Skip to content

Como fazer o desmame do corticoide

corticoide, desmame de corticoides, Efeitos colaterais do corticoide, O que são corticoides
Compartilhe

Última atualização em 30 de março de 2022

Muito utilizado na Oncologia, o corticoide possui algumas especificidades que devem ser consideradas no interrompimento de seu uso


O uso prolongado do corticoide pode obrigar o paciente a ter alguns cuidados específicos. Tanto durante o tratamento, já que eles podem apresentar efeitos colaterais, quanto no momento de realizar o “desmame” do medicamento.

O que são corticoides?

Corticoide é o nome dado a um grupo de hormônios produzido pelas glândulas suprarrenais do corpo humano. Porém, esses hormônios também podem ser produzidos sinteticamente, dando origem a um tipo de medicamento.

Esses medicamentos são muito conhecidos no meio da Oncologia devido aos benefícios que podem trazer para o tratamento.  Isso acontece por dois motivos:

corticoide

1º – Os corticoides possuem ação anti-inflamatória, por isso podem atacar algumas células cancerosas que são estimuladas por processos inflamatórios.

2º – Outro efeito dos corticoides é o imunossupressor. Ou seja, eles minimizam os mecanismos de defesa, servindo de tratamento para cânceres originados das células do sistema imunológico. Por exemplo: leucemia, linfoma e mieloma múltiplo.

Efeitos colaterais do corticoide

Por não ser uma terapia-alvo, o tratamento com corticoides acaba atingindo não só as células doentes, mas também as saudáveis. Dessa forma, é possível que os famosos efeitos colaterais se desenvolvam.

Os mais conhecidos, nesse caso, são: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas do corpo, agitação, insônia e, principalmente, inchaço.

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio. Entretanto, esse inchaço no uso prolongado do medicamento tem outros motivos.

corticoide

“O uso prolongado pode aumentar a ansiedade e, consequentemente, o aumento da dieta. Isso pode levar o paciente a ganhar peso, por isso a dificuldade de desinchar após o término do tratamento”, diz o Dr. Santucci.

Além desse cuidado, quem fez uso do corticoide por um longo tempo precisa ter algumas cautelas no término do tratamento.

Leia também:

Como fazer o desmame de corticoides?

O Dr. Santucci explica que em certos casos não se deve interromper o uso de modo abrupto. “Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente  sinta falta da cortisona”, diz ele.

Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose. Sendo que quanto mais longo foi o tratamento, mais vai demorar para que os efeitos colaterais desapareçam. Ou seja, um paciente cujo tratamento demorou um ano pode apresentar efeitos colaterais por mais tempo do que quem fez o tratamento durante seis meses.

tratamento odontologico, protocolo odontologico para pacientes oncologicos, tratamento, odontologico em pacientes oncologicos, pacientes oncologicos em odontologia, tratamento bucal, manejo de pacientes oncologicos, cuidados depois de fazer um canal, o que fazer antes de extrair um dente, dicas para passar dor de dente, arrancar o dente doi, o que nao comer apos extrair um dente, quantos dentes posso extrair de uma só vez, odontologia oncologica, sangramento bucal, tratamento de odontologia gratuito, tratamento odontologico em pacientes oncologicos, oncologia na odontologia, quem tem cancer pode fazer implante dentario, tratamento odontologico, pacientes oncologicos em odontologia, dentista especialista em cancer de boca, extração de dente, extração de dente quantos dias de repouso, extração de dente valor, remedio para tomar apos extração de dente, extração de dente inflamado, valor de extração de dente, cuidados apos extração de dente, extração de dente doi, o que é extração de dente, como higienizar a boca após extração de dente, cuidados pos extração de dente, remedio caseiro para cicatrizar extração de dente, o que comer apos extração de dente, dentista oncologista, dentista especialista oncologia, dentista pacientes oncologicos, oncologia dentista, quem tem cancer pode extrair dente, riscos de extrair um dente

Para a questão do inchaço, o Dr. Santucci conta que tomar um diurético pode ajudar. Porém, isso nunca deve ser feito sem a supervisão e recomendação do médico.

Tanto durante o tratamento, quanto depois, recomenda-se uma dieta hipocalórica e hipossódica, isto é, diminuir massas, frituras, doces, álcool e sal. Além de realizar um controle da glicemia e do potássio.

Após finalizado o tratamento, o Dr. Santucci sugere que a pessoa faça “exercícios aeróbicos quatro vezes por semana, durante 45 minutos”.

Quanto a questão da queda da defesa do corpo, o tempo para que ela retorne ao normal varia de paciente para paciente.

“A pessoa deve checar por meio de exames de sangue mais aprofundados como a imunidade está. Por exemplo, pela dosagem de CD4 e as imunoglobulinas pode ser feita essa checagem!”, afirma Dr. Santucci.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
584 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Uso predsin 5mg diariamente há 9 anos. Artrite Reumatoide. Queria muito parar de usar. Mas passo mal se ficar 2 dias sem. Não sei o que fazer.

Perdão pela intromissão e com todo respeito à possivel discordância da autora do comentário original, mas quando os profissionais de saúde falam em qualidade de vida, parecem ignorar o sofrimento e transtorno causados pelos corticóides. Sim, as dores articulares são algo terrível de se vivenciar, mas trocar uma melhora das dores (não desaparecimento, e também não cura) pelo sofrimento causado pelos corticóides, não é algo que eu chamaria de qualidade de vida, mas apenas trocar um mal por outro, talvez menos incômodo.

Verdade, eu estou com depressão por conta dessa desgraça desse medicamento, acabou com a minha vida, e a maioria dos médicos não ajudam pq não tem noção do quanto sofrimento isso causa.

Perfeito

5mg depois de 7 anos precisa fazer o desmame?

Eu uso a 2 anos sempre que fico sem tomar volta todas as dores tenho que voltar a tomar fazer o que ?

Nossa Eliana , eu passo pelo o mesmo problema há 3 anos

Magnésio de Malato e magnésio PÁ. Depois desses dois suplementos minha vida mudou e as dores melhoraram 90%.

Eu também sinto dores ao andar nós tornozelos que parecem estar triturando os ossos e dor no joelho parecendo estar inchado cm Muita dificuldade ao andar

Eu tbm tenho artrite reumatoide grave, tomo. Corticóide por uns 12 anos, já tentei tomar de tudo , até infliximabe , adalimumabe, metrotrexato , cloroquina, etc…são tantos q não consigo escrever pois ficaria enorme, busco uma solução os médicos, já não sabe q fazer comigo, injeções duoflam tbm tomei

Estou sofrendo com essa doença no meu caso eu sinto dores tão forte na cabeça, e nos pés, eu tomo beta 30 injetáveis de 15 em 15 dias e decadrom todos os dias, mais continuo com nódulo nas minhas mãos e agora estão nas minhas bochechas. E o meu médico fala pra ter paciência e esperar q vai passar ?

Tenta passar com médico que entendede vitamina d

Olá, como vocês estão?espero que bem. Então,me chamo Carmen e gostaria de relatar à vocês que sou Portadora de Artrite Reumatóide soro negativo,atualmente faço uso de 200mg de Reuquinol diariamente e estou no desmame do Prednisona,pois faço uso há uns 8 anos,e fiz uso de outros medicamentos no decorrer desses anos,o que notei é que se não consumirmos leite de vaca ou de caixa,qualquer tipo de queijo,linguiça,carne vermelha,glúten,refrigerantes de qualquer tipo,sorvetes(pois contém muita gordura,ainda mais aqueles de máquinas)chocolates,açúcar vocês assim como eu irão ter uma melhora surpreendente,façam o teste,retire da vida de vocês tudo isso que inflama o corpo e veram o quanto vocês ficaram bem.
Desculpem pelo textão mas é de coração que escrevo pois meu desejo é que vivam com qualidade
Deus os abençoe

Boa noite amiga,Carmem meu ZAP (87)988628690 me chama lá preciso falar com vc sobre esse desmame,porque estou tbm querendo fazer já tem uns 6anos q tomo prednisona pode me ajudar?

Obrigada pela dica, eu comecei a sentir dor nas articulações, na pandemia fui avião médico e descobri que tenho artrite reumatoide. Vou fazer oque você disse. Obrigada

Bom dia. Tomei dexamatozona 4 mês que provocou vários efeitos colaterais. Realmente todos esses alimentos que contém glúten ou sódio eu fico rui. Gostaria de saber, com quanto tempo a pessoa pode voltar a ingerir esses alimentos e, se você ainda continua com esse jejum?

Muito obrigada pelo conselho, apartir de amanhã vou mudar meus abtos, para minha melhora

Também tenho artrite reumatoide, uma droga, já tomeu reuqquiinol, cloroquina, adalimumabe e agora estou tomando tofacitinibe 5 mg 2 vezes ao dia e fiz o desmame da prednisona 5mg que tomo há 4 anos. Desde o dia 17 quando parei, tomando um dia sim outro não, agora estou péssima, tenho generalizadas até minhas falham, parece que vou ao chão, tá horrível. Tive que para em função de minha osteoporose que está implacável

Já tentou usar cataplasma de argila verde misturada + cebola de cabeça ralada no local(joelhos) por sete noites? É um excelente antinflamatorio natural. Se irritar a pele coloque por cima de uma gase e enfaixa pra dormir tranquilo. É só uma sugestão. Estimo melhoras.

Você faz musculação?
Pra mim aliviou todas as minhas articulações, claro com profissionais capacitados!
Estou em tratamento além da artrite reumatóide com a Nefropatia por IGA hoje 59 dias de corticoide, mas já estou em desmame …
Iniciei com 70mg e estou em 60mg de predsona
E tenho certeza que Jesus já me curou de tudo!

A minha vida tbm mudou, sou outra pessoa. Tomo magnesio DIMALATO a seis meses e senti melhora já no segundo mês. Tomo duas CÁPSULAS ao dia. Graças a Deus!

Qual a dosagem vc usa

Estou com uso de 20mg e não posso pensar em ficar sem! Desesperador ! Minhas pernas, estão todas inchadas e a sensibilidade da minha pele está estranha.

Olá! Uso a 8 meses prednisona comecei com 60 mg, agora diminuiu o 20 mg, sinto que com a diminuição mesmo sendo gradativo meu corpo tremer,seria abstinência.?

Usei corticoide por mais de dois meses,minha pele ressecou e tambem estou com algumas arlegias no corpo alguns medicos dizem que e pelo corticoide !!Isso e normal??

Eu uso # 2 anos, minha pele ressecou, é tô bem inchada ?☹️

Uso predinisona 20 msg por 10 dias..
É preciso desmame???
A cada 20/ 23dias tenho fortes crises de artrite reumatoide..
Aguardo retorno…obrigada

E se foi recomendado por 5 dias somente por ter tosse noturna. Precisa de desmame ? Nunca tomei estou assustada

O médico (pneumologista) na primeira consulta me receitou Budesonida para tratar obstrução nasal, mas já nos primeiros dias de uso experimentei severos transtornos psíquicos como irritabilidade excessiva, ansiedade intensa, confusão mental, desespero, pânico, pensamentos suicidas, enfim…
Fui pesquisar e cheguei aqui… agora tomei conhecimento da necessidade de desmame… Enfim, estou ferrado.
Porém, dois fatos me deixam intrigado: 1.) O médico receitar corticóides como se fosse algo inofensivo, e 2.) A bula do medicamento não alertar sobre efeitos colaterais desta natureza.

Entendo porque corticoide me faz isso desde o primeiro dia mas o médicos não levam em consideração, tenho Pânico uma sensação de confusão mental, um desespero, fora aumento de pressão, falam que por 5 duas não tem problemas mas para mim t

A médica me disse que precisa sim fazer o desmame mesmo que tenha utilizado por cinco dias… abr.

Faço uso do corticoide a 20 anos, desde que fiz a besteira de injetar silicone líquido em minhas coxas.desceu para minha panturinha e me caução infecção, vermelhidão e muitas fores, inchaço , só d desinchar com o corticoide e a ajuda da meia de compreensão. Uma luz p favor

Eu tambem. A cada 18/20 dias as dores voltam com tudo e se eu nao tomar a Beta trinta nao posso trabalhar pq trava tudo no sentido mais exato da palavra. Isso ja fazem uns 3/4 anos.

Isso está acontecendo comigo, eu só consigo ficar sem a beta 30 no meu organismo uma semana, quando fico sem aparece nódulo nas minhas mãos, pés e cabeça e eu travo

Oi Eu usei o fernegan durante mais de dez anos estou querendo perder peso e desinchar…NAO SEI POR ONDE.COMECAR….

Bom dia
Fiz uso de daxametasona 2 mg por dia, durante 4 anos..
Estou me sentindo muito mal mesmo. Aponto de não conseguir mais trabalhar.. sinto muita fraqueza,cansaco,suador,falta de concentracao nao tenho mais ânimo e felicidade p nada..
E não consigo parar de tomar.. quando eu paro fico 3 dias no máximo ,depois os sintomas piora.. oque eu faço??
Obrigado

No meu caso foi o dentista que me receitou dexametasona,tomei durante quase 1 mês estou muito inchada ,e não sei o que fazer para desinchar.

Bom dia, meu nome é Mary! Luciano eu tb estava me sentindo assim. Não sei qual o problema q vc teve, mas eu tomei corticoide por causa da chicunguya. O que está me ajudando é o INFRALAX. ele não tem corticoide. É um anti.inflamatorio. E isso resolve meu problema com as dores fortes nas articulações.

Ola Mary vou tentar esse medicamente , pois a 3 anos tomo corticoides por causa da chicungunya .

O triste nisso tudo é passarmos por médicos que não sabem diagnosticar e tratar a doença! Até site que tentam explicar como fazer desmame, e me refiro a sites reconhecidos, artigos de universidades, associações e afins, cada um relata de forma diferente… Tratam como se o médico fosse entidade sagrada, democrática, que sabe ouvir o paciente… mas que deixa a decisão do difícil apenas ao paciente… é o que tenho vivenciado com meu pai!

Estamos perdidos amigo ,os laboratórios ganham muito com remédio.por isso não há interesse em vacina.

Verdade!

Eu também tive chikungunya e logo apareceu Artrite reumatóide tomei corticoides a 30 dias..fiz o desmame conforme o médico mandou mas começou a inchar meus joelhos e pés no desmame..so durmo depois que tomo analgésico….corticóide acaba com nosso organismo..voltei a sentir dores nos pés e no pescoço…

Não faça isso. As pessoas perdem a função renal por tomar anti-inflamatórios sem acompanhamento e prescrição médica. Faço hemodiálise e há várias pessoas na lista do transplante renal por tomar anti-inflamatórios por conta própria.

Luciano, boa noite!

Tenho os mesmos sintomas que vc citou… Vc teve alguma melhora?

Como está tratando?

Poxa Luciano me sinto exatamente assim …nunca imaginei ver alguem descrever meus sintomas….por favor me diz se conseguiu se livrar dos sintomas..pois eu não tenho vida mais…nem serviço de casa não consigo fazer mais ….por favor queria uma solução pois só quem passa e quem sabe …so ameniza quando tomo dexametasona ..me ajudem

Fiquei assim por um tempo, ganhei peso fiquei desmotivada, e sem concentração. Me passaram remédio de ansiedade não tomei. Comecei a fazer sessões com a psicóloga, e meditar fazia uma oração em seguida… Se estava muito triste assistia filmes bons piadas e etc tbm fiquei sem arrumar a casa, mas aos poucos fui voltando… o que me ajudou muito foi entrar em aula de dança. Tenta aprender a meditar e se doer muito lembre que isso vai passar se fortaleça mentalmente depois o corpo. Tenho certeza que vc vai conseguir. E faça algo que goste que vc ria bastante a alegria libera cura para coisas que nem imaginamos.

Last edited 3 anos atrás by Dani

Obrigada por essa resposta ?

Obrigado por responder sobre o meu problema pois é o mesmo, estou na mesma situação , tenho que tomar uma Beta trinta a cada.20 dias minha vida se tornou um …
Estou des das três horas acordado parece que dormi dez horas sendo que dormi só quatro.
Vou fazer um tratamento á partir do começo do ano mesmo que eu tenha que virar um parasita por algum tempo, meu problema hérnia de disco, obrigado vou copiar seu tratamento.

Parabéns Dani, fico feliz em ver sua força de vontade, não devemos nos entregar ás dores, sempre procurar vence-las pela força da mente, pensar positivo é a melhor opção.

Usei Decadron 4mg 3X ao dia é me sentia muito inchada e muito cansaço para tudo para caminhar até serviços de casa me cansa isso pode ser reação da cortisona?

A gente fica inchada se como tivesse gorda eh

Tomei corticóide por 15 dias 60mg estou inchada quanto tempo leva pra desinchar

Eu usei prednisona pela manhã e bebi a noite no outro dia acordei com rosto inchado

Eu uso por conta da asma quando ataca usei uma dose de 40 mg

Ué e ofeito cara de lua cheia?

Minha filha tem púrpura a três anos sempre tomou corticoides agora tá tomando 40 magras a hematologista sugeriu a retirada do baço o não ficar tomando corticoide estou com medo, ela nunca teve hemorragia e nunca tomou outro remédio é recomendado à cirurgia neste caso

Bom dia!
Fiz uso de Prednisolona por dois dias, é necessário desmame?

Olá terminei de tomar corticoide tem um mês pós meu médico retirou ele auxiliava o remédio do meu coração por que fiz transplante usei durante 6 meses será que vai demora muito pra sair ?

Meu filho de 4 anos está fazendo uso de Clenil A inalatorio a 4 meses seguidos, isso pode ser prejudicial p saúde dele? Posso tirar de uma vez?

Oi, eu comecei a usar o corticóide há 6 meses. Comecei com 60mg, e hoje estou com 10mg. Eu ja usei uma vez uma quantia de 10 mg por muito tempo, e não inchou nada, acredito por ser uma dose baixa. Acontece, que já fez 1 mês q eu estou usando 10mg e ainda estou inchada! Claro, bem menos que antes.. Meu braço parece q foi oq menos desinchou.. Gostaria de saber se é possível eu desinchar com 10mg e se meu braço vai ficar assim pra sempre.?

Tomei corticoide 20mg por dois dias, ao todo 3 comprimidos, a cada 12 hs. Preciso fazer desmame?

Olá eu tomo predinisona durante 5dias de 40 mg e depois 1 dia de 20 outro de 10 e outro de 5 isso para desinflamar 2 bolinhas que fica no Maria e entope fico sem respira pelo mari a e perdo o paladar mas quando faço esse tratamento no final fico bem mai faço esse tratamento em 1 vez ao mês queria saber se faz mal se eu continuar ?

Olá, faço uso de um produto para crescimento de cabelo (minoxidil 5%) com Betametasona 0,05% solução aquosa qsp 100ml. Estou utilizando a dois meses, preciso fazer o desmame ou posso interromper o uso imediatamente? Mas soluções tópicas os efeitos colaterais podem se manifestar da mesma forma e potência? Após esses dois meses poderia acontecer alguma reação alérgica?

Tomo Prednisona 40mg 1x por dia durante 5 dias, pois tenho tido crises de sinusite recorrente. Será que quem tem essa doença toma este remédio pro resto da vida ? Alguém aí passa por esta experiência que possa compartilhar alguma solução melhor para dimunuir o uso deste medicamento? Será que a administração deste medicamento por 5 dias a cada 15 ou 30 dias pode trazer maiores malefícios ?

Boa tarde, tomei predinisolona por três meses dose de 40mg e fiz o desmame do jeito que o médico me indicou, mais depois de quatro meses comecei a sentir um cansaço muito grande e tonturas, tem alguma coisa a ver com o tratamento?

se nao te incomodar, vc poderia passar detalhes sobre o q vc sentiu, se fez exames e se seus sintomas tiveram mesmo a ver com a interrupçao do corticóide? minha filha usou 80mg por 3 meses e esta fazendo o desmame e este assunto tem me preocupado muito.

Olá, estou tomando predisolona há 4 meses e terei que tomar mais 1 mês para o término de um tratamento de alopecia areata, começei usando 40mg por 2 meses, depois passei a usar 20 mg por 1 mês e agora 10 mg por mais 8 dias depois usarei 5 mg por mais um mês ai acabo o tratamento, porém com o uso prolongado aumentei de peso, cerca de 7 kilos e apresento inchaço no rosto(até nas palpebras) e no corpo, e dores nas pernas.
Gostaria de saber quanto tempo depois de terminado o uso da predisolona, demorará pra melhorar deste inchaço no rosto e corpo???

Olá , faço uso de corticóide alguns anos, sempre com a tentativa de desmame, mas sem sucesso, na minha última consulta minha reumato disse q posso manter a dose de 5 mg todos os dias, pois tinha saído um nov artigo sobre essa dose q não traz malefícios à saúde, mais gostaria muito de deixar de tomar, pois nao quero ficar fazendo uso pra sempre

desmamarr dos corticóides quer dizer diminuir o mg?

Olá! Vou fazer um implante dentário e o médico receitou dexametasona 4 mg por 3 dias seguidos. 2 comprimidos no primeiro dia, 2 comprimidos no segundo dia e 1 no terceiro. O problema é que eu amamento e estou com medo de passar para minha bebê. É seguro? Questionei o profissional e ele não me respondeu com clareza.

Audi eu estou com uma alegria no corpo todo alergia alimentar e não descobriu qual alimentação é, aí eu tomo predinisolona de 20mg tomo 2 comprimido por dia e engordei muito?quero parar de tomar, mais fico 2 duas sem tomar, volta a alegria no meu corpo todo por favor me fale oque devo fazer

Eu tinha dermatite seborreica no couro cebeludo e também dentro do ouvido, minhas palpebras e sobrancelhas coçavam muito. Já ha via cortado a lactose há algum tempo e resolvi cortar o açúcar e o glúten. Mudei minha alimentação para mais natural, faço tudo que como em casa. Muita salada orgânica, muitos legumes e em 3 meses minhas coceiras desapareceram completamente. Valeu a pena!

Usei prednisona durante 5 meses e larguei conforme minha medica me sugerio tenho purpura minhas plaquetas ultima contagem 193 mil só q sinto dor nas juntas dos braços e pernas é normal

Oi bom dia uma pergunta minhas plaquetas subirao de 193 para 229 mil sem corticoid larguei os remedios no natal tem diagnóstico de purpura
Estou bem nao tenho nenhum sintomas
Plaquetas otimas agora estou com uma dúvida posso tomar bebida alcoolica tipo em reunions familiares

Bom dia. Estou tomando corticoide há 3 dias em associação com antihistamínico para dermatite . Já melhorou 80%. . Sera que já posso parar com o celestone pra não criar dependência? Meu médico não informou.

Sou paciente de miastenia gravis faço uso do corticoide a quase 6 anos ganhei 12 kilos as no começo do tratamento depois consegui perder quase tudo porém as vezes aumento a dosagem depois abaixa entao fico ganhando e perdendo peso tento controla a alimentação faco exercícios fisicos mas e muito difícil perder peso alguma dica pra ajuda a perder peso ate medicações pra emagrecer ja tentei e nao adianta.

quero volta ao meu peso de 45 tô com 61 tomo prednisona de 20mg a 1ano agora abaixo pra 10 quanto tempo demora?

Bom dia.
Meu nome é Daniel e tenho 31 anos. Eu tomei prednisona durante 22 dias, e fui baixando a dose até chegar em metade de um comprimido conforme orientação da doutora, faz 3 dias que parei e reparei que meus batimentos cardíacos estão meio elevados, sempre entre 95 e 100bpm, normalmente os meus batimentos sempre estão entre 80 e 90, pode ser efeito da retirada?

Minha pressão está normal, 12×8, os batimento cardiacos é que me preocupam, estão entre 95 e 100.

Olá, tem 9 anos que uso Corticorten, sempre que paro de usar minha pele votla a ficar seca, já fiz todo tipo de desmame e toda vez que paro de usar, 1 mês depois a minha pele volta a ressecar, ressaca tanto que chega a criar ferida na região, enquanto eu uso o Corticorten a pele fica bonita e saudável, porém fica oleosa. Não sei mais o que fazer pra largar esse remédio.

Boa tarde! Tomei 20mg de Predinisona durante 2 anos, parei em dezembro de 2019. Hoje sinto a parte óssea bem fragilizada, dores nas articulações, isso pode ser reflexo do corticóide? Vou parar de sentir dores? e quanto tempo demora para sair do organismo esse medicamento depois desse longo período?

Mesmo eu tomando apenas por um dia? Eu tomei 10 ml em um dia e 4 hrs depois meu coração acelerou mto. Foi a140 p/m. Mas já fazem 2 dias que não tomo e ainda sinto o coração a 110 .sofro de transtorno de ansiedade. Será que tem alguma coisa a vê?

Olá, usei o corte coide durante quase cinco meses, de lá pra cá comecei a inchar os pés, barriga e rosto. Passei a usar por orientação médica até um mês atrás devido a uma cirurgia que fiz a um mês, até hoje meus pés incham, fora o rosto e barriga que ainda estão grandes. O que devo fazer, qual a maneira mais rápida para eliminar esse remédio do corpo.
Grata.

No tratamento com decadrom altera a pressão sanguínea??

Booa noite
Eu comecei a 1 mês um tratamento com corticoide uso predinisona de 20mg
Tenho mastite granulomatosa. Estou com bastante medo desse covid-19 por conta da imunidade.
O que posso fazer? A imunidade fica mto baixa?
Como devo proceder??

Aconselho tomar suco de inhame, misture com couve e laranja ,ou limão, o inhame aumenta a imunidade.
Tome todos os dias.
Serve para todos.

Bom dia! Meu esposo tomou dirante 7 meses. Fez o desmame e já parou com a medicação faz duas semanas. Porém anda tento muita ânsia e vômito pela manhã. Será que é um sintoma de abstinência?
Ele tem consulta com a médica so dia 20 do mes que vem…
Obrigada!

Olá. Bom dia!!! Fiz uso do predinisona a 7 meses e faz 3 semanas q parei de consumi e hoje faz 1 semana q meu joelho inchou e dói muito nem consigo fica de pé não sei como elimino esse remédio do meu organismo. Gostaria de sabe se esse inchaço no joelho o que posso tomar para passar. Me arrependi amargamente de ter tomado esse remédio tava doente quando tomei parece q fiquei pior.

Estou tomando prednisona há quase dois meses. Iniciei com 60 mg e hoje uso 30 mg, diminuindo 10 mg por semana. Após o desmame do corticoide, o sistema imunológico leva quanto tempo para voltar ao normal?

Eu também usei por mais de 10 dias e não fiz desmame pois não sabia já tem 2 dias q parei e agora estou com meu corpo fraco com moleza sono e meu coração tá diferente o q eu posso fazer,com essa pandemia eu não consigo falar com meu médico..

Bom dia.
Fiz transplante de córnea e atualmente utilizo somente colírios: dexametasona a cada 2hs, tacrolimus 3x/dia e ciclosporina 2x/dia. Sendo somente colírios, corro o risco de ter a imunidade do corpo comprometida? Obrigado.

Valeu, muito obrigado pela resposta.

Passei no médico quinta feira dia 2 de abril por causa de coceiras q se intensifica a noite e de carrocinhos e de bolhas ele acabou me passando prednisona e levocetirizina no dia seguinte sexta feira dia 3 de abril comecei a tomar eles o médico me disse para eu tomar 2 comprimido de 20 mg durante 3 dias ( esses 3 dias eu tomei os 2 de predni e 1 de levocetirizina por durante 10 dias) e dps ir diminuindo a dose do prednisona ao longo de 23 dias.
Só tomei esses remédios por 3dias e durante o tratamento com o prednisona e o levocetirizina acabei tendo muitos efeitos colaterais até q acabei parando de tomar os remédios segunda feira (dia 6 de abril) por q n tavam acabando com a coceira do corpo.
No mesmo dia em q interrompi eu acabei indo atrás de outro tratamento q no caso (deu como sarna) e o médico me passou os remédios contra sarna.
Só q eu ainda estou sentindo o efeito do prednisona e do levocetirizina.
Uma pergunta q está martelando na minha cabeça.
Eu posso interromper esse tratamento do prednisona e do levocetirizina para começar a me tratar com o verdadeiro tratamento para o meu mal (sarna)?

Boa tarde.
Tenho uma dúvida sobre este medicamento,tomo ele pra dores no corpo e a partir do momento que comecei a utilizar sofro com inchaço e desenvolvi síndrome de Raynaud .
Me falaram que está medicação pode desenvolver a síndrome.?

Minha filha usou por 12 dias, é sentia muito mal, eu achei que era o remédio que estava fazendo mal, falei pra ela parar.
Ela parou de uma vez, teve reações que nunca vi. Tontura, fraqueza,tremedeira, visão turva, ansiedade, eu não sabia como agir e porque ela estava assim.
Pesquisei sobre e descobri que era abstinência.
O fígado fica muito carregado não consegue funcionar direito.
Então fiz para ela suco.de couve com laranja por 3 dias seguidos…
Ela tomava 3 vezes ao dia,
Graças a Deus melhorou.
Melhorou mesmo.
Essa é uma opção que no meu caso funcionou.
Pra quem tem que usar.
Faça isso faça sucos xerox.
Vai ajudar muito.
Sucos simples.
Pode colocar hortelã, couve, o que for de cor verde escuro.
Fará bem para o fígado.
Deus abençoe vcs.

Olá, a médica me receitou 20mg de Predinisona de 12 em 12 h por 7 dias. É necessário fazer desmame? Isso para bronquite

Uso predinisona 20mh por dia pois tenho penfego bolhoso.
Estou muito inchada o rosto principalmente.
Como faço desmame?

Não sei fazer desmame de corticoide,tomo 20mg por dia queria ir diminuindo até tirar de vez.
Como faço?

tenho problemas com hipertensão, nao notei problemas com corticoide no começo, ai veio efeitos indesejados, agora preciso parar de uma vez, esta frio aqui no sul, tenho bronquite, comecei a tomar, pois começou a atacar a bronquite e dor de garganta, e ainda sou sedentario , tomo remedios para depressao e ansiedade, tenho colesterol alto. 30 anos. deu 4 dias tomando 20mg a cada 12h, e depois ultimo que tomei foi 20mg ao dia. Sera que posso parar de uma unica vez? Comecei a

Vou fazer uso de metilpredinisolona 1000mg por 5 dias. É uma dose muito alta? Pois acabei de ter um suspeito surto remitente de esclerose multipla.

Tomei por sete dias dexametasona quando era para tomar somente por três dias. ERREI.
Agora estou inchada e com dores nas costas e no abdômen. Oque devo fazer ?

Oi doctor, meu esposo tem já 12 dias tomando 2 mg de desametasona cada 12 horas eu estou acostada com os comentários não sei o que eu faço ele tomo ese remédio por que sufre dor crônico, amañana vou dar para ele a dosis menor 0.5mg o que vc me pôde falar ao respecto? Não quero que tenha efectos adversos

tomei um comprimido ontem mais me senti mal posso intemrromper o meticorten perdnisona 20mg

Boa tarde
Usei colirio com corticoide Flutinol 4x ao dia e colirio Mirugell lubrificante 6x ao dia durante 7 dias por orientação do médico oftalmologista. Após este período aguardei 3 dias para voltar usar minhas lentes de contato Rígidas Gas permeável. Senti desconforto como se o olho estivesse maior. Agora tenho percebido as vezes ardor nos olhos, secura e ao acordar a lágrima grudenta. O colíro corticóide é o responsável? Teria que ter feito desmame? Sei que possíveis efeitos colaterais são glaucoma e cataratas dentre outros estou correndo risco? Daqui a 2 dias tenho consulta marcada. Desculpe o texto longo. Grato.

Excelente orientação, tomei corticoide por 17 dias e eu não sabia o porque de tanto inchaço. Obrigada pela orientação

Tomei corticorten por 7 meses de 60mg ,e agora diminuí pra 20mg isso ajuda a desinchar o rosto?

Estava tomando de 60 mg estava muito inchada , Agora estou tomando de 40mg ,vai melhorar o inchaço?

Oi boa noite eu uso prednisona a dois anos comessei com 80mg e quando terminei o tratamento da hanseníase o médico mandou fazer o desmame.ai quando chego em 20mg sai muitos caroço em meu corpo q os médicos fala q e eridema nodoso doe muito dou febre alta.alguem sabe como faço pra tirar esse maldito remédio.to inchado aumentei 17 kg em dois anos e n consigo me livar desse remédio

Olá, você conseguiu parar o remédio?

Também gostaria de saber se parou com a medicação e como vc está?

Back To Top