Skip to content

Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar

O que é um linfonodo aumentado, Por que os linfonodos incham?, Quando um linfonodo é considerado aumentado?, Onde se localiza o linfonodo?, linfonodos aumentados, linfonodos, linfonodos axilares, linfonodo, linfonodos no pescoço, o que é linfonodos, linfonodos axilares aumentados, linfonodos o que é, o que são linfonodos, linfonodos inguinais, linfonodo axilar, linfonodo no pescoço, linfonodos inchados no pescoço, caroço na clavicula, linfonodos cervicais, linfonodos na virilha doloridos, quando um linfonodo e câncer?, linfonodo submandibular, nodulo na clavícula, linfonodos é cancer, o que é linfonodo, linfonodos aumentados no pescoço, linfonodomegalia, linfonodomegalias, o que é linfonodomegalia, linfonodo no pescoço, inchaço no pescoço, gânglios inchados, onde ficam os linfonodos, gânglios linfáticos inchados
Compartilhe

Última atualização em 23 de setembro de 2022

Eles são um dos principais sintomas do linfoma e, por isso, são, comumente, confundidos com esse câncer. Mas também podem aparecer por outras razões


O aparecimento de linfonodos aumentados, popularmente conhecidos como “íngua”, pode acontecer por diversos motivos, sendo o mais comum uma infecção enfrentada pelo corpo. Quando isso acontece, alguns “carocinhos”, ou ínguas, aparecem pelo corpo. Em alguns casos mais raros, eles podem estar relacionados a um tipo de câncer chamado linfoma ou ainda à metástase de um tumor sólido. Dependendo da doença que está causando o aumento desses órgãos, eles apresentam diferentes características. Mas, é sempre importante procurar um médico para analisar o quadro e não se autodiagnosticar e/ou medicar.

O que são linfonodos?

Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que fazem parte do sistema linfático e estão espalhados por todo o corpo. Uma pessoa tem cerca de 500/600 desses órgãos localizados em diversas partes do organismo. Por exemplo, no pescoço, mediastino, axilas e abdome. 

Sistema linfático com indicação de onde ficam os linfonodos

“É como se cada região do corpo tivesse um portão para barrar que infecções possam se alastrar pelo corpo”, exemplifica o Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein.

Para compreender completamente a função dos linfonodos, é preciso entender, primeiramente, o sistema linfático. Ele é formado por um conjunto de órgãos linfóides, vasos e ductos que se distribuem em diversos locais do organismo.  Eles são responsáveis por  coletar impurezas da circulação e manter a defesa do corpo vigilante contra possíveis ameaças.

Essa coleta é feita pela linfa, que circula nos vasos linfáticos, uma rede que parece com os vasos sanguíneos, mas cada um desses sistemas conta com vasos próprios e desempenha funções diferentes. No percurso dessa rede, os vasos linfáticos encontram os linfonodos e eles filtram a linfa. Ou seja, eles retiram os componentes que apresentam alguma ameaça e acionam as células de defesa para combatê-los.

“Mas a função dos linfonodos é muito maior e mais importante. Eles são onde os linfócitos, recém formados na medula óssea, vão para amadurecer. Esse processo de amadurecimento é complexo, e envolve diversas manipulações genéticas do linfócito”, o Dr. Perini explica

Leia também:

O que são linfonodos aumentados?

Os linfonodos podem aumentar de tamanho por diversos motivos, como falado anteriormente. De acordo com o hematologista, o mais comum é que isso aconteça quando eles são invadidos por células de defesa em um caso de infecção. Nessas situações, eles aparecem próximo ao local em que a infecção está, dando origem à famosa íngua na virilha ou ao caroço no pescoço. Em contextos não tão frequentes, os linfonodos aumentados podem estar relacionados a doenças mais sérias, por exemplo um câncer, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e tuberculose.

Estrutura de um linfonodo

O Dr. Perini reforça que raramente o aumento dos linfonodos está relacionado com um tumor. Mas, é possível que um câncer nos linfonodos apareça quando as células cancerígenas de um tumor sólido invadem esse órgão, dando origem às chamadas metástases. Ou então, quando durante aquelas manipulações genéticas dos linfócitos, acontece alguma mutação oncogênica, ou seja, que leva ao desenvolvimento de um câncer. Nesse caso, os linfócitos podem se tornar malignos e gerar os linfomas.

É muito comum que, por conta do nome ser semelhante, haja uma confusão entre o que é um linfonodo, os linfonodos aumentados e o linfoma. De certa forma, como vimos, eles podem estar ligados, mas isso não, necessariamente, vai sempre acontecer.

 Portanto, linfonodos são órgãos e eles podem aumentar de tamanho. Há diversos motivos que podem causar esse aumento, um deles é a presença do câncer chamado linfoma. 

Leia também:

Quando um linfonodo aumentado pode ser câncer?

As “ínguas” sempre aparecem com um motivo, uma forma do corpo avisar que algo está acontecendo. Dessa forma, é sempre importante investigar o que pode estar acontecendo. Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno.

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo. 

O que é um linfonodo aumentado, Por que os linfonodos incham?, Quando um linfonodo é considerado aumentado?, Onde se localiza o linfonodo?, linfonodos aumentados, linfonodos, linfonodos axilares, linfonodo, linfonodos no pescoço, o que é linfonodos, linfonodos axilares aumentados, linfonodos o que é, o que são linfonodos, linfonodos inguinais, linfonodo axilar, linfonodo no pescoço, linfonodos inchados no pescoço, caroço na clavicula, linfonodos cervicais, linfonodos na virilha doloridos, quando um linfonodo e câncer?, linfonodo submandibular, nodulo na clavícula, linfonodos é cancer, o que é linfonodo, linfonodos aumentados no pescoço, linfonodomegalia, linfonodomegalias, o que é linfonodomegalia, linfonodo no pescoço, inchaço no pescoço, gânglios inchados, onde ficam os linfonodos, gânglios linfáticos inchados

O Dr. Perini orienta que é preciso estar atento “especialmente quando outros sintomas estão acompanhando, como perda de peso e sudorese noturna. Linfonodos que permanecem por mais de 30 dias também devem ser avaliados. ”

Nesses casos, a especialidade médica que deve ser procurada é o hematologista, esses profissionais são responsáveis por tratar de questões relacionadas ao sangue e também órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos.

Já os linfonodos aumentados por conta de infecções, normalmente, são dolorosos, localizados, têm menos de 2 cm e superfície lisa.

“A avaliação do linfonodo se baseia no histórico clínico e exame físico. Com o exame clínico, o médico pensa nas principais causas desse aumento. Geralmente, iniciamos a avaliação com exames de sangue, por exemplo sorologias. Caso não identificada a causa, a biópsia serve para realizar o diagnóstico”, conclui o Dr. Guilherme Perini.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
658 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Excelente explicação

Meu marido tem linfonodos flexiveis e macios nos dois lados da virilha, ele também tem um caroço macio no abdômen e 2 no pescoço (que eu nao sei se é um linfonodo pois é mais macio do que os da virilha) desde a infância, ele tem 29 anos. Ele não sente febre, nem sudorese noturna nem os outros sintomas que indiquem linfoma Tem risco de ser algo mais sério?

Pergunto porquê pesquisando vi que esses caroços presentes há tantos anos assim não tem risco de ser linfoma. É certo dizer isso?

É lipoma !

Ola lorane vc descubriu o que seu esposo tem ?

Boa tarde Lorraine o do seu marido realmente era linfoma? Estou na mesma situação tenho inguas na virilha a mais de 12 anos e ainda não sei o que é

eu também tenho a mais de 6 anos, eu sou muito paranoico, poderia me falar se seu marido está bem? Tenho pavor a hospital!

Olá Lorraine,
Quando seu marido for ao dermatologista, verifique se o que ele tam não é Hidradenite Supurativa. Caso seja, ele terá isso pela vida todo e não tem nenhuma ligação com algo mais sério. Hidradenite já causa um incômodo absurdo na vida da pessoa, porém não conheço riscos a vida. Eu não sei porque os médicos não imaginam logo esse diagnóstico.

Como cuidar um linfonodo infartado por mononucleose?

Olá. Boa noite!
Desde dezembro que sinto um caroço macio, móvel, redondo e pequeno na axila bem próximo do peito esquerdo, fiz uma ultrassom e consulta com clínico geral e mastologista e ambus disseram pra não me preocupar pois é um linfonodo. Porém, já tem quase um ano que ele apareceu e as vezes sinto umas pontadas e dor no local ( não nele em específico) mas é uma dor localizada. Estou com medo, oq faço?

Boa noite! Fiz exame de ultrassom e foi detectado linfonodo de aspecto habitual localizado na região pericarotidea infra mandibular direita medindo 15 x 10 x 6. Ja estou com isso a 5 meses. Devo procurar um hemato? Onde vcs poderiam me indicar? Obrigado!!

Boa noite! Eu fiz um hemograma e deu tudo normal, especialmente os LINFÓCITOS. Somente o TSH que estava um pouco acima do normal 5, 86 Ui/mL sendo que o limite é de 0,38 a 5,33 Ui/mL para adultos. Tenho 43 anos. Algumas vezes o que sinto é tontura. No local do linfonodo nao sinto nada. Nao arde, nao coça, nem dói.

Tenho dois linfonodos aumentados na região inguinal a três meses fiz exames hemograma completo e sorologicas e não deram nada devo se preocupar?

Natália você descobriu si era mais sério?

Olá, Boa tarde,Como faço pra marcar uma consulta com essa especialidade? Tenho linfonodomegalia a mais de 4 anos , sinto coçar e latejar, mais não dói. Fiz exames de sangue, deu alguma coisa nos linfócitos, a médica me indicou cirúrgica. Sou de guarulhos, não tenho convênio.

Procure outro profissional. Minha irmã passou por isso a sorte que desconfiamos e procuramos outra opinião. Hj está curada.

É normal quem tem caroços aumentados e com sintomas de febre e perda de peso melhorar depois de tirar os caroços. No caso foram três no pescoço.

Boa tarde!!!!
Tenho um linfonodo no pescoço a quase 2 anos,já fiz duas ultras é os médicos falam pra não se preocupar,só acompanhar.
Mesmo assim tenho receio

Qual tamanho? Ele se move ?

Minha filha teve um cancer na tireoide onde foi feita a retira e a biopsia veio como cancer maligno ..ela tinha 11 anos faz acompanhamento hoje com 13 anos apareceu dois linfodonos medindo 2.4 …tem ja tres meses estamos fazendo acompanhamento mensal….mas agora apareceu mais linfonodonos na região cervical…o que pode ser isso…estou preocupada…os médicos acham de fazer a pulsão..mas a primeira vez antes da cirurgia foi feita essa pulsão mas dava como benigno e no final era maligno….tenho medo de deixar esses linfonodonos e acontecer de resultar em cancer de novo….o que devo fazer

Poderia me dizer como que descobriu o câncer e quais sintomas,por favor

Como está sua filha?? 🥲

Bom dia!! Estou com 2 carcinomas infiltrante na mama direita no QSL sendo o maior 1,2 x 0,9 e o menor 0,7×0,4 cm bem próximos um do outro, porém também apareceu na ultra linfonodomegalia na axila 2,7 x 1,0cm e isso me preocupou muito. Eu estou com uma inflamação na unha (unheiro) a alguns meses na mão direita a qual já estou tratando. A minha preocupação é que esse linfonodo esteja comprometido devido estar tão grande. A minha cirurgia já está marcada mas gostaria de ouvir opinião a respeito.

Estou com vários linfonodos na região cervical e na axila esquerda, fiz tomografia que apresentou alteração em 3 , todos sem hilo e com alterações morfológicas. Passei pela oncologista e estamos aguardado o dia da biópsia. Tenho uma coceira na cabeça que me deixa louca. Tenho a doença de Cowden.

Olá Liliane , como vc descobriu a doença de cowden ?

Oi, já sabe o resultado desses gânglios? Estou com um gânglio com dimensões muito aumentadas, escuro e sem hilo
Pode por favor me responder?

Natália estou com um parecido, sem hilo tbm, porém pequeno, você descobriu se o seu é benigno ou maligno?

oi, voce descobriu o que era?

Bom dia, meu filho fez cirurgia de amígdalas + adenoide. Isso tem have com aumento dos linfonodos toda vez que ele tem uma infeção como exemplo ( dengue) ?

Estou com o Ganglio/Ingua esquerda, atrás da orelha inchando bastante ( quase do tamanho de um ovo de galinha ) e doendo, após qualquer alimentação, oque poder ser ? Esta desinchando pouco e volta a inchar

Olá me chamo gabriel tenho 18 anos é estou com problemas dentarios que necessita de canal uma fratura no dente com carie é a polpa exposta vou fazer canal ou extrair o dente 2 dentes na boca estão assim acho que e um abcesso dentario pois sai um pus amarelo dentro do dente pouquinho tenho 3 linfonondos moles e pequenos embaixo da mandibula é um pequeno atrás do pescoço lode estar relacionado ao meu problema nos meus dentes vou ao dentista

Fiz a tireoidectomia total em jan/2021, por conta de 7 nódulos, sendo que após o exame histopatolovico descobri que era carcinoma folicular! Ao realizar o ultrassom visualizaram um linfonodo em nível 3, medindo1,1 cm com ecogenicidade diminuída e sem hilo evidente, com aspecto infiltrado em face cervical esquerda
Devo me preocupar? Qual especialista procurar?

Olá, boa noite!

Estou a um mês com um caroço duro, indolor e imóvel de 1,4 x 1,1 x 0,3 cm, tenho 21 anos, fui a dermatologista ela disse que parecia normal mas receitou um ultrassom só para confirmar e na ultrassom deu como linfonodos habituais. Queria saber se é normal ficar tanto tempo assim o linfonodo? ele continua do mesmo tamanho desde o começo.

Muito obrigado!

oi, diego voce descobriu o que era?

Olá ,meu companheiro está com linfonodos cervicais alterados a 34 dias ele diz que sente eles darem puxoens por dentro e esquentam o local , já fizemos exames de sangue e sorologia e deu reagente a ( citomegalovirus IGG ), na ultrassonografia mostra 2 linfonodos maiores do lado esquerdo ( esse são palpáveis e outros menores do lado direito … ao tomar amoxicilina + clavulanato de potássio, os linfonodos reduziram significativamente após os 10 dias solicitados pelo médico no então logo após voltou a inchar , é normal ou devemos nos preocupar ?

Oi
Eu estou com um linfonodo na região supra clavicular direito que não doi, e tenho outras de menor tamanho tambem no pescoço, axilas e virilha
Ja estou com 3 semanas com o linfonodo
Devo me preocupar?
Tem muitas chances de ser cancer?

Olá Marcos, boa tarde! Você teve algum retorno sobre o seu caso, estou com situação bastante parecida, fazendo inúmeros exames.

Em 2020 que senti o primeiro nódulo, mas fiquei despreocupado já que a dermatologista disse que poderia ser espinha interna. Poucos dias atrás, entretanto, percebi outros nódulos no pescoço, ele é móvel, indolor e sinto coceira no corpo. Não sei se a coceira tem relação com o nódulo, pois lembro que comecei a sentir após a vacina de COVID (tem mais de 3 semanas que vacinei com a segunda dose). Fui recentemente no médico e o clínico geral passou o exame de sangue e ultrassom. Em resumo, no ultrassom constou o seguinte: “Linfonodos cervicais discretamente aumentados nas cadeias jugulocarotídeas, de provável natureza reacional/inflamatória. Glândula tireoide sem alterações ecográficas. Diminutos nódulos subcutâneos submentonianos, que podem
corresponder a linfonodos discretamente aumentados ou cistos sebáceos.”. Em relação ao exame de sangue, que também está em anexo, tudo está ok, não há Linfocitos Atipicos, o colesterol está dentro dos padrões e o TSH também. Será que é necessário consultar o oncologista? Existe risco de ser câncer?

Olá, estou bem e você?
Agradeço a resposta.
O meu comentário não ficou tão claro. Vou tentar esclarecer melhor.
Eu tive o nódulo em 2020 e em agosto de 2021 vacinei com as duas doses, gerando a coceira. De fato ela passou no período normal. Ocorre que semana passada senti outros nódulos e um tempo depois a coceira no corpo todo voltou. A coceira passou quase totalmente quando tomei o xarope Polaramine e alguns nódulos diminuíram, mas outros permanecem. Penso que seja reação alérgica mesmo, já que os exames não deram em nada. Acha isso também?

oi pedro, voce conseguiu descobrir?

Estou com linfonodos no pescoço já tem uns dois anos, fiz uma ultrassonografia assim que senti esses caroços, deu linfonodos reacionais, fui na infectologista e ela passou vários exames de sangue e não deu nada, repeti o exame de hiv 3 vezes em 6 e 6. Meses e deram negativo, e os linfonodos continuam inchados e a cada dia a dor piora, não sei mais oque fazer, já fui em vários médicos e nadaaa, tenho crises de ansiedade por conta disso, e tmb minha garganta inflama com muita frequência, sinto dor atrás dos olhos, penso que pode ser hiv mesmo os exames dando negativo, mas fico com isso na minha cabeça..

nunca desista esses medicos nao prestaram atenção nas aulas que ensinam que doenças nao começa grave elas começa baixo grau mas pra eles so enteressa agressivas seja benigna ou maligna

Como vc está?sinto mesmo q vc, faz 7 anos q vou aos médicos,e cada resposta Q escuto!!!Por culpa dos médicos comecei a ter ansiedade, coisa Q não tinha antes..e até hj ainda não tenho meu diagnóstico, fiz alguns exames importantes esses dias, tenho hematologista agendado dia 29!!!estou torcendo para agora dessa x ele olhar com atenção para mim

Você melhorou? Sinto os mesmos sintomas que você.

Boa noite , fiz uma ultrassom da axila que deu uma linfonodomegalia axilar , que apareceu já mais de seis meses e o resultado da primeira ultrassom era somente características benignas e habituais , mas ele estava grande então a minha mastologista pediu a biópsia , e dois meses depois no exame da biópsia o linfonodo já estava com características não habituais , 1,6 cm de distância da pele e cortex de 0,47 cm ,maior que hilo , então o médico me deu categoria birrds 4a, agora aguardo o resultado desta biópsia!!, Estou apreensiva , mas confiante! , seja o que for vai dar tudo certo!!

recebeu o resultado da biopsia?

Bom dia!
Realizei um ultrassom e apareceu um nódulo na mama arredondado e linfonodos axilares , a mamografia apresentou o mesmo resultado ,passei no mastologista , como o nódulo da mama e dolorido , ele recomendou a cirurgia para retirar, mas não recomendaram biópsia nada ,a qual não fiz ainda em decorrência da pandemia, tanto o mastologista, o ginecologista e a médica que realizaram o ultrassom afirmaram que o nódulo provavelmente e benigno , mas estou preocupada por que alem do nódulo meu exame apresentar linfonodos axilares , e eu não tinha isso nos exames anteriores , esses linfonodos estariam ali por causa do nódulo ? Mesmo ele sendo benigno? Estou preocupada

Olá, em 2016 tive linfoma e tive remissão total com seis cilos de abvd, a um mês percebi um caroço no pescoço, fui até o hematologista, fiz alguns exames de sangue que não tiveram nenhuma alteração, ele pediu um ultrassom cervical para tirar dúvidas. Na ultrassom apareceu cinco linfonodos atipicos , o que isso quer dizer ? Tenho retorno, mas estou um pouco ansiosa sobre isso.

Paola o que deu na sua ultra-som , deu tudo certo ?

Paola qual foi o resultado?

Dr. minha neta esta com 2 linfonodos no intrstino. O que devemos fazer?

estou em avaliação hospital sob direção do eintein medica pediu esses exames alteracao leves e disse que esses linfonodos que tenho a 1 ano aumentado em dois cm nao era nada e que ela tambem tem linfonodo aumentado e nao era nada e nao podia dizer se iria virar cancer

Meu pai fez uma tomo e apareceu “linfonodos aumentados em numeros e dimensões em situação peri abortiva medindo 1.1cm no menor eixo devo me preocupar?

Boa tarde. Meu nome é Nilton. Meu filho está com ínguas na região do pescoço. Foi solicitado ultrassom, dando um resultado de Massa hipoecogenia lobulada, na região esquerdo cervical medindo 5,07 x 2,03 cm, compatível com linfadenomegalia agrupada nós níveis 2 e 3. E fluxo vascular irregular. Alguém pode me orientar qual caminho seguir. Abcs

Conseguiu descobrir o que era,?

Olá.. estou com dores na lateral das costas, lado esquerdo próximo do músculo trapézio há um certo tempo, fica inchado em forma de caroço, mas mole e dói bastante, tem aumentado de tamanho.. dá uma aliviada com massagens, mas quando há crises de dor fica bem inchado e quente.. E no pescoço na cervical, bem na nuca, lado esquerdo, surgiu há uns meses um caroço duro que dói conforme a movimentação do pescoço e também na hora de dormir. Trabalho diariamente por várias horas (há anos) em frente ao computador e enfrentei uma cervicalgia há pouco..como se tivesse areia entre as vértebras do pescoço ao fazer movimentos, e com bastante dores..desde então faço uso de um travesseiro que se adequa melhor à cervical.

oi, nelson. cnseguiu descobrir?

Boa noite fiz uma mamografia e o laudo deu normal, só que nas imagens das axilas mostra linfonodos e já faz uns três meses que venho sentindo dor .. E nem posso tocar embaixo da minha axilas esquerda de tão dolorido e sensível que está

Bom dia dr tira uma dúvida . Sistema nervoso pode fazer isso ? Aumento dos linfonodos? Ser emocional

Fui operada ao braço que rachou o osso,mas passado 2 dias o médico pôs gesso no ante braço, reagi com muitas dores após ao gesso e no hospital detectaram inchaço l
Linfático, tomei 4 caixas de antibiotico,fiquei bem mas nunca mais recuperei bem o movimento do braço e entretanto apareceu uma bolhinha mole,a fisioterapeuta mandou consultar médico, só amanhã tenho consulta, mas tem vindo a piorar,está maior e rijo com cor Arrocheada e o cotovelo nunca deixou de doer e os dedos da mão.
Fico muito grata se me puderem esclarecer,se é grave ou não.
O meu obrigada aos Drts.

Olá, boa tarde. Tenho 21 anos e a uns 2 meses venho sentido dores no abdomen todo e na pelve. Fui no clínico geral, onde ele solicitou exames de sangue e uma tomografia. No hemograma completo deu q tudo estava normal, já a tomografia deu q eu tinha linfonodos aumentados em numeros. O médico disse que era uma adenite e passou antibióticos, mas já tomei e ainda continuo sentindo as dores, n tenho febre e nem perda de peso e qnd toco o abdômen, não consigo identificar nenhum “caroço”. Pode ser linfoma?

Ola! Me chamo Daniella a já tem uns seis anos q fiz um exame ginecológico pedi pra fazer uma ultrassom tbm o resultado dei linfonodos inguinal aumentado do lado esquerdo. Pode ser câncer aguardo a resposta não fiz exame ainda com medo do resultado

Eu tenho uns linfonodos na região da virilha exatamente 1 ano ,não dói,são totalmente móveis, nunca dei febre e nem sinto qualquer outros sintomas. Ano passado fiz a ultrassonografia e deu tudo normal
Mas eu ando tendo crises de ansiedade pq eles não somem de maneira alguma mas também não crescem estão exatamente dos mesmo tamanhos.

Continuo tendo crises de ansiedade por causa disso,segunda vou a procura de outro médico

Soube volta aqui nos conta

fiz tudo ja falta biopsia mas no pet cet pouca reacao

Oi,eu tô com nódulo linfonodo axilar inchado,sinto dor ao tocar no início das costelas esquerda,dor no abdômen direito,tbm estou com sudorese noturna,estou com medo de ser leucemia.

Boa tarde! Estou com um carocinho que se move muito no pescoco ah 2 anos ja fui em varios medicos e todos falan que e normal ? o que devo fazer?

Foi deagnostica com linfonodegalia na cadeia ilíaca externa direita medindo 1.3 o q significa?????

Doutor, há mais ou menos 03 anos venho acompanhando meu marcador tumoral CA 19 e vem dando aumentado. Será que está relacionado ao linfonodo da cadeia iliaca direita externa ter aparecido?

Ligando, fui diagnosticada com o mesmo problema. Os clínicos da minha cidade não sabem me orientar o motivo do aparecimento desse linfonodo

oi boa tarde o que significa linfonodo de aspecto habitual localizado nas regioes da axilia fiz uma ultra sinto dores

Meu filho já fez duas cirurgias por conta de um câncer na tireóide seguido de uma mestatase no pulmão fez uma sessão de iodoterapia há 3 anos agora. Novamente apareceram linfonodos reacionais fez a biópsia e o exame de tiroglobina que deu indetectável na região do pescoço .será que ele terá que passar no hematologista pra ver como está o sangue uma vez que os linfonodos reacionais estão aumentados

Oi Kelly! Olha, acho aconselhável vocês passarem com um hematologista, para tirarem qualquer dúvida sobre estes linfonodos. A Abrale oferece, gratuitamente, consultas via telemedicina. Entre em contato no [email protected] e marque a sua. Obrigada!

Tive covid em abril de 2021, em maio meus linfonodos aumentaram de forma generalizada, e estao assim até hj, os do maxilares doem, sinto dores no torax onde existem glandulas alteradas e dores nas articulacoes. Os exames de sangue deram normais. Existe a hipotese do covid ter desencadeado esse aumento dos linfonodos ou ta mais pra algo como o linfoma?

Kelle, se no exame de sangue os resultados deram normais, então é preciso fazer algum outro tipo de investigação. Você já passou com algum hematologista? De repente, pode ser interessante, para que ele analise de forma aprofundada os seus linfonodos.

Estou igual vc, sentiu melhoras?

Oi , vc descobriu o que é ? estou na mesma situação

Boa Tarde
Estou já há uns dois meses com aumento ,edema na região do pescoço do qual sinto desconforto ,fiz TSH 1,11 T 3 0,73 T 4 0,80 tomografia apresenta formações hipoatenuantes ovaladas esparsas nós lobos tireoidianos medindo até 1,1CM
LINFONODOS CERVICAIS DE ATE 1,1 CM AUMENTADOS EM NUMERO predominante n cadeia IA II B III A E IV .
Devo me preocupar ou qual profissional procurar.
Obrigada

Genilse, boa tarde! Somente o médico é quem pode lhe dar o diagnóstico corretamente. Pode ser interessante você tentar marcar uma consulta com um hematologista, médico especialista no sangue. Ele poderá lhe ajudar entender estes resultados.

Obrigada pelo retorno ☺️

meu nao mostrou malignidade apenas observar gratidao por tudo desculpem o incomodo

A uns 30 dias venho sentindo fortes dores na lateral da mama direita e hj fiz uma mamografia onde deu linfonodos Axilares estou preocupada podes me auxiliar?

Olá Cristiane! Todos temos linfonodos pelo corpo. Agora, o próximo passo é tentar entender se estes linfonodos que apareceram no seu exame são saudáveis, ou se apresentam alguma característica anormal. Na consulta, pergunte tudo para o seu médico! Ficamos à disposição.

Boa noite,tenho 23 anos e tenho linfonodos palpáveis desde criança no pescoço mas no último ano reparei que tinha também nas axilas e nas virilhas, nos últimos tempos tenho sudorese quase todas as noites, tenho emagrecido bastante ( porém mudei a minha dieta e comecei no ginásio nessa altura, o que pode ou não explicar essa perda de peso). Cheguei a ter coceira mas foi passando…
Já fui a um hematologista e ele me disse que os linfonodos eram pequenos por isso não era pra preocupar. Procurei um segundo hematologista que me mandou fazer uma tac ao pescoço e acusei uma calcificação na tiróide de 1 centímetro. Estou apavorado porque todos os dias acordo cheio de suor na cama, é desperante. Essa calcificacao pode estar relacionada com os meus sintomas? Poderia ter essas duas doenças em simultâneo?

Descobriu o motivo?

Tenho um caroço no pescoço, vai fazer 2 meses ele tem o tamanho de uma bolinha de gude, tive uma infecção forte a 2 meses e apareceu essa bola dos dois lados, tomei medicação antibiótico e uma sumiu e a outra começou a crescer do lado esquerdo, pescoço coça, mas não tenho outros sintomas

Olá Daniella! É sempre importante investigar esse aumento de nódulos. Como você teve febre, a investigação se torna ainda mais importante. Sugiro que você marque uma consulta com um hematologista, para que possa realizar os exames corretos e entender o que vem acontecendo. Se precisar de qualquer ajuda, entre em contato com a Abrale pelo [email protected] e (11) 3149-5190.

E ai descobriu

Tenho um caroco na axila onde notei um crescimento, não dói, só coça , não tenho recursos para pagar um médico particular e gostaria de saber qual é o valor de um mastologista ? Na ubs que atendia meu bairro não está atendendo por causa da pandemia só atendem caso de covid ou suspeita de covid … estou com muito medo de ser um linfoma ou câncer de mama, pois minha tia teve câncer e sofreu muito até sua morte, tô com muito medo tenho 27 anos e um filho pequeno , estou desesperada

Recebi a ultrassom da região axiliar e diz o seguinte: Evidência de linfonodo de aspecto relacionais bilaterais, os maiores medindo 1,3 cm a direita e 1,3 cm a esquerda. Preciso me preocupar? Esse exame foi feito na minha filha de 20 anos.

Olá, pessoal da Abrale. Tenho há quase 1 ano alguns linfonodos aumentados, indolores, móveis e relativamente macios na região inguinal (o maior deles tem 1,2 cm) e na região cervical (menores que 1 cm), bilateralmente. Tenho a impressão de que nesse tempo eles cresceram um pouco. Não tenho outros sintomas associados. Fiz Hemograma completo e deu tudo normal. Fiz exame de marcadores inflamatórios genéricos e deram normais, fiz sorologia para dezenas de doenças infecciosas e teste para doenças autoimunes e deu tudo negativo. A USG acusou linfonodomegalias reacionais… A médica falou que pelo tamanho não é recomendada biópsia. Agora passou exames de marcadores tumorais. Pelo meu relato, ainda sim tenho chances de ter uma câncer com metástase para os linfonodos ou linfoma? Estou muito apreensiva. Desde já agradeço.

Entendi. Obrigada pelo retorno. Já estou sendo acompanhada por uma Hematologista. Abraços.

Olá Jaque estou com um caso bem parecido, você chegou a algum diagnóstico?

Vc já sabe o que é?

oi, jaque! deu tudo certo?

pois é nao sei que parte nao compreende meus linfonodos nao doi tem crescimento lento já esta com 2,5 cm sintomas b apenas uma febre final da tarde nao sou uma idiota conheço comportamento de linfonodos infeccioso e inflamatorio e sei que todos temos ele parte de nosso sistema linfatico meu esta doente sei que dro hodgkin passou um tempo se perguntando porque eles aumentava tanto e porque matava até que avaliou pessoalmente dias e dias ate descobrir que era cancer linfatico e batizou de linfoma linfo linfatico oma tumor linfoma para uns medicos da 8 serie de medicina olhar para minha cara sem exames de biopsia ou apalpação e dizer diante de usg confirmando linfonodo aumentado que eu nao tenho linfonodo e que meu sofrimento nao é nada diagnostico por achismo

Olá, bom eu tenho 16 anos e ontem apareceu um caroço na virilha, ele é meio firme, não causa dor só um pequeno incômodo, tô bem nervosa e com medo de ser algo grave.

Oi minha sogra fez uma mamografia e no exame apareceu um linfonodo em baixo da axila direita, então o médico pediu outro exame que não foi feito ainda, ela diz que não sente nada, que está bem. O quão grave pode ser isso? Pode ser um câncer,tumor?

Comecei a me sentir mal todos os dias no final da tarde sempre umas seis horas da tarde, mal estar , me sentindo muito cansada , acordei uma única noite com a roupa molhada de suor mas estava com frio , então apareceu uma íngua na região cervical , que não constou nada na biópsia ,depois apareceu um carocinho embaixo da minha axila esquerda e não tive muita atenção dos médicos que procurei , ele cresceu mas não de forma rápida , passei em uma mastologista, porque tenho um nódulo na mama e falei pra ela dessa íngua na axila , pediu exame e estava grande 2,6 x1,1 cm e suas características não habituais birrads 4, pediu biópsia , novamente não deu nada , agora a mastologista resolveu retira essa linfonodomegalia da axila , porque ela disse que a biópsia pode não ter achado nada e seria mais confiável a retirada dele inteiro, já que ela não desconfia , que esta ligada a mama porque o nódulo na mama está estável e características benignas birrads 3 , disse que poderia ser um linfoma ou uma metástase de um melanoma, estou com dores no braço esquerdo agora ,que irradia da axila para o braço que nem se quer me deixam dormir direito de tanta dor e só Tramal que passa mais nada!!

Oi tudo bem?
Estou na mesma situação
Tenho 1 nodulo na mama birards 3 e sinto muitas dores no braço

A biópsia na axila doeu ?

Olá
Dr Bom dia!
Meu esposo fez um ultrassom inguinal bilateral
No lado direito o diagnóstico constou que presença de imagem nodulares em região inguinal direita.Diagnosticos diferenciais incluindo linfonodos reacionais.
Gostaria de saber se isso significa câncer?
Obrigada
Atenciosamente
Débora

Back To Top