skip to Main Content

Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar

O Que é Um Linfonodo Aumentado, Por Que Os Linfonodos Incham?, Quando Um Linfonodo é Considerado Aumentado?, Onde Se Localiza O Linfonodo?, Linfonodos Aumentados, Linfonodos, Linfonodos Axilares, Linfonodo, Linfonodos No Pescoço, O Que é Linfonodos, Linfonodos Axilares Aumentados, Linfonodos O Que é, O Que São Linfonodos, Linfonodos Inguinais, Linfonodo Axilar, Linfonodo No Pescoço, Linfonodos Inchados No Pescoço, Caroço Na Clavicula, Linfonodos Cervicais, Linfonodos Na Virilha Doloridos, Quando Um Linfonodo E Câncer?, Linfonodo Submandibular, Nodulo Na Clavícula, Linfonodos é Cancer, O Que é Linfonodo, Linfonodos Aumentados No Pescoço, Linfonodomegalia, Linfonodomegalias, O Que é Linfonodomegalia, Linfonodo No Pescoço, Inchaço No Pescoço, Gânglios Inchados, Onde Ficam Os Linfonodos, Gânglios Linfáticos Inchados
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Eles são um dos principais sintomas do linfoma e, por isso, são, comumente, confundidos com esse câncer. Mas também podem aparecer por outras razões

Escrito por:

Natália Mancini


O aparecimento de linfonodos aumentados pode acontecer por diversos motivos, sendo o mais comum uma infecção enfrentada pelo corpo. Quando isso acontece, alguns “carocinhos”, ou ínguas, aparecem pelo corpo. Em alguns casos mais raros, eles podem estar relacionados a um tipo de câncer chamado linfoma ou ainda à metástase de um tumor sólido. Dependendo da doença que está causando o aumento desses órgãos, eles apresentam diferentes características. Mas, é sempre importante procurar um médico para analisar o quadro e não se autodiagnosticar e/ou medicar.

 

O que são linfonodos?

Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que fazem parte do sistema linfático e estão espalhados por todo o corpo. Uma pessoa tem cerca de 500/600 desses órgãos localizados em diversas partes do organismo. Por exemplo, no pescoço, mediastino, axilas e abdome. 

Sistema Linfático Com Indicação De Onde Ficam Os Linfonodos

“É como se cada região do corpo tivesse um portão para barrar que infecções possam se alastrar pelo corpo”, exemplifica o Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein.

Para compreender completamente a função dos linfonodos, é preciso entender, primeiramente, o sistema linfático. Ele é formado por um conjunto de órgãos linfóides, vasos e ductos que se distribuem em diversos locais do organismo.  Eles são responsáveis por  coletar impurezas da circulação e manter a defesa do corpo vigilante contra possíveis ameaças.

Essa coleta é feita pela linfa, que circula nos vasos linfáticos, uma rede que parece com os vasos sanguíneos, mas cada um desses sistemas conta com vasos próprios e desempenha funções diferentes. No percurso dessa rede, os vasos linfáticos encontram os linfonodos e eles filtram a linfa. Ou seja, eles retiram os componentes que apresentam alguma ameaça e acionam as células de defesa para combatê-los.

“Mas a função dos linfonodos é muito maior e mais importante. Eles são onde os linfócitos, recém formados na medula óssea, vão para amadurecer. Esse processo de amadurecimento é complexo, e envolve diversas manipulações genéticas do linfócito”, o Dr. Perini explica

O corpo fala, preste atenção nos sintomas

Manchas na pele, coceiras, gânglios no pescoço, inchaço abdominal são alguns dos sintomas que podem esconder um câncer do sangue. É importante ficar atento a eles. Leia mais sobre!

O que são linfonodos aumentados?

Os linfonodos podem aumentar de tamanho por diversos motivos, como falado anteriormente. De acordo com o hematologista, o mais comum é que isso aconteça quando eles são invadidos por células de defesa em um caso de infecção. Nesses casos, eles dão origem à famosa íngua. Em situações não tão frequentes, os linfonodos aumentados podem estar relacionados a doenças mais sérias, por exemplo um câncer, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e tuberculose.

Estrutura De Um Linfonodo

O Dr. Perini reforça que raramente o aumento dos linfonodos está relacionado com um tumor. Mas, é possível que um câncer nos linfonodos apareça quando as células cancerígenas de um tumor sólido invadem esse órgão, dando origem às chamadas metástases. Ou então, quando durante aquelas manipulações genéticas dos linfócitos, acontece alguma mutação oncogênica, ou seja, que leva ao desenvolvimento de um câncer. Nesse caso, os linfócitos podem se tornar malignos e gerar os linfomas.

É muito comum que, por conta do nome ser semelhante, haja uma confusão entre o que é um linfonodo, os linfonodos aumentados e o linfoma. De certa forma, como vimos, eles podem estar ligados, mas isso não, necessariamente, vai sempre acontecer.

 Portanto, linfonodos são órgãos e eles podem aumentar de tamanho. Há diversos motivos que podem causar esse aumento, um deles é a presença do câncer chamado linfoma. 

Caroço Na Região Do Pescoço

Diferenças entre o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin

Conhecer os subtipos deste câncer é importante para estar ciente de todas as questões do tratamento. Leia mais sobre!

Quando os linfonodos aumentados são preocupantes?

As “ínguas” sempre aparecem com um motivo, uma forma do corpo avisar que algo está acontecendo. Dessa forma, é sempre importante investigar o que pode estar acontecendo. Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno.

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo. 

O Que é Um Linfonodo Aumentado, Por Que Os Linfonodos Incham?, Quando Um Linfonodo é Considerado Aumentado?, Onde Se Localiza O Linfonodo?, Linfonodos Aumentados, Linfonodos, Linfonodos Axilares, Linfonodo, Linfonodos No Pescoço, O Que é Linfonodos, Linfonodos Axilares Aumentados, Linfonodos O Que é, O Que São Linfonodos, Linfonodos Inguinais, Linfonodo Axilar, Linfonodo No Pescoço, Linfonodos Inchados No Pescoço, Caroço Na Clavicula, Linfonodos Cervicais, Linfonodos Na Virilha Doloridos, Quando Um Linfonodo E Câncer?, Linfonodo Submandibular, Nodulo Na Clavícula, Linfonodos é Cancer, O Que é Linfonodo, Linfonodos Aumentados No Pescoço, Linfonodomegalia, Linfonodomegalias, O Que é Linfonodomegalia, Linfonodo No Pescoço, Inchaço No Pescoço, Gânglios Inchados, Onde Ficam Os Linfonodos, Gânglios Linfáticos Inchados

O Dr. Perini orienta que é preciso estar atento “especialmente quando outros sintomas estão acompanhando, como perda de peso e sudorese noturna. Linfonodos que permanecem por mais de 30 dias também devem ser avaliados. ”

Nesses casos, a especialidade médica que deve ser procurada é o hematologista, esses profissionais são responsáveis por tratar de questões relacionadas ao sangue e também órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos.

Já os linfonodos aumentados por conta de infecções, normalmente, são dolorosos, localizados, têm menos de 2 cm e superfície lisa.

“A avaliação do linfonodo se baseia no histórico clínico e exame físico. Com o exame clínico, o médico pensa nas principais causas desse aumento. Geralmente, iniciamos a avaliação com exames de sangue, por exemplo sorologias. Caso não identificada a causa, a biópsia serve para realizar o diagnóstico”, conclui o Dr. Guilherme Perini.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
45 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Excelente explicação

Meu marido tem linfonodos flexiveis e macios nos dois lados da virilha, ele também tem um caroço macio no abdômen e 2 no pescoço (que eu nao sei se é um linfonodo pois é mais macio do que os da virilha) desde a infância, ele tem 29 anos. Ele não sente febre, nem sudorese noturna nem os outros sintomas que indiquem linfoma Tem risco de ser algo mais sério?

Pergunto porquê pesquisando vi que esses caroços presentes há tantos anos assim não tem risco de ser linfoma. É certo dizer isso?

eu também tenho a mais de 6 anos, eu sou muito paranoico, poderia me falar se seu marido está bem? Tenho pavor a hospital!

Como cuidar um linfonodo infartado por mononucleose?

Olá. Boa noite!
Desde dezembro que sinto um caroço macio, móvel, redondo e pequeno na axila bem próximo do peito esquerdo, fiz uma ultrassom e consulta com clínico geral e mastologista e ambus disseram pra não me preocupar pois é um linfonodo. Porém, já tem quase um ano que ele apareceu e as vezes sinto umas pontadas e dor no local ( não nele em específico) mas é uma dor localizada. Estou com medo, oq faço?

Boa noite! Fiz exame de ultrassom e foi detectado linfonodo de aspecto habitual localizado na região pericarotidea infra mandibular direita medindo 15 x 10 x 6. Ja estou com isso a 5 meses. Devo procurar um hemato? Onde vcs poderiam me indicar? Obrigado!!

Boa noite! Eu fiz um hemograma e deu tudo normal, especialmente os LINFÓCITOS. Somente o TSH que estava um pouco acima do normal 5, 86 Ui/mL sendo que o limite é de 0,38 a 5,33 Ui/mL para adultos. Tenho 43 anos. Algumas vezes o que sinto é tontura. No local do linfonodo nao sinto nada. Nao arde, nao coça, nem dói.

É normal quem tem caroços aumentados e com sintomas de febre e perda de peso melhorar depois de tirar os caroços. No caso foram três no pescoço.

Boa tarde!!!!
Tenho um linfonodo no pescoço a quase 2 anos,já fiz duas ultras é os médicos falam pra não se preocupar,só acompanhar.
Mesmo assim tenho receio

Minha filha teve um cancer na tireoide onde foi feita a retira e a biopsia veio como cancer maligno ..ela tinha 11 anos faz acompanhamento hoje com 13 anos apareceu dois linfodonos medindo 2.4 …tem ja tres meses estamos fazendo acompanhamento mensal….mas agora apareceu mais linfonodonos na região cervical…o que pode ser isso…estou preocupada…os médicos acham de fazer a pulsão..mas a primeira vez antes da cirurgia foi feita essa pulsão mas dava como benigno e no final era maligno….tenho medo de deixar esses linfonodonos e acontecer de resultar em cancer de novo….o que devo fazer

Bom dia!! Estou com 2 carcinomas infiltrante na mama direita no QSL sendo o maior 1,2 x 0,9 e o menor 0,7×0,4 cm bem próximos um do outro, porém também apareceu na ultra linfonodomegalia na axila 2,7 x 1,0cm e isso me preocupou muito. Eu estou com uma inflamação na unha (unheiro) a alguns meses na mão direita a qual já estou tratando. A minha preocupação é que esse linfonodo esteja comprometido devido estar tão grande. A minha cirurgia já está marcada mas gostaria de ouvir opinião a respeito.

Estou com vários linfonodos na região cervical e na axila esquerda, fiz tomografia que apresentou alteração em 3 , todos sem hilo e com alterações morfológicas. Passei pela oncologista e estamos aguardado o dia da biópsia. Tenho uma coceira na cabeça que me deixa louca. Tenho a doença de Cowden.

Bom dia, meu filho fez cirurgia de amígdalas + adenoide. Isso tem have com aumento dos linfonodos toda vez que ele tem uma infeção como exemplo ( dengue) ?

Estou com o Ganglio/Ingua esquerda, atrás da orelha inchando bastante ( quase do tamanho de um ovo de galinha ) e doendo, após qualquer alimentação, oque poder ser ? Esta desinchando pouco e volta a inchar

Olá me chamo gabriel tenho 18 anos é estou com problemas dentarios que necessita de canal uma fratura no dente com carie é a polpa exposta vou fazer canal ou extrair o dente 2 dentes na boca estão assim acho que e um abcesso dentario pois sai um pus amarelo dentro do dente pouquinho tenho 3 linfonondos moles e pequenos embaixo da mandibula é um pequeno atrás do pescoço lode estar relacionado ao meu problema nos meus dentes vou ao dentista

Fiz a tireoidectomia total em jan/2021, por conta de 7 nódulos, sendo que após o exame histopatolovico descobri que era carcinoma folicular! Ao realizar o ultrassom visualizaram um linfonodo em nível 3, medindo1,1 cm com ecogenicidade diminuída e sem hilo evidente, com aspecto infiltrado em face cervical esquerda
Devo me preocupar? Qual especialista procurar?

Olá, boa noite!

Estou a um mês com um caroço duro, indolor e imóvel de 1,4 x 1,1 x 0,3 cm, tenho 21 anos, fui a dermatologista ela disse que parecia normal mas receitou um ultrassom só para confirmar e na ultrassom deu como linfonodos habituais. Queria saber se é normal ficar tanto tempo assim o linfonodo? ele continua do mesmo tamanho desde o começo.

Muito obrigado!

Olá ,meu companheiro está com linfonodos cervicais alterados a 34 dias ele diz que sente eles darem puxoens por dentro e esquentam o local , já fizemos exames de sangue e sorologia e deu reagente a ( citomegalovirus IGG ), na ultrassonografia mostra 2 linfonodos maiores do lado esquerdo ( esse são palpáveis e outros menores do lado direito … ao tomar amoxicilina + clavulanato de potássio, os linfonodos reduziram significativamente após os 10 dias solicitados pelo médico no então logo após voltou a inchar , é normal ou devemos nos preocupar ?

Oi
Eu estou com um linfonodo na região supra clavicular direito que não doi, e tenho outras de menor tamanho tambem no pescoço, axilas e virilha
Ja estou com 3 semanas com o linfonodo
Devo me preocupar?
Tem muitas chances de ser cancer?

Em 2020 que senti o primeiro nódulo, mas fiquei despreocupado já que a dermatologista disse que poderia ser espinha interna. Poucos dias atrás, entretanto, percebi outros nódulos no pescoço, ele é móvel, indolor e sinto coceira no corpo. Não sei se a coceira tem relação com o nódulo, pois lembro que comecei a sentir após a vacina de COVID (tem mais de 3 semanas que vacinei com a segunda dose). Fui recentemente no médico e o clínico geral passou o exame de sangue e ultrassom. Em resumo, no ultrassom constou o seguinte: “Linfonodos cervicais discretamente aumentados nas cadeias jugulocarotídeas, de provável natureza reacional/inflamatória. Glândula tireoide sem alterações ecográficas. Diminutos nódulos subcutâneos submentonianos, que podem
corresponder a linfonodos discretamente aumentados ou cistos sebáceos.”. Em relação ao exame de sangue, que também está em anexo, tudo está ok, não há Linfocitos Atipicos, o colesterol está dentro dos padrões e o TSH também. Será que é necessário consultar o oncologista? Existe risco de ser câncer?

Olá, estou bem e você?
Agradeço a resposta.
O meu comentário não ficou tão claro. Vou tentar esclarecer melhor.
Eu tive o nódulo em 2020 e em agosto de 2021 vacinei com as duas doses, gerando a coceira. De fato ela passou no período normal. Ocorre que semana passada senti outros nódulos e um tempo depois a coceira no corpo todo voltou. A coceira passou quase totalmente quando tomei o xarope Polaramine e alguns nódulos diminuíram, mas outros permanecem. Penso que seja reação alérgica mesmo, já que os exames não deram em nada. Acha isso também?

Estou com linfonodos no pescoço já tem uns dois anos, fiz uma ultrassonografia assim que senti esses caroços, deu linfonodos reacionais, fui na infectologista e ela passou vários exames de sangue e não deu nada, repeti o exame de hiv 3 vezes em 6 e 6. Meses e deram negativo, e os linfonodos continuam inchados e a cada dia a dor piora, não sei mais oque fazer, já fui em vários médicos e nadaaa, tenho crises de ansiedade por conta disso, e tmb minha garganta inflama com muita frequência, sinto dor atrás dos olhos, penso que pode ser hiv mesmo os exames dando negativo, mas fico com isso na minha cabeça..

Boa noite , fiz uma ultrassom da axila que deu uma linfonodomegalia axilar , que apareceu já mais de seis meses e o resultado da primeira ultrassom era somente características benignas e habituais , mas ele estava grande então a minha mastologista pediu a biópsia , e dois meses depois no exame da biópsia o linfonodo já estava com características não habituais , 1,6 cm de distância da pele e cortex de 0,47 cm ,maior que hilo , então o médico me deu categoria birrds 4a, agora aguardo o resultado desta biópsia!!, Estou apreensiva , mas confiante! , seja o que for vai dar tudo certo!!

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top