Skip to content

Aumento do baço pode ser câncer

Homem com dor do lado esquerdo abaixo da costela por conta de baço aumentado
Compartilhe

Última atualização em 22 de fevereiro de 2024

O sintoma pode acontecer por diferentes motivos, que vão desde infecções até uma leucemia. Fique atento!

O aumento do baço pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é esse quadro aparecer quando o corpo está enfrentando uma infecção, mas ele também pode ocorrer devido à presença de algumas doenças, como os cânceres hematológicos. Porém, não é possível saber exatamente o que causou este aumento  sem fazer uma investigação, por isso, é preciso procurar um médico para fechar o diagnóstico.  

Qual é a função do baço no corpo humano?

O baço é um órgão que faz parte do sistema linfático e tem duas principais funções: eliminar células que estão velhas e ajudar na defesa do organismo contra agentes infecciosos.

Desenho mostrando onde fica o baço no corpo humano

“Esse órgão tem a ação de retirar da circulação células envelhecidas ou danificadas, que já não exercem sua função adequada. Também auxilia na resposta imunológica, aumentando a produção de anticorpos e de glóbulos brancos que atuam diretamente na defesa do organismo contra microorganismos, como bactérias, vírus e fungos”, explica a Drª. Maria Cristina de Almeida Macedo, hematologista e responsável técnica de transplantes do Hospital Leforte – Unidade Liberdade.   

O baço fica situado na região superior do abdômen, do lado esquerdo, ou seja, abaixo das costelas localizadas ao lado esquerdo.

Aumento do baço

Esse quadro também é chamado de esplenomegalia e o principal – e mais frequente – motivo para que ele aconteça é devido a uma infecção. Mas, também há algumas doenças malignas que podem causar o aumento do baço. 

Na primeira situação, o crescimento é considerado normal e reacional, pois, nessas condições, “o aumento do baço é fisiológico, ou seja, adequado a uma situação em que ele precisa ‘trabalhar’ mais”, a Drª. Maria Cristina esclarece.

Médico que cuida de baço aumentado

Mas, como o quadro também pode estar relacionado a outras condições, inclusive malignas, a médica diz que é preciso investigar algumas possibilidades. As principais doenças que podem causar o aumento do baço são:

  • Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc)
  • Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune)
  • Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)
  • Doenças vasculares (ex: trombose em alguns vasos sanguíneos do abdome, causando sobrecarga de sangue no baço)
  • Problemas do fígado (ex: cirrose – em que há dificuldade de circulação de sangue no fígado e acaba ocorrendo um “congestionamento” no baço)
  • Neoplasias (ex: linfoma, leucemias, mielofibrose)
Leia também:

Sintomas de baço aumentado

A dor do lado esquerdo abaixo da costela costuma ser o sinal mais comum, mas outros sintomas de baço aumentado podem ser: sensação de estômago cheio e redução dos níveis de leucócitos e plaquetas.

Entretanto, de acordo com a Drª. Maria Cristina, os sintomas dependem de quão intenso foi o aumento, isto é, se aumentou pouco ou muito, e da rapidez que esse crescimento aconteceu. Em alguns casos, é possível inclusive que o paciente não apresente nenhum sintoma  e  a esplenomegalia seja descoberta em um exame de rotina. 

Mulher com dor no abdomen por conta do baço aumentado

Por outro lado, é preciso saber que nem toda dor do lado esquerdo abaixo da costela significa que o baço está aumentado. A médica descreve que esse sintoma também pode acontecer “em decorrência de outros problemas no estômago ou intestino, por exemplo gases. Ou, até mesmo, problemas de distensão de ligamentos ou dores musculares.”

Baço aumentado é perigoso

No caso da esplenomegalia reacional, a tendência é que o baço retorne ao tamanho normal depois que a infecção for combatida. Então, ela não é considerada perigosa. Mas quando está relacionado a alguma doença maligna, o aumento pode ser preocupante.

Pessoa doente devido a uma infecção

Dessa forma, “o aumento do baço deve ser sempre avaliado por um médico para que ele defina a causa primária”, a especialista alerta. Vale pontuar que a especialidade médica responsável por cuidar de questões do baço é, principalmente, a Hematologia.

Leia também:

Como tratar aumento do baço

Mulher conversando com médico no consultório

“Em geral, o tratamento não é voltado para o baço em si, mas para a causa por trás desse aumento”, diz a Drª. Maria Cristina de Almeida. Então, se a esplenomegalia for devido à leucemia, será necessário tratar a leucemia, ou se estiver relacionada a um linfoma, será tratado o linfoma e assim por diante”, finaliza a especialista. 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
32 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Vejo que está um pouco inchado o lado esquerdo, e só dói um pouco , deve me preocupar? Já que tbm tive uma gripe e muita tosse.?

Há 2 anos eu sinto a região abaixo da costela esquerda inchada e com dores, está irradiando para as costas, tb do lado esquerdo, achei que poderia ser má postura, mas não creio que seja isso porque toda vez que sinto dor nas costas essa região está inchada e bem dolorida, e quando está assim não consigo nem sentar que parece estar perfurando algo.

Dependendo de certas comidas a região incha na hora, fico com sensação de estar muito cheia e mal estar. Fiz uma ultra do abdômen superior mas o médico disse que por estar atrás da costela não dá p ver nada, o que eu faço?

Boa tarde fiz uma ultra-som de abdômen total e deu aumento no baço esplenomegalia homogênea eu gostaria de saber se isso é muito perigoso ?
E recentemente úmidos uma indoscopia e deu gastrite!
Mas eu não sinto esses sintomas caudados por o baço!
Estou muito preocupada!
Poderia me ajuda?

Minha filha tem 4 anos e está passando por isso
Tem uma semana que ela está reclamando de dor forte

Screenshot_2023-07-24-13-48-03-668_com.whatsapp.jpg

Boa tarde. Como sente o baço no exame físico? Se ele tiver aumentando vai sentir o que ? E em que parte faz a apalpação?

Meu filho está com aumento no banco desde os 6 meses de vida,hj ele já está com 1ano e 6 meses já fez muitos exames,fez coleta do líquido da medula e nenhum resultado positivo e continua com o baco aumentado sem diagnóstico.Vc tem alguma posição sobre o assunto ?

Bom dia, estou com um sobrinho na mesma situação. Vc já conseguiu descobrir algo sobre seu filho?

Ol´q, estou com dor no baço, quando apalpo sinto como um nódulo e dói, fiz hemograma e meus leucócitos deram baixo, meus basófilos deram 0, e a plasquetas VPM deu baixa

A alguns meses sinto uma bola quanto toco a região esquerda do meu esposo abaixo da costela. Se o baço estiver aumentado, consigo sentir no toque como tenho sentido ou não?

Ele não sente nenhuma dor na região, só desconforto.

Quando eu ia espirare respirar tinham que parar era uma dor fina do lado da costela esquerda,havia 20 dias tomava relaxante muscular mas voltava ,fui no médico ele falou que era tensão muscular, falei doutor isso aqui esta esquisito quero que me der uma ordem pra fazer tc me deu fui no hospital resultado meu baço e o fígado aumentados, fiz exames de sangue leucócitos,Bastos,plaquetas aumentados diagnostico leucemia mileoide crónica,estou tratando comimatinibe 400 MG e estou me sentindo ótima.

A demora em passar por um especialista pode atrapalhar o tratamento?
Pois faz 5 meses que estou a espera de um especialista.

Como tratar do baço inflamado?

Eu não sinto dor, mas sim um incômodo. Principalmente quando estou em alguma situação de estresse.

Meu baço esta medindo 13,7 isso é perigoso?

Olá! Descobri meu baço aumentado em um ultrassom de rotina. Já investiguei com hematologista todas as possibilidade imagináveis e meus exames não deram nenhuma alteração. Tomos normais, também. É possível que o baço aumento sem motivo?

Meu filho de 13 anos, apresentou esplenomegalia, linfonodomegalia mesentérica e líquido livre na cavidade pélvica na TC. Nos exames laboratoriais leucopenia, plaquetopenia e microcitose. Ele sente dor na região do diafragma, se queixa de cansaço, tem suado muito a noite, qualquer coisa que come já fica cheio, ele tem 1,70m e pesa só 48 kg e não engorda de jeito nenhum, nunca tem vontade de comer, tenho que obrigá-lo praticamente.
Estou aguardando vaga no SUS, com o hematologista. Tem algo que eu possa fazer para ajudá-lo até a vaga sair? Estou com medo.

Back To Top