Skip to content

Como funciona o protocolo ABVD para o linfoma de Hodgkin

Tratamento para linfoma de hodgkin com protocolo abvd
Compartilhe

Última atualização em 5 de outubro de 2022

Entenda o que é e a importância do protocolo, utilizado há algumas décadas, para o tratamento desse tipo de câncer

O protocolo ABVD é um esquema de terapia clássico utilizado para o tratamento do linfoma de Hodgkin. Ele consiste em um conjunto de quatro drogas quimioterápicas, sendo elas Adriamicina, Bleomicina, Vinblastina e Dacarbazina, e o seu tempo de duração varia de acordo com algumas características da doença. A escolha desses medicamentos é tida como padrão para os pacientes, pois, no geral, apresenta boa taxa de remissão e baixa toxicidade. 

A Drª. Valeria Buccheri, coordenadora do Departamento de  Linfoma de Hodgkin do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP),  recorda que até chegar no protocolo ABVD, o tratamento de linfoma de Hodgkin (LH) passou por diversas etapas e foi evoluindo.

No início da década de 40, era utilizada a monoquimioterapia com mostarda nitrogenada. Como resultado, essa terapia apresentava boas respostas, mas elas não se mantinham por muito tempo. 20 anos após, foi introduzido o esquema MOPP, contendo as drogas Mecloretamina, Vincristina, Procarbazina e Prednisona. 68% dos pacientes, em estadiamento avançado, tratados dessa maneira possuíam sobrevida livre de doença de 10 anos.

“Logo após, foi idealizado o esquema ABVD (Doxorrubicina, Bleomicina, Vinblastina e Dacarbazina), inicialmente para casos recidivados/refratários ao MOPP. Posteriormente, foi administrado como parte do tratamento alternado MOPP e ABVD e do protocolo híbrido MOPP/ABV”, a médica conta. 

Em pouco tempo, o ABVD se mostrou superior ao MOPP e com menor toxicidade e estabeleceu-se como principal escolha para esse tipo de linfoma. Isso permanece até os dias de hoje.

Quais pacientes podem receber o protocolo ABVD?

De acordo com a Drª.Valeria esse esquema de quimioterapias é o padrão realizado para a grande maioria dos casos de linfoma de Hodgkin.

Entretanto, ele pode, ou não, ser realizado juntamente à radioterapia dependendo do estágio da doença.

Estadiamento do linfoma

“Todos os pacientes com LH são divididos em quatro estádios clínicos, a depender da extensão da doença. Essa é a primeira etapa para se programar uma terapêutica adequada”, ela diz.

Aqueles em estágios precoces (I e II) recebem o protocolo de quimioterapia associado à radioterapia. Já para aqueles em estadiamento avançado (III e IV), o método utilizado é somente a administração das drogas.

Leia também:

Tratamento com ABVD

Quanto tempo o tratamento com o protocolo ABVD irá durar também é determinado pelo estadiamento do linfoma. Sendo que, para alguns casos, ainda leva-se em consideração o risco de recidiva. Ou seja, a possibilidade da doença retornar. 

A especialista explica que um ciclo de ABVD consiste na administração intravenosa dos quimioterápicos  no 1º e 15º dias de cada ciclo – um ciclo dura 28 dias. 

Pessoa com câncer fazendo quimioterapia e radioterapia

Os pacientes que possuem esse câncer em estadiamento I e II, são divididos em dois grupos conforme o risco de recidiva. Se o risco for:

  • Baixo, são administrados dois ciclos de ABVD, com duração de dois meses. Em seguida, é feita a consolidação com radioterapia apenas onde houver linfonodos comprometidos pela doença.
  • Alto, são realizados quatro ciclos de ABVD, com duração de quatro meses. Depois, também é feita a radioterapia apenas nos locais comprometidos. 

Já no caso da doença em estadiamento avançado, são feitos seis ciclos de ABVD, com duração de seis meses.

“O ABVD, associado ou não à radioterapia, e considerando todos os pacientes, apresenta taxas de cura entre 70% a 95% dos casos. Com algumas exceções, o protocolo tem baixa toxicidade, particularmente para o sangue, e há uma ocorrência muito baixa de infertilidade”, a Drª.Valéria conta. 

Efeitos colaterais do ABVD

A médica detalha que as principais reações adversas imediatas são:

  • Alopecia (queda de cabelo)
  • Náusea/vômito
  • Obstipação
  • Neutropenia (neutrófilos abaixo de 1000/mm³) e
  • Reação alérgica (durante a infusão da Bleomicina)
Efeitos colaterais do protocolo abvd

Geralmente, o nadir, momento entre cada ciclo no qual as contagens de células estão mais baixas e, portanto, a neutropenia está mais forte, acontece entre o 7º e o 12º dia após a administração dos medicamentos.

Entretanto, é possível prevenir e evitar esses efeitos colaterais.

A hematologista informa que “para prevenir náusea, vômito e reação alérgica todos os pacientes são pré-medicados com anti-eméticos potentes e antihistamínicos, pela via intravenosa, 30 minutos antes da quimioterapia. ”

Para os pacientes com neutropenia, é utilizada uma terapia que estimula o crescimento de granulócitos. Dessa forma, a quantidade dessas células volta ao valor considerado como saudável. 

Além disso, para aqueles que têm antecedente de infecção viral, por exemplo, pelo vírus da herpes, é feita uma profilaxia. 

Leia também:

Falta de Bleomicina

Desde 2017, o Brasil enfrenta desabastecimentos periódicos da Bleomicina, consequentemente, causando o sumiço desse medicamento dos centros de tratamento. Por esse motivos, alguns pacientes passaram a ser tratados apenas com o AVD (Adriamicina, Vimblatina e Dacarbazina).

desenho de um homem procurando por algo

“Vale ressaltar que as dificuldades encontradas pelo desabastecimento periódico da Bleomicina são decorrentes de termos apenas um único fornecedor no país, que pode não ter condições de atender toda a demanda”, a médica explica.

Mas, ela complementa afirmando que, na maioria dos casos, a indisponibilidade da medicação acontece por poucos ciclos e não impacta no tratamento. Sendo que para esses pacientes que receberam o protocolo AVD, são necessários maiores estudos a longo prazo e com um número considerável de pessoas para avaliar se e como os resultados foram afetados.

Leia também:

O futuro do tratamento do linfoma de Hodgkin

“Considerando todos os pontos mencionados anteriormente, particularmente as altas taxas de cura com poucos efeitos colaterais, e adicionando o baixo custo do protocolo ABVD, a tendência é que ele continue sendo utilizado. É importante frisar que, quanto antes o paciente é tratado, isto é, quanto menor o volume tumoral, maior sua chance de cura e isso vale para a maioria dos tumores”, a Drª. Valeria Buccheri conclui. 

Enfermeira ao lado de um pacientes fazendo terapia com protocolo abvd

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
41 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Na semana que vem completo 6 ciclos. Mas antes do 3 ciclo o exame de Petscan já indicava a remissão do LH ! Porém tive que fazer os 6 ciclos. Realmente, passo mal com enjoos. Mas estou viva, curada e vamos seguindo a vida !! Tenham certeza da cura!! Saúde a todos!!

Também gostaria de receber ajuda, Também estou passando pelo mesmo processo.

Eu também passo mal com os enjoos … até água não consigo beber.
Graças a Deus que curou.
Vocês são uns corajosos

Também tenho LH estágio 4, estou na quarta sessão de QT, tenho que fazer 6 ciclos, em nome de jesus já deu tudo certo, os colaterais são ruins mais faz parte, Deus no comando. Um abraço a todos!!

Olá bom dia a todos!

Meu nome é Samir, hoje tenho 34 anos, fui paciente oncológico no INCA(RJ), LH, diagnosticado quando eu tinha 15 anos de idade. Foi um momento difícil para minha família, principalmente PAI e MAE… Mas falo por experiência, tenham fé, acreditem em nossos profissionais de SAUDE, agradeço de todo coração ao RICARDO BIGNI, responsável, por me avaliar a cada ciclo de QT, e por me acompanhar ate fim de meu tratamento. sou muito grato a todos do INCA, por tanta compaixão, por mim e minha família, ainda irei voltar ate lá e agradecer pessoalmente a todos!
A você que se encontra em tratamento, seja RADIO ou QT, lute, não desista… se apegue a tudo que seu coração almeja no futuro, vc vai conseguir, seus sonhos irão se realizar em vida, ACREDITE! Sua família e amigos, torcem por você, então lute por eles, a sua vida foi um presente de DEUS, seja um guerreiro por ela, pois só você poderá desfrutar das maravilhas que estão preparadas para você, durante os seus dias de caminhada por ela. Tenha FÉ, DEUS é contigo, e da as batalhas mais difíceis para seus melhores guerreiros! Por isso ACREDITE, SEMPRE…

Valeu Samir eu creio é tenho fé,mesmo com tanta é dedicação tem horas que bate uma frieza no coração mais tô firme. Deus cont lhe abençoando e nunca esqueça de nós tbem!…

Ola Boa noite venho aqui deixar o meu relato sou pac com o LH fiz os 6 ciclos fiz três PET CT é peguei o último resiltado nessa Quatá feira 26/04/2022 Mais como sou da área vi que ressurgiu na axila esquerda cont.em tratamento mais dessa vez sentir um certo temor mais estou firme pq a incidência de cura é alta .como proceder da pra frente! Sou pac mais tbem da área de saúde sou biomédico de formação!

Minha filha de 20 anos tem LH clássico, estágio 2, está fazendo protocolo Abvd. Já fez 6 aplicações. Atas serão no total??

BOA NOITE ,ESTOU NA TERCEIRA SESSAO DE QUIMIOTERAPIA DE ABVD E MEU CABELO AINDA NAO CAIU ,MAS ESTOU FIRME E CONFIANTE NA MINHA CURA.

Fazia tempo que não entrava no site , que, em determinado período de minha vida , foi meu grande companheiro e fagulha de esperança. Tive linfoma aos 21 anos . Acabei de completar 38 anos e ,hoje, formei uma família maravilhosa, sobretudo em razão dos meus 2 filhos . Sou completamente realizado – e olhem que carrego vários “fracassos” em outros setores de minha vida – em experimentar esta loucura boa chamada vida. Desejo, profunda e sinceramente , que meu breve relato inunde de esperança e de força aos amigos que estão na luta. Os momentos ruins também passam !!Estamos juntos!!

Obrigado pela matéria!! Já fiz 5 sessões de quimio ABVD, quanto mais informações disponíveis e boas assim melhor para todos. ???

Meu nome é Jaqueline, fui diagnosticada em abril agora de 2022 com linfoma. Procurei um médico pois tinga uma tosse que se arrastava por 2 anos, e já estava insuportável. A princípio diagnosticaram uma pneumonia, e depois viram algo mais… linfoma de hodgkin. Tenho 35 anos, sou casada, mãe de 2 filhos, Arthur com 3 anos e Ana Beatriz com 1 aninho. Tenho buscado forças por eles. Tenho recebido também tanto carinho das pessoas que me cercam, amigos vizinhos, conhecidos, e aliás até de quem nem conheço. Como moro no Interior, todo mundo acaba sendo muito conhecido por todos, mas aqui na minha região muitas igrejas estão orando por mim, e isso aquece meu coração. Fiz a minha 7ª seção de quimeo semana passada. Sábado respeito o cabelo, que quase não tinha mais… sigo firme na esperança de que vou acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos meus filhos… com um aperto no coração pelo meu pequeno Arthur que é autista. Agradeço toda ajuda e suporte, principalmente em orações…

Meu linfoma era Hodgkin, estágio III-B. Fiz 12 sessões com ABVD. Entrei em remissão em junho de 2019.Desde julho de 2022 apresento sintomas estranhos: perda de peso, cansaço, dor de cabeça leve…
Acho que a doença voltou.
Tô muito triste.

Olá, me chamo Ingryd, tenho 27 anos, tenho um bebê de 9 meses, nasceu em 30/03/2022, fui diagnósticada em 14 de dezembro de 2022 com linfoma-c81, estágioIII. Estou em tratamento no ophir loyola, Qt protocolo abvd, em casa faço uso de sulfametropaxol 400mg, as seg, qua e sex, 2 pilulas. Continuo estou fazendo uso de aciclovir 2 comp. E omeprazol em jejum todos os dias. Hoje me deu febre e dores no lugar dos linfonodos.? Estou preocupada, ja não tinha mas ocorrido episódio de febre desde que iniciei as Qt dia 23 de dezembro de 2022. Me foi requisitado 6c, com 12 Qt. Fiz 3, estou no c2, última foi dia 20 de janeiro, e a próxima dia 03 de fevereiro. Alguém com mesmo diagnóstico? Recebeste a cura, como devo me alimentar, me comporta, tô meia perdida.

Estou fazendo o tratamento já vi resultados

Eu fiz 4 ciclos, metade do que devera, pq deu remissão. Mas agora estou com sintomas novamente, principalmente cansaço e o estado não quer fazer o pet. Foi negado! Estou sem saber o que fazer.

eze

Olá! Gostaria de saber qual é o protocolo de remissão do linfoma? Faz um ano que terminei o tratamento e o médico se recusa a solicitar o pet-scan, apesar de eu relatar sintomas para ele, faço tratamento pelo SUS.
Só estou fazendo exame de sangue e palratório de 3 em 3 meses.
Obrigada desde já!

Início na próxima semana meu tratamento com a químio. Serão 6 ciclos. Acabei de ser diagnosticado com linfoma de Hodgkin estágio 4

Realizei 7 ciclos ABVD, e ainda 17 sessões de Radioterapia em 2015, Graças a Deus e a medicina hoje estou bem, casado, pai de duas princesas; Manuella e Melina nascidas após o tratamento!

Sou paciente de 41 anos, com LH, hoje meu primeiro ciclo, não fui informado do estadiamento, pela imagem do petscam, acho que sou do estágio 3 ou 4. Os primeiros sinais começaram em novembro de 2022, senti um linfonodo de 1cm no lado direito do pescoço, corri num especialista cabeça e pescoço, disse que era infecção. Acabei fazendo por conta própria uma TC tomografia computadorizada e fui num oncologista, o próprio laudo deu como indeterminado con linfonodos mediando 3cm, o médico só leu e disse que estava indeterminado, mas…mas que poderia ser infecção, kkkk idiota. Fui num outro médico, num outro, num outro, até cair novamente num de cabeça e pescoço, e isso já se passavam 8 meses, apavorado, paguei particular e pedi uma punção aspirativa. No consultório, não mediu a pressão, não me pesou, não pediu minha idade, totalmente frio, mas disse que iria partir direto para biopsia R$ 7000,00 + 1500 de anestesia. Ao enviar o material para o laboratório de patologia, o laudo conclusivo, compatível com Linfoma de Hodgkin. (Tumor Maligno). Próximo passo, foi encontar um hematologista, para dar sequência ao tratamento quimioterapico. Na primeira consulta R$ 600,00, já recebi os exames que deveria fazer, PETSCAN R$ 3500, e outros 46 laboratoriais R$ 1350,00. Na sequência um leito no hospital para inserir um cateter chamado, Port a Cath subcutâneo de silicone para receber a quimio e um corte de 5 pontos e anestesia no valor de R$ 1500,00. Hoje 10/07/2023 uma punção de medula no Valor R$ 2000,00 já incluso a anestesia, não incluso a leitura da biopsia R$ 730,00. Mais honorários dos médicos, totalizando 6 dias X 600= R$3600,00.
A saúde é cara infelizmente. Mas a vida é mais importante. Até agora não senti nenhuma reação, so no bolso. A quimio aplicada pelo médico, faz parte do grupo ABVD que é própria para LH.
Não comentaram se vou receber radioterapia. A princípio são 6 meses de tratamento, 1 vez por mês, devo comparecer no ambulatório que também é particular com honorário de R$600 por dia. Se tiver mal vou dizer que estou bem, kkkk.
Ainda não fui numa nutricionista, gostaria de saber o que devo ingerir e o que não devo ingerir.
Meu histórico de vida foi normal, nunca bebi, nunca fumei, nunca fui sedentário.
Na minha família meus tios falecidos, todos acometidos por câncer. Pouco se sabe na literatura sobre o LH, ainda acho qua a forma de vida é a maior traiçoeira.
Má alimentação e estresse.

O que mais mais me deixa triste é a forma que somos tratados, a ciência faz a sua parte, mas a ciência humana é podre, estudam tanto que esquecem do ser humano.
Se tivessem atenção e compromisso, eu estaria diagnosticado no primeiro estágio, hoje curado.

IMG-20230707-WA0010.jpeg

MINHA FILHA DE 18 ANOS FEZ A PRIMEIRA QUIMIO PARA TRATAR LINFOMA DE HODGKIN CLASSICO, SERA 4 CICLOS DE QUIMIO.
MAIS OQUE DEIXA ELA MAIS DESSANIMADA E A PERDA DO CABELO POIS ELA E VAIDOSA
E ESTOU BEM CONFIANTE QUE CHEGAREMOS A CURA NO FINAL DO TRATAMENTO

Back To Top