Diferenças entre o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin
Última atualização em 18 de março de 2022
Conhecer os subtipos deste câncer é importante para estar ciente de todas as questões do tratamento
Mas, você deve estar se perguntando: o que é o linfoma? Aliás, dizemos “linfoma” como se fosse um único tipo de câncer, mas, na verdade, ele é dividido em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). E cada um deles é dividido em diferentes subtipos, que se comportam de maneiras distintas – somente o LNH tem mais de 40 subgrupos
Então, qual a diferença entre o LH e o LNH?
A primeira diferença é que nem todas as células do linfoma de Hodgkin são malignas.
O Dr. Jacques Tabacof, especialista em linfomas do Centro Paulista de Oncologia, explica que no LNH a maioria das células do câncer são sim malignas.
Já no LH, existem células saudáveis de defesa envolvidas também, mas elas estão “desligadas”.
“As células cancerosas do linfoma produzem substâncias que inibem o funcionamento dessas células de defesa. Então as células saudáveis ficam acumuladas ao redor das células malignas, mas por não estarem funcionando, não conseguem combater o linfoma”, explica o médico.
Quem tem mais chance de desenvolver qual linfoma?
Apesar da doença ter a possibilidade de aparecer em pessoas de qualquer idade, o LH é mais diagnosticado em pacientes jovens de 20 a 40 anos. Em comparação, nos últimos 25 anos, o LNH tem sido mais encontrado em pessoas com mais de 60 anos.
59% dos pacientes de LH são homens e 41% em mulheres. No LNH, os homens representam 51% dos casos e as mulheres 49% e ele é o tipo mais comum.
Em quanto tempo o desenvolvimento do câncer acontece?
O tempo varia conforme as características da célula cancerosa. Por isso, é importante realizar exames de rotina
Qual é o linfoma mais grave?
É difícil falar qual linfoma é mais grave. A gravidade do câncer vai depender de vários fatores, como o momento em que ele foi diagnosticado. Se for um diagnóstico precoce, é muito mais provável que o câncer seja fácil de ser tratado. Da mesma forma que se for tardio, o prognóstico da doença pode ser mais complicado.
Além disso, existe a questão da resistência das células cancerosas ao tratamento. O LH apresenta alto índice de cura com quimioterapia de primeira linha. Ou seja, logo no primeiro tipo de tratamento que o paciente faz, ele tem muita chance de já se curar. Segundo o Dr. Jacques, isso acontece porque “os linfomas de Hodgkin, em geral, são mais sensíveis à quimioterapia”.
Já os LNH, como dito anteriormente, é um grupo constituído com muitos tipos de linfomas e alguns deles são mais resistes aos tratamentos. Isso pode fazer ser necessário partir para uma segunda opção de terapia, o chamado tratamento de segunda linha.
Diferença entre os sintomas linfoma Hodgkin e não-Hodgkin
Não, os sintomas são os mesmos independente se for LH ou LNH!
O mais comum é o aumento dos linfonodos, ou seja, os inchaços, “caroços” ou ínguas no pescoço, axila e virilha, principalmente. Além disso, a pessoa pode apresentar coceira, febre, perda de peso e o baço e o fígado podem aumentar de tamanho.
O médico conta que “áreas de gânglios linfáticos mais internas, como tórax e abdômen também são frequentemente acometidas, mas o paciente pode não sentir alterações.
Assim como alguns casos podem causar alterações em pele, ossos e aparelho digestivo”.
Linfoma infantil: tudo que você precisa saber
Apesar de ser o terceiro câncer mais comum nessa faixa etária, apresenta ótimas taxas de cura Em 15 de setembro…
Como saber a diferença entre linfoma Hodgkin e não-Hodgkin?
Os sintomas são os mesmos e apalpando os caroços não é possível sentir uma diferença, como fazer então?
Somente após realizar uma biópsia da área afetada o médico estará apto a dizer se o linfoma é de Hodgkin ou não-Hodgkin.
Diferença entre linfoma Hodgkin e não-Hodgkin em relação ao tratamento
O Dr. Tabacof explica que podem ser usadas combinações de drogas quimioterápicas e radioterapia em todos os tipos de linfomas.
“Nos linfomas B CD20, LNH positivos associamos o anticorpo Rituximabe. Assim como nos casos de LH às vezes precisamos associar o brentuximabe que é um anticorpo anti-CD30”, conta ele.
Mas, novamente, saber qual o subtipo é fundamental, para entender quais as melhores escolhas de tratamento.
O transplante de medula óssea é uma opção para os dois tipos de linfoma?
Sim! O transplante de medula óssea autólogo pode ser feito tanto para o LH quanto para o LNH que recidivam ou não respondem bem ao tratamento inicial.
O transplante alogênico é uma opção, mas é bem mais raro. Ele só é feito quando acontece uma recidiva após o autólogo.
Linfomas não-Hodgkin agressivos versus indolentes
Apesar de fazerem parte do mesmo grupo de cânceres, esses dois tipos de doenças, e seus tratamentos, são totalmente diferentes
Linfoma de Burkitt x linfoma linfoblástico x grandes células
Esses são três dos subtipos de linfoma não-Hodgkin. O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento. Dessa forma, necessitam de tratamentos bastante intensivos e normalmente são administrados com o paciente internado.
“O linfoma de grandes células é menos agressivo e pode ser tratado com quimioterapia ambulatorial”, encerra o Dr. Jacques Tabacof
Em 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre os Linfomas. Esse câncer acomete mais de 12 mil pessoas por ano no Brasil e diagnosticá-lo precocemente é fundamental! Por este motivo, a Abrale criou a campanha #SeToque, que objetiva levar informação sobre os principais sintomas da doença para toda a população.
Texto bem explicativo. Após sua leitura passei a conhecer e entender o câncer no sistema linfático. Muito agradecida.
Olá, Márcia, tudo bem?
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo! Caso você deseje, temos outros textos explicativos sobre os linfomas.
Nós que agradecemos!
Abraços
Oi fiz uma mamografia reapareceu um linfoma na axila esquerda a médica pediu uma ultasonografia para ter imagens e normal aparecer linfomas s
Olá, Maria Cristina, como vai?
Como não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, não temos médicos disponíveis para responder os comentários, não temos acesso aos seus exames e não conseguimos fazer uma avaliação física, não podemos oferecer um diagnóstico. Pedimos para que a senhora realize o exame solicitado e, em seguida, caso a médica tenha dificuldades em chegar a um diagnóstico, sugerimos que procure um hematologista, que é o médico responsável por cuidar de questões relacionadas ao sangue e órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos.
Abraços!
Olá, eu tô com uma íngua no pescoço duas na nuca inchaço na virilha e perto da clavícula apareceu um o do pescoço não dói mas o restante sim as ínguas não parecem ter crescido eu estou com linfoma? Vale ressaltar que eu n tenho certeza pq eu n tô suando muito com falta de apitite mas eu estou desesperado pode dizer com isso se é um linfoma?
Olá, Daniel, tudo bem?
Há quanto tempo o senhor está com esses nódulos? O senhor está apresentando coceira pelo corpo?
Os linfonodos inchados podem ter vários significados e só é possível saber com certeza o que eles são após realizar alguns exames!
Recomendamos que você se consulte com um médico seu de confiança para que ele avalie o senhor e faça pedido dos exames que achar necessário.
Caso precise de ajuda, o nosso Apoio ao Paciente está à disposição por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973
Abraços
Descobriu oq era?
Perdi meu filho a dois meses com linfoma de hogdkin,o dele começou com um nódulo no braço direito depois de uma câimbra no.musuculo do braço direito,e isso foi crescendo levamos seis meses pra descobrir que era câncer depois de fazer a biópsia, abriu se uma lesão enorme,meu filho tinha 26 anos,foram várias tentativas de tratamento, quimioterapia,a tal da drag,nada resolveu, amputou se o braço, antes disso fez fez transfusões de sangue ,40 dias internados,me enchia de esperança,só esperou passar o natal e o ano novo,ele já não queria mais nada comer,tomar banho do ficar deitado, fizemos aquele exame que se chama pet escam,a metade do corpo do lado direito já estava todo tomado chegando no pulmão,ele morreu no 4 janeiro essa doença ela humilha, mutila e mata sem piedade
Olá, Rosiane.
Sentimos muito pelo seu filho e agradecemos por compartilhar sua história!
Estamos à disposição para o que a senhora, ou sua família, precisarem. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973.
Abraços
Me doeu muito ver esse comentário ?.
Perder um filho tão novo… Meus sentimentos, nem há palavras ..
Eu tive LH em 2010. E corremos muito porque já estava grande a massa no mediastino e nódulos no pescoço. Não é fácil descobrir. Mas os médicos precisam estar mais atentos pra que os diagnósticos saiam mais rapidamente.Eu fui em dois que mandaram pra casa sem investigar. Ainda bem que um pneumologista mto bom já encaminhou pra tomografia.
Olá, Dany, como vai?
Infelizmente, ainda hoje, isso acontece bastante. Não é incomum encontrarmos pacientes que demoraram para conseguir seu diagnóstico ☹️
Por isso, uma das frentes de trabalho da Abrale é levar informação para a população geral e para os médicos, para que todos saibam da existência do linfoma, consigam suspeitar e, no caso dos profissionais de saúde, possam fazer um diagnóstico precoce!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Oi gente eu tenho 2 caroços um de cada lado da virilha no começo eu achava que era uma ingua mas daí não sumiu ela tem um tempo que abaixa e tem tempo que ela cresce mas mesmo assim quando eu passo a mão sobre o local eu sinto o caroço em baixo da pele ele é um pouco duro e doi quando aperto. Tô com isso há messes e não sei se pode ser isso. Tô desesperada. Vocês acha que pode ser isso? ?
Oi, Raquel, tudo bem?
Os gânglios inchados podem ser uma reação do corpo a uma infeção, mas, normalmente, nesses casos, eles diminuem dentro de quatro semanas. Por isso, recomendamos que a senhora busque um clínico geral para realizar alguns exames e descobrir o porquê desses caroços terem se desenvolvidos.
Abraços!
Bom dia, meu nome é Adriana fui diagnosticada com lindona não Hodgkin aparentemente o meu está só na pele, faço controle de 6 em 6meses.Gostaria de saber que alimentos não posso comer de maneira nenhuma e que alimentos me ajudam a tornar meu sistema imunológico mais forte. Estou sem contato com minha médica por causa do covid 19. Normalmente faço uso de limão em jejum, açafrão. Gostaria de saber se esses alimentos realmente ajudam?
Olá, Adriana, tudo bem?
Os medicamentos que não são recomendados que a senhora coma são os mesmos que a sua médica orientou no início do tratamento, isso não muda devido ao covid-19. Não existem alimentos que sozinhos consigam aumentar o seu sistema imunológico, é necessário ter uma série de hábitos de forma contínua para que eles tenham algum efeito na imunidade!
Temos uma matéria que fala sobre alguns hábitos que podem ajudar! A senhora pode acessá-la por aqui .
Ressaltamos que apesar de poderem fortalecer o sistema imunológico, esses métodos não são considerados como uma cura ou impedem totalmente que se contraia o covid-19.
Abraços!
Obrigada pelo esclarecimento!
Olá! Recentemente eu tive sifilis primária e tomei a medicação indicada pelo infectologista – duas doses de benzetacil. Há dois meses sinto dois caroços (um de cada lado da virilha). Gostaria de saber se isso tem a ver com a sifilis ou se é algo pior. Estou com medo e no momento não posso ir a uma consulta, pois estamos todos de quarentena. Muito obrigado
Olá, João, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso não podemos te passar muitas informações sobre o seu quadro. Pelo o que pesquisamos, é possível sim que esses linfonodos aumentados estejam relacionados a sífilis. Fique de olho para ver se eles não aumentam de tamanho ou em quantidade e caso outros sintomas apareçam, procure um pronto socorro.
O ideal, é que o senhor marque uma consulta com o infectologista que te diagnosticou assim que a quarentena acabar para ele analisar se está tudo bem!
Abraços
ola, me chamo Thais e tenho 30 anos, recebi meu diagnostico da biopsia e o resultado resulta em INFILTRAÇÃO POR LINFOMA DE ALTO GRAU, COM UMA obs.. e necessário o exame imuno histoquímico para completa elucidação diagnostica… o que posso ser isso.? estou bastante preocupada…. por favor me de uma luz, pois não consigo entender o que significa tudo isso…
Olá, Thais, tudo bem?
Peço para que você entre em contato com o Apoio ao Paciente da Abrale para que nós possamos conversar melhor! Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973
Abraços!
O meu também foi assim, linfoma hodingkim de alto grau, fiz cirurgia era maligno, fiz quimioterapia e radioterapia, consegui a cura. Te desejo que se cure. Tenha fé e seja forte. Abraço.
Olá, Patrícia, como vai?
Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco e com os outros pacientes ?
A senhora já conhece o trabalho da Abrale?
Nós somos uma ONG que auxilia pacientes e familiares de pacientes com algumas doenças hematológicas, como os linfomas, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Tenho um caraço atrás da orelha(um dedo e meio), 1cm de largura e 0,5 cm de altura. Apareceu essa semana, não sinto dor, só descobri ele pela minha mãe, que o notou. Devo me preocupar muito? Tenho bastante espinha na orelha…
Olá, Vinícius, tudo bem?
Os linfonodos aumentados podem acontecer devido a várias situações que o corpo está enfrentando, como uma infecção. É importante que você fique de olho para ver se algum outro sintoma se desenvolve, como febre ou o caroço aumente de tamanho ou quantidade. Nesse caso, dependendo da intensidade dos sintomas, recomendamos que procure um médico!
Caso nenhum outro sintoma se desenvolva, mas esse caroço não desapareça dentro de quatro/cinco semanas, também é importante que você busque um médico.
Abraços!
Obrigado pelo carinho! O caraço já está sumindo, não venho acompanhado de outros sintomas.
Olá, Boa noite! Percebi um caroço logo abaixo da mandíbula a 7 dias atrás, porém, sem nenhum outro sintoma. Consultando minha médica, ela pediu uma ultrassom, que teve como impressão diagnóstica “sinais sugestivos linfonodos cervicais bilaterais de aspecto reativo”, com 5 linfonodos de aspecto aumentado (1,1 x 0,7 cm foi o maior medido). Depois disso, ela solicitou um hemograma, no qual deu alteração para mais em leucócitos (11.170 mm3), segmentados (7.137,63 mm3), hemossedimentação (64 mm 1ª hora) e PCR (1,24 mg/L). Ela prescreveu um antibiótico que tomo a 48 h, porém sem melhora no inchasso dos linfonodos. Devo me preocupar? Caso eles não desinchem, devo procurar qual especialidade médica?
Olá, Hannerole, como vai?
O motivo principal dos linfonodos aumentarem é o corpo estar combatendo uma infecção e, pelo o que pudemos perceber da sua descrição, é o seu caso.
Os linfonodos devem diminuir em até 4 semanas após a infecção estar curada, caso eles não diminuam, recomendamos que a senhora volte na médica que prescreveu o antibiótico para que ela faça uma análise.
Abraços!
Boa tarde, eu estou com linfoma de Hodgkin já a 5 anos faço quimioterapia mas sempre volta o que eu faço para curar difinitivamente
Olá, Carcelina, tudo bem?
Depende muito das características do seu linfoma e do tipo de quimioterapia que já foi feito anteriormente!
Vou encaminhar o seu e-mail para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente consiga conversar melhor, entender essas questões e vermos como conseguimos te auxiliar.
Abraços!
Boa noite, tenho um filho de 4 anos e a algum tempo tenho notado um caroço no pescoço dele,que na9 diminui,tem dois dois lado dos pescoço, fico preocupada e a9 mesmo tempo com medo de levá-lo a9 pediatra….gostaria de saber a opinião de vcs. Obrigada.
Olá, Adriana, tudo bem?
O seu filho apresenta algum outro sintoma além dos caroços?
Os linfonodos aumentados podem ter vários significados, o mais comum é eles aparecerem quando o corpo está enfrentando uma infecção! Nesses casos, eles costumam desaparecer depois de 4 semanas da infecção já estar curada.
Orientamos que a senhora leve seu filho para o pediatra para fazer alguns exames e identificar o que pode estar causando esse sintoma. É possível que não seja nada demais, porém, mesmo se for apenas uma infecção, é muito importante que ele realize o tratamento adequado para o quadro não piorar.
Abraços!
Boa tarde, o dele já tem mais de 6 meses,marquei um pediatra. Obrigada pela atenção.
Boa tarde Adriana, sei que faz tempo, mas qual era o motivo dos ganglios inchados?
Olá, Leonardo, como vai?
O senhor está com os linfonodos aumentados? Nós temos uma matéria que explica os principais motivos que podem causar esse sintoma! Vamos deixar o link para esse conteúdo a seguir, pois acreditamos que pode te ajudar bastante ?
Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Qualquer dúvida, ficamos à disposição.
Abraços!
Olá.eatou com iguais em cadas axilas as.vezes.doem.incomoda as.vezes não é uma.nas.veririlhas.tbm.doem.so.as.vezes.twm uns.3 meses.ja mas não é alimentada só sinto que e ingua porque doem as.vezzes percebo que.to.tossindo mas que antes sempre.achei que.fosse.tosse alérgica mas percebo que.fico bem.cansada quando ando rápido e tosse e.maior que.podera.ser estou bem.preocupada porque fiz mamografia e apareceu linfomas
Olá, Edna, tudo bem?
O aumento dos linfonodos pode acontecer por diversos motivos, é preciso investigar mais e fazer alguns exames para identificar o que pode estar acontecendo.
Leve o resultado da mamografia que a senhora fez para o médico que solicitou esse exame para que ele possa avaliar o laudo, verificar se é necessário realizar algum outro teste e identificar o que está acontecendo com a senhora!
Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!
Abraços!
Bom dia!
Notei por acaso que tenho um carocinho interno atrás da orelha, em cima osso, há mais de um ano. E até hoje não sumiu e também não cresceu. Aparentemente tem 0,5 cm, parece ser de “silicone” quando se apalpa, não é visível, e não dói. Esses dias ando me sentindo muito cansada e com coceiras no corpo tbm.
Tentei marcar consulta com o clínico geral no postinho da minha cidade, mas infelizmente está com a agenda fechada até o ano que vem. Passo com um otorrino em um AME por causa da rinite, ele é capaz de diagnosticar? E é possível ter um linfonodo aumentado e ser benigno?
Olá, Rosy, como vai?
O otorrino pode analisar esse carocinho e avaliar se ele possui alguma característica suspeita ou não. Os linfonodos aumentados podem acontecer por diversas razões, a maioria é benigna, mas mesmo assim é importante investigar para ver o que está acontecendo.
A senhora conseguiu marcar uma consulta com o clínico geral? Caso precise de alguma ajuda, o Apoio ao Paciente está à disposição nos telefones 11 3149-5190 | 0800-773-9973
Abraços!
Olá, bom dia
Um dia quando cheguei dos 5Km que faço correndo, senti um incomodo muito grande na axila, ao ponto de não conseguir fechar o braço. A dor persistiu por 3 dias, diminuindo de grau, até que não doía mais, porém notei desde o primeiro dia que existia um nódulo na região da dor, que não existia antes. Um mês depois ele ainda está aqui, alguns dias atrás ao fazer a barba notei um no queixo que tb teve o mesmo processo, 3 dias bem doloridos e agora ele parou de doer, mas ainda está presente. Estou bem apreensivo. Vocês poderiam me dar alguma informação sobre?
Olá, Abdias, como vai?
O caroço que o senhor mencionou é o linfonodo, responsável por evitar que partículas estranhas entrem no sistema circulatório, que aumentou de tamanho. O motivo mais comum para isso acontecer é quando o corpo está enfrentando alguma infecção e, como resposta, há esse aumento. Normalmente, eles voltam ao tamanho normal depois de quatro semanas da infecção ter sido curada.
Porém, o aumento dos linfonodos pode acontecer por diversos outros motivos e só é possível identificar exatamente qual é o motivo correto ao realizar alguns exames.
Recomendamos que o senhor procure um médico, de preferência um hematologista, para fazer esses testes e descobrir o que está acontecendo!
Se o senhor quiser nos procurar para contar o resultado dos seus exames, ficaremos no aguardo!
Abraços!
Minha filha teve linfoma de burkitt aos 19 anos,internada já prestes a morrer.. conseguimos vencer o burkitt, 8 blocos de quimio separados em bloco A e bloco B,9 meses internada dos quais 10 dias foram na UTI,perdeu 15 kg,tivemos q ensina-los a andar,sentar e levantar,mas hj está curada e aos 27 anos é advogada,agradeço a equipe q nos ajudou a vencer o burkitt, a Deus é aos anjos de Deus!
Olá, Rita, como vai?
Agradecemos imensamente por compartilhar a história da sua filha com a gente! Ficamos extremamente felizes em saber que ela se curou e está bem!
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que presta auxílio a familiares, cuidadores, pacientes e ex-pacientes de doenças hematológicas, como o linfoma de Burkitt, por meio de serviços totalmente gratuitos. Nós oferecemos Apoio Psicológico, Jurídico e ao Paciente, onde temos uma equipe para esclarecer duvidas gerais sobre qualidade de vida, nutrição e afins. Estou encaminhando o seu contato para o Apoio ao Paciente para que a gente possa ter um contato mais próximo caso a senhora precise de nós para qualquer coisa! Dentro de alguns dias, você deverá receber e-mail explicando melhor sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição!
Abraços
Minha filha tem LLA3 de bukett e já no primeiro tratamento já teve a cura isso e.muito bom ?? Tem chances dele voltar ??
Olá, Flávia, como vai?
Estamos muito felizes em saber dos resultados!!
Os pacientes que tem entre 0 e 19 anos costumam responder muito bem aos tratamentos e alcançam a remissão completa (quando a doença não dá nenhum sinal dentro de 5 anos). Porém, é muito importante que ela faça o acompanhamento com o oncologista corretamente para, caso a doença volte, o tratamento poder ser iniciado o mais rápido o possível.
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue por meio de vários serviços gratuitos, como Apoio ao Paciente, Apoio Psicológico e Apoio Jurídico. Estou encaminhando o seu contato para a equipe do Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso explicando melhor sobre os nossos serviços e nos colocando à disposição para o que precisarem!
Abraços
Olá, bom dia!
Estou preocupada pois só agora fiz a pesquisa sobre o assunto ( linfomas ), pois percebi que o caroço no meu pescoço voltou a aparecer. O que em outubro/2019 pensei que fosse CAXUMBA agora está maior e dificulta até pra engolir a própria saliva. Estou tendo febre e dores fortes por todo o corpo. Existe tbm caroços na região pélvica. Um desconforto horrível com inchaços nas mãos, pescoço e olhos. Muita coceira como se fosse uma alergia nos olhos e nariz. Que sensação horrível até dificulta a respiração com cansaço e muita fadiga. As vezes penso q as feridas na boca seja por causa da febre sempre a noite, mesmo passando pelo desconforto intestinal. Porém sinto calafrios durante o dia. O que fazer em meio a toda esta PANDEMIA ?
Olá, Sandra, como vai?
Esses caroços que a senhora está relatando são os linfonodos que aumentaram de tamanho. Isso pode acontecer por diversos motivos, tanto benignos quanto malignos, por isso, é importante investigá-los.
Recomendamos que, mesmo com a pandemia, a senhora procure um hematologista ( médico responsável por cuidar de questões do sangue e de órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos) para realizar alguns exames e descobrir o que pode estar acontecendo. O ideal é que a senhora faça isso o mais rápido possível, já que os primeiros caroços apareceram há um ano.
Caso a senhora encontre algum problema em marcar esse especialista, pode ligar para o Apoio ao Paciente da Abrale que vamos te ajudar! Nossos telefones são 11 3149-5190 | 0800-773-9973!
Abraços!
Estou tendo o mesmo caso . Vou fazer uma utrasom segunda . Mas começou pelo olho , o médico disse e uma conjuntivite bacteriana .passou remédio é já faz 1 mês e nada . Aí fiz vários exames de sangue que seu negativo para turberculose granglionar.que já foi oq ele estava pensando que fosse , devido ao inchaço dos gânglios . Deu negativo.
Agora passou uma ultra-som dos linfoma .
Olá, Mariana, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que linfoma é o nome da doença que acomete os linfonodos, órgão que será avaliado no ultrassom solicitado.
Assim que o resultado do ultrassom dos linfonodos sair, recomendamos que a senhora procure um(a) hematologista ( médico responsável por cuidar de questões do sangue e de órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos) para o(a) especialista possa avaliar os exames já realizados, analisar se é preciso fazer mais algum e chegar a um diagnóstico!
Caso a senhora encontre algum problema em marcar esse especialista, pode ligar para o Apoio ao Paciente da Abrale que vamos te ajudar! Nossos telefones são 11 3149-5190 | 0800-773-9973!
Abraços!
Ola me ajudem estou com vários linfonodos aumentado pescoço braço, mandíbula agora estou com dor no ombro lado esquerdo a minha garganta doi todos os dias isso já dura 6 meses estou com coceira no corpo e muito cansada será q e linfoma?
Olá, Cristiane, como vai?
Os sintomas que a senhora relatou vão ao encontro dos sintomas de linfoma, porém como não temos como realizar um exame físico ou pedir para a senhora realizar exames, não podemos oferecer um diagnóstico.
Recomendamos que a senhora procure um hematologista para realizar alguns testes e identificar o que está causando esses sintomas.
Caso tenha dificuldade para marcar esse especialista, ligue para o Apoio ao Paciente da Abrale que nós te ajudamos! Nossos telefones são 11 3149-5190 | 0800-773-9973!
Abraços!
Oi boa noite!!! Minha filha teve linfoma de hodkin a um ano, o caroço surgiu no pescoço do lado direito , recentemente apareceu outro caroço do lado esquerdo isso pode ser que doença voltou?
Olá, Euzete, como vai?
Os caroços são os linfonodos que aumentaram de tamanho. Normalmente, isso pode acontecer por diversos motivos, mas, como a sua filha tem histórico de linfoma, recomendamos que procurem o médico que acompanhou o tratamento dela o mais rápido possível para analisar se tem alguma relação com o linfoma.
A senhora e sua filha já conhecem a Abrale? Nós somos uma ONG que ajuda pacientes com alguns tipos de cânceres, como o linfoma, por meio de serviços gratuitos. Eu estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao paciente e, dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que precisarem! Pedimos para que fique atenta no endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário.
Abraços!
Em 2004 fui acometido pelo LNH. Como um período de 17 anos se passou, sem reincidiva, pós quimioterapia, tenho duvidas se devo realizar avaliações periódicas?
Olá, Djalma, como vai?
O ideal é que o senhor converse com o onco-hematologista que acompanhou o seu tratamento para verificar se há a necessidade de fazer avaliações e qual deve ser a periodicidade entre elas. É provável que ele solicite para o senhor consultá-lo de tempos em tempos para garantir que o senhor continua bem, mas essas visitas devem ter menos frequência que as visitas logo após o fim do tratamento.
Abraços!
Oi bom dia estou com um inchaço no pescosço apareceu apos sentir dores por um longo periodo nao existe caroço apenas inchaço e ainda sinto dor nos ombros nao fui ao medico ainda vale ressaltar que antes dessas dores sentia muita coceiras nas pernas apos o banho será se estou com essa doênça horrivel meu Deus me ajude.
Olá, Adenilson, como vai?
Pedimos para que o senhor procure um médico para realizar alguns exames e verificar o que pode estar acontecendo. Os sintomas que o senhor mencionou podem estar relacionado com diversas doenças, tanto benignas, quanto malignas. Por isso, é importante investigar para identificar o porquê do surgimento desses sinais.
Abraços!
Acheu o texto muito bem explicado, meu amigo estava com um caroço no pescoço, cresceu muito e estávamos aguardando os exames e resultados. Esta semana foi diagnósticado com linfoma de Hodgkin, estamos todos preocupados, o nódulo esta bem grande, não sabemos ainda o estágio. Vcs tem uma porcentagem média de chances de cura? Ele tem 23 anos
Olá, Brenda, como vai?
Ficamos felizes em saber que o nosso conteúdo te ajudou!
As chances de cura dependem de diversos fatores, como subtipo da doença (principalmente se é agressiva), condições do paciente e estadiamento. Mas, atualmente, existem diversos tratamentos disponíveis que podem levar à remissão da doença!
Temos algumas matérias que acreditamos que podem auxiliar a senhora e seu amigo neste momento:
Manual de Linfoma de Hodgkin
Vocês já conhecem o trabalho da Abrale? Somos uma associação que auxilia pacientes com cânceres hematológicos, por meio de diversos serviços gratuitos, como Apoio ao Paciente, Apoio Psicológico e Jurídico! Caso tenham interesse em conhecer nosso trabalho, ou precisem de qualquer ajuda, estamos à disposição! Podem entrar em contato conosco por meio dos telefones 11 3149-5190 e 0800-773-9973, e-mail ( [email protected] ) ou formulário https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
[email protected]
Olá, Mirian, como vai?
Como podemos te auxiliar?
Abraços!
Minha mae estava com inchaco no pescoco falta de ar apetite e muita tosse ja esta sendo feita a biopsia sera que seria em grau avancado ja ? Ela comecou com esses sintomas a 15 dias o inchaco no rosto e pescoço porem ninguem numca diagnosticou 7 dias na upa tomando soro pois havia baixado o sodio no sangue depois que repôs sodio ela ficou inchada , depois fez exames e constou umas manchas no sistema linfatico ai agora ira para biopsia ..me ajudem por favor
Olá, Luan, como vai?
É preciso esperar o resultado da biópsia para confirmar se é ou não um linfoma, uma vez que esses sintomas são comuns a diversas doenças. Se for um linfoma, não necessariamente ele estará em estadiamento avançado, para determinar o estadiamento, será necessário realizar alguns outros testes, como exames de imagem.
Caso seja um linfoma, vocês podem contar com total apoio do Abrale, nós somos uma ong que auxiliamos pacientes com esse tipo de doença. O senhor pode entrar em contato por meio dos telefones 11 3149-5190 | 0800-773-9973 ou pode responder esse comentário, que nós solicitamos para que o nosso Apoio ao Paciente entre em contato via e-mail.
Abraços!
Olá, boa tarde, meu nome é Manuel, vivo em Angola, recentemente descubri alguns inchaços na região do pescoço, sugestivo de um linfoma de Burkkit, laudo dado pelo médico, gostaria de saber pela pagina se é possivel me ajudar com o tratamento, ja que no meu país existe uma dificuldade na seguimento desta patologia. Obrigado!
Olá, Manuel, como vai?
Estou encaminhando o seu pedido para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor e vermos como conseguimos te ajudar!
Dentro de alguns dias, a nossa equipe enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário. Peço para que fique atento!
Abraços!
Obrigado, estarei aguardando…
Olá, boa noite. A mais ou menos 10 dias notei um gânglio inchado abaixo da mandíbula, no lado direito. E de lá pra cá ele não diminuiu, também não aumentou, e venho sentindo calor. Acabo suando depois que acabo as refeições. Só que não sinto fadiga, nem perda de apetite. Será que pode ter uma causa benigna?!
Olá, Felipe, como vai?
Orientamos que o senhor observe esse gânglio inchado por mais alguns dias, quatro semanas desde o dia em que ele apareceu, e caso ele não saia, procure um médico. É possível sim que seja alguma causa benigna, porém, caso ele não suma é preciso investigá-lo para verificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Não sei se vcs ainda respondem, mas mesmo assim eu irei comentar(pq eu estou com medo).
Acabei de fazer 18, e faz uma semana q eu notei a presença de caroços na minha virilha(acompanhados de um na minha tíbia, este ja diminuiu significativamente). Então, desde que eu descobri esses caroços, não tenho sentido nada neles, sendo indolores e apenas duros.
Não sei do que se trata, mas eu gostaria de saber. Vocês conhecem algum lugar confiável para fazer uma primeira consulta ou até mesmo um tratamento? Eu deveria buscar ajuda agora?
Olá, Enzo, como vai?
Nós respondemos todos os comentários e estamos sempre à disposição para esclarecer as dúvidas! ?
Esses caroços que você está sentindo são os linfonodos que aumentaram de tamanho e isso pode acontecer por diversos motivos. Nós temos uma matéria que aborda esse assunto e achamos que pode te interessar. Para acessá-la, basta clicar no link a seguir: Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Você está com algum outro sintoma? Como perda de peso, coceira pelo corpo, febre ou suor noturno excessivo?
Se não, para uma primeira avaliação, você pode procurar um clínico geral, que solicitará alguns exames mais gerais. Caso esses exames sejam inconclusivos, os caroços aumentem de tamanho ou quantidade ou você esteja com algum desses sintomas, recomendamos que procure um(a) hematologista, que é a especialidade responsável por cuidar dos linfonodos.
Com o hematologista, caso tenha dificuldade para encontrar essa especialidade, estamos à disposição. Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
Abraços!
Tenho um tumor de mediastino e estou em tratamento, porém apareceu um nódulo na cervical esquerda e é pequeno…O problema é que agora apareceu um nódulo na cervical do lado esquerdo e está grande, dolorido. Faço tratamento em outro estado e fica difícil retornar ao hospital porque é muito longe…com isso a dor a baixo do pescoço tá forte.
Olá, Bruno, como vai?
O nódulo que o senhor mencionou, provavelmente, é um linfonodo que aumentou de tamanho e isso pode acontecer por diversos motivos. Porém, o mais comum, especialmente quando há a presença de dor, é ocorrer como uma resposta do corpo que está enfrentando alguma infecção. Como o senhor está realizando tratamento para um câncer é fundamental que procure um pronto atendimento (caso não consiga ir até o hospital de referência) para investigar o que está acontecendo e poder tratar o quanto antes, pois infecções podem ser muito perigosas nesse momento.
Neutropenia e o perigo das infecções
Abraços!
A 1 ano atrás tive uma infecção de ouvido , e com isso apareceu um carocinho do lado do pescoço , já fui em vários médicos , já fiz duas ultrassom e os médicos falaram que é uma linfonodo inflamatório , por conta da infecção que tive no ouvido , e que provavelmente ele não retornaria ao mamando normal mais . Mas desde então ele nunca diminuiu o tamanho está com 1,20cm . As vezes fico com medo, quando vejo algumas matérias sobre linfoma e outras doenças. ?.
Será que devo procurar mais algum outro médico ?
Olá, Adriele, como vai?
Em algumas situações específicas esse não retorno ao normal pode acontecer sim. Porém, caso a senhora queira ter mais uma opinião, recomendamos que procure um hematologista, essa especialidade é responsável por cuidar dos linfonodos e, com certeza, poderá te oferecer um esclarecimento.
Abraços!
Meu filho ta com.um caroço debaixo do braço
Ele tem 9 anos
Porém nao tem outros sintomas
O que pode ser
Olá, Pricila, como vai?
Esse caroço que a senhora está relatando, muito provavelmente, é um linfonodo que aumentou de tamanho e isso pode acontecer por diversos motivos, sendo o mais comum uma resposta do corpo a uma infecção que ele está enfrentando. Nós temos uma matéria sobre esse quadro que acreditamos que possa interessar a senhora. Para lê-la, basta clicar no link a seguir: Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
O ideal, é que a senhora o leve para o(a) pediatra para realizar alguns exames e identificar exatamente o que está acontecendo.
Abraços!
Boa Noite! Estou com um caroço na clavícula perto do pescoço à 2 meses, notei que ele esta crescendo, tbm estou com algumas inguas em baixo do queixo já faz tempo. Devo me preocupar? Obs. Notei que foi depois q tomei a Vacina da covid Pfizer. Tem alguma coisa ver?
Olá, Lucas, como vai?
Como os caroços estão aumentando de tamanho e de quantidade, nós recomendamos que o senhor procure um(a) hematologista, médico responsável por cuidar dos linfonodos (que podem estar causando os caroços), para fazer uma avaliação física e também alguns exames.
Quanto à vacina, por conta do tempo que esse sintoma está presente, é improvável que as duas situações estejam relacionadas.
Caso precise de alguma ajuda para marcar a consulta com o(a) hematologista, estamos à disposição. Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
Abraços!
Obrigado! Vou marcar sim.
Oi Boa noite tenho 15 anos e tenho 2 caroços no pescoço é perto da orelha não doi, não cresce, nao da nada de sitomas faz uns 2 anos que tenho esses carosinhos?
Pode ser algo grave ?
Edinei, é sempre importante investigar qualquer alteração que aparece em nosso corpo. Tente marcar uma consulta com um hematologista e tire todas as suas dúvidas sobre estes carocinhos!
Minha mae tem um caroço atras do pescoço uns 6 anos mais ou menos so que esse caroço sumia e voltava so que agora ela começo a ter problemas como desmaios dores intensas pelo corpo e muita dor de cabeça sera que a taxa de cura e alta para pessoa que esta muito tempo com o cance ?
Olá, Samara, como vai?
Ela já buscou um especialista que diagnosticou que ela está com câncer?
Abraços!
Olá, me chamo Phillip, tenho 19 anos.
Notei há uns 4-5 dias que nasceu um carocinho na minha cervical. No começo era pequeno e agora tá mais ou menos 1 cm. Ele chegou a sair um pûs, pensei que era um furúnculo mas ontem parou de sair esse “pûs” e agora ele está somente o caroço, que por sinal é bem durinho e consistente. Assemelhei ele à um linfoma pois é bem semelhante, quero saber o que pode ser e os riscos, ou se devo ir ao médico.
Lembrando que tenho essa caroço somente a 5 dias!
Olá, Phillip, como vai?
Como esse caroço apareceu há pouco tempo e ele está/estava liberando uma secreção, a princípio, não parece ser algo com que você deva se preocupar. Porém, acreditamos que seria interessante você passar em um(a) dermatologista para fazer uma avaliação, para confirmar se realmente não é nada demais e descobrir o que pode ter causado esse caroço.
Abraços!
Tenho linfoma malt de estomago. E ja faz quase 5 m3ses e ate entao o medico nao iniciou meu tratamento .
Olá, Anilson, como vai?
Estamos encaminhando o seu caso para o nosso Apoio ao Paciente para que nossa equipe possa conversar melhor com o senhor e tentar colocá-lo em contato com os nossos especialistas. Dentro de alguns dias, enviaremos uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário.
Abraços!
Boa é sou cuidador e ele tem câncer na língua foi fazer a biopsia já que desconfiam de um linfoma
Olá, Jocymar, como vai?
Caso queira compartilhar conosco o resultado da biópsia, estamos aqui!?
Abraços
Ola. Hoje quando levantei o braço percebi um tipo de bolsa no meu pescoço entre os ossos da clavícula e o tórax. Não foi e é mole. Do lado direito. Pode ser câncer?
Olá, Gisele, como vai?
Como nós não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, e não temos como fazer uma avaliação física da senhora, não temos autorização para oferecer diagnóstico ou suspeita de diagnóstico. Mas, incentivamos e recomendamos que a senhora procure um médico para fazer alguns exames e descobrir certinho o que está acontecendo ?
Abraços!
Olá. Estou com um linfonodo pequeno na virilha do lado direito a alguns meses, sempre do mesmo tamanho, só que bem duro. Essa semana notei outro no lado esquerdo da virilha, e então marquei consulta. A médica olhou e falou que realmente estão duros, e isso não é o esperado, porém disse que não pequenos, não chegam a 1 centímetro. Mas por serem duros e indolor me passou um ultrassom. Esse exame já está agendado para semana que vem e estou muito triste, muito ansiosa, ja sou depressiva e isso está acabando comigo. Será que nesse tamanho pode ser câncer? Ou alguma metástase? Mesmo sendo pequeno? O grande problema é a consistência e o do lado direito não sumir, está ali faz tempo e não sinto dor.
Nenhum lugar que procuro fala sobre um caso como o meu, tão pequeno mas duro e indolor. Me ajudem por favor.
Olá, Pamela, como vai?
O ideal, realmente, é esperar até semana que vem para fazer o exame e, durante o próprio ultrassom, o médico, dependendo do profissional que estiver fazendo, pode dizer se há algo diferente nesse nódulo e falar se é indicado fazer uma biópsia ou não.
Sabemos que esse essa espera e o não saber o que está acontecendo pode ser agoniante, mas o exame está perto e, logo menos, a senhora saberá o que está acontecendo ? Não reprima nenhum sentimento que possa aparecer, sinta tudo que a senhora precisar, mas não esqueça de acionar a sua rede de apoio, pois ter alguém do seu lado para te dar forças é importante nesse momento! Procurar realizar atividades que você gosta pode ser uma boa opção para distrair a cabeça do assunto.
E não esqueça que até o resultado sair e a senhora passar na médica, ainda não tem nada definido, então tente manter o pensamento menos negativo o possível, pois pode não ser nada demais! E, caso seja algo, a senhora já está indo atrás e, atualmente, há diversos tratamentos que proporcionam a cura disponíveis ? ?
Abraços!
Olá Pessoal,
Tive um aparecimento de linfonodo na cervical, em 1 a 2 semanas ele cresceu bastante (3,5cm +-) junto a isso o meu rosto inteiro estava inchado, estava notório para todos a presença do nodulo. Passou 2 semanas desinchou bastante e assim foi ate hoje (2 meses), o inchaço sumiu mas o nodulo continua aqui, com tamanho pouco menor que 2cm. Ja viram algo parecido? Devo fazer Biopsia ? PAAF deu inconclusiva.
Olá, Cesar, como vai?
O senhor está fazendo acompanhamento do caso com qual especialidade?
Conseguiu descobrir o que causou o inchaço em si do seu rosto?
Abraços!
Oi Natalia, tudo bem?
Estou sendo acompanhado pelo Cirurgião de cabeça e pescoço. Vou fazer a Biopsia semana que vem, ainda não tive explicação a respeito do inchaço.
Olá, César!
Esse exame conseguirá apontar o que foi esse inchaço e o porquê desse linfonodo não ter retornado ao tamanho normal. Se o senhor quiser compartilhar conosco o resultado da biópsia, estamos à disposição ? Dependendo do resultado, podemos ver como te ajudar!
Abraços!
Olá sou de Portugal e li este fórum e achei interessante tudo o que foi explicado como as dúvidas das pessoas, se fosse possível, agradecia que me dessem uma opinião relativamente ao meu caso, já tive várias vezes nódulos doloridos com dor e também sentia uma certa ardência nessa zona, ou seja nunca levando muito a sério, por ser normal acontecer, mas esta sexta-feira dia 29 de Julho, notei na minha axila direita um tipo de inchado, que fiquei um pouco preocupado.
Comparando as minhas duas axilas comprovou, que a minha direita tem um alto inchado que se nota quando
levanto o braço, mas não se nota visualizando, só mesmo ao toque, não diria que era um caroço, não é duro, não tem dor, não tá fixo, não tenho febre e não perdi peso. Será que devo preocupar-me e andar atento?
Olá, Tiago, como vai?
Ficamos muito felizes de saber que o senhor achou nossa matéria interessante ?
Como o senhor não tem nenhum outro sintoma, é possível que esse caroço seja somente uma reação natural do corpo mesmo. Mas, acreditamos que seja importante investigar sim, só para ter certeza do que está acontecendo. O senhor pode começar buscando um clínico geral, para fazer alguns exames mais abrangentes, e, depois, caso seja necessário, fazer uma investigação mais aprofundada.
Abraços!
Sinto caroços no pescoço atrás da orelha que está aparente sinto muita dor de cabeça e sono
Olá, Emanuell, como vai?
Esses caroços que o senhor está relatando, provavelmente, são linfonodos que aumentaram de tamanho. Nós temos uma matéria que explica o porquê isso acontece, o senhor já chegou a ler? Caso ainda não, nós acreditamos que te ajudaria a entender o que pode estar acontecendo, então vamos deixar o link a seguir ? : Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Na maioria das vezes, essa reação é benigna, porém, de qualquer forma, indicamos que o senhor procure um médico, a princípio, pode ser um clínico geral, para fazer alguns exames e investigar o que pode estar causando esse aumento.
Abraços!
Olá , estou com duvidas em 2009 eu tinha 24 anos comecei a sentir dor nos seios fui no medico fiz exames ele falou que era linfonodos nada demais. Ai no final de 2009 me deu uma dor forte na nuca nunca tinha sentido .Fui no medico fiquei com medo de ser meningite ,mas ai o medico me deu remedio passou. Em 2011 sentia de vez enquanto a dor na nuca fui no medico ele falou que era lipoma mandou eu fazer a cirurgia,sem fazer exame fiquei com medo deixei pra la. No mesmo ano descobrir um nodulo no pescoço do lado esquerdo fui no medico ele mandou fazer exame deu linfonodos falou que nao era pra me preocupar só se aparecesse muitos no corpo.Em 2013 percebi uma mancha meia roxa atras das costas quase perto do pescoço fui na dermatologista ela falou que nao era nada.Ai foi passando tempo .. Em 2018 comecei a sentir dor na mama fui no medico sempre dava linfonodos doia mesmo sem esta menstruada , nenhum medica quis passa mamografia só ultrassom dava linfonodos .Na ultima que eu fiz de 2021 deu cisto benigno fui marca pra ginecologista pra ela ver o resultado da minha ultrassom ai demorou nao conseguir pois o posto aqui de saude fiquei varios meses em reforma tambem nao tinha mas convenio. Ai em 2022 a aquela dor na nuca voltou e percebi que meu lado direito doía a mandíbula meu rosto do lado direito até o nariz ficava meio dormente. Tomava remédio passava agora doi todos os dias.As vezes passa o ano passado extrair um dente desse lado direito ele quebrou por nada .Essa semana descobrir que meu braço direito ele sempre doia quando ficava muito no notebook pq tinha tendinite ,mas percebi que o antebraço começou a doer um pouco e quando fui tocar sentir vários nódulos bem pequenos uns eh tipo bolinhas outros tem formados diferentes .Por favor me ajudem a pelo menos a entender estou um pouco nervosa e deprimida por causa dessas caroços
Olá, Michele, como vai?
Esses caroços podem ser linfonodos que aumentaram de tamanho e isso pode acontecer por diversos motivos, sendo o mais comum alguma infecção que o corpo está enfrentando.
Como a senhora está vendo que novos caroços estão aparecendo, indicamos que busque um posto de saúde para fazer alguns exames e identificar se algo está acontecendo e investigar também essa dor na nuca.
Abraços!
Fábio Antonio Moreira quem tem linfoma controlado pode fazer extração dentaria
Olá, Fábio, como vai?
Nós temos uma matéria que fala justamente sobre a sua dúvida! O senhor já chegou a dar uma olhada? Caso ainda não tenha lido, vamos deixar o link a seguir pois temos certeza que te ajudará ?
Quem tem câncer pode extrair dente?
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a PTI, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, entender melhor o caso e te apoiarmos como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Descobrir que tenho linfoma de hodgkin , estou grávida de 11 semanas e tenho muita coceira no meu corpo, em todo ele. Coça a ponto de me deixar louca, estou ferindo minhas pernas e meus braços, barriga e couro cabeludo. Estou aguardando o resultado da imunohistoquimico pra iniciar o tratamento. Queria saber porque coça tanto? E qual melhor tratamento pra mim que estou gestante?
Não aguento mais. Meu pescoço está enorme, cada caroço com mais de 3 cm.
Olá, Rose, como vai?
A coceira é um sintoma bem comum do linfoma. Nós lançamos recentemente uma matéria que explica o porquê ele acontece e como aliviá-lo! Vamos deixar o link para esse conteúdo a seguir, pois acreditamos que pode te ajudar bastante ? Coceira pelo corpo: quando é linfoma?
Sobre o tratamento mais adequado, por conta da gravidez, a senhora pode ligar para o nosso Apoio ao Paciente, por favor? Assim, nossos especialistas podem responder sua dúvida de uma forma mais específica para o seu caso! Inclusive, nós temos um projeto de Telemedicina, no qual os pacientes podem passar em uma consulta com um hematologista voluntário e ter uma 2ª opinião médica, para tirar as dúvidas e/ou saber outras possibilidades de tratamento.
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
LINFOMA DE NÃO HOHGIN
Olá, Edvaldo, como vai?
Como podemos auxiliar o senhor?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Minha saboneteira está muito inchada
Olá, Divina, como vai?
A senhora chegou a esbarrar em algo recentemente? Ou está com algum outro sintoma?
Abraços!
Fui diagnosticada com linfoma de Hodgkin há uma semana, isso depois de quase dois anos, o primeiro apareceu em 2021. A maioria dos médicos me disseram que não era nada, que ia regredir meus linfonodos debaixo do braço e pescoço. Um cirurgião chegou a dizer que era estético e que não poderia mexer. Em fim, só consegui um diagnóstico quando cresceu no meu tórax e, ao fazer a tomografia deu um nódulo no pulmão. Eu já estava com vários sintomas, mas os médicos não se atentaram a nenhum. Fui encaminhada para uma pneumologista que me enviou para um cirurgião torácico, que pediu biópsia e assim, finalmente tive meu resultado. Ainda vou passar por uma hematologista para saber sobre o tratamento. Minha única revolta foi o tempo que perdi e o descaso de tantos médicos. Isso pq tenho plano de saúde. Teve médico que nem me tocou. Fui atrás, não desisti e consegui meu diagnóstico. Não sei nada sobre o linfoma, estou tentando obter informações e, li tudo o que foi postado pela equipe e me deixou bem mais tranquila.
Obrigada pelo espaço
Obrigada pelas informações
Olá, Kátia, como vai?
Sentimos muitíssimo por toda a jornada que a senhora teve que passar até conseguir o diagnóstico! Infelizmente, essa é uma realidade para vários pacientes e é algo que a Abrale está lutando para mudar!
Ficamos muito felizes de saber que os conteúdos que nós postamos está ajudando a esclarecer as suas dúvidas e te tranquilizar! Esse é o nosso objetivo ? Qualquer dúvida ou informação que a senhora quiser, estamos à disposição. Inclusive, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição para ajudar e apoiar a senhora no que precisar em relação ao linfoma! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Olá, tenho um linfonodo cervical alterado, quando palpa, dá pra notar que esta aumentado em comparação ao outro lado ou a outros linfonodos, mas não tanto ao ponto de ser visível e causar volume na pele.
há uma certa rigidez, eu já fui ao médico três anos atrás por conta dele, me disseram que era ingua por alguma infecção, porém até hoje nunca sumiu, ele nao dói.
Recentemente me disseram que como não teve aumento (ao menos nao de forma significativa, nesses anos) não há com que se preocupar, realmente?
Olá, Lane, como vai?
Geralmente, o tamanho é um fator bem importante mesmo. Quando não há um aumento significativo ou se não aparecerem outros linfonodos, normalmente, não há com o que se preocupar.
Mas, se a senhora quiser tirar a dúvida, pode conversar com o médico sobre fazer um ultrassom da área para verificar se há alguma característica anormal desse linfonodo.
Abraços!
Minha filha apresentou um resultado de ultrassom, “linfonodomegalia cervical à direita”, em outubro/2021. A médica que examinou, disse que era apenas reação da vacina do COVID-19.
Hoje, o linfonodo aumentou bastante. Na verdade ele nunca desapareceu, todas as vezes que busquei acompanhamento era uma desculpa diferente e nada nunca foi feito.
No dia 12/03/2024, ela passou mal e fomos a uma UPA, lá veio a suspeita e logo a médica solicitou uma tomografia. Corremos para fazer e veio a notícia: LINFODONOMEGALIA CLAVICULAR CEVERA EM NECROSE, com 50% de chances de cura.
Agora após o choque da notícia, o desespero e a raiva pois tantos profissionais a acompanharam e nunca perceberam, agora só tenho o desejo de luta por ela, por isto estou aqui em busca de informações para entender mais e saber como lhe dar com essa doença.
Olá, Glaucia, como vai?
Sentimos muito que a senhora e a sua filha tenham enfrentado tantos obstáculos para conseguir um diagnóstico! Mas, que bom que essa médica solicitou a tomografia.
É muito importante que linfonodomegalia e linfoma são quadros diferentes. A linfonodomegalia é o aumento dos linfonodos, que pode acontecer por diversos motivos (inclusive como reação à vacina) e dentre esses motivos está o linfoma, que é um câncer que acontece no sistema linfático.
É fundamental saber certinho se realmente é linfoma ou se o aumento dos linfonodos está ligado a outro motivo, então, indicamos que a senhora retorne à medica que solicitou a tomografia para que ela possa explicar exatamente o que está acontecendo.
Se o diagnóstico realmente for linfoma, a Abrale está aqui para apoiar vocês e esclarecer todas as dúvidas que tiverem! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Eu estou com um caroço no ombro direito, não sinto dor,nem nada, sinto ele, da pra ver a olho, que está um pouco mais alto…nada exagerado… Mais não sinto dor… .. mais já estou indo ver isso no médico.. para descobrir o que realmente se trata …
Olá, Juliete, como vai?
A senhora está no caminho certo, o ideal é passar no médico mesmo e fazer algumas avaliações e exames para descobrir se há algo acontecendo.
Mas, geralmente, esses caroços são linfonodos que aumentaram de tamanho e isso pode acontecer por diversos motivos, na maioria das vezes benignos!
Porém, passe sim no médico e faça os exames solicitados. Caso precise de alguma ajuda com o diagnóstico que o médico der, só nos procurar (:
Abraços!