skip to Main Content

Diferenças entre o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin

Linfoma, Sistema Linfatico, Ingua No Pescoço, Ingua, Linfoma De Hodgkin, Sistema Linfático, Ingua Na Axila, O Que é Linfoma, Linfomas, Linfoma Sintomas, Sintomas De Linfoma, Inguas, Cancer Linfatico, Inguas No Pescoço, Linfoide, O Que é Ingua No Pescoço, Ingua Na Cabeça, Ingua No Pescoço Doi, Linfomas No Pescoço, Linfoma Não Hodgkin Tem Cura, Linfoma De Hodgkin Tem Cura Medico De Pescoço, Linfomas De Hodgkin, Linfoma Hodgkin E Não Hodgkin Qual O Mais Grave, Linfoma Hodgkin E Não Hodgkin Qual O Mais Grave, Linfoma Doi Quando Aperta, O Que é Linfoma Não Hodgkin, Qual Linfoma é Mais Grave, O Que é Cancer Linfoma, O Que é Linfoma No Sangue Quando Suspeitar De Linfoma, Quando Suspeitar De Linfoma, Quando Suspeitar De Linfoma, Tipos, Caroço Na Virilha, #SeToque, Setoque, Se Toque, Abrale
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conhecer os subtipos deste câncer é importante para estar ciente de todas as questões do tratamento


Escrito por:

Natália Mancini

Em 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre os Linfomas. Esse câncer acomete mais de 12 mil pessoas por ano no Brasil e diagnosticá-lo precocemente é fundamental! Por este motivo, a Abrale criou a campanha #SeToque, que objetiva levar informação sobre os principais sintomas da doença para toda a população.

Mas, você deve estar se perguntando: o que é o linfoma? Aliás, dizemos “linfoma” como se fosse um único tipo de câncer, mas, na verdade, ele é dividido em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). E cada um deles é dividido em diferentes subtipos, que se comportam de maneiras distintas – somente o LNH tem mais de 40 subgrupos

Então, qual a diferença entre o LH e o LNH?

 Nem todas as células do linfoma de Hodgkin são malignas

linfoma, sistema linfatico, ingua no pescoço, ingua, linfoma de hodgkin, sistema linfático, ingua na axila, o que é linfoma, linfomas, linfoma sintomas, sintomas de linfoma, inguas, cancer linfatico, inguas no pescoço, linfoide, o que é ingua no pescoço, ingua na cabeça, ingua no pescoço doi, linfomas no pescoço, linfoma não hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin tem cura medico de pescoço, linfomas de hodgkin, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma doi quando aperta, o que é linfoma não hodgkin, qual linfoma é mais grave, o que é cancer linfoma, o que é linfoma no sangue quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, tipos, caroço na virilhaO Dr. Jacques Tabacof, especialista em linfomas do Centro Paulista de Oncologia, explica que no LNH a maioria das células do câncer são sim malignas.

Já no LH, existem células saudáveis de defesa envolvidas também, mas elas estão “desligadas”. “As células cancerosas do linfoma produzem substâncias que inibem o funcionamento dessas células de defesa. Então as células saudáveis ficam acumuladas ao redor das células malignas, mas por não estarem funcionando, não conseguem combater o linfoma”, explica o médico.

Quem tem mais chance de desenvolver qual linfoma?

linfoma, sistema linfatico, ingua no pescoço, ingua, linfoma de hodgkin, sistema linfático, ingua na axila, o que é linfoma, linfomas, linfoma sintomas, sintomas de linfoma, inguas, cancer linfatico, inguas no pescoço, linfoide, o que é ingua no pescoço, ingua na cabeça, ingua no pescoço doi, linfomas no pescoço, linfoma não hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin tem cura medico de pescoço, linfomas de hodgkin, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma doi quando aperta, o que é linfoma não hodgkin, qual linfoma é mais grave, o que é cancer linfoma, o que é linfoma no sangue quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, tipos, caroço na virilhaApesar da doença ter a possibilidade de aparecer em pessoas de qualquer idade, o LH é mais diagnosticado em pacientes jovens de 20 a 40 anos. Em comparação, nos últimos 25 anos, o LNH tem sido mais encontrado em pessoas com mais de 60 anos.

59% dos pacientes de LH são homens e 41% em mulheres. No LNH, os homens representam 51% dos casos e as mulheres 49% e ele é o tipo mais comum.

Diferença entre linfoma hodgkin e não hodgkin: qual é mais grave?

É difícil falar qual linfoma é mais grave. A gravidade do câncer vai depender de vários fatores, como o momento em que ele foi diagnosticado. Se for um diagnóstico precoce, é muito mais provável que o câncer seja fácil de ser tratado. Da mesma forma que se for tardio, o prognóstico da doença pode ser mais complicado.

Além disso, existe a questão da resistência das células cancerosas ao tratamento. O LH apresenta alto índice de cura com quimioterapia de primeira linha. Ou seja, logo no primeiro tipo de tratamento que o paciente faz, ele tem muita chance de já se curar. Segundo o Dr. Jacques, isso acontece porque “os linfomas de Hodgkin, em geral, são mais sensíveis à quimioterapia”.

Já os LNH, como dito anteriormente, é um grupo constituído com muitos tipos de linfomas e alguns deles são mais resistes aos tratamentos. Isso pode fazer ser necessário partir para uma segunda opção de terapia, o chamado tratamento de segunda linha.

Diferença entre linfoma Hodgkin e não-Hodgkin: sintomas

linfoma, sistema linfatico, ingua no pescoço, ingua, linfoma de hodgkin, sistema linfático, ingua na axila, o que é linfoma, linfomas, linfoma sintomas, sintomas de linfoma, inguas, cancer linfatico, inguas no pescoço, linfoide, o que é ingua no pescoço, ingua na cabeça, ingua no pescoço doi, linfomas no pescoço, linfoma não hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin tem cura medico de pescoço, linfomas de hodgkin, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma doi quando aperta, o que é linfoma não hodgkin, qual linfoma é mais grave, o que é cancer linfoma, o que é linfoma no sangue quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, tipos, caroço na virilhaNão, os sintomas são os mesmos independente se for LH ou LNH!

Os mais comuns são os inchaços, “caroços” ou ínguas no pescoço, axila e virilha, principalmente. Além disso, a pessoa pode apresentar coceira, febre, perda de peso e o baço e o fígado podem aumentar de tamanho.

O médico conta que “áreas de gânglios linfáticos mais internas, como tórax e abdômen também são frequentemente acometidas, mas o paciente pode não sentir alterações. Assim como alguns casos podem causar alterações em pele, ossos e aparelho digestivo”.

Como saber a diferença entre linfoma Hodgkin e não-Hodgkin?

Os sintomas são os mesmos e apalpando os caroços não é possível sentir uma diferença, como fazer então?

Somente após realizar uma biópsia da área afetada o médico estará apto a dizer se o linfoma é de Hodgkin ou não-Hodgkin.

Diferença entre linfoma Hodgkin e não-Hodgkin: tratamento

radioterapia, sistema linfatico, ingua no pescoço, ingua, linfoma de hodgkin, sistema linfático, ingua na axila, o que é linfoma, linfomas, linfoma sintomas, sintomas de linfoma, inguas, cancer linfatico, inguas no pescoço, linfoide, o que é ingua no pescoço, ingua na cabeça, ingua no pescoço doi, linfomas no pescoço, linfoma não hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin tem cura medico de pescoço, linfomas de hodgkin, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma doi quando aperta, o que é linfoma não hodgkin, qual linfoma é mais grave, o que é cancer linfoma, o que é linfoma no sangue quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, tipos, caroço na virilhaO Dr. Tabacof explica que podem ser usadas combinações de drogas quimioterápicas e radioterapia em todos os tipos de linfomas.

“Nos linfomas B CD20, LNH positivos associamos o anticorpo Rituximabe. Assim como nos casos de LH às vezes precisamos associar o brentuximabe que é um anticorpo anti-CD30”, conta ele.

Mas, novamente, saber qual o subtipo é fundamental, para entender quais as melhores escolhas de tratamento.

O TMO é uma opção para os dois tipos de linfoma?

sistema linfatico, ingua no pescoço, ingua, linfoma de hodgkin, sistema linfático, ingua na axila, o que é linfoma, linfomas, linfoma sintomas, sintomas de linfoma, inguas, cancer linfatico, inguas no pescoço, linfoide, o que é ingua no pescoço, ingua na cabeça, ingua no pescoço doi, linfomas no pescoço, linfoma não hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin tem cura medico de pescoço, linfomas de hodgkin, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma hodgkin e não hodgkin qual o mais grave, linfoma doi quando aperta, o que é linfoma não hodgkin, qual linfoma é mais grave, o que é cancer linfoma, o que é linfoma no sangue quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, quando suspeitar de linfoma, tipos, caroço na virilhaSim! O transplante de medula óssea (TMO) autólogo pode ser feito tanto para o LH quanto para o LNH que recidivam ou não respondem bem ao tratamento inicial.

O transplante alogênico é uma opção, mas é bem mais raro. Ele só é feito quando acontece uma recidiva após o autólogo.

Linfoma de Burkitt x linfoma linfoblástico x  grandes células

Esses são três dos subtipos de linfoma não-Hodgkin. O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento. Dessa forma, necessitam de tratamentos bastante intensivos e normalmente são administrados com o paciente internado.

“O linfoma de grandes células é menos agressivo e pode ser tratado com quimioterapia ambulatorial”, encerra o Dr. Jacques Tabacof

 

Maiores mentiras sobre o câncer

Agrotóxicos, os vilões da saúde


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
58 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Texto bem explicativo. Após sua leitura passei a conhecer e entender o câncer no sistema linfático. Muito agradecida.

Oi fiz uma mamografia reapareceu um linfoma na axila esquerda a médica pediu uma ultasonografia para ter imagens e normal aparecer linfomas s

Olá, eu tô com uma íngua no pescoço duas na nuca inchaço na virilha e perto da clavícula apareceu um o do pescoço não dói mas o restante sim as ínguas não parecem ter crescido eu estou com linfoma? Vale ressaltar que eu n tenho certeza pq eu n tô suando muito com falta de apitite mas eu estou desesperado pode dizer com isso se é um linfoma?

Perdi meu filho a dois meses com linfoma de hogdkin,o dele começou com um nódulo no braço direito depois de uma câimbra no.musuculo do braço direito,e isso foi crescendo levamos seis meses pra descobrir que era câncer depois de fazer a biópsia, abriu se uma lesão enorme,meu filho tinha 26 anos,foram várias tentativas de tratamento, quimioterapia,a tal da drag,nada resolveu, amputou se o braço, antes disso fez fez transfusões de sangue ,40 dias internados,me enchia de esperança,só esperou passar o natal e o ano novo,ele já não queria mais nada comer,tomar banho do ficar deitado, fizemos aquele exame que se chama pet escam,a metade do corpo do lado direito já estava todo tomado chegando no pulmão,ele morreu no 4 janeiro essa doença ela humilha, mutila e mata sem piedade

Oi gente eu tenho 2 caroços um de cada lado da virilha no começo eu achava que era uma ingua mas daí não sumiu ela tem um tempo que abaixa e tem tempo que ela cresce mas mesmo assim quando eu passo a mão sobre o local eu sinto o caroço em baixo da pele ele é um pouco duro e doi quando aperto. Tô com isso há messes e não sei se pode ser isso. Tô desesperada. Vocês acha que pode ser isso? 😪

Bom dia, meu nome é Adriana fui diagnosticada com lindona não Hodgkin aparentemente o meu está só na pele, faço controle de 6 em 6meses.Gostaria de saber que alimentos não posso comer de maneira nenhuma e que alimentos me ajudam a tornar meu sistema imunológico mais forte. Estou sem contato com minha médica por causa do covid 19. Normalmente faço uso de limão em jejum, açafrão. Gostaria de saber se esses alimentos realmente ajudam?

Obrigada pelo esclarecimento!

Olá! Recentemente eu tive sifilis primária e tomei a medicação indicada pelo infectologista – duas doses de benzetacil. Há dois meses sinto dois caroços (um de cada lado da virilha). Gostaria de saber se isso tem a ver com a sifilis ou se é algo pior. Estou com medo e no momento não posso ir a uma consulta, pois estamos todos de quarentena. Muito obrigado

ola, me chamo Thais e tenho 30 anos, recebi meu diagnostico da biopsia e o resultado resulta em INFILTRAÇÃO POR LINFOMA DE ALTO GRAU, COM UMA obs.. e necessário o exame imuno histoquímico para completa elucidação diagnostica… o que posso ser isso.? estou bastante preocupada…. por favor me de uma luz, pois não consigo entender o que significa tudo isso…

Tenho um caraço atrás da orelha(um dedo e meio), 1cm de largura e 0,5 cm de altura. Apareceu essa semana, não sinto dor, só descobri ele pela minha mãe, que o notou. Devo me preocupar muito? Tenho bastante espinha na orelha…

Obrigado pelo carinho! O caraço já está sumindo, não venho acompanhado de outros sintomas.

Olá, Boa noite! Percebi um caroço logo abaixo da mandíbula a 7 dias atrás, porém, sem nenhum outro sintoma. Consultando minha médica, ela pediu uma ultrassom, que teve como impressão diagnóstica “sinais sugestivos linfonodos cervicais bilaterais de aspecto reativo”, com 5 linfonodos de aspecto aumentado (1,1 x 0,7 cm foi o maior medido). Depois disso, ela solicitou um hemograma, no qual deu alteração para mais em leucócitos (11.170 mm3), segmentados (7.137,63 mm3), hemossedimentação (64 mm 1ª hora) e PCR (1,24 mg/L). Ela prescreveu um antibiótico que tomo a 48 h, porém sem melhora no inchasso dos linfonodos. Devo me preocupar? Caso eles não desinchem, devo procurar qual especialidade médica?

Boa tarde, eu estou com linfoma de Hodgkin já a 5 anos faço quimioterapia mas sempre volta o que eu faço para curar difinitivamente

Boa noite, tenho um filho de 4 anos e a algum tempo tenho notado um caroço no pescoço dele,que na9 diminui,tem dois dois lado dos pescoço, fico preocupada e a9 mesmo tempo com medo de levá-lo a9 pediatra….gostaria de saber a opinião de vcs. Obrigada.

Boa tarde, o dele já tem mais de 6 meses,marquei um pediatra. Obrigada pela atenção.

Olá.eatou com iguais em cadas axilas as.vezes.doem.incomoda as.vezes não é uma.nas.veririlhas.tbm.doem.so.as.vezes.twm uns.3 meses.ja mas não é alimentada só sinto que e ingua porque doem as.vezzes percebo que.to.tossindo mas que antes sempre.achei que.fosse.tosse alérgica mas percebo que.fico bem.cansada quando ando rápido e tosse e.maior que.podera.ser estou bem.preocupada porque fiz mamografia e apareceu linfomas

Bom dia!
Notei por acaso que tenho um carocinho interno atrás da orelha, em cima osso, há mais de um ano. E até hoje não sumiu e também não cresceu. Aparentemente tem 0,5 cm, parece ser de “silicone” quando se apalpa, não é visível, e não dói. Esses dias ando me sentindo muito cansada e com coceiras no corpo tbm.
Tentei marcar consulta com o clínico geral no postinho da minha cidade, mas infelizmente está com a agenda fechada até o ano que vem. Passo com um otorrino em um AME por causa da rinite, ele é capaz de diagnosticar? E é possível ter um linfonodo aumentado e ser benigno?

Olá, bom dia

Um dia quando cheguei dos 5Km que faço correndo, senti um incomodo muito grande na axila, ao ponto de não conseguir fechar o braço. A dor persistiu por 3 dias, diminuindo de grau, até que não doía mais, porém notei desde o primeiro dia que existia um nódulo na região da dor, que não existia antes. Um mês depois ele ainda está aqui, alguns dias atrás ao fazer a barba notei um no queixo que tb teve o mesmo processo, 3 dias bem doloridos e agora ele parou de doer, mas ainda está presente. Estou bem apreensivo. Vocês poderiam me dar alguma informação sobre?

Minha filha teve linfoma de burkitt aos 19 anos,internada já prestes a morrer.. conseguimos vencer o burkitt, 8 blocos de quimio separados em bloco A e bloco B,9 meses internada dos quais 10 dias foram na UTI,perdeu 15 kg,tivemos q ensina-los a andar,sentar e levantar,mas hj está curada e aos 27 anos é advogada,agradeço a equipe q nos ajudou a vencer o burkitt, a Deus é aos anjos de Deus!

Minha filha tem LLA3 de bukett e já no primeiro tratamento já teve a cura isso e.muito bom ?? Tem chances dele voltar ??

Olá, bom dia!
Estou preocupada pois só agora fiz a pesquisa sobre o assunto ( linfomas ), pois percebi que o caroço no meu pescoço voltou a aparecer. O que em outubro/2019 pensei que fosse CAXUMBA agora está maior e dificulta até pra engolir a própria saliva. Estou tendo febre e dores fortes por todo o corpo. Existe tbm caroços na região pélvica. Um desconforto horrível com inchaços nas mãos, pescoço e olhos. Muita coceira como se fosse uma alergia nos olhos e nariz. Que sensação horrível até dificulta a respiração com cansaço e muita fadiga. As vezes penso q as feridas na boca seja por causa da febre sempre a noite, mesmo passando pelo desconforto intestinal. Porém sinto calafrios durante o dia. O que fazer em meio a toda esta PANDEMIA ?

Estou tendo o mesmo caso . Vou fazer uma utrasom segunda . Mas começou pelo olho , o médico disse e uma conjuntivite bacteriana .passou remédio é já faz 1 mês e nada . Aí fiz vários exames de sangue que seu negativo para turberculose granglionar.que já foi oq ele estava pensando que fosse , devido ao inchaço dos gânglios . Deu negativo.
Agora passou uma ultra-som dos linfoma .

Ola me ajudem estou com vários linfonodos aumentado pescoço braço, mandíbula agora estou com dor no ombro lado esquerdo a minha garganta doi todos os dias isso já dura 6 meses estou com coceira no corpo e muito cansada será q e linfoma?

Oi boa noite!!! Minha filha teve linfoma de hodkin a um ano, o caroço surgiu no pescoço do lado direito , recentemente apareceu outro caroço do lado esquerdo isso pode ser que doença voltou?

Em 2004 fui acometido pelo LNH. Como um período de 17 anos se passou, sem reincidiva, pós quimioterapia, tenho duvidas se devo realizar avaliações periódicas?

Oi bom dia estou com um inchaço no pescosço apareceu apos sentir dores por um longo periodo nao existe caroço apenas inchaço e ainda sinto dor nos ombros nao fui ao medico ainda vale ressaltar que antes dessas dores sentia muita coceiras nas pernas apos o banho será se estou com essa doênça horrivel meu Deus me ajude.

Acheu o texto muito bem explicado, meu amigo estava com um caroço no pescoço, cresceu muito e estávamos aguardando os exames e resultados. Esta semana foi diagnósticado com linfoma de Hodgkin, estamos todos preocupados, o nódulo esta bem grande, não sabemos ainda o estágio. Vcs tem uma porcentagem média de chances de cura? Ele tem 23 anos

Minha mae estava com inchaco no pescoco falta de ar apetite e muita tosse ja esta sendo feita a biopsia sera que seria em grau avancado ja ? Ela comecou com esses sintomas a 15 dias o inchaco no rosto e pescoço porem ninguem numca diagnosticou 7 dias na upa tomando soro pois havia baixado o sodio no sangue depois que repôs sodio ela ficou inchada , depois fez exames e constou umas manchas no sistema linfatico ai agora ira para biopsia ..me ajudem por favor

Olá, boa tarde, meu nome é Manuel, vivo em Angola, recentemente descubri alguns inchaços na região do pescoço, sugestivo de um linfoma de Burkkit, laudo dado pelo médico, gostaria de saber pela pagina se é possivel me ajudar com o tratamento, ja que no meu país existe uma dificuldade na seguimento desta patologia. Obrigado!

Obrigado, estarei aguardando…

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top