skip to Main Content

Alimentos para mucosite: o que pode ou não pode

Alimentos Para Mucosite: O Que Pode Ou Não Pode

A mucosite pode ser uma ameaça ao tratamento oncológico. Por isso, é importante tratá-la e ficar atento a quais os melhores alimentos para esse quadro

Por Natália Mancini

Apesar de não existirem, especificamente, alimentos para mucosite, há algumas substâncias que é melhor o paciente oncológico evitar. Isso não acontece porque elas podem, diretamente, piorar o quadro, mas sim porque podem fazer com que a pessoa apresente certos desconfortos. Por outro lado, há outras substâncias que os especialistas incentivam que pacientes, nessa situação, consumam. 

Mucosite é caracterizada por inflamações que podem acontecer na boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas. É comum que ela apareça em pacientes em tratamento contra o câncer, pois as células dessas mucosas têm algumas semelhanças às cancerígenas. Por exemplo, ambos os tipos de células se dividem em alta velocidade. Assim, a quimioterapia não consegue diferenciar as saudáveis das doentes e afeta as duas.

Bianca Manzoli, coordenadora do Comitê de Nutrição Abrale e responsável pelo Ambulatório de Nutrição do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – HCFMUSP, explica que nos casos de mucosite a Nutrição está focada em alimentos que melhoram o conforto e, consequentemente, adesão do paciente ao tratamento.

“Não existe um alimento que possa causar um aumento da lesão. Porém, o ideal é manter uma alimentação que não cause irritações à mucosa e que melhore a adesão do paciente. Principalmente pensando nos efeitos como náusea, vômito, diarreia, além da dificuldade para comer, beber e deglutir. ”

Ela ainda comenta que há diversas e pequenas ações no dia-a-dia que podem ajudar a reduzir os sintomas e minimizar os efeitos da dor. Porém, de qualquer forma, é essencial que o paciente com sintomas relacionados ao tratamento seja acompanhado por um profissional capacitado. Dessa forma, é possível analisar as necessidades individuais e avaliar quais as devidas medidas para aquele caso.

Consistência dos alimentos para mucosite 

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucositeDe acordo com a nutricionista, a consistência da dieta frequentemente pode ser alterada para leve, pastosa ou líquida, dependendo do grau de mucosite e da aceitação do paciente. 

Para esses casos, uma boa opção podem ser os purês e alguns tipos de sopas, preferencialmente consumidos em temperatura ambiente.

Além disso, também dependendo do grau, recomenda-se evitar alimentos duros, crocantes e que necessitem de mastigação excessiva. Isso acontece porque eles podem dificultar a alimentação e causar mais dor.

Temperatura dos alimentos para mucosite

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucositeUm possível tratamento para mucosite é a crioterapia. Bianca informa que essa terapia tem grande eficácia para prevenir e reduzir tanto a incidência, quanto a gravidade da mucosite oral. Esse método consiste na aplicação de uma substância gelada dentro da cavidade oral que causa vasoconstrição, diminuição dos vasos sanguíneos. Com isso, há uma diminuição do fluxo sanguíneo nesse tecido, resultando em uma também redução da distribuição do quimioterápico para as células da mucosa.

“Como alternativa podemos ingerir alimentos frios ou em temperatura ambiente. Incluindo gelatinas e sorvetes de frutas ou outros sabores que não sejam ácidos, como limão e abacaxi”, ela orienta. 

Os alimentos ácidos, por sua vez, devem ser evitados pois também podem piorar a dor e o desconforto ao se alimentar. 

“Vale ressaltar, no entanto, que as comidas ácidas não costumam ser a causa direta de aftas ou lesões. O que elas fazem é irritar um machucado já existente ao serem consumidas e levar à formação da ferida e ao surgimento dos sintomas típicos da afta”, ressalta a nutricionista.

Por isso, orienta-se dar preferência a sucos que não são ácidos, como melancia, banana, maçã e mamão. O mesmo vale para o sabor dos sorvetes.

Temperos de alimentos para mucosite

Aqui, mais uma vez, o objetivo é evitar a piora e o desenvolvimento das aftas. 

Assim, a indicação da especialista é se afastar de alimentos que possam causar irritação à mucosa. Por exemplo, comidas picantes e condimentadas.

Frituras e alimentos gordurosos estão liberados?

“Os alimentomedicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosites gordurosos e frituras podem aumentar a secreção gástrica. Além de causar mais saciedade e atrasar o esvaziamento gástrico. Então, não são indicados para esses pacientes”, Bianca orienta.

Bebidas como café, refrigerantes e alcóolicas devem ser evitadas

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucositeAlém de poderem causar irritação da mucosa e sensação de queimação, a nutricionista conta que essas bebidas podem gerar outros malefícios. Por exemplo, aumento da produção de ácido clorídrico, o que prejudica a cicatrização das úlceras. Bem como, no caso das bebidas gaseificadas, distensão gástrica e dor ou desconforto na parte superior do abdome, chamada de dispepsia.

Xilocaína para mucosite

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucositeHá um conhecimento popular que indica o consumo de gelatina com xilocaína para amenizar os sintomas da mucosite.

Isso, em partes, é verdade! A terapia com xilocaína pode ser indicada como anestésico de superfície e possibilita o controle da dor ao se alimentar. Entretanto, isso nunca deve ser feito sem a indicação da equipe médica.

Bianca reforça que “é de suma importância não substituir as orientações de um profissional de nutrição, médico e de toda a equipe multidisciplinar. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com XYLOCAINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. ”

Chá para mucosite

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucositeAntes de mais nada, a nutricionista alerta para o consumo de chás pelos pacientes oncológicos. Ela diz que o uso sem acompanhamento médico pode oferecer alguns riscos desde a sua a absorção no intestino, transporte pelo sangue, processamento pelo fígado e rins até a entrada da substância na célula tumoral.

Pensando nisso, Bianca comenta sobre um estudo que avaliou a camomila, utilizada por meio de solução para bochecho, em temperatura ambiente e sem adoçar. Os resultados mostraram que essa terapia apresenta efeito benéfico para a prevenção e tratamento da mucosite oral.

Receitas para mucosite

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite

SHAKE DE BANANA PARA TOMAR GELADO

01 banana congelada (para dar cremosidade)

200 mL de leite vegetal

1 colher de cacau em pó

Modo de preparo: em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficarem homogêneos. Sirva em seguida.

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite

SORVETE DE MELANCIA COM HORTELÃ

No liquidificador, bata o suco de melancia com a hortelã. Transfira a mistura para formas de picolé e leve ao congelador por 4 horas ou até ficar firme.

medicamento para mucosite, cha para mucosite, bochechos para mucosite, orientacoes, nutricionais para mucosite, terapia nutricional na mucosite, diagnostico mucosite, solucao mucosite formula, mucosite fotos, como acabar com a mucosite, grau de mucosite, maça é recomendada para quem tem mucosite oral, dispepsia, alimentos para mucosite, mucosite, o que é mucosite, mucosite oral, sucos que não são ácidos, sucos acidos, dor no ceu da boca ao comer, sucos ácidos, sucos nao acidos, o que uma pessoa com cancer não pode comer, alimentação para quem faz quimioterapia, mucosite tratamento, cardapio oncologia melão é bom para diarreia, alimentos pastosos, alimentos para mucosite, mucosite, alimentação, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite, alimentação para mucosite oral, alimentos bons para mucosite, alimentos faceis para quem tem mucosite

SORVETE DE BANANA E MORANGO

1 banana prata congelada

5 morangos congelados

2 colheres de sopa de iogurte natural

Modo de Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma a seguir. Os morangos podem ser substituídos por framboesas, amoras ou outras frutas de preferência.

 

Cárie de radiação: entenda o que é e como evitar

Boca em ordem, evite doenças bucais

5 1 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top