skip to Main Content

Quem tem câncer pode comer carne?

Pessoa Com Câncer Comento Carne E Outras Proteínas
Compartilhe

Última atualização em 27 de julho de 2023

Comer proteína tanto animal, quanto vegetal ao longo do tratamento é indispensável para evitar a perda muscular

Escrito por:

Natália Mancini

Quem tem câncer pode comer carne e todos os outros tipos de proteína, inclusive não só pode, como deve. Isso acontece porque esse grupo alimentar ajuda na manutenção dos músculos do corpo, o que pode dificultar a recuperação e aumentar as chances de complicações. A quantidade de proteína recomendada varia de acordo com o peso do paciente e o tipo e intensidade do tratamento. Em alguns casos, a suplementação pode ser indicada. 

Jessilaine da Cruz Araujo Oliveira, nutricionista no IBCC Oncologia, diz que há uma relação direta entre o consumo de proteína com a preservação dos músculos. Ela explica que, quando uma pessoa ingere uma quantidade adequada de proteínas, isso auxilia a manter os músculos saudáveis e em um volume recomendado. 

“Quando o consumo de proteína não é adequado, pode acontecer o que chamamos de sarcopenia”, Jessilaine pontua. A sarcopenia significa “perda da carne” e consiste, justamente, na redução da força e da massa muscular. “Nada mais é do que a perda da funcionalidade do corpo”, a nutricionista resume.

No caso de pessoas que estão em tratamento do câncer, um dos sintomas e dos efeitos colaterais mais comuns é a perda de peso. Sendo que, na maioria dos casos, esse emagrecimento acontece porque há uma diminuição dos músculos.

Então, nesse momento, é muito importante ter hábitos e seguir  estratégias para evitar e/ou minimizar a perda de músculos. Daí a importância das proteínas para os pacientes oncológicos.

Quem tem câncer pode comer qual carne?

Jessilaine informa que todos os tipos estão liberados, mas ressalta que é importante estar atento ao preparo. Deve-se evitar comer peixe cru ou carne mal passada, pois elas têm um maior risco de causar uma infecção.

Entretanto, é fundamental lembrar que quando falamos de proteínas não devemos restringir o consumo a somente a proteína animal. Há uma série de outros alimentos que também são ricos em proteínas e que devem entrar no cardápio de quem tem câncer.

Alimentos Ricos Em Proteína

A nutricionista conta que os principais alimentos ricos em proteína são:

  • Feijões de todos os tipos
  • Grão de bico
  • Soja
  • Lentilha
  • Ervilha
  • Tofu
  • Leite e seus derivados.
Leia também:

Quantidade de proteína necessária por dia para paciente com câncer

A especialista esclarece que o consumo recomendado varia de acordo com o tipo e a intensidade do tratamento oncológico. Mas, para quem está fazendo quimioterapia, a quantidade mínima indicada pelo ESPEN (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism) é de 1,2 g de proteína para cada kg do paciente. 

Perda De Massa Muscular Por Conta Do Câncer

Ela ainda alerta que “para adequar corretamente a dieta para cada estágio do tratamento é necessário se consultar com o nutricionista. ”

Em alguns casos, se a pessoa não conseguir ingerir a quantidade suficiente, pode ser indicado fazer uma suplementação de proteína. Então, o whey protein para pacientes com câncer “que não possuem poder aquisitivo para adquirir suplementos específicos para oncologia”, Jessilaine informa.

Leia também:

Carne causa câncer?

De acordo com a nutricionista, o hábito de consumir carne vermelha em excesso pode aumentar o risco de câncer de intestino. Ela orienta que o ideal é consumir, no máximo, 500g por semana. 

Jessilaine da Cruz Araujo Oliveira, ainda salienta que a forma de preparar a carne também pode aumentar a probabilidade de desenvolver a doença.

Quantidade Certa De Carne Por Refeição

“Estudos mostram que a fumaça causada pelo churrasco formam compostos químicos cancerígenos que se aderem a carne, podendo causar mutação da célula. Por isso, esse tipo de preparo deve ser evitado.”

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! 👇


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Excelentes dicas e recomendações! Parabéns aos envolvidos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Last edited 7 meses atrás by Jéssica Araújo

Minha dúvida não consegui saber seria botar costela suína salgada no feijão bem dessalgado e pouca quantidade só pra dar gosto. Poderia?

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top