Skip to content

Anemia em pacientes com câncer

anemia em pacientes com cancer, cancer da anemia, anemia causa cancer, anemia no cancer, anemia da cancer, anemia pode virar cancer, anemia por cancer, anemia vira cancer no sangue, anemia pode causar cancer, efeitos da anemia, globulos vermelhos baixos, transfusao de sangue anemia, o que é anemia, tratamentos para anemia, falta de globulos vermelhos, sintomas de anemia, o que causa anemia, tratamento de anemia, como saber se estou com anemia, diagnostico de anemia, nivel de hemoglobina, nivel normal de hemoglobina no sangue, tipo de anemia na leucemia aguda, anemia e leucemia
Compartilhe

Última atualização em 5 de outubro de 2022

Se não tratada corretamente, essa condição pode impactar de forma negativa no tratamento oncológico


A anemia em pacientes com câncer é um quadro muito comum, mas que não deve ser negligenciado. Cerca de 70% das pessoas apresentam essa condição no momento do diagnóstico ou a desenvolverão ao longo do tratamento oncológico. No caso das neoplasias malignas hematológicas, a anemia é ainda mais prevalente por diversas razões. 

O que é anemia?

Anemia é o nome dado à doença que ocorre devido ao baixo nível de glóbulos vermelhos (hemácias). De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2019 em parceria com outros institutos e universidades, 9,86% dos brasileiros adultos e idosos são anêmicos. Sendo que o quadro é mais frequente em idosos (24,3%), seguido por negros (17,1%), mulheres (12,2%) e pessoas de baixa escolaridade (11,9%).

Comparação de um vidro com sangue com anemia e outro com sangue saudável

As hemácias, ou hemoglobinas, são células sanguíneas responsáveis por transportar e entregar oxigênio pelo corpo, bem como recolher o gás carbônico nos órgãos. O nível normal de hemoglobina no sangue é de 14,9 g/dL, para homens, e 13,2 g/dL, para mulheres.

Se a quantidade estiver abaixo desse intervalo, considera-se que a pessoa está com anemia. Dessa forma, partes do corpo não recebem oxigênio suficiente e passam a não funcionar adequadamente.

O que causa anemia?

“Muitos são os motivos para o desenvolvimento da anemia. Sangramentos agudos ou crônicos, doenças específicas da hemácia como anemia falciforme, deficiências vitamínicas e minerais principalmente de ferro e vitamina B12, entre outras”, informa a Drª. Adriana Penna, hematologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Sintomas de anemia

  • Fraqueza
  • Cansaço excessivo
  • Sonolência
  • Dor muscular
  • Palpitações
  • Tontura
  • Queda de cabelos
  • Unhas fracas
anemia em pacientes com cancer, cancer da anemia, anemia causa cancer, anemia no cancer, anemia da cancer, anemia pode virar cancer, anemia por cancer, anemia vira cancer no sangue, anemia pode causar cancer, efeitos da anemia, globulos vermelhos baixos, transfusao de sangue anemia, o que é anemia, tratamentos para anemia, falta de globulos vermelhos, sintomas de anemia, o que causa anemia, tratamento de anemia, como saber se estou com anemia, diagnostico de anemia, nivel de hemoglobina, nivel normal de hemoglobina no sangue, tipo de anemia na leucemia aguda, anemia e leucemia

Como saber se estou com anemia?

O diagnóstico da anemia é feito, principalmente, por meio do hemograma (exame de sangue), que indica a quantidade de hemoglobina presente. Entretanto, os médicos também costumam solicitar outros testes para identificar o que  está causando a alteração e iniciar o tratamento mais adequado. 

Hemograma para fazer o diagnóstico de anemia

Como a deficiência de ferro é o motivo mais recorrente, avalia-se o nível de ferritina. Se ele também estiver abaixo do normal, pode ser um indicativo de anemia ferropriva

Outros exames como, eletroforese da hemoglobina, esfregaço de sangue periférico, contagem de reticulócitos (para saber se a medula óssea está produzindo novos glóbulos), teste de fezes, nível de chumbo, bilirrubina e vitamina B12, função renal e hepática e biópsia da medula óssea (caso o médico julgue que um problema nela pode ter causado a anemia).

Tratamentos para anemia

Médicos avaliando qual o melhor tratamento para anemia

A Drª. Adriana pontua que o método terapêutico depende do que está causando a anemia.

“Suplementos com ferro ou vitamina B são indicados para suprir a deficiência desses minerais/vitaminas. Em caso de perda de sangue, transfusões sanguíneas podem ser necessárias”, diz.

hemograma, leucemia hemograma, hemograma de uma pessoa com leucemia, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma de leucemia, leucemia hemograma valores, tipos de leucemias, glóbulos vermelhos, exame de sangue, alteração cromossômica, hemograma completo, o que é hemograma completo, alteração genética, sangue periférico, biópsia de medula, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide, glóbulos brancos, células do sangue, et al, real time pcr, células leucêmicas, t 9 22, células sanguíneas, leucemia mieloide cronica, leucemia cronica, plaquetas altas, leucocitos baixos, leucócitos alto, leucocitos altos leucócitos baixo, segmentados alto, leucócitos altos, leucócitos baixos, monocitos baixos, monocitos altos, neutrofilos baixos, plaquetas normais, blastos, eritrocitos altos, leucocitos alto, hemograma normal, leucemia hemograma, o que é hemograma, tipos de leucocitos, bastonetes no hemograma, leucocitos normais, neutrófilos baixos, plaqueta baixa, plaquetas baixas, leucócitos normal, bastonetes hemograma, leucograma segmentados alto, plaquetas altas o que significa, contagem de plaquetas alta, hemograma com plaquetas, leucograma alto, leucemia hemograma valores, hemograma leucemia, hemograma de leucemia, o que e hemograma exame para detectar leucemia, diagnóstico de leucemia, diagnóstico leucemia, leucemia diagnóstico, diagnostico de leucemia, diagnostico leucemia, leucemia diagnostico, leucemia hemograma normal, leucemia no hemograma, hemograma com leucemia, como identificar, leucemia no hemograma, leucemia aguda, leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide aguda, leucemias agudas, hemograma na leucemia, o'que e hemograma, qual exame detecta leucemia, exame para leucemia, exame leucemia, exame de leucemia, como diagnosticar leucemia, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, exame para detectar leucemia, leucemia exame de sangue, exame de sangue leucemia, leucemia linfoide aguda hemograma, leucemia hemograma completo, exame leucemia positivo, leucemia hemograma valore, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma leucemia linfoide aguda, linfoblasto, linfoblastos, exames para leucemia, como saber se tenho leucemia, como descobrir leucemia, como saber se tem leucemia, leucemia no hemograma, exame para saber se tem leucemia, leucocitos baixos pode ser leucemia, leucemia plaquetas, teste de leucemia online, valor exame medula ossea, mielograma leucemia, leucemia como descobrir, suspeita de leucemia, leucemia leucocitos, alteração no sangue, o que o hemograma detecta, como ler exame de sangue, quantidade normal de plaquetas, quantidade de plaquetas normal, hmg completo, o que é hemograma completo, glóbulos branco altosm, o que vem no hemograma completo, resultado hemograma completo

Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?

Exame comum, ele é essencial para diagnosticar, precocemente, este tipo de câncer do sangue. Leia mais sobre!

Anemia em pacientes com câncer

A anemia em pacientes com câncer pode aparecer tanto como um sintoma da doença, ou seja, ser causada pelo tumor, quanto pode ser uma complicação pela evolução da neoplasia ou por conta da quimio ou radioterapia.

A medula óssea é um tecido esponjoso que ocupa o centro dos ossos e contém as células-tronco

As células-tronco dão origem a todas as outras células do corpo e um grupo chamado células-tronco hematopoiéticas é responsável por produzir as células sangue. Ou seja, é na medula óssea que ocorre a fabricação e o amadurecimento dos elementos (glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas) que circulam no sangue.

Conforme a médica explica, muitas pessoas com tumores podem apresentar anemia e a principal causa é a infiltração da medula óssea por essas neoplasias. 

No caso dos cânceres  sólidos, como de pulmão e mama, as células doentes podem “entrar” na medula e comprometer a produção dos elementos do sangue. Assim, prejudicando a fabricação dos glóbulos vermelhos, provocando a anemia.

Já no caso dos cânceres líquidos, é um pouco diferente. A anemia e leucemia estão ligadas porque essa neoplasia acontece na própria medula. Assim, as células doentes se formam e atrapalham a produção das células sanguíneas saudáveis, diminuindo seu número normal.

O mesmo vale para o mieloma múltiplo, essa neoplasia maligna também tem início na medula óssea, mas envolve os linfócitos B que dão origem a plasmócitos anormais. Esses plasmócitos se acumulam na medula óssea formando plasmocitomas, um aglomerado de células defeituosas, que atrapalha o funcionamento das células saudáveis

A anemia e linfoma estão relacionados, pois, apesar de se desenvolver no sistema linfático, ele pode aparecer na corrente sanguínea e na medula óssea. Dessa forma, diminuindo o nível dos componentes do sangue.

 

Anemia por quimioterapia

Comparação entre um sangue saudável e um sangue com leucemia

Não só a quimioterapia, mas também a radioterapia, pode causar esse quadro. Isso acontece porque: 

1) Alguns agentes quimioterápicos podem ser tóxicos para a medula, prejudicando a produção de células sanguíneas;

2) A radioterapia em grandes regiões, por exemplo bacia, tórax ou abdômen, pode causar danos à medula; 

3) As náuseas, vômitos e perda de apetite, causadas pelas drogas, podem levar à falta de nutrientes e 

4) Sangramento devido à uma cirurgia oncológica.

neutropenia, granulocitopenia, febril significado, neutropenia febril, neutropenia relativa, o que é neutropenia, neutrofilos baixos, neutropenico, neutropenia causas, neutropenia o que é, neutropenia relativa e absoluta, neutropenia absoluta, neutropênico, neutropenia confirmada, neutropenia pode matar, neutropenia leve, neutrófilos baixos, neutropenia pode virar leucemia, neutrofilos baixo, neutropenia valores, neutrófilos baixo, neutrofilo baixo, neutrófilos baixos como aumentar, causas de neutropenia, neutropenica, neutropenia sintomas, neutropenia grave, neutropenicos, o que e neutropenia, neutropenia linfocitose, neutrofilia e neutropenia, o que é neutropenia febril, neutropenia e linfocitose, neutropenia febril tratamento, leucopenia com neutropenia, neutropenia significado, neutrofilia no hemograma, neutropenia absoluta, neutropenia causas, neutropenia relativa e absoluta, neutropenia ciclica, neutropenia valores, neutropenia cancer, cancer e a neutropenia, infeccoes em pacientes oncologicos, cancer e febre, infeccao tumoral, infeccao generalizada em pacientes com cancer, cancer e uma bacteria, cancer infeccioso, febre tumoral, sobre a infeccao no paciente oncologico e correto afirmar, neutrofilos, neutropenia, neutrófilos, neutrofilia, neutrofilo, segmentados baixo, neutropenia febril, neutrofilos baixos, globulo branco, neutrofilos segmentados, neutrófilo, o que é neutrofilos, neutrófilos baixo, segmentados baixos, glóbulos branco baixo, segmentados hemograma, neutropenia relativa, neutrófilos baixos, o que é neutropenia, o que são neutrófilos, neutrófilos segmentados, neutrofilos baixo, leucograma baixo, segmentados aumentados, leucopenia é grave, infecção no sangue é grave, o que é neutrofilia, neutrofilos o que é, exame de sangue segmentados, neutropenia febril pdf, neutropenia leve, complicações da quimioterapia, complicações da quimioterapia, bacteria no sangue sintomas, glóbulos branco baixo tratamento

Neutropenia e o perigo das infecções

Por afetar os glóbulos brancos do sangue, esse quadro faz com que o paciente oncológico esteja mais vulnerável a contrair bactérias e vírus. Leia mais sobre!

Tratamento da anemia em pacientes com câncer

“A anemia deve ser tratada sempre que houver a presença de sintomas. A terapia, geralmente, é feita com a transfusão de hemácias. Mas, também podemos usar medicamentos que estimulam a produção das hemácias pela medula óssea”, a médica fala.

Uma bolsa de sangue para tratar a anemia em pacientes com câncer

Além das manifestações ligadas ao quadro, essa condição impacta negativamente na sobrevida e acentua a fadiga relacionada ao câncer.

A Drª. Adriana Penna conclui ressaltando que para diminuir a probabilidade de desenvolvimento da anemia, o paciente oncológico deve manter a saúde em dia, seguindo as orientações dietéticas e realizando o acompanhamento médico periódico.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Um paciente idoso 88 anos, com câncer gástrico inoperável metastático, com anemia severa e por isso internado, pode ter alta hospitalar ainda apresentando anemia, febre e sem nenhum tratamento?

Paciente oncológico 75 anos, câncer de pulmão terminando quimioterapia. Apresenta anemia e febre, após medicada pode ser suplementada ou medicada com orientação para melhorar da anemia?

Paciente de 66 anos com câncer de mama, metástase axilar se nega a fazer transfusão de sangue, o que pode ser indicado como alternativa ?

Olá boa noite meu pai esta com câncer nó reto fígado e rins hj foi fazer a 4 quimioterapia e não fez pq deu anemia tomou 2 bolsas de sangue queria tirar uma dúvida será que é anemia ou o câncer já foi pro sangue ?

Minha irmã teve CA na visícula, retirou e ficou uma massa na coluna, os médicos estão confirmando mestastático no pulmão e fígado. Ela está c anemia. Ela pode tomar ferro na veia?

Quais são os cuidados de enfermagem para o paciente que possui anemia durante o câncer?

Minha irmã faz quimioterapia por conta do câncer mama mas está com 9 no exame de sangue e todas as defesas do organismo baixa sem contar boca machucada e fraqueza como médico pode ajuda ela😰

Paciente com linfoma NH 36 anos , aguardando biópsia para saber o subtipo. Apresentando hemoglobina em 9 e ferritina 1069, como alimentar esse paciente para estimular a fabricação de hemoglobina e ao mesmo tempo diminuir a ferritina ???
Ele pode tomar ZAFOLAT ( metilfolato+ B6, B12 e vitamina E) ????
Como posso preparar esse paciente para não chegar tão rebaixado na consulta com a hematologista, pois pela fila do SUS deve demorar uns 40 dias ou mais .

SOU PACIENTE ONCOLOGICO, 48 ANOS, CARCINOMA DE ALTO GRAU DA BEXIGA , FIZ RTU COM CANCER NAO MUSCULO INVASIVO, QUIMIO INTRAVESICAL COM GENCITABINA, 6 SESSOES. AGORA NO EXAME DE SANGUE DEU ANISOCITOSE DISCRETA, PERGUNTO : CORRO RISCO DE TER FEITO METASTASE PARA OSSO E SANGUE?

Boa noite,
O meu pai tem uma neoplasia maligna de próstata com metasteses osseas – bacia, fémur e coluna, segundo dizem.
Na verdade, nunca teve dores. Fez uma fractura no joelho, – cartilagem – mas está optimo. Não tem dores.
Tem tido anemia – chegou aos 6,5 de hemoglobina- mas esta, está a melhorar. Tem quase 9 de hemo..
Nos cuidados paliativos dizem-me que tudo podem acontecer a qq momento.
Eu esforço-me para que coma. Dou-lhe alimentos que gosta. Tem vindo a comer melhor ainda que coma pouco de cada vez. Depende! Por vezes come uma sandes de isca toda.
Acho que a evolução que vejo e a informação médica, parecem não corresponder.
Está emocionalmente muito bem.
O que devo fazer, para ganhar mais peso e continuar a melhorar o valor da hemo?
Faz hormonoterapia e uma injecção de 3 em 3 meses.
Muito obrigada e até breve.

Back To Top