skip to Main Content

Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção

Emagrecer, Emagrecimento Repentino, Estou Emagrecendo Muito Rápido O Que Pode Ser, Emagrecimento Rapido Causas, Perda De Peso E Cancer, Cancer E Perda De Peso, Cancer, Perda De Apetite, Cancer Emagrece, O Que Comer Durante Cancer, Desnutrição, Desnutrição E Cancer, Doenças Que Causam Perda De Massa Muscular, Perda De Apetite E Peso, Comer Menos, Comer Mais Vezes, Nutrição E Câncer, O Que Não Comer Durante Cancer
Compartilhe

É preciso tomar cuidado com as complicações que o emagrecimento durante o tratamento pode causar


Escrito por:

Natália Mancini

Emagrecer é um processo muito comum durante o tratamento oncológico, porém é preciso ter muito cuidado com isso. A perda de peso no câncer pode interferir no progresso da terapia, por isso é importante ingerir alimentos que supram as necessidades calóricas do corpo. E, mais importante ainda, é o paciente se alimentar com aquilo que tem vontade.

O principal perigo é a pessoa entrar em um estado de desnutrição que comprometa à resposta ao tratamento.

Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, explica que a desnutrição ocorre quando além de peso, o paciente perde massa muscular e tecido gorduroso. “Com isso, ele pode chegar a uma distribuição de pouco peso para sua altura, que comprometa a saúde, diz ela.

Uma das maneiras de saber se essa distribuição está adequada é por meio do cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), ou medindo a circunferência; pregas cutâneas; bioimpedância e outros métodos que calculem a composição corporal.

Caso esses níveis estejam abaixo do recomendado, “o organismo sofre com a perda de proteínas, carboidratos e gordura. Isso atrapalha o processo de cicatrização, coagulação e aumenta o risco de infecção, sangramentos e dificulta o prognóstico. Além de dificultar até atividades rotineiras do dia a dia”, conta a nutricionista.

Perda de peso no câncer

emagrecer, emagrecimento repentino, estou emagrecendo muito rápido o que pode ser, emagrecimento rapido causas, perda de peso e cancer, cancer e perda de peso, cancer, perda de apetite, cancer emagrece, o que comer durante cancer, desnutrição, desnutrição e cancer, doenças que causam perda de massa muscular, perda de apetite e peso, comer menos, comer mais vezes, nutrição e câncer, o que não comer durante cancer

Em algumas situações mais complicadas, o câncer em si pode fazer o paciente emagrecer. Tanto que a perda de peso sem motivos aparentes é um dos sintomas da doença.

Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.

Como não emagrecer se não tenho vontade de comer?

emagrecer, emagrecimento repentino, estou emagrecendo muito rápido o que pode ser, emagrecimento rapido causas, perda de peso e cancer, cancer e perda de peso, cancer, perda de apetite, cancer emagrece, o que comer durante cancer, desnutrição, desnutrição e cancer, doenças que causam perda de massa muscular, perda de apetite e peso, comer menos, comer mais vezes, nutrição e câncer, o que não comer durante cancer

A principal queixa dos pacientes oncológicos em relação à alimentação é a perda de apetite. Para combatê-la, “é necessário investir em alimentos que possam apetecer o paciente, ou seja, que ele tenha vontade naquele momento”, conta Marisa Coutinho.

É preciso observar também a tolerância da pessoa a temperos, aromas e consistências, adaptando ao que ela consegue comer neste momento.

De acordo com orientações da nutricionista, “deve-se dar preferência a alimentos de maior densidade calórica e/ou proteica. Além de respeitar as restrições que o paciente possa ter em função do quadro clínico ou doenças pré-existentes. Por exemplo: diabetes, hipertensão, presença de diarreia, vômito ou outro comprometimento do sistema digestório. Bem como dar preferência a alimentos mais naturais de boa procedência em lugar dos ultra processados”.

Outra solução para suprimir a falta de apetite é comer uma menor quantidade, porém mais vezes ao longo do dia. Em vez de ter três grandes refeições, o paciente pode fazer cinco: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Alimentos mais recomendados durante o câncer

emagrecer, emagrecimento repentino, estou emagrecendo muito rápido o que pode ser, emagrecimento rapido causas, perda de peso e cancer, cancer e perda de peso, cancer, perda de apetite, cancer emagrece, o que comer durante cancer, desnutrição, desnutrição e cancer, doenças que causam perda de massa muscular, perda de apetite e peso, comer menos, comer mais vezes, nutrição e câncer, o que não comer durante cancer

Marisa diz que se alimentar bem durante esse processo é importante, pois capacita o paciente a lidar melhor com os efeitos colaterais. Dessa forma, “uma regra primordial é ingerir vários alimentos diferentes todos os dias”, indica ela.

Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários e para manter o vigor do organismo, a dieta deve conter porções diárias dos seguintes grupos de alimentos:

  • Frutas e vegetais. Verduras cruas ou cozidas, frutas e sucos de frutas são fontes de algumas vitaminas e minerais necessários ao organismo.
  • Alimentos proteicos. As proteínas contribuem para a regeneração do organismo e o combate às infecções. Carnes em geral, peixes, aves, ovos, leite, iogurte e queijo fornecem não só proteínas como também muitas vitaminas e minerais.
  • Tanto in natura quanto os presentes no pão, nas massas e arroz, eles fornecem principalmente os carboidratos e fibras. Os carboidratos são as fontes de energia, sendo necessários para que o organismo funcione bem.
  • Laticínios. O leite e seus derivados fornecem proteínas, vitaminas e minerais, dentre eles destacando a melhor fonte de cálcio.

“O ideal é que o paciente tente comer de tudo um pouco e mantenha uma dieta equilibrada. Consumir alimentos de todos os grupos evita que o organismo precise usar outras fontes de energia, como as proteínas musculares”, alerta Marisa.

Ela ressalta que existe no mercado uma variedade de suplementos nutricionais tanto para pacientes oncológicos quanto para o público geral. “Eles são uma boa alternativa para completar o aporte nutricional que o paciente precisa e que, por vezes, não consegue ingerir”, finaliza Marisa.

 

perda de peso e cancer, cancer e perda de peso, cancer, perda de apetite, cancer emagrece, o que comer durante cancer, desnutrição, desnutrição e cancer, doenças que causam perda de massa muscular, perda de apetite e peso, comer menos, comer mais vezes, nutrição e câncer, o que não comer durante cancerSabia que tomar água ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento?

Veja os 16 alimentos superpoderosos 

O Atendimento Nutricional da Abrale está à disposição para ajudar!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Concordo plenamente, com vc abrale, o seu artigo é muito bom ele nos ajuda e também nos adverte sobre os perigos de perder peso quando está portando o cançer; muito obrigado por compartilhar.

Minha mae esta com cancer de mama,e esta muito.magra,sem massa corporal,se ela tiver que retirar o nodulo ela aguenta uma cirurgia?

Minha mãe só descobriu que tinha câncer porque ela emagreceu demais. Não sentia dor nenhuma, apenas febre as vezes e azia. Era um adenocarcinoma no antro, gigante e bem maligno com metástase no fígado, no pâncreas e nos ossos. Ela descubriu em janeiro de 2019 e faleceu em Maio. Eu vi minha mãe definhando sem poder fazer nada porque já era tarde, mesmo doente minha mãe comia super bem. Fumava desde os 15 anos e morreu com 63 anos.

COMO SE ALIMENTAR BEM, SE NÃO RECEBO UMA CESTA BÁSICA, O MUNDO PERDEU O AFETO POR HUMANOS, AQUI ONDE MORO ELES GASTAM FORTUNAS COM ANIMAIS APESAR DE GOSTAR MUITO DE ANIMAIS EU SOU UM SER HUMANO AMBOS SENTI FOME E FALTA DE AFETO ISSO É FATO

Boa noite
Gostaria de saber se os alimentos informado também auxiliam quem tem câncer no reto.
Grata

Boa noite me chamo Davina tenho 57 anos , comecei perder peso ,acho que sem motivo estou tentando arrumar um médico pra fazer uns exames ,mas com a pandemia está difícil . Gostaria que me ajudasse

Queto dicas..

Estou fazendo quimioterapia por via oral. Em abril deste ano….retirei um tumor maligno no reto. Estou sofrendo muito com fortes enjoos e mal estar generalizado. Alguma dica para melhorar esta condição sofrida? Grata

muitíssimo obrigada !!

O aumento de prostada e emagrecimento significa q a pessia ESTÁ com cancer?

Bom dia gostaria de saber qual remedio emagrecedor poso tomar pois tenho câncer no estômago e preciso emagrecer.

Fui diagnosticada com câncer no útero a 40 dias aproximadamente. Só senti necessidade de procurar um médico QDO percebi um caroço aparecer do dia pra noite no abdômen do lado direito. Feito exame de imagem. Descobri um tumor sólido do lado esquerdo do útero.
Até então, tinha e tenho dores no abdômen constante. Agora estou sentindo muita dor nas costas.do lado esquerdo. Azia . mal estar. Minha cirurgia será marcada só em agosto. A médica já diagnósticou câncer e estou nos preparativos para cirurgia,sem biópsia.
A minha preocupação é saber em que estágio se encontra.
E estou emagrecendo mais ,54 kg e tenho 1,70 Alt. A minha pergunta é.essa dor está relacionado ao espalhamento do tumor….
Estou com nódulos nós dois ovários. Um medindo tamanho de uma laranja.
Tenho 47 anos e fumante desde os 13 . gratidão ♥️

Pelo SUS. Realizei dia 10 06. E me disseram que o resultado só será revelado dia 10 07. 1 dia antes da consulta do cardiologista. Juntamente com o raio-x.
Existe alguma maneira de ver esse exame antes. Pois de acordo com meus sintomas. O emagrecendo.pensei que estivesse relacionado a morte do meu paizinho.a 8meses, decorrência do COVID.
Dizem que esse tipo de câncer é assintomático, e recentemente estou com essas dores no quadril. Corrimento de cor marrom. Dor abdominal constante.
Estou bem apreensiva.
Agradeço muito…

E não estou querendo exclusividade não, só queria saber o grau em que me encontro na doença, lembrando que eu enterrei minha prima irmã (meu tio, irmão do meu pai casou com minha tia, irmã da minha mãe) a aproximadamente 4meses com esse mesmo tumor. Ela não teve tempo. Receio que estou passando pelo mesmo processo 😞

Qual a leitura do aumento da vitamina B12 no sangue, durante tratamento de quimioterapia?

Bom Diia: Queria saber pq tô emagrecendo mto rápido tô comendo mta coisa mais ainda fico com fome não sei pq estou emagrecendo rápido de mais pode ser oq …

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top