Skip to content

Benefícios da atividade física para a saúde

Porque é importante a prática de atividade física, Quais os benefícios que a atividade física oferece, um benefício da atividade física na saúde previne doenças como, porque a atividade fisica é importante para o ser humano, pratica de atividade fisica, porque devemos praticar atividade física, qual a importancia da atividade fisica no combate a obesidade, pratica regular de atividade fisica, exercícios na saúde e na doença, porque a atividade física é tão importante para minha saúde, 3 benefícios da atividade física, os benefícios da atividade física para a saúde, três exemplos de exercício físico, atividade fisica cura depressao, atividade física e prevenção do cancer, atividade fisica, o que é atividade fisica, benefícios da atividade física , beneficios da atividade fisica, atividade fisica e saude, atividade fisica e exercicio fisico, o que é atividade física, como evitar um avc, quais os benefícios da atividade física, prática de atividade física, os benefícios da atividade física, pratica de atividade fisica, os beneficios da atividade fisica, como prevenir avc, existe alguma contra indicação para a prática de atividade física, quais os beneficios da atividade fisica, atividade fisica beneficios, prevenir doenças, beneficios dos exercicios fisicos para o corpo humano, quais são os benefícios da atividade física para a saúde , doenças causadas pelo sedentarismo, tipos de atividades fisicas, para que serve a atividade fisica, atividade física e câncer de mama, atividade física na prevenção e na reabilitação do câncer, exercício físico na prevenção do câncer de mama, meia hora de exercício por dia pode evitar câncer, atividade fisica no combate ao cancer, atividade fisica cancer de prostata, atividade fisica cancer de mama, atividade fisica e cancer, atividade fisica no combate ao cancer de prostata, beneficios da atividade fisica no tratamento do cancer, cancer de prostata e atividade fisica, atividade fisica cancer, atividade fisica e cancer de mama, atividade fisica e cancer de prostata, atividade fisica na prevenção do cancer, atividade fisica na prevenção do cancer de mama, atividade fisica na prevenção do cancer de prostata, atividade fisica no tratamento do cancer, atividade fisica para pacientes com cancer, atividade fisica previne cancer, 7 atividades fisicas que ajudam a prevenir o cancer
Compartilhe

Última atualização em 12 de setembro de 2022

Muito se fala sobre a importância de realizar exercícios com frequência. Porém, quais doenças, de fato, eles podem prevenir?


Dentre os benefícios da atividade física está a prevenção de uma série de doenças, inclusive o câncer. Realizar exercícios, especialmente os aeróbicos, faz com que os processos do corpo funcionem de forma melhor, além de também auxiliar no aspecto psicológico. Para que esses efeitos aconteçam, não é necessário procurar uma academia ou passar horas treinando. É possível se exercitar dentro de casa e estudos mostram que, mesmo somente alguns minutos, já trazem resultados.

Ana Paula Oliveira Santos, fisioterapeuta especialista em Oncologia e coordenadora do Comitê de Fisioterapia da ABRALE, conta que a prática regular de atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo. 

“O corpo humano necessita de movimento, tornando-se fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir doenças”,ela diz.  

Como consequência da prática, há uma diminuição no desenvolvimento de doenças causadas pelo sedentarismo. Como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, insônia e o câncer. Sendo que dos tumores, os estudos já comprovaram que os exercícios previnem, principalmente, os de cólon, endométrio e mama.

Benefícios da atividade física

  • Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral)
  • Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares
  • Reduz as chances e controla a diabetes
  • Evita a perda óssea (osteoporose)
  • Ajuda a controlar o peso
  • Melhora da insônia
  • Ajuda na circulação sanguínea
  • Promove o bem-estar físico e mental

Atividade física e prevenção do câncer

Apesar do câncer ser uma doença multifatorial e alguns aspectos não poderem ser controlados, como a predisposição genética, é possível fazer a prevenção por meio de algumas ações. Por exemplo, ter uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

“Diversos fatores estão ligados a essa ação oncoprotetora, entretanto simplificando: a atividade física regular reduz o estresse oxidativo. Isto é, a produção de radicais livres (agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA e RNA),  lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações. Ou seja, o desenvolvimento do câncer”, explica a fisioterapeuta.

qual o cancer mais perigoso, tipos de cancer e sintomas, câncer de rim estágio 4, classificação dos tipos de cancer, principais tipos de cancer, cancer de pancreas infantil, cancer baço, o câncer, qual cancer é pior maligno ou benigno, o que sao canceres, quais os tipos mais frequentes de cancer, cancer tem cura, qual o pior tipo de cancer maligno, grau 3 de cancer, câncer de estômago tem cura, cancer de traqueia, tipos de câncer, tipos de cancer, como nao pegar cancer, câncer é uma doença, tipos de câncer de pâncreas tipos de cancer mais frequentes no brasil, quais são os tipos de tumores, os piores tipos de câncer, tipos de cancer mais comuns em idosos, três tipos de câncer, quantos tipos de tumores existem, tipos de cancer no pulmão, o que é cancer, cancer no baço sintomas, tipos de tratamento cancer, qual o nome do cancer mais perigoso, qual cancer é o mais perigoso, qual o cancer de pele mais perigoso, qual o tipo de cancer de mama mais perigoso, qual é o cancer mais perigoso, qual é o tipo de cancer mais perigoso, cancer de mama qual o mais perigoso, cancer mais perigoso , cancer de pele é perigoso, os cancer mais perigosos, quais os cancer mais perigosos, qual cancer e mais perigoso, qual tipo de cancer mais perigoso, cancer de mama é perigoso, cancer menos perigoso, o cancer mais perigoso, quais os tipos de cancer mais perigosos, quais são os cancer mais perigosos, qual cancer mais perigoso, qual cancer é mais perigoso, qual cancer é o mais perigoso, qual o cancer menos perigoso, cura do cancer, cancer de pulmão tem cura, cancer de prostata tem cura, cancer maligno tem cura, cancer no figado tem cura, cancer no pancreas tem cura, cancer tem cura, cancer no pulmão tem cura, cancer de mama tem cura, cancer de estomago tem cura, cancer mais letal, cancer letal, qual o tipo de cancer mais letal, cancer menos letal, qual o cancer mais letal, qual é o cancer mais letal

Além da prevenção, diversos trabalhos também têm apontado que a atividade física pode fazer parte do tratamento oncológico. Por exemplo, um estudo realizado com camundongos que praticaram exercícios demonstrou uma redução de 60% na incidência e no crescimento tumoral.

De acordo com Ana Paula, os mecanismos que geram essa proteção ainda não foram totalmente compreendidos. Entretanto, acredita-se que os exercícios causem alterações hormonais, redução da inflamação sistêmica e melhora da função das células imunológicas.

“Essas respostas têm demonstrado cada vez mais que ele não é apenas saudável, mas também terapêutico. Isso porque potencializa tratamentos antineoplásicos como a quimioterapia e a imunoterapia”, informa.

Leia também:

Meia hora de exercício por dia pode evitar câncer?

Quanto ao tempo necessário para que aconteçam os benefícios da atividade física, o recomendado são 150 minutos semanais. Sendo que eles podem ser divididos em práticas de 20 ou 30 minutos, ou ainda mais de 1h. A duração diária varia de acordo com o condicionamento físico e disponibilidade na agenda da pessoa.

Já em relação ao tipo de atividade, foi provado que os exercícios aeróbicos, com intensidade moderada, são os mais eficazes.

Porque é importante a prática de atividade física, Quais os benefícios que a atividade física oferece, um benefício da atividade física na saúde previne doenças como, porque a atividade fisica é importante para o ser humano, pratica de atividade fisica, porque devemos praticar atividade física, qual a importancia da atividade fisica no combate a obesidade, pratica regular de atividade fisica, exercícios na saúde e na doença, porque a atividade física é tão importante para minha saúde, 3 benefícios da atividade física, os benefícios da atividade física para a saúde, três exemplos de exercício físico, atividade fisica cura depressao, atividade física e prevenção do cancer, atividade fisica, o que é atividade fisica, benefícios da atividade física , beneficios da atividade fisica, atividade fisica e saude, atividade fisica e exercicio fisico, o que é atividade física, como evitar um avc, quais os benefícios da atividade física, prática de atividade física, os benefícios da atividade física, pratica de atividade fisica, os beneficios da atividade fisica, como prevenir avc, existe alguma contra indicação para a prática de atividade física, quais os beneficios da atividade fisica, atividade fisica beneficios, prevenir doenças, beneficios dos exercicios fisicos para o corpo humano, quais são os benefícios da atividade física para a saúde , doenças causadas pelo sedentarismo, tipos de atividades fisicas, para que serve a atividade fisica, atividade física e câncer de mama, atividade física na prevenção e na reabilitação do câncer, exercício físico na prevenção do câncer de mama, meia hora de exercício por dia pode evitar câncer, atividade fisica no combate ao cancer, atividade fisica cancer de prostata, atividade fisica cancer de mama, atividade fisica e cancer, atividade fisica no combate ao cancer de prostata, beneficios da atividade fisica no tratamento do cancer, cancer de prostata e atividade fisica, atividade fisica cancer, atividade fisica e cancer de mama, atividade fisica e cancer de prostata, atividade fisica na prevenção do cancer, atividade fisica na prevenção do cancer de mama, atividade fisica na prevenção do cancer de prostata, atividade fisica no tratamento do cancer, atividade fisica para pacientes com cancer, atividade fisica previne cancer, 7 atividades fisicas que ajudam a prevenir o cancer

“O exercício aeróbico é aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia. Por exemplo, andar, correr, nadar, pedalar e dançar. Entretanto, o mais importante em relação à modalidade, é que essa seja prazerosa para tornar-se um hábito”, Ana Paula ressalta.

Começar uma rotina de exercícios pode parecer difícil. Mas a fisioterapeuta aconselha que o primeiro passo é saber sobre os benefícios da atividade física. Em seguida, vem a escolha de uma modalidade que seja prazerosa. Em terceiro, é preciso criar uma rotina para a prática regular e, com isso, a motivação virá naturalmente, já que a pessoa passará a sentir os resultados em sua saúde.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Adorei!

amei,me ajudou bastante<3

Observações precisas e diretas – quando pratico esporte mesmo durante o tratamento, minhas sensações corpóreas e mentais mudam completamente – é só alegria.

obrigado,

Back To Top