Skip to content

Como detectar linfoma no hemograma

Médico avaliando tubo de hemograma para fazer o diagnóstico de linfoma
Compartilhe

Última atualização em 9 de setembro de 2021

Por ser um exame de fácil acesso e realizado com frequência, os resultados podem levantar a suspeita desse câncer

Em alguns casos, há como detectar linfoma no hemograma e isso pode auxiliar a chegar no diagnóstico. Mas, não é sempre que esse câncer causa alterações no sangue e somente esse exame não é o suficiente para identificar, com certeza, a doença. Esse teste também tem relevância durante o tratamento oncológico, uma vez que ajuda na análise do quadro geral do paciente e oferece informações para possíveis ajustes na terapia.

O Dr. Marcelo Bellesso, hematologista coordenador do grupo de linfomas não Hodgkin da Hemomed e da área de linfomas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, ressalta, em primeiro lugar, a importância de entender que chama-se de “linfoma” uma doença caracterizada pela proliferação de linfócitos (um tipo de leucócito) anormais. Entretanto, na verdade, se trata de um conjunto de cânceres extremamente diferentes entre si. Por isso, há a divisão entre linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin e, cada uma dessas categorias, é dividida em subtipos.

Esses linfócitos, causadores do linfoma, são células tumorais anormais e semelhantes entre si. Assim, esses variados grupos de células, que dão origem aos diversos subtipos de linfomas, podem invadir os linfonodos, causando seu aumento, originando as populares ínguas, ou qualquer outro tecido do nosso corpo.

Quando o linfoma altera o hemograma?

“O hemograma é um exame que avalia a contagem de células sanguíneas e a sua forma, como também a concentração de hemoglobina. As alterações ocorrem quando as células tumorais invadem a medula óssea – nossa “fábrica” de células sanguíneas – promovendo diminuição da produção das mesmas”, o Dr. Bellesso explica.

Papel representando o resultado de um hemograma

Ele complementa contando que outra possível situação na qual o linfoma altera o hemograma é quando os linfócitos anormais invadem o sangue.

Leia também:

Como detectar linfoma no hemograma

De acordo com o hematologista, devido às infiltrações, o hemograma pode indicar:

  • Anemia (redução dos glóbulos vermelhos e da concentração de hemoglobina).
  • Aumento ou diminuição da contagem absoluta de leucócitos.
  • Plaquetopenia (baixa contagem de plaquetas).
  • Presença de linfócitos anômalos.
Análise de hemograma para detectar linfoma

Mas, nem sempre essas alterações estão presentes e, quando estão, somente esses resultados não são suficientes para realizar o diagnóstico de linfoma. Isso acontece porque, essas variações, principalmente dos glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, não são exclusivas desse câncer. Ou seja, podem acontecer em outras situações, inclusive de doenças benignas. Já os linfócitos anômalos podem aumentar a suspeita dessa neoplasia maligna, mas também não são o suficiente para identificá-la.

“O diagnóstico é feito por biópsia com imuno-histoquímica do tecido suspeito (linfonodo aumentado) ou, quando as células circulam no sangue podemos utilizar um exame chamado imunofenotipagem por citometria de fluxo”, o Dr. Bellesso esclarece.

 Ele ainda salienta que nada substitui a entrevista médica, quando o paciente conta todos os sintomas para o médico e passa por uma avaliação física. Essa é a única forma de obter um conjunto de informações e direcionar quais exames fazer para confirmar ou descartar o linfoma.

Leia também:

Hemograma de paciente com linfoma

Depois de já ter recebido o diagnóstico e iniciado o tratamento, o paciente de linfoma necessita realizar esse exame. Ele é essencial para fazer o acompanhamento do quadro geral da pessoa, bem como para indicar terapia de suporte e ajustes de doses das drogas.

Médico olhando para tubo de laboratório contendo uma amostra de sangue e pensando

“O hemograma é como uma fotografia que registra o instante frente a um cenário de oscilação quando tratamos um paciente com linfoma. Muitos protocolos de quimioterapia são intensos e alteram a produção de células sanguíneas, sendo necessária a monitorização para checar se há anemia e/ou queda da imunidade com a baixa contagem de neutrófilos e/ou contagem baixa de plaquetas”, o médico informa.

Assim, é possível evitar que a pessoa desenvolva, por exemplo, uma neutropenia e tenha um maior risco de contrair uma infecção ou uma anemia que a impossibilite de continuar o tratamento.

Quanto à frequência na qual o hemograma deve ser realizado, o Dr. Marcelo Bellesso fala que varia de acordo com o protocolo de tratamento e questões de cada paciente.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
66 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

mas pode excluir biópsia do linfonodo aumentado quando os outros exames mostram negativado para neoplasias mas com sintomas que estão na lista como maligno ? imunofenotipagem policional

hemograma leucocitose linfocitose moderados porem percistente mas imunofenotipagem policional

sim tenho auteracoes varios leucocitos mas meu exame imunofenotipagem nao encontrou neoplasias entao proximo passo é biopsia linfonodos

Estou com os linfonodos da região cervical aumentados há algum tempo, sem infecção na garganta, hemorragia normal, qual medico pode solicitar esses exames adicionais, qual especialista consultar?

Mayara vc descobriu oq causou o aumento dos Linfonodos??

O valor do meu leucocitos esta em 2000/ml e Hemacias 12000/ml .Normal??

Linfócitos aumentou e plaquetas alta criança de 4 anos caroço aumentou no pescoço

Oi Danielle, estou passando pelo mesmo problema, como está seu filho? Descobriu o que era?

Oi vc descobriu oq era to ta msm cm a minha filha

Oi vcs conseguiram descobrir oque era? Estou no mesmo problema com minha filha a um mês e não descobri ainda…

Linfomas tipicos alterados 6248

Estou sentindo alguns sintomas, e fui à consulta de uma hematologista. Meu hemograma resultou com linfócitos e leucócitos altos, além de bairro ferro. Minha doutora está de férias, eu estou muito preocupada com este resultado.

Linfócitos 3.330
Leucócitos 10.310

Boa noite! Eu estou com um linfonodo aumentado no pescoço, já algum tempo, de característica endurecida, bem fixa e indolor. No começo não sentia nenhum sintoma, mas agora me sinto muito cansada, sinto dor ao respirar, como uma pressão no meu peito. Fui ao hematologista que me passou muitos exames, mas disse que não era um linfoma, pois meu quadro clínico aparentemente estava bom. Não pediu uma biópsia do linfonodo alterado, mesmo quando ele viu uma ultrassonografia da minha mama, onde mostrava que havia linfonodos alterados na minha axila, esse exame tem 1 ano e meio. O que eu devo fazer? Procurar outro hematologista?

Olá, estou da mesma forma e sem sintomas. Você investigou a causa do aumento dos seus linfonodos?

meus exames de hemograma a mais de 15 anos que tem alterações na contagem de plaquetas somente nas plaquetas as outras contagem de celulas vem sempre sem alterações o que será que está acontecendo? estou com 135,000 de plaquetas e tenho 42 anos e agora

às vezes estou bem outras não muitas vezes sinto fraqueza nas pernas às vezes sudoreses estou sentindo muita dor na virilha fiz exame de imagem e deu que estava com ingua um pouco maior ou aumentado o que pode ser?

Tenho sentido fraqueza, cansaço, muito sono, perda de apetite e dores abdominais
Ultrassom e endoscopia não deu nada, esse é o resultado do hemograma, devo me preocupar? Qual médico devo procurar?

EC175BCE-55CC-4D8B-9B8E-2F2E63A5EE8D.jpeg

estou com aumento nos leucocitos 14.340 nos segmentados 9.178 e nos linfocitos 3.872 as plaquetas nao estao em 205.000 mas tenho dores ha mais de um mes no corpo como se minha pele estivesse em carne viva principalmente nas costas tenho dpoc , retocolite , diverticulite , alem de ter perdido todos de minha familia com cancer. e este é meu maior medo, e estou com medo de levar os resultados no medico ultimamente a falta de ar ta acima do de costuma muito pior

eu tenho linfocitose desde 2018 nunca vai para normal

Meu exame deu ,linfopenia relativa,monocitose relativa e plaquetopenia .
Eu devo me preocupa

ola,me chamo silvana tenbo 30 anos,meu hemograma veio com os leococitos 3.800 hemoglobina 11,7 mas o restatnte esta normal,minha graganta esta arranhando contantemente,estou muito procupada

Sou a Carol, tenho 38 anos e estou meio perdido com meus exames e respostas médicas.
É a quinta vez que meus linfonodos ficam aumentados, fiz um ultrassom e o resultado foi Linfonodomegalia reativa ( estavam vários linfonodos inchados e as glândulas supra mandibulares)., mas eu não havia tido nenhum resfriado ou infecção na garganta todas as vezes.
No Hemograma que a referência da Hemoglobina seria acima de 12 mil, a minha está 11 mil.
Mas os clínicos gerais dizem não ser nada, com isso não me dão uma explicação do fenômeno reincidente.Será que estou me preocupando sem motivo?

Vou levar o meu exame na próxima semana no meu médico, mais gostaria de opiniões.

AB0632CC-35CE-4B94-88DF-3162DB657D36.jpeg

Boa tarde,

apareceram alterações no exame e no resultado um laudo que não entendi, o que significa isto ?

Ausência de população celular com imunofenótipo anômalo na amostra analisada. Notas para IFEN: Leucometria: 9.270/mm³. 
. . .
FERRO VALOR REFERÊNCIA HOMEM.: 65 A 175 µg/dLMULHER: 50 A 170 RESULTADO 161
. . .
PLAQUETAS 140.000 A 400.000
RESULTADO 428000
. . .
LEUCÓCITOS 3.600 A 11.000
RESULTADO 8620
. . .
OBSERVAÇÃO Discreta Microcitose

Tem termos utilizados e detectados que, em pesquisa indicam ausência de Ferro, mas está em nível bom. NÃO ENTENDI NADA, e a consulta só foi marcada para daqui a 30 dias, poderiam me dar uma idéia ?

Olá…tenho constantemente nos ultimos dias sensação de febre interna mas ao medir com o termômetro nunca acusa febre.. Tenho a anos já os linfócitos um pouco alterado no hemograma.. Por exemplo em um limite de 2900 está com 3.200.. amanhã farei um novo hemograma para confirmar ou não essa minha situação por que tenho uma esperança que mude..tenho medo.. mas os demais itens do hemograma sempre estão dentro…

Olá, meus hemograma deu linfócitos 10% de 20-40. Posso estar com linfoma?

Olá tenho 31 anos, estou com um linfonodo inchado a 1 ano e meio, está crescendo cada vez mais um caroço duro fixo.
Desde de que apareceu tenho perda de peso constante, eu como muito e só emagreço, tenho muita sudorese noturna de acordar encharcado, tenho febre no período da noite de vez enquando as vezes 1 dia da semana outras em 2 dias, tenho coceira no corpo e muito cansaço.
Pode ser um linfoma?

Vc teve algum diagnóstico DOS seus síntomas???

O exame do meu filho de 2 anos é meio de idade deu leucocitos 12560 eosinofilos 2889 linfocitos 5652 todos altos o que pode ser o hemoglobina dele também deu 11,10 hematrocrito 32,90 V.c.m 79,66 eo r.d.w 15,6 o que poder ser estou desesperada

Moro no Japão, estou com este exame mas não consigo entender, pois cada um fala uma coisa ,uns falam q está alterado , outros falam q não deu nada 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️meu Deus acho q eles não entendem, eles ficam mandando de um lado para outro, estou com manchas roxa pelo corpo , estou a um ano e meio com febre de 37,7 a 38 e eles não consegui achar nada , sempre me passa antibiótico p garganta , os japoneses são bom em tecnologia, mas na medicina são muitos atrasados , da medo 😨 tem em mãos os melhores equipamentos, mas não sabem usar ! De puder me ajudar eu agradeço!🙏🏻

52E15756-9BD9-4172-8E80-2D35CB093370.jpeg

Estou com dois linfonodo aumentando. Na virilha com 1cm do lado esquerdo. fiz meu hemograma e deu norma apenas Eosinófilos baixos. A íngua está mais de 40 dias e não sinto nada. Devo procurar outro médico?

O exame da minha filha deu neutrófilos 800,quando abaixa desse jeito ela pode estar com linfoma?

Estou sentindo um desconforto na parte direita da garganta que vai até o ouvido, incomoda até na mastigação. De uns dias pra cá comecei a perceber alteração como se fosse uma ingua, só que dói.

Meu marido, após a vacina da COVID percebeu um caroço na axila, foi em 2 clínicos diferentes que sugeriram lipoma, ele percebeu o caroço há em média 1 ano. Passou de 60×31 mm para 77×48. Ele fará uma cirurgia para remoção do nódulo na próxima semana, mas estou muito ansiosa. Os leucócitos dele deu média de 6.300. Ele teve alguns episódios de febre e só suava quando a febre estava passando. Perdeu cerca de 4,5kg e meio no último ano. Podem me ajudar esclarecendo algo, pelos dados informados?

Plaquetas 95.000 leucócitos 3.920

Gostaria que me dessem umas luzes sobre este meu hemograma que tem vários valores alterados. Obrigada

Screenshot_20240126_190352_Microsoft 365 (Office).jpg

Estou com um lifonodo na area cervical a mais de 3 meses, está medindo 1,9 X 0.7 cm seria preocupante?

Passo mal e melhorou a 3 anos, dores nas pernas, febre, minha barriga fica inchada e depois melhora fui a vários médicos e nenhum deu um diagnóstico…. Então fiz uma ultrassonografia do meu abdômen por e virilha que estavam doendo muito, e deu que o sistema linfático estava alterado…. Levei a médica e ela disse que poderia ser uma reação secundária a um outro câncer, ela pediu exames de sangue e deu microcitose, isso significa que a suspeita dela pode está certa? Ou é outra coisa?

Estou preocupada com linfócitos típico acima do valor

92668B54-2536-483E-A725-121F8464DCB4
Back To Top