Skip to content

Quando o tratamento quimioterápico é indicado como primeira linha

Compartilhe

Última atualização em 5 de outubro de 2022

Apesar de não agir somente no câncer e causar efeitos colaterais significativos, ela ainda pode ser a primeira opção. Em alguns casos, a única

Com os avanços da tecnologia na Oncologia, o tratamento quimioterápico passou a ser enxergado pelos pacientes como algo menos eficaz. Mas não é bem assim, já que para certos casos utilizar esse método como primeira linha ainda é a melhor opção. Isso acontece, principalmente, para determinados tipos de cânceres hematológicos e para tumores sólidos que não estão localizados. 

Como a quimioterapia atua no tratamento do câncer?

quando a quimioterapia é indicada, quando usar radioterapia e quimioterapia, tudo sobre quimioterapia e radioterapia, fazer ou nao quimioterapia, quem faz quimioterapia, quimioterapia cura metastase, tratamento quimioterápico, quimioterapia, quimioterapia tres dias seguidos, um quimioterápico utilizado no tratamento, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer é a, qualidade de vida do paciente com câncer em tratamento quimioterápico, como é o tratamento de quimioterapia, tratamento de cancer de mama com quimioterapia, como e feito tratamento de quimioterapia, como é feito o tratamento da quimioterapia, tratamento de quimioterapia como funciona, como a quimioterapia atua no tratamento do cancer, como é feito o tratamento de quimioterapia, quimioterapia curativa, o que é quimioterapia curativa, quimioterapia paliativa, tratamento sistêmico, tratamento com quimioterapia efeitos colaterais, como é o tratamento com quimioterapia, o que é quimioterapia, quimioterapia vermelha, quimioterapia branca, sessão de quimioterapia, tipos de quimioterapia, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, efeitos da quimioterapia quimioterapia tipos, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, quimioterapia tipos, como funciona a quimioterapia, quimioterapia adjuvante, reações da quimioterapia, cancer que não responde a quimioterapia, quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia, quimioterapia como funciona, quimioterapia neoadjuvante, medicamentos quimioterapicos, para que serve a quimioterapia, principais drogas utilizadas no tratamento do câncer, tratamento oncológico, o que é tratamento oncológico, tratamento inovador contra o câncer, tratamento de câncer em idosos, tratamento de câncer, o que é tratamento de primeira linha“Ela utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Ao contrário da radioterapia ou cirurgia, que tem como alvo áreas específicas, a  quimioterapia alcança todo o corpo. Ela age sobre as células que crescem e se dividem rapidamente, como as células cancerígenas”, resume o Dr. Ronald Pallotta, onco-hematologista do Hospital Estadual Mário Covas.

Por não atuar em um local exato, esse tipo de  intervenção terapêutica é considerada como tratamento sistêmico. É por esse motivo que alguns efeitos colaterais acontecem, como é o caso da queda de cabelo. Devido às células capilares se multiplicarem com muita velocidade, os quimioterápicos também acabam atuando nelas.

De acordo com o Dr. Pallotta, é possível utilizar o tratamento quimioterápico em diversas situações, que variam conforme a estratégia e esquema da terapia. Sendo que os principais objetivos são curativo, controle do câncer e paliativo. 

Na quimioterapia curativa, a meta é erradicar totalmente o câncer. Entretanto, esse termo é utilizado como uma possibilidade ou intenção. Isso porque, não há como garantir que o desfecho será esse, mesmo sendo o alvo. 

“Ao administrar um tratamento que tenha a chance de curar o câncer, o médico pode descrevê-lo como tratamento com intenção curativa. Porém, geralmente, leva muitos anos para se ter certeza que um determinado paciente está realmente curado”, diz o doutor.

Por outro lado, se o objetivo for diminuir ou evitar o crescimento do tumor, considera-se que o tratamento é feito para controle da doença. Dessa forma, o paciente pode ter uma melhor qualidade de vida e um aumento na sobrevida. Assim, o câncer acaba se transformando em uma doença crônica.

A quimioterapia paliativa, utilizada em tumores em estágios avançados, foca mais no paciente e também tem como objetivo melhorar os sintomas e a qualidade de vida.

Quando o tratamento quimioterápico é a primeira escolha?

quando a quimioterapia é indicada, quando usar radioterapia e quimioterapia, tudo sobre quimioterapia e radioterapia, fazer ou nao quimioterapia, quem faz quimioterapia, quimioterapia cura metastase, tratamento quimioterápico, quimioterapia, quimioterapia tres dias seguidos, um quimioterápico utilizado no tratamento, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer é a, qualidade de vida do paciente com câncer em tratamento quimioterápico, como é o tratamento de quimioterapia, tratamento de cancer de mama com quimioterapia, como e feito tratamento de quimioterapia, como é feito o tratamento da quimioterapia, tratamento de quimioterapia como funciona, como a quimioterapia atua no tratamento do cancer, como é feito o tratamento de quimioterapia, quimioterapia curativa, o que é quimioterapia curativa, quimioterapia paliativa, tratamento sistêmico, tratamento com quimioterapia efeitos colaterais, como é o tratamento com quimioterapia, o que é quimioterapia, quimioterapia vermelha, quimioterapia branca, sessão de quimioterapia, tipos de quimioterapia, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, efeitos da quimioterapia quimioterapia tipos, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, quimioterapia tipos, como funciona a quimioterapia, quimioterapia adjuvante, reações da quimioterapia, cancer que não responde a quimioterapia, quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia, quimioterapia como funciona, quimioterapia neoadjuvante, medicamentos quimioterapicos, para que serve a quimioterapia, principais drogas utilizadas no tratamento do câncer, tratamento oncológico, o que é tratamento oncológico, tratamento inovador contra o câncer, tratamento de câncer em idosos, tratamento de câncer, o que é tratamento de primeira linhaEssa decisão cabe ao oncologista ou onco-hematologista, que determinará qual medicamento, ou combinação, é o melhor para aquele paciente. Para isso, ele precisa levar em consideração o tipo de câncer, localização do tumor, estadiamento, se e como as funções do organismo estão sendo afetadas e estado de saúde geral do paciente. Além disso, é preciso analisar o nível de sensibilidade do tumor à quimioterapia.

“No caso de neoplasias hematológicas, como as leucemias, a maioria dos linfomas e o mieloma, esta abordagem terapêutica ainda é a primeira escolha. Embora com características extremamente diferentes, têm em comum um componente sistêmico da linhagem celular envolvida”, o Dr. Pallotta conta.

Já para os câncer sólidos, esse método também pode ser utilizado como tratamento de primeira linha e até único. Entretanto, na maioria das vezes, é realizado em conjunto com a radioterapia e/ou cirurgia. Se administrado antes, para diminuir o tamanho da massa tumoral, recebe o nome de terapia neoadjuvante. Porém, caso a quimio seja administrada após, para destruir as células cancerígenas restantes, é chamada de terapia adjuvante.

O médico ressalta que “em alguns casos, a melhor escolha das doses e horários para cada tratamento quimioterápico é clara. Assim, o recomendado é um tratamento padrão já estabelecido em protocolos clínicos. Em outros casos, quando não existe ainda uma padronização para a forma de tratamento de determinado tipo de câncer e estágio da doença, o médico pode estabelecer uma combinação de medicamentos e horários de administração. ”

Futuro do tratamento quimioterápico

quando a quimioterapia é indicada, quando usar radioterapia e quimioterapia, tudo sobre quimioterapia e radioterapia, fazer ou nao quimioterapia, quem faz quimioterapia, quimioterapia cura metastase, tratamento quimioterápico, quimioterapia, quimioterapia tres dias seguidos, um quimioterápico utilizado no tratamento, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer, um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer é a, qualidade de vida do paciente com câncer em tratamento quimioterápico, como é o tratamento de quimioterapia, tratamento de cancer de mama com quimioterapia, como e feito tratamento de quimioterapia, como é feito o tratamento da quimioterapia, tratamento de quimioterapia como funciona, como a quimioterapia atua no tratamento do cancer, como é feito o tratamento de quimioterapia, quimioterapia curativa, o que é quimioterapia curativa, quimioterapia paliativa, tratamento sistêmico, tratamento com quimioterapia efeitos colaterais, como é o tratamento com quimioterapia, o que é quimioterapia, quimioterapia vermelha, quimioterapia branca, sessão de quimioterapia, tipos de quimioterapia, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, efeitos da quimioterapia quimioterapia tipos, como é feita a quimioterapia, efeitos colaterais da quimioterapia, quimioterapia tipos, como funciona a quimioterapia, quimioterapia adjuvante, reações da quimioterapia, cancer que não responde a quimioterapia, quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia, quimioterapia como funciona, quimioterapia neoadjuvante, medicamentos quimioterapicos, para que serve a quimioterapia, principais drogas utilizadas no tratamento do câncer, tratamento oncológico, o que é tratamento oncológico, tratamento inovador contra o câncer, tratamento de câncer em idosos, tratamento de câncer, o que é tratamento de primeira linhaDurante muito tempo, pesquisadores questionavam se existiria alguma proteína diferente que a célula doente produz. O aumento do conhecimento sobre a biologia da célula cancerosa, ou seja, da forma que ela funciona, possibilitou responder essa pergunta e criar tratamentos que agem diretamente no mecanismo de ação dessas partículas.

No caso da leucemia mieloide crônica, por exemplo, foi identificado que a célula doente produz a proteína TK.Para ter uma ação sobre a célula cancerosa, é preciso ter um receptor para que esta proteína se adapte e dê a partida no sistema de descontrole da célula, a fechadura. Se for possível tapar esta fechadura, evitando que a chave entre, se bloqueia este sistema doente.

Dessa forma, foi criado um inibidor específico que bloqueia a estrutura que recebe essa proteína. Assim, a chave, a proteína TK, não consegue entrar na fechadura (receptor TK na célula), pois o inibidor bloqueia o sistema evitando desencadear uma série de mecanismos celulares.

“Progressivamente, o tratamento quimioterápico pode ser substituído por terapias direcionadas, ou também chamadas terapias-alvo. Não vejo as pessoas sendo tratadas daqui a 50 ou 60 anos com quimioterapia, pelo menos do modo que a conhecemos hoje”, o Dr. Ronald Pallotta finaliza.

 

Medicina personalizada na Oncologia

E se eu desenvolver reação alérgica à quimioterapia?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top