skip to Main Content

Em quanto tempo o desenvolvimento do câncer acontece?

Células Se Dividindo Levando Ao Desenvolvimento Do Câncer
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O tempo varia conforme as características da célula cancerosa. Por isso, é importante realizar exames de rotina

Por Natália Mancini

O desenvolvimento do câncer acontece quando, durante a multiplicação das células, ocorre uma mutação genética e ela faz com que as células passem a se reproduzir descontroladamente. Entretanto, para que uma neoplasia se forme, é preciso que o DNA sofra mais de uma alteração e que alguns mecanismos de controle celular falhem. Todo esse processo pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.

No ciclo de vida de uma célula saudável, ela “nasce”, desempenha sua função e depois de ficar “velha”, sofre a morte celular programada, chamada de apoptose. Se, em algum momento desse processo, a célula passar por eventos genéticos e moleculares que afetem a sua proliferação e diferenciação, ela pode vir a se transformar em uma célula cancerosa.

“Apenas uma mutação não é suficiente para gerar um tumor. Isto é, é preciso uma sucessão de eventos e de alterações cronologicamente sequenciadas que, com o tempo, se acumulam e vão passando de uma etapa para outra na carcinogênese (formação do câncer)”, explica o Dr. Marcos André Costa, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

O Que Alimenta O Cancer, Do Que O Cancer Se Alimenta, Alimentos Que Alimentam O Cancer, Alimentos Que Fortalecem O Cancer, Alimentos Que Matam Células Cancerígenas, Carboidratos E Câncer, Cardápio Para Quem Tem Câncer, Dieta Cetogênica, O Que Uma Pessoa Com Câncer Não Pode Comer, O Metabolismo Dos Tumores, Dieta Alimentar Para Câncer De Estômago, Proteínas No Tratamento Do Câncer, Qual O Melhor Açúcar Para Quem Tem Câncer, Alimentos Que Previnem O Câncer De Mama, Super Alimentos Contra O Câncer, Alimentação E Câncer Pdf, O Que Mais Causa Câncer, Cardápio Para Quem Tem Câncer De Mama, Alimentos Que Previnem O Câncer De Intestino, Quimioterapia Natural Limão, Alimentos Que Curam O, Câncer Fake News, Acucar Veneno Do Seculo, Açúcar Veneno, Os Dez Alimentos Que Causam Câncer, Alimentos Cancerígenos Oms, Alimentos Cancerígenos Pdf, Sorvete Causa Câncer, Tipos De Câncer, Câncer Sintomas, Câncer Benigno, Câncer Maligno Nome, Como Prevenir O Câncer, Celulas Cancerigenas, Celula Cancerigena, Células Cancerosas, Celula Do Cancer, Alimentos Cancerigenos, Alimentos Que Ajudam No Tratamento Do Cancer, Alimentos Que Causam Inflamação, Cancer E Alimentação, Porque O Cancer Deixa A Pessoa Magra, O Que Alimenta O Cancer, Alimentos Que Alimenta O Cancer, Do Que O Cancer Se Alimenta, De Que O Cancer Se Alimenta, Matar Cancer De Fome, Matar O Cancer De Fome, O Cancer Se Alimenta De Que, é Verdade Que O Cancer Se Alimenta De Açucar, Alimentos Que Alimenta O Cancer, Alimentos Que Causam O Cancer, Alimentos Que Previnem O Cancer De Mama, Alimentos Que Combate O Cancer, Alimentos Que Previnem O Cancer, Tres Alimentos Que Alimentam O Cancer, Alimentos Que Favorecem O Cancer, Os Tres Alimentos Que Alimentam O Cancer, 3 Alimentos Que Alimentam O Cancer, Alimentos Que Aumentam A Imunidade Contra O Cancer, Alimentos Que Matam O Cancer, Alimentos Que O Cancer Adora, Como Funciona O Cancer Como O Cancer Funciona, Células Cancerosas

O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?

Uma boa alimentação é fator importante durante o tratamento oncológico e deve ser vista como aliada do paciente. Leia mais sobre!

Como acontece o desenvolvimento do câncer?

Há dois grupos de genes envolvidos no processo de desenvolvimento do câncer: os proto-oncogenes, que se transformam em oncogenes, e os genes supressores de tumor. Além disso, o surgimento da doença também está relacionado com falhas dos mecanismos de compensação celular e do sistema imune.

Em Quanto Tempo Um Cancer Se Desenvolve, Como O Cancer Se Desenvolve, Desenvolvimento Do Cancer, Quanto Tempo Um Cancer Demora Para Se Desenvolver, Quanto Tempo Demora Para Um Cancer Se Desenvolve, Quanto Tempo Um Cancer Leva Para Se Desenvolver, Ciclo Celular E Cancer, Divisão Celular E Cancer, O Que Desencadeia O, Desenvolvimento Do Cancer Na Celula, Quanto Tempo O Cancer Demora Para Se Desenvolver, O Desenvolvimento Do Cancer , Principais Fatores De Risco Para O Desenvolvimento Do Cancer, Celulas Cancerigenas, Células Cancerígenas, Celulas Cancerosas, Celulas Do Cancer, Formação Do Cancer, Celula Do Cancer, Como Ocorre O Cancer, Como Se Desenvolve O Cancer, Desenvolvimento Do Cancer, Carcinogenese, Carcinogênese, Como Surge O Cancer, Surgimento Do Cancer

Os proto-oncogenes estão presentes em todas as pessoas, eles são responsáveis por dar início ao processo de multiplicação celular. Quando sofrem uma mutação e passam a ser considerados como genes “ruins”, recebem o nome de oncogenes. São eles que causam a produção excessiva e descontrolada das células doentes.

O terceiro grupo, os genes supressores de tumor, como o próprio nome indica, “bloqueiam” o surgimento do câncer. Isso acontece porque eles produzem fatores (proteínas) que dificultam o processo de multiplicação das células. A inativação ou mutação desses genes pode interferir na fabricação das proteínas, possibilitando o crescimento descontrolado das células, o que leva a um maior risco da pessoa desenvolver um câncer.

O Dr. Costa conta que, caso a célula de uma pessoa sofra uma mutação genética, ela pode ser contida por meio de mecanismos de compensação intracelular. Se eles não conseguirem corrigir a mutação, o corpo inicia um processo para levar a célula à morte. Essa morte programada, geralmente, depende de uma molécula chamada TP53 (anormalidades nessa célula foram encontradas em mais da metade dos cânceres humanos). Caso esse procedimento falhe, o sistema imune, que tem potencial e poder para destruir as células anormais, entra em ação.

“Se sobreviver à destruição pelo sistema imune, aí sim a célula começa a crescer e multiplicar. Mas, também não é garantia de que ela vai vingar”, pontua o médico. 

Para vingar, ela precisa sobreviver ao microambiente hostil no qual ela está inserida, isto é, às condições do local onde ela está. Por exemplo, conseguir suprimento energético.

Cancer. Prevenção, Prevenir, Prevenção Do Câncer, Prevenir Ou Previnir, Prevenção Cancer De Mama, Prevenção De Doenças, Prevencao, Prevençao, O Que é Prevenção, Como Evitar Cancer, Que Medidas Podem Ser Tomadas Para Evitar Essas Doenças, Como Prevenir O Câncer De Próstata, Prevenção De Saúde, Como Previnir O Cancer, Prevencao, Prevenindo, Câncer, Tabagismo, Cigarro, Bebida Alcoolica, Alcool, Idade, Cancer Maligno, Prevenção Contra O Cancer, Causas Do Câncer, O Que Causa O Cancer, Tumores, Canceres, Como Ter Cancer, Cancer De Sangue, Origem Do Cancer, O Que é Prevenção, Prevenção Significado, Prevenir Significado, Tipos De Prevenção, Prevenção A Saude Conceito, O Que é Prevenção De Doenças, Prevenção Primaria Do Cancer, Cigarro, Narguile, Narguilé, Fumar, Agrotóxicos, Agrotoxico, Carnes Processadas, Bacon, Amamentação, Exames Preventivos, Presunto, Salsicha, Linguiça, Benzeno, Cancer De Mama, Cancer De Prostata, Cancer De Pulmão, Cancer De Torioide, Velho Tem Cancer, Cancer Antes Dos 50, Cancer, Prevenção Do Cancer, Va De Lenço, #vádelenço, Cancer Genetico, Dia Mundial De Combate Ao Cancer, Bebida Alcoólicas, Bebidas Alcoolicas, Sol, Cancer De Pele, Inca, Estimativa De Cancer, Alimentação, Cancer No Trabalho, Trabalho Causa Cancer, Obesidade, Peso, Obesidade E Cancer, Dr Felipe Ades, Dr Ades, Exercícios Fisicos, Exercicios Fisicos, Hpv, Cancer De Colo De Utero, Vacina, Vacina Previne Cancer, Hepatite B, Hepatite C, Exame Preventivo, Mamografia, Colonoscopia, Leucemia, Cancer Hematologico, Lma, Lla, Lmc

Prevenção é a principal forma de evitar o câncer

De 80 a 90% dos casos de câncer no Brasil poderiam ser prevenidos se os fatores de risco para essa doença fossem evitados. Leia mais sobre!

Em quanto tempo um câncer se desenvolve?

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos. 

Etapas De Desenvolvimento Do Câncer

“Existem tumores que são considerados muito lentos na sua formação, os chamados indolentes, e existem tumores que são bastante agressivos. Como os linfomas indolentes, nos quais os pacientes apresentam, na história da doença, sinais ou exames laboratoriais que indicam que o tumor estava presente há vários meses, ou até anos. Por outro lado está, por exemplo, uma leucemia mieloide aguda, que se desenvolve em poucas semanas ou dias, algumas vezes de uma forma muito agressiva”, exemplifica o Dr. José Orlando Bordin, onco-hematologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Atualmente, se o tumor é muito precoce, os métodos de imagem não conseguem identificá-lo.

“A gente consegue detectar, no máximo, lesões entre três e cinco milímetros. Aí elas conseguem aparecer nas imagens”, pontua o Dr. Costa. Ele relata que, por isso, é comum, no caso de cânceres mais agressivos, que em um exame de rotina não tenha nada e, dois/três meses depois, a doença apareça.

 “O que está surgindo é a biópsia líquida. Ela nos permite detectar fragmentos do DNA no sangue e esses fragmentos podem detectar uma assinatura aberrante. Aí, sim, é possível identificar um câncer muito precoce. Essa é uma área de intensa investigação, talvez seja uma coisa para cinco ou mais anos”, finaliza o Dr. Marcos André Costa.  


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Mais uma excelente abordagem da abrale, fico realmente encantado e agradecido com o trabalho. Parece até que adivinham o que nos atormenta… só pesquisar que encontra algum artigo aqui. Parabéns

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top