skip to Main Content
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Tenho leucemia, e agora? Não é preciso ter medo, leucemia tem cura

Tenho Leucemia, E Agora? Não é Preciso Ter Medo, Leucemia Tem Cura

Atualmente, é possível alcançar a remissão completa e até mesmo a cura neste tipo de câncer. Por isso, não é preciso temê-lo 

Por Natália Mancini

Receber o diagnóstico de um câncer nunca é um momento fácil, mas é preciso lembrar que a leucemia tem cura. Atualmente, todos os os tipos dessa doença são tratáveis e, em grande parte das vezes, podem ser curados. Porém, para que isso aconteça, é preciso identificar o câncer precocemente e determinar, por meio de exames, qual o tratamento mais adequado.

Todas as células do corpo humano, inclusive as do sangue, têm sua origem a partir de uma célula-tronco. Ou seja, há uma célula mãe, que está na medula óssea, e produz outras células com características específicas. Dessa forma, há o desenvolvimento dos anticorpos, dos glóbulos vermelhos, das plaquetas e afins, cada um com a sua função.

Com isso, é possível perceber que há um longo e complexo caminho entre a célula-tronco e a madura, totalmente desenvolvida.

“Leucemias são cânceres que surgem quando as células, nesse processo de distinção, sofrem mutações no seu DNA e passam a proliferar de maneira descontrolada. São tantas fases que a célula mãe leva até atingir sua maturidade, que explica porquê as leucemias podem ser tão diferentes. Cada leucemia reflete a célula que lhe deu origem, lá atrás, no seu desenvolvimento”, explica o Dr. Bernardo Garicochea, hematologista e coordenador da Unidade de Aconselhamento Genético do grupo Oncoclínicas.

Por exemplo, dentre os principais tipos de leucemias estão as linfoides, que acontecem quando a mutação está nas células linfoides, os linfócitos. Já as leucemias mieloides, acontecem nas células mieloides, responsáveis por dar origem aos granulócitos, monócitos, megacariócitos e hemácias. Da mesma forma, a doença pode ser aguda ou crônica, a depender se a célula já estava totalmente desenvolvida ou não. Nas agudas, elas são imaturas e, nas crônicas, maduras.

 Tratamentos para leucemia

leucemia tem cura, leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas leucemia, o que é leucemia, leucemia tem cura, plaquetas baixas causas, leucemia linfoide cronica, leucemia linfocítica crônica, leocemia, leucemias, leucemia cronica, o que causa leucemia, leucemia tipos, leucocitos baixos tratamento, leucemia causas, leucemia o que é, quais os sintomas da leucemia, causas da leucemia, sinais de leucemia, celulas mieloides, tratamento leucemia, leucemia diagnostico, tratamentos para leucemia, tratamento para leucemia, leucemia no sangue, leucemia linfocítica, cancer no sangue sintomas, leucemia é cancer, cancer da febre, tratamento da leucemia, llc o que é, leucocitos alterados, leucemia tem cura?, oq é leucemia, leucemia cronica tem cura, pessoas com leucemia, cancer na medula ossea, leucemia mata, cancer de medula ossea, oque e leucemia, cancer leucemia, leucemia no sangue tem cura, o que é leucemia aguda, leucemia tratamento, tratamento da leucemia, tratamento leucemia, tratamento para leucemia, tratamento de leucemia, como tratar leucemia, como curar leucemia, remedio para leucemia, medicamentos para la leucemia, cancer no sangue tem cura, quimioterapia leucemia, medicamentos para leucemia, leucemia aguda tem cura, transplante de medula leucemia, o que fazer quando a quimioterapia nao resolve, leucemia linfoide cronica tratamento, leucemia linfoide aguda tempo de vida, leucemia aguda tem cura, leucemia mieloide aguda tem cura, leucemia cronica tem cura, leucemia linfoide aguda tem cura, leucemia mieloide cronica tem cura, leucemia infantil tem cura, leucemia lla tem cura, leucemia porcentagem de cura, chances de cura da leucemia, leucemia tratamento cura, leucemia cura com quimioterapia, leucemia idosos tem cura, tratamento da lmc, tratamento para LMA, tratamento de LLA“Há tratamento para todos os tipos de leucemia. Muitas são curáveis e constituem-se em uma das histórias mais bonitas da medicina nas últimas décadas. Isso porque o estudo das leucemias serviu para aprendermos muito sobre quase todos os cânceres humanos”, diz o Dr. Garicochea.

Para definir qual o melhor tratamento para aquele paciente são feitos testes para analisar as características das células leucêmicas, o estado geral da pessoa e outras doenças que ela possa ter. 

“Mais recentemente, os estudos realizados no DNA dos pacientes têm fornecido informações muito detalhadas sobre o tipo de leucemia. Além disso e, melhor ainda, tem permitido que novos tratamentos, muitos por simples comprimidos, possam ser utilizados de maneira personalizada para cada caso”, conta o hematologista.

Para o tratamento da LMC (leucemia mieloide crônica), na maioria dos casos, são utilizados inibidores de tirosina quinase. Como imatinibe, dasatinibe e nilotinibe. Já na leucemia linfoide crônica (LLC), é possível que o paciente não precise de terapia efetiva, somente necessite de acompanhamento. Dessa forma, ele passa pelo processo chamado de watch and wait (observar e aguardar). Quando é preciso realizar terapia, há uma série de tratamentos possíveis, incluindo quimioterapia e imunoterapia, por exemplo.

Por outro lado, o tratamento para LMA (leucemia mieloide aguda) é feito com quimioterapia, podendo ou não ser realizado transplante de medula óssea (TMO). Já para o tratamento de LLA (leucemia linfoide aguda), há algumas possíveis terapias. Podem ser administradas quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e também o TMO, dependendo dos fatores de prognóstico, como idade e mutação genética.

Leucemia tem cura

leucemia tem cura, leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas leucemia, o que é leucemia, leucemia tem cura, plaquetas baixas causas, leucemia linfoide cronica, leucemia linfocítica crônica, leocemia, leucemias, leucemia cronica, o que causa leucemia, leucemia tipos, leucocitos baixos tratamento, leucemia causas, leucemia o que é, quais os sintomas da leucemia, causas da leucemia, sinais de leucemia, celulas mieloides, tratamento leucemia, leucemia diagnostico, tratamentos para leucemia, tratamento para leucemia, leucemia no sangue, leucemia linfocítica, cancer no sangue sintomas, leucemia é cancer, cancer da febre, tratamento da leucemia, llc o que é, leucocitos alterados, leucemia tem cura?, oq é leucemia, leucemia cronica tem cura, pessoas com leucemia, cancer na medula ossea, leucemia mata, cancer de medula ossea, oque e leucemia, cancer leucemia, leucemia no sangue tem cura, o que é leucemia aguda, leucemia tratamento, tratamento da leucemia, tratamento leucemia, tratamento para leucemia, tratamento de leucemia, como tratar leucemia, como curar leucemia, remedio para leucemia, medicamentos para la leucemia, cancer no sangue tem cura, quimioterapia leucemia, medicamentos para leucemia, leucemia aguda tem cura, transplante de medula leucemia, o que fazer quando a quimioterapia nao resolve, leucemia linfoide cronica tratamento, leucemia linfoide aguda tempo de vida, leucemia aguda tem cura, leucemia mieloide aguda tem cura, leucemia cronica tem cura, leucemia linfoide aguda tem cura, leucemia mieloide cronica tem cura, leucemia infantil tem cura, leucemia lla tem cura, leucemia porcentagem de cura, chances de cura da leucemia, leucemia tratamento cura, leucemia cura com quimioterapia, leucemia idosos tem cura, tratamento da lmc, tratamento para LMA, tratamento de LLA“Leucemia é uma doença que se for bem diagnosticada e tratada rapidamente com os medicamentos certos, tem cura”, o médico reforça. Ele complementa dizendo que é natural ficar abalado e com medo ao receber o diagnóstico. Entretanto, procurar informação é a melhor forma de lutar contra esse temor e alcançar a própria cura.

“Mas informação de qualidade e não conversa ou palpite de quem não entende do assunto. Converse com seu médico, com as enfermeiras, com a psicóloga. Converse com outros pacientes, que já estão ou já passaram pelo tratamento. Muitas fantasias serão desfeitas. E confie sempre no seu médico, ele é quem vai lhe dar as informações mais atualizadas e corretas sempre”, fala o médico.

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos.

“Mesmo certos tipos de leucemia que ainda não tem uma cura, tem tratamentos capazes de controlar a doença por décadas. Às  vezes, com o paciente praticamente sem sintoma algum”, o Dr. Garicochea informa.

 O que é leucemia?

leucemia tem cura, leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas leucemia, o que é leucemia, leucemia tem cura, plaquetas baixas causas, leucemia linfoide cronica, leucemia linfocítica crônica, leocemia, leucemias, leucemia cronica, o que causa leucemia, leucemia tipos, leucocitos baixos tratamento, leucemia causas, leucemia o que é, quais os sintomas da leucemia, causas da leucemia, sinais de leucemia, celulas mieloides, tratamento leucemia, leucemia diagnostico, tratamentos para leucemia, tratamento para leucemia, leucemia no sangue, leucemia linfocítica, cancer no sangue sintomas, leucemia é cancer, cancer da febre, tratamento da leucemia, llc o que é, leucocitos alterados, leucemia tem cura?, oq é leucemia, leucemia cronica tem cura, pessoas com leucemia, cancer na medula ossea, leucemia mata, cancer de medula ossea, oque e leucemia, cancer leucemia, leucemia no sangue tem cura, o que é leucemia aguda, leucemia tratamento, tratamento da leucemia, tratamento leucemia, tratamento para leucemia, tratamento de leucemia, como tratar leucemia, como curar leucemia, remedio para leucemia, medicamentos para la leucemia, cancer no sangue tem cura, quimioterapia leucemia, medicamentos para leucemia, leucemia aguda tem cura, transplante de medula leucemia, o que fazer quando a quimioterapia nao resolve, leucemia linfoide cronica tratamento, leucemia linfoide aguda tempo de vida, leucemia aguda tem cura, leucemia mieloide aguda tem cura, leucemia cronica tem cura, leucemia linfoide aguda tem cura, leucemia mieloide cronica tem cura, leucemia infantil tem cura, leucemia lla tem cura, leucemia porcentagem de cura, chances de cura da leucemia, leucemia tratamento cura, leucemia cura com quimioterapia, leucemia idosos tem cura, tratamento da lmc, tratamento para LMA, tratamento de LLADe acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em cada ano do triênio 2020-22, cerca de 11 mil pessoas serão diagnosticadas com leucemia. Entre os anos de 2018 e 2019, a Abrale realizou uma série de pesquisas com pacientes de LMA, LLA, LMC e LLC. Foi observado que 50% dessas pessoas não sabiam o que era essa doença antes de serem diagnosticadas com o câncer. 

Além disso, mostrou-se que 25% dos pacientes/cuidadores de pacientes de LLA não sabiam dizer qual foi o primeiro protocolo de tratamento indicado. Enquanto que para LMA, esse número é de 65%. Ainda nas leucemias agudas, 60% dos pacientes não sabem o que é Doença Residual Mínima (DRM).

Por outro lado, nas leucemias crônicas, a principal dificuldade encontrada foi em relação à chegar em um diagnóstico correto. 51% dos pacientes de LMC passaram por vários médicos até identificar o câncer. 26% das pessoas com LLC tiveram dificuldade para fechar o diagnóstico.

Para mudar esse cenário, a Abrale realiza uma grande campanha durante os meses de setembro e outubro chamada “A leucemia parece invisível, mas seus sintomas são evidentes”.

O objetivo é informar os principais sintomas de leucemia, fazendo com que a população esteja alerta caso algum dos sinais apareça. Dessa forma, facilitando o diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura. 

Além disso, serão realizadas ações para apoio e empoderamento do paciente e seu familiar. O intuito, com isso, é auxiliar a melhorar a qualidade de vida e fazer com que os pacientes tenham maior entendimento sobre o tratamento realizado.

Outras ações com médicos, para capacitação, e de políticas públicas, para garantir acesso aos medicamentos, serão feitas.

 

Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?

Guerreiros contra a leucemia

0 0 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliana
1 mês atrás

A equipe médica faz toda a diferença na ”batalha” contra a leucemia.
Por outro lado a confiança do paciente, a disposição para enfrentar cada etapa, a ”obediência completa” a tudo que a equipe médica prescreve, é o mínimo q nós pacientes podemos fazer.
E assim será possível chegar à vitória.
Nós fazemos o possível e Deus fará o impossível

Diana Dias da Silva
2 dias atrás

Quais os Sintomas da leucemia

Back To Top
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x