Skip to content

O que são as famosas células-tronco?

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Responsáveis pela origem de todas as outras células e tecidos do corpo humanos, as células-tronco também têm grande importância para o tratamento das leucemias


compreender onde elas são encontradas. Isso acontece porque são uma das primeiras células a serem formadas. E também por estarem em diversos lugares do corpo e poderem se transformar em praticamente qualquer outro tipo de célula.

Mas vamos com calma e por partes!

O que são células tronco?

Segundo o Dr. Nelson Hamershlak, membro do Comitê Médico da Abrale e Coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do Hospital Albert Einstein, as células-tronco são consideradas especiais devido a duas características que só elas possuem.

células-tronco, câncer, células tronco, leucemia, celulas tronco

“A primeira delas é a capacidade de autorrenovação, ou seja, a capacidade de se multiplicar, mantendo seu estado indiferenciado. Assim proporcionando uma reposição constante de sua população nos tecidos. A segunda, e mais interessante ainda, é a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares”, conta ele.

Ou seja, existe uma “célula inicial” que ao se dividir, origina uma “célula filha”. Essa célula filha pode seguir dois possíveis caminhos. O primeiro é ela ser idêntica à célula original, para que esse grupo se mantenha em uma quantidade constante. Já o segundo, é ela se diferenciar em outros grupos de células, cada um com suas características específicas.

Essas duas características das células-tronco são chamadas de divisão contínua e capacidade de diferenciação celular, respectivamente.

O Dr. Hamerschlak explica que “à medida em que a célula se divide, e com o auxílio de diversos tipos de citoquinas, substâncias que interferem na diferenciação e crescimento celular, ela vai se tornando cada vez mais diferenciada para cumprir suas funções finais”.

Ponto 1 entendido? Ok, vamos para o próximo!

Celulas sanguineas

O que são as células sanguíneas e como funcionam? 

Cada uma delas desempenha um papel fundamental para a realização das atividades do corpo. E quando há um desarranjo, um câncer pode acontecer. Leia mais sobre!

CÉLULAS-TRONCO onde são encontradas?

Para entender essa parte, precisamos voltar um pouquinho e saber que elas são divididas em três grandes grupos:

Grupo 1: as embrionárias (imaturas)

Grupo 2: as adultas (maduras)

Grupo 3: as induzidas

células-tronco, câncer, células tronco, leucemia, celulas tronco

As células dos grupos 1 e 2 são consideradas originadas de fonte natural, pois é o próprio corpo humano que as fabrica. As células-tronco embrionárias são encontradas apenas no interior do embrião após 4 ou 5 dias da fecundação. Elas são conhecidas como pluripotentes, porque podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta.

As células do grupo 2, as adultas, apesar do nome, não existem apenas em pessoas adultas. Elas são encontradas, principalmente, no cordão umbilical e na medula óssea do sangue. Mas também podem ser encontradas em cada órgão do corpo humano, pois são responsáveis pela renovação das células daquele órgão. Essas são chamadas de células multipotentes.

Já as células-tronco induzidas são as produzidas em laboratório. Em 2007 foram feitas as primeiras células induzidas humanas a partir da pele. Elas são chamadas de células-tronco de pluripotência induzida.

Mas a diferenciação celular não acaba aí!

Dentro das células-tronco multipotentes existem outros dois subgrupos: as células-tronco mesenquimais e as hematopoiéticas.

“As mesenquimais estão relacionadas ao mesoderma. Elas constituem o estroma da medula óssea e acredita-se que tenha função imunomoduladora e de desenvolvimento de tecidos estromais, como ossos e cartilagem. Já as hematopoiéticas, encontradas no cordão umbilical e na medula óssea, servem para fabricar os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas e as células tronco-mesenquimais”.

lista de doencas transmissiveis, hereditário, cancer hereditario, genetica do cancer, cancer é contagioso, teste genetico, cancer é hereditario, esporádico, hereditária, hereditário significado, susceptibilidade significado, conjunto de todos os genes, suscetibilidade significado, o que é hereditário, cancer hereditario, cancer hereditario, probabilidade em genética, hereditários, fatores hereditários, o que e hereditariedade, cancer é genetico, tipos de cancer hereditario, processo de identificação de indivíduos com alto risco de câncer hereditário, hereditarios, cancer genetico, herança genética paterna, hereditário o que é, genetica do cancer pdf, o que os filhos herdam do pai, cancer de mama hereditario, diferença entre genetico e hereditario, cancer de mama é hereditario, casos esporádicos, o que é esporadica, exame genetico, teste genético, exames geneticos, testes genéticos, teste de genetica, teste genetico valor, teste genético preço, mapeamento genetico gratuito, tipos de exames geneticos, cancer passa de pai para filho, cancer no sangue, atraves ou através, contagioso, sangue contaminado em contato com a pele, cancer de unha, contagiosa, transmissível, cancer de sangue, doença contagiosa, doença transmissível, se passar por outra pessoa, doença cancro, transmissivel, o que são doenças contagiosas, cancer sangue, doenças transmitidas pelo sangue, doenças não contagiosas, como pegar cancer, contato com sangue contaminado, bacteria do beijo, cancer é transmissivel, beijo de cancer, o que acontece com o cancer depois que a pessoa morre, sangue no sexo, como o cancer mata, cancro na boca, o que é contagio, como pegar leucemia, como se pega leucemia, cancer de prostata é transmissivel, como se pega, cancer de pele é contagioso, cancer pega de uma pessoa para outra, contagiosas, leucemia é transmissivel, vírus oncogênicos, como se pega cancer, leucemia pega

Câncer pode ser hereditário, mas não contagioso

Tentar descobrir o porquê um câncer se desenvolve é uma grande preocupação. Por isso, questões como se ele é hereditário e/ou transmissível aparecem. Leia mais sobre!

CÉLULAS-TRONCO E LEUCEMIA como estão ligadas?

Como dito anteriormente, as células-tronco hematopoiéticas são responsáveis pela fabricação das células sanguíneas: glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo; glóbulos brancos, que defendem o organismo contra bactérias, vírus, dentre outros perigos; e as plaquetas, encarregadas por conter as hemorragias.

Quando os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir descontroladamente, ocorrem as leucemias.

células-tronco, câncer, células tronco, leucemia, celulas tronco

“A formação de um clone, em qualquer etapa da divisão celular das células-tronco hematopoiéticas, pode levar às leucemias. Hoje, sabe-se que elas são causadas por mutações genéticas somáticas (mutações não transmitidas hereditariamente) ”, explica o Dr. Hamerschlak.

No caso das leucemias agudas, há um rápido crescimento de células imaturas, os blastos. Explicando: o correto seria que a célula-tronco hematopoiética passasse pelo processo de maturação e se transformasse em uma célula sanguínea saudável, tornando-se adulta. Porém, durante esse processo, ocorre algum erro e a célula não consegue alcançar a maturação total, e fica como uma célula adolescente, já que não se desenvolveu completamente.

Já no caso das leucemias crônicas, a célula consegue alcançar a fase adulta, porém elas são anormais devido a um erro durante o mesmo processo de maturação.

doação de medula, doação de medula óssea, doador de medula, doar medula ossea, como doar medula ossea, doador de medula ossea, como ser doador de medula, como doar medula, como se tornar doador de medula ossea, doar medula ossea doi, doação de medula ossea, quando o sangue não sai da veia, como é a doação de medula ossea, medula ossea doação, doação de medula ossea como funciona, como funciona a doação de medula ossea, campanha doação de medula ossea, como é feita doação de medula ossea, doação de sangue para medula ossea, banco de doação de medula ossea, riscos na doação de medula ossea, como fazer doação medula ossea, como se faz doação de medula ossea, riscos da doação de medula ossea, como ocorre a doação de medula ossea, onde fazer o cadastro para doação de medula ossea, como é a cirurgia de doação de medula ossea, como é feito o cadastro para doação de medula ossea, como é feito o procedimento de doação de medula ossea, doação da medula ossea, importancia da doação de medula ossea, a importancia da doação de medula ossea, como é doação de medula ossea, como é feita a retirada de medula ossea para doação, como é uma doação de medula ossea, contra indicações para doação de medula ossea, doação de sangue e medula ossea, para que serve a doação de medula ossea, teste para doação de medula ossea, tipos de doação de medula ossea, tudo sobre doação de medula ossea, atualizar cadastro de doação de medula ossea, banco de doação medula ossea, cadastro nacional de doação de medula ossea, como acontece a doação de medula ossea, como e feita a doação de medula ossea, como fazer a doação de medula ossea, redome cadastro, declaração de doador de medula ossea, tipagem sanguinea combinações, medula ossea, medula, transplante de medula, transplante de medula ossea, aferese, o que é medula ossea, o que é medula ossea, transplante de medula óssea, onde fica a medula ossea, quem doa medula ossea pode morrer, quem pode doar medula ossea, o que é medula óssea, doador medula ossea morre, como é feito o transplante de medula ossea, doação de medula requisitos, quem tem tatuagem pode doar medula, coleta de medula ossea, alimentação pós transplante de medula, bussulfano, quem doa medula óssea pode morrer, idade limite para transplante de medula, transplante alogênico, transplante singênico, transplante haploidêntico

Como acontece a doação de medula óssea?

Este é um procedimento rápido, que não exige ao doador modificar sua rotina. Leia mais sobre!

Qual a aplicação das células-tronco na medicina?

O Dr. Hamershlak conta que “há muitos anos o transplante de medula óssea é um exemplo de terapia com células-tronco. Isso porque a quimio e/ou a radioterapia destroem completamente a medula de um indivíduo para dar espaço para a infusão, enxertia e diferenciação de um novo tecido”, conta ele.

E complementa: “estas mesmas células podem também ser utilizadas para tratamento geneticamente modificado, fabricação de células T para controlar infecções virais, células natural killer (NK)”.

células-tronco, câncer, células tronco, leucemia, celulas tronco

Já as células mesenquimais estão sendo utilizadas na reparação de tecidos e na imunomodulação em doenças autoimunes e na doença enxerto vs hospedeiro.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Bom dia! Ótimo site, eu precisava saber um pouco mais sobre células tronco e achar umas imagens sobre esta célula, e encontrei tudo de que precisava aqui. Muito obrigada!

Eu, sou estudante de enfermagem e o meu TCC é sobre a consentizaçao da importância da doação de medula ossea. Eu gostei muito me ajudou bastante.

Back To Top