skip to Main Content

Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?

Como é O Hemograma De Uma Pessoa Com Leucemia?
Compartilhe

Exame comum, ele  é essencial para diagnosticar, precocemente, este tipo de câncer do sangue

Por Natália Mancini

O hemograma de uma pessoa com leucemia apresenta alterações que podem auxiliar no diagnóstico. É possível que elas apareçam em um curto intervalo de tempo e ajudem a identificar, precocemente, esse tipo de câncer.

O hemograma completo, popularmente conhecido como exame de sangue, é obtido por meio da punção de uma veia da pessoa. Depois que a coleta do sangue é feita, as células sanguíneas, glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, são avaliadas em um microscópio.

“Quando ocorre uma leucemia existe o desarranjo dos elementos constituintes do sangue e aparecem células jovens, chamadas de blastos e faz-se a suspeita da doença. A confirmação é feita pela coleta da medula óssea e a imunofenotipagem”, explica o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital 9 de Julho.

Para hematologistas com grande experiência pode ser possível diagnosticar uma leucemia mieloide crônica (LMC) ou uma leucemia linfoide crônica (LLC) somente com o hemograma. Entretanto, de qualquer forma, é essencial que os exames complementares, como o mielograma, sejam realizados para estudar a medula óssea. Isso acontece porque existem algumas doenças, principalmente infecções, que podem causar alterações sanguíneas similares à leucemia. Dessa forma, o paciente poderia receber um diagnóstico errado.

Como identificar leucemia no hemograma?

hemograma, leucemia hemograma, hemograma de uma pessoa com leucemia, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma de leucemia, leucemia hemograma valores, tipos de leucemias, glóbulos vermelhos, exame de sangue, alteração cromossômica, hemograma completo, o que é hemograma completo, alteração genética, sangue periférico, biópsia de medula, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide, glóbulos brancos, células do sangue, et al, real time pcr, células leucêmicas, t 9 22, células sanguíneas, leucemia mieloide cronica, leucemia cronica, plaquetas altas, leucocitos baixos, leucócitos alto, leucocitos altos leucócitos baixo, segmentados alto, leucócitos altos, leucócitos baixos, monocitos baixos, monocitos altos, neutrofilos baixos, plaquetas normais, blastos, eritrocitos altos, leucocitos alto, hemograma normal, leucemia hemograma, o que é hemograma, tipos de leucocitos, bastonetes no hemograma, leucocitos normais, neutrófilos baixos, plaqueta baixa, plaquetas baixas, leucócitos normal, bastonetes hemograma, leucograma segmentados alto, plaquetas altas o que significa, contagem de plaquetas alta, hemograma com plaquetas, leucograma alto, leucemia hemograma valores, hemograma leucemia, hemograma de leucemia, o que e hemograma exame para detectar leucemia, diagnóstico de leucemia, diagnóstico leucemia, leucemia diagnóstico, diagnostico de leucemia, diagnostico leucemia, leucemia diagnostico, leucemia hemograma normal, leucemia no hemograma, hemograma com leucemia, como identificar, leucemia no hemograma, leucemia aguda, leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide aguda, leucemias agudas, hemograma na leucemia, o'que e hemograma, qual exame detecta leucemia, exame para leucemia, exame leucemia, exame de leucemia, como diagnosticar leucemia, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, exame para detectar leucemia, leucemia exame de sangue, exame de sangue leucemia, leucemia linfoide aguda hemograma, leucemia hemograma completo, exame leucemia positivo, leucemia hemograma valore, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma leucemia linfoide aguda, linfoblasto, linfoblastos, exames para leucemia, como saber se tenho leucemia, como descobrir leucemia, como saber se tem leucemia, leucemia no hemograma, exame para saber se tem leucemia, leucocitos baixos pode ser leucemia, leucemia plaquetas, teste de leucemia online, valor exame medula ossea, mielograma leucemia, leucemia como descobrir, suspeita de leucemia, leucemia leucocitos, alteração no sangue, o que o hemograma detecta, como ler exame de sangue, quantidade normal de plaquetas, quantidade de plaquetas normal, hmg completo, o que é hemograma completo, glóbulos branco altosm, o que vem no hemograma completo, resultado hemograma completoNo caso das leucemias agudas, ou seja, a leucemia mieloide aguda (LMA) e leucemia linfoide aguda (LLA) há três principais elementos que devem ser analisados. A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Já o hemograma de uma pessoa com leucemia crônica será diferente, dependendo do tipo de leucemia. Isso acontece porque cada subtipo apresenta um conjunto  de alterações no exame de sangue.

Na LMC, o nível de leucócitos é alto com aparecimento de leucócitos jovens. Sendo que há uma maior quantidade de elementos jovens em comparação com os mais velhos, chamado de desvio escalonado.

Enquanto que na LLC, há um aumento de 40% dos linfócitos em comparação com o hemograma de uma pessoa saudável. 

“Nesta situação o aumento dos linfócitos indica a presença de anomalia nestas células. A confirmação é feita pela imunofenotipagem e marcadores moleculares”, o Dr. Massumoto conta.

Em quanto tempo o hemograma de uma pessoa com leucemia sofre essas alterações?

hemograma, leucemia hemograma, hemograma de uma pessoa com leucemia, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma de leucemia, leucemia hemograma valores, tipos de leucemias, glóbulos vermelhos, exame de sangue, alteração cromossômica, hemograma completo, o que é hemograma completo, alteração genética, sangue periférico, biópsia de medula, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide, glóbulos brancos, células do sangue, et al, real time pcr, células leucêmicas, t 9 22, células sanguíneas, leucemia mieloide cronica, leucemia cronica, plaquetas altas, leucocitos baixos, leucócitos alto, leucocitos altos leucócitos baixo, segmentados alto, leucócitos altos, leucócitos baixos, monocitos baixos, monocitos altos, neutrofilos baixos, plaquetas normais, blastos, eritrocitos altos, leucocitos alto, hemograma normal, leucemia hemograma, o que é hemograma, tipos de leucocitos, bastonetes no hemograma, leucocitos normais, neutrófilos baixos, plaqueta baixa, plaquetas baixas, leucócitos normal, bastonetes hemograma, leucograma segmentados alto, plaquetas altas o que significa, contagem de plaquetas alta, hemograma com plaquetas, leucograma alto, leucemia hemograma valores, hemograma leucemia, hemograma de leucemia, o que e hemograma exame para detectar leucemia, diagnóstico de leucemia, diagnóstico leucemia, leucemia diagnóstico, diagnostico de leucemia, diagnostico leucemia, leucemia diagnostico, leucemia hemograma normal, leucemia no hemograma, hemograma com leucemia, como identificar, leucemia no hemograma, leucemia aguda, leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide aguda, leucemias agudas, hemograma na leucemia, o'que e hemograma, qual exame detecta leucemia, exame para leucemia, exame leucemia, exame de leucemia, como diagnosticar leucemia, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, exame para detectar leucemia, leucemia exame de sangue, exame de sangue leucemia, leucemia linfoide aguda hemograma, leucemia hemograma completo, exame leucemia positivo, leucemia hemograma valore, como diagnosticar leucemia no hemograma, hemograma leucemia linfoide aguda, linfoblasto, linfoblastos, exames para leucemia, como saber se tenho leucemia, como descobrir leucemia, como saber se tem leucemia, leucemia no hemograma, exame para saber se tem leucemia, leucocitos baixos pode ser leucemia, leucemia plaquetas, teste de leucemia online, valor exame medula ossea, mielograma leucemia, leucemia como descobrir, suspeita de leucemia, leucemia leucocitos, alteração no sangue, o que o hemograma detecta, como ler exame de sangue, quantidade normal de plaquetas, quantidade de plaquetas normal, hmg completo, o que é hemograma completo, glóbulos branco altosm, o que vem no hemograma completo, resultado hemograma completoDe acordo com o Dr. Massumoto, no caso das leucemias agudas, é possível que as alterações ocorram em menos de 30 dias. Por isso o diagnóstico precoce é muito importante. 

Assim que os níveis das células do sangue passam a ter importantes modificações, o paciente apresenta os sintomas da leucemia. Como as manchas arroxeadas na pele, chamadas de petéquias e equimoses, palidez, cansaço progressivo, febre e sangramentos.

Por outro lado, o onco-hematologista diz que nas leucemias crônicas, os sintomas podem aparecer até um ano após o quadro da doença estar instalado. O motivo é que, justamente, por serem doenças crônicas, a evolução é mais lenta. Dessa forma, leva mais tempo para causar alterações significativas e, consequentemente, demora mais para surgirem os sintomas físicos.

“O hemograma é um grande utensílio para o diagnóstico inicial das leucemias. Por isso, a profissão do hematologista é tão gratificante, pois numa consulta diária podemos fazer o diagnóstico precocemente. Embora seja recomendável a realização de testes complementares para confirmar a doença”, finaliza o Dr. Celso Massumoto. 

Fatores de risco, uma realidade para as leucemias

Leucemias: as diferenças nas crianças e adultos

4.6 5 votes
Avalie esse artigo

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito construtiva as informações

Ola bom dia, eu recebi da minha irmã um exame que ela afirma que o medico diz que minha mae esta com leucemia, porém eu n acreditei…esses sao os numeros que mostra no exame, Hemograma completo

CONTAGEM DE HEMÁCIAS    3,99
DOSAGEM DE HEMOGLOBINA   12,2
AVALIAÇÃO DO HEMATÓCRITO  35,0
VCM             87,7             
HCM             30,6           
CHCM            34,9         
RDW             14,2

SERIE BRANCA LEUCOGRAMA                  
LEUCOCITOS         29400       
BASÓFILOS          0  0       
EOSINÓFILOS         1  294          
MIELOCITOS         0  0      
METAMIELOCITOS       0  0       
BASTÕES           1  294   
SEGMENTADOS         15 4410    
LINFÓCITOS         76 22344      
MONÓCITOS          7  2058   
CONTAGEM DE PLAQUETAS    148000   /mm³  

SE PUDER ME ENVIAR UMA RESPOSTA por email ou por aqui mesmo eu ja agradeço.
OBs minha mae tem 74 anos.

Last edited 3 dias atrás by Patricia
Back To Top