Skip to content

AAS na trombocitemia essencial: por que e quando usar?

Frasco contendo AAS para tratamento da trombocitemia essencial
Compartilhe

Última atualização em 24 de maio de 2022

A aspirina infantil tem papel relevante para evitar a trombose e, por isso, o paciente não deve parar de tomá-la


A aspirina (AAS) na trombocitemia essencial (TE) é parte importante do tratamento para aqueles pacientes com risco de trombose. Uma vez que ela é indicada, o seu uso deve ser contínuo, ou seja, não é possível parar de tomá-la. Entretanto, caso a pessoa apresente condições relacionadas a esse medicamento, o médico pode prescrever um substituto. Por isso, é de extrema importância fazer o acompanhamento médico corretamente. 

Aspirina é o nome dado ao remédio que contém como substância ativa o ácido acetilsalicílico, um anti-inflamatório não esteroide. Ela é, comumente, utilizada para tratar inflamações, aliviar dores e diminuir a febre. Além disso, a aspirina é anticoagulante, dessa forma, também pode ser administrada para impedir a agregação plaquetária e afinar o sangue. Reduzindo, assim, as chances de infarto agudo do miocárdio, prevenir AVC, e trombose em pessoas que  apresentam fatores de risco.

AAS na trombocitemia essencial

No tratamento da trombocitemia essencial, a AAS é indicada para pacientes que precisam prevenir fenômenos tromboembólicos. 

O Dr. Renato Sampaio, do Comitê de Doenças Mieloproliferativas Crônicas da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), explica que aqueles que têm menos de 60 anos, sem histórico de trombose e negativos para a mutação JAK2, são considerados de muito baixo risco. Por isso, normalmente, não precisam desse medicamento.

Comparação entre uma veia sem e com coágulo sanguíneo por não utilizar a aas na trombocitemia essencial

Entretanto, se essa mesma pessoa tiver fator de risco para doenças cardiovasculares ou sintomas vasomotores, por exemplo, o fogacho, relacionados à doença, a aspirina, provavelmente, será prescrita.

“Nos outros graus de risco, é recomendado o uso regular da aspirina em baixas doses”, o Dr. Sampaio pontua.

De acordo com o médico, a dosagem, geralmente, indicada é de 81 a 100/mg por dia. Mas, se o paciente apresentar resistência à aspirina, o especialista pode prescrever uma dose maior ou a substituição do medicamento.

“Por outro lado, seu uso está contraindicado naqueles casos onde existe alergia à aspirina ou ainda que exista uma atividade do cofator da ristocetina muito baixa (< 20%), encontrada em casos onde haja extrema trombocitose”, ele ressalta.

Leia também:

Quando é possível interromper o uso da AAS?

Assim como os outros medicamentos do tratamento da TE, por exemplo a Hidroxiureia e o Interferon, a aspirina não pode ser suspensa. O que pode acontecer, entretanto, é a prescrição de um novo remédio que tenha o mesmo objetivo de evitar a trombose. 

Paciente tomando AAS na trombocitemia essencial

“A indicação da aspirina é feita baseada na estratificação de risco dos pacientes e, geralmente, está indicada por toda a vida. A suspensão, às vezes, pode vir a ser solicitada em casos em que houve uma reação adversa séria ao medicamento ou naqueles pacientes que estão com trombose”, informa o Dr. Sampaio.

Ou seja, a suspensão desse medicamento não está relacionada com uma melhora ou piora da trombocitemia essencial. Ela está associada a outros fatores, como a presença de efeitos colaterais significativos, como alergia.

Nesses casos, a troca da aspirina pode ser feita e outro anticoagulante é prescrito

Leia também:

Cuidados com a AAS na trombocitemia essencial

  • O primeiro e mais importante cuidado que deve ser tomado é realizar o acompanhamento médico regularmente, conforme solicitado pelo especialista.
  • Caso o paciente apresente sangramentos significativos, deve suspender a medicação até a resolução do quadro.
  • Pode ser necessário suspender o uso da aspirina antes de procedimentos cirúrgicos.

Entretanto, o Dr. Renato Sampaio alerta que “estas condutas devem sempre estar respaldadas e conduzidas pelo médico responsável. ” 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Olá! Estou tomando AAS porque tive trombose, posso tomar sucos para aumentar as plaquetas e a anemia?

Eu tive trombose dois anos atrás.,e tomo aas todos os dias de 100mg..tomar suco de cenoura com acerola e laranja faz mal?

Eu não me lembro de ter tomado o aas posso tomar outra dose? Ou esperar o dia seguinte?

Bom Dia!! Tive uma trombose na veia ilíaca-femural há dez dias. Estou tomando rivaroxabana 20mg. Porém um clínico havia me indicado Tomar aas junto com o anticoagulante. Mas o angiologista não prescreveu. O aas não é indicado no momento? Obrigada.

Boa noite.. tive uma trombose venosa profunda na perna em 2019, de momento encontro-me a tomar AAS 150 mg/dia, com esta medicação eu poderei fazer o tratamento com ondas choque aos cotevelos?! Obrigada

Dr
Eu nunca tive trombose, nem infarto, o meu caso é que eu tenho menor que 20% de calcificação na arteria carótida, e tomo remédio contínuo par evitar um AVC,e uma trombose, só que esqueci o nome do remédio, são de 81mg, e creio que é ASS, NÃO LEMBRO DO NOME FANTASIA?

Back To Top