utilize gordura para geração de energia em vez de carboidrato. De acordo como especialistas, esta forma de energia não é usada pelas células cancerígenas.
Penso que sua matéria ficou incompleta ao considerar somente a versão e visão de um profissional de saúde. Penso que seria prudente um olhar mais detalhado sobre o tema e considerar outras perspectivas.
Aqui vão alguns links que podem auxiliar.
https://www.bc.edu/bc-web/schools/mcas/departments/biology/people/faculty-directory/thomas-seyfried.html
https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-cetogenica.htm
https://lairribeiro.com.br/a-dieta-cetogenica-no-tratamento-do-cancer/
Olá, André, como vai?
Primeiramente, agradecemos pelo seu comentário!
As dietas, especialmente para pacientes oncológicos, são um assunto que necessitam de extremo cuidado, pois a perda de peso e desequilíbrio de nutrientes podem fazer com que o corpo do paciente enfraqueça, não consiga enfrentar o tratamento e isso leve a uma piora no diagnóstico. Inclusive, em uma das matérias que o senhor mandou, uma das primeiras frases é “a dieta traz muitos efeitos colaterais importantes”.
Por isso, médicos especialistas e renomados optam por seguir diretrizes de sociedades médicas, consensos e Diretrizes nacionais, que não indicam nenhum tipo de dieta restritiva. E também indicam que ainda não foi encontrada uma forma de cortar unicamente o fornecimento de energia para células cancerosas.
Apesar desse conteúdo específico ter sido produzido a partir de entrevista com um único profissional, nós temos algumas outras matérias, que foram escritas com o apoio de outros profissionais, inclusive de outras especialidades, que reforçam essa contraindicação sobre dietas restritivas. Um desses conteúdos aborda a própria dieta cetogênica, caso o senhor quiser ler! Vamos deixar os links abaixo:
A dieta cetogênica não é benéfica para quem tem câncer
Maiores mentiras sobre o câncer!
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?
Abraços!
Não como muito bem. mas procuro ingerir arroz e frutas. as vezes como macarrão com legumes. não sei se tenho câncer. mas tenho um nódulo de que eu tenho já faz dois meses. fui encaminhada para o Cecom mas o horário é reduzido.seja como for eu estou procurando comer mais alimentos saudáveis. é a farinha diz que é cancerígena mas eu não resisto a ela.
Olá, Lidia, como vai?
Conforme o Dr. Pinczowski explicou nesta matéria, não é um único tipo de alimento que fará com que o câncer “cresça”, são diversos fatores que contribuem para isso. Então, o recomendado é realmente ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, juntamente a um estilo de vida saudável, em vez de cortar determinados alimentos ou grupos de alimentos, como a farinha. Não há um único “vilão”, é todo um conjunto de fatores que leva ao aparecimento e crescimento do câncer.
Nós temos algumas matérias que abordam essas questões de fatores de risco para o aparecimento e desenvolvimento do câncer. A senhora já chegou a dar uma olhada? 👀 Caso ainda não tenha lido, deixaremos os links a seguir:
Prevenção é a principal forma de evitar o câncer
O estresse pode causar um câncer?
Maiores mentiras sobre o câncer!
O forno de micro-ondas causa câncer?
A fritadeira airfryer é cancerígena?
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?
Abraços!