Quando se preocupar com os linfócitos e leucócitos baixos ou altos

Última atualização em 4 de maio de 2023
Essas alterações estão relacionadas com a defesa do corpo e podem ser causadas por diversos fatores, como infecções ou até mesmo um câncer
Estar com os leucócitos baixos quer dizer que há menos de 4.0000/µL de glóbulos brancos circulando no sangue. Essas células são divididas em diversos tipos e o aumento ou diminuição de cada um deles significa um quadro diferente, podendo ser desde uma infecção, até um câncer. Por isso, sempre que o resultado desse exame vier fora do intervalo de referência, é importante fazer uma investigação.
O que são leucócitos?
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células sanguíneas que têm a função de defender o corpo contra infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias.
Geralmente, a contagem de glóbulos brancos, em adultos, deve estar entre 4.000 e 11.000/µL. Já para as crianças, o “valor é variável de acordo com a idade”, a Drª. Mariana Marques, hematologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz.

Ela ainda ressalta que “no nosso organismo há diversos subtipos de glóbulos brancos (neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos) e a alteração de cada um deles está associada a diferentes patologias”.
Leucócitos baixos
De acordo com a especialista, a queda dos leucócitos para menos de 4.000/µL, cientificamente chamada de leucopenia, pode acontecer por alguns motivos, como:
- Deficiência de vitaminas (ácido fólico, vitamina B12 e cobre)
- Alterações na função da tireoide
- Doenças autoimunes
- Infecções virais agudas e crônicas
- Efeito colateral de alguns medicamentos e
- Doenças que afetam a medula óssea (leucemia e anemia aplásica).

“Além disso, alterações discretas podem ser consideradas normais para alguns indivíduos, conforme características hereditárias”, a Drª. Mariana pontua.
A maior preocupação relacionada à leucopenia é que quando os leucócitos, principalmente os neutrófilos, estão muito baixos, há um maior risco da pessoa contrair e desenvolver uma infecção grave.
O que fazer quando os leucócitos estão baixos?
O tratamento ou remédio para aumentar os leucócitos vai variar de acordo com o motivo que está causando o quadro. Então, por exemplo, se for uma infecção bacteriana, é preciso tratar com antibiótico, já se for uma leucemia, possivelmente será necessário tratar com quimioterapia.

A Drª. Mariana conta que não há alimentos para aumentar os glóbulos brancos, a não ser que a queda seja por conta de uma falta de vitaminas. Nesses casos, o tratamento poderá ser feito por meio da alimentação e/ou suplementação de vitaminas.
Hiperplasia linfoide: esse resultado é preocupante?
Fez uma biópsia e recebeu esse resultado? Te explicamos o que ele significa, se é câncer e como tratá-lo
Leucócitos altos
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais:
Qual o perigo de leucócitos altos?
A médica explica que, na maioria das vezes, a leucocitose não costuma causar sintomas, mas quando ela está muito intensa, pode aumentar o risco de trombose e de acidente vascular cerebral (AVC). Outros sintomas que podem aparecer quando os leucócitos estão acima de 100.000/µL são dor de cabeça e alterações visuais e auditivas.

Essas manifestações podem se desenvolver porque o aumento dessas células dificultam a circulação do sangue.
Linfócitos
Esse é um dos tipos de glóbulos brancos que existe e ele também tem a função de defesa do organismo. A Drª. Mariana descreve que o valor de referência dos linfócitos, ou seja, a quantidade de células que deve estar no sangue, é de 1.000 a 4.000/µL.

No hemograma essas células aparecem divididas entre linfócitos típicos e atípicos. Os linfócitos típicos são as células comumente encontradas no sangue. Porém, quando há linfócitos atípicos, significa que há a presença de linfócitos com um formato diferente, isto é, eles são maiores. Esta mudança no formato acontece quando essas células são estimuladas para combater um agressor.
“Atípicas nos linfócitos ocorrem com frequência em infecções virais”, a médica afirma.
O que são linfócitos e qual a ligação com os linfomas?
O linfoma acontece quando essas células viram malignas, se multiplicando de forma descontrolada. A doença pode se desenvolver a partir…
Linfócitos baixos
Quando essas células estão abaixo de 1.000/µL chamamos de linfopenia e esse quadro pode acontecer por conta de:
- Uso de medicamentos que atingem o sistema imune (imunossupressores)
- Tratamento de radioterapia e quimioterapia
- Infecção pelo vírus HIV e
- Alguns subtipos de linfoma
Quando se preocupar com linfócitos baixos?
Como há uma menor quantidade dessas células, o corpo não consegue se defender adequadamente. Então, a principal preocupação é que a pessoa tende a contrair mais infecções oportunistas – inclusive, ter infecções frequentemente é um sintoma de linfócitos baixos.

“Essas infecções, se não diagnosticadas precocemente, podem ser graves”, alerta a médica.
Linfócitos altos
Esse quadro, também chamado de linfocitose, acontece quando os linfócitos estão acima de 4.000/µL e pode ser causado por:
- Infecções virais (mononucleose, rubéola, hepatite etc)
- Infecções crônicas (tuberculose) e
- Câncer do sangue (leucemias e alguns subtipos de linfoma)

“Normalmente não há sintomas relacionados ao seu aumento por se tratar de células pequenas. Não há risco relacionado ao aumento do valor absoluto dos linfócitos, no entanto, caso a linfocitose seja persistente é fundamental a investigação da causa desta alteração, pois o perigo pode estar relacionado à doença em si”, a Drª. Mariana salienta.
Qual o câncer mais perigoso?
Essa resposta é mais importante do que saber qual tipo da doença apresenta um maior risco
Quando os leucócitos baixos podem ser leucemia?
A alteração na quantidade de leucócitos, tanto para mais, quanto para menos, pode levantar a suspeita desse tipo de câncer quando estiver associada a alterações no glóbulos vermelhos, principalmente anemia, e redução das plaquetas. A médica ainda aconselha avaliar se, no hemograma, há presença de blastos, que são células “jovens” e um indicativo de leucemia.

Além disso, também é fundamental observar se há sintomas de leucemia presentes. Por exemplo: fraqueza, infecções (febre) e sangramentos ou manchas roxas pelo corpo.
“Já a suspeita de linfoma deve ser considerada quando, além do aumento dos linfócitos, há aumento de gânglios linfáticos (linfonodos), febre noturna ou perda de peso”, a Drª. Mariana Marques finaliza.
Eu não entendi , meu exame deu 2778 – o q significa?
Olá, Solange, como vai?
A análise de qual célula deu esse resultado? Nesta matéria, nós explicamos o que pode fazer com que os linfócitos e leucócitos fiquem altos ou baixos. Então, dependendo de qual exame a senhora está se referindo, é só olhar no tópico relacionado. Ou seja, se for linfócitos baixos, olhe no tópico “linfócitos baixos”, se for linfócitos altos, olhe no tópico “linfócitos altos” e assim por diante 😁
Mas, não esqueça de retornar no(a) médico(a) que solicitou o exame! Essa matéria é só para ter uma ideia sobre o que cada resultado pode significar, mas somente um médico pode fechar um diagnóstico e, caso necessário, prescrever um tratamento.
Abraços!
A pessoa que é imunodeprimida tem que ter os glóbulos brancos baixos? E por qual motivo não conseguem criar anticorpos contra certos vírus ou vacinas?
Olá, Shir, como vai?
Nós temos uma matéria que explica exatamente as suas dúvidas! Vamos deixar o link a seguir, assim a senhor consegue ver a explicação completinha! Como saber se sou imunossuprimido
Qualquer dúvida, ficamos à disposição!
Abraços!
Meu bebê está com neutropenia febril. Estamos internados, e eu estou mega preocupada. Ele tem só 7 meses e ninguém me diz nada.
Me ajude por favor.
Série branca
Leucócitos- 2600
Linfócitos -1654
Plaquetas – 177 000
Eosinofilos- 10
Monicito – 330
Basofilo – 5
Neutrofilo – 601
Série vermelha
Eritrocitos – 4,86
Hemoglobina – 11,00
Hematocrito – 33,1
VCM – 68,1
HCM – 22,7
CHCM – 33,2
RDW – 15,4
Olá, Marcela, como vai?
A deficiência na quantidade de células brancas podem acontecer por diversos motivos, como explicamos nesta matéria. Somente com o resultado do hemograma, nós não temos como oferecer um diagnóstico – além de não termos autorização para tal 😕
Como ele está no hospital, os médicos farão mais alguns exames para identificar exatamente o que está causando essa queda para poder tratar da forma mais adequada.
Abraços!
Quem tem doença autoimune, os linfócitos sempre tem que estar baixos, ou em qualquer momento ele voltam ao normal mesmo com a doença?
Olá, Rosana, como vai?
Isso vai depender muito do tipo de doença autoimune. Mas, é possível que ele retorne sim ao normal, com a realização do tratamento e acompanhamento adequados.
O ideal é conversar com o(a) médico(a) que faz o teu acompanhamento para saber certinho qual o valor mais indicado para os seus linfócitos e fazer o acompanhamento conforme necessário
Abraços!
O linfócito da minha filha de 7 anos deu 1.420m3 15,2% .
Quer dizer o que?
Olá, Tatiana, como vai?
Nesta matéria nos explicamos as principais causas que podem alterar a contagem dos linfócitos, a senhora pode encontrar a resposta para a sua dúvida a partir do tópico “Linfócitos”.
Porém, para saber uma resposta exata para o caso da sua filha, o ideal é retornar ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele possa juntar com mais algumas informações e avaliar corretamente o resultado.
Abraços!
Olá, quando os leucócitos estão em 29.700/ml, o que pode ser?
Olá,
O aumento dos leucócitos pode significar:
– Infecção bacteriana ou viral
– Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras)
– Efeito colateral de alguns medicamentos (como corticóide)
– Cânceres hematológicos (leucemias e linfomas) e
– Doenças crônicas do sangue
No tópico “Leucócitos altos”, nós explicamos o perigo dessas células estarem aumentadas.
Como os leucócitos da senhora estão bastante acima do intervalo de referência, nós indicamos que a senhora retorne assim que possível ao(à) médico(a) que solicitou essa avaliação para que ele(a) possa fazer uma análise mais aprofundada e descobrir certinho o que está acontecendo.
Abraços!
Olá! meus linfócitos sempre estão meio alterados para mais, nada muito exorbitante mas quase sempre fora dos padrões de referência. Tenho tireoidite crônica, teria relação?
Grata
Olá, Diélen, como vai?
A Abrale atende somente pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para esclarecer sua dúvida. Nós indicamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha a sua tireoidite crônica para que ele(a) possa te explicar se há alguma relação.
Abraços!
Hemácias:
4,8
milhões/mm³
4,1 a 5,1 milhões/mm³
Hemoglobina:
14,2
g/dL
12,0 a 16,0 g/dL
Hematócrito:
40,9
%
36 a 46 %
V.C.M.:
85
fL
78 a 102 fL
H.C.M.:
29
pg
25 a 35 pg
C.H.C.M.:
35
g/dL
31 a 37 g/dL
RDW:
12,9
%
11,5 a 15,0 g/dL
LEUCOGRAMA
Valor de referência:
Leucócitos:
5.321
/mm3
4.500 a 11.000
Segmentados:
65,9
%
3.508
/mm3
36,0 a 66,0 %
2.000 a 7.500 /mm³
Eosinófilos:
0,5
%
25
/mm3
1,0 a 5,0 %
100 a 500 /mm3
Basófilos:
0,8
%
40
/mm3
0 a 2,0 %
0 a 200 /mm³
Linfócitos Típicos:
25,4
%
1.353
/mm3
25,0 a 45,0 %
1.500 a 4.000 /mm³
Monócitos:
7,4
%
395
/mm3
2,0 a 10,0 %
200 a 800 /mm³
Plaquetas:
188.300
/mm3
140.000 a 450.000 /mm3
Comentário:
Quando os bastões estão inferiores a 4% o laudo não discrimina entre bastões e segmentados, sendo liberado a contagem geral de neutrófilos.
Na presença de desvio para esquerda, realizamos a contagem específica em lâmina, descrevendo-se os bastões, se acima de 4%, assim como eventuais células jovens presentes.
Por favor, entendi nada me explica?
Principalmente o linfócitos típicos tá baixo o que significa??????
Olá, Bianca, como vai?
No exame que a senhora relatou, está dizendo que os linfócitos típicos devem estar entre 25,0 3 45,0%/ mm3 e o da senhora está em 25,4/mm3. Portanto, não vemos nenhuma alteração, mas, de qualquer forma, é importante retornar ao(à) médico que solicitou esse exame para que ele possa avaliar mais detalhadamente os resultados.
O que significa estar com plaquetas baixas ou altas?
Abraços!
O meu leucocito veio veio 18.150 é um resultado perigoso
Olá, Rejane, como vai?
O intervalo de referência dos leucócitos, ou seja, o valor considerado saudável é de 4.000 a 11.000/µL. Como o seu está um pouco acima desse intervalo, indica que há algo acontecendo. No tópico “Leucócitos altos” desta matéria, a senhora pode ver quais são os principais motivos que podem causar essa alteração.
Porém, ressaltamos que esta matéria é apenas para ter uma ideia do que pode estar acontecendo, para saber certinho o que esse resultado significa, receber um diagnostico e verificar se é preciso fazer algum tratamento, orientamos que retorne ao(à) médico(a) que pediu esse exame.
Abraços!
Referência em leucócitos e linfócitos em criança de 2 anos e meio
Olá, Andreza, como vai?
Para ter uma resposta certeira, nós indicamos que a senhora olhe no próprio resultado do exame qual o valor de referência para essa idade. Geralmente, o intervalo de referência fica na mesma linha do resultado do exame, só que mais para a direita da folha.
Abraços!
Olá minha ferritina está 21.8
Leucócitos 4.800
Linfócitos 35.0 e 1680
Plaquetas 177
VPM 11.2
São consideradas baixas? VPM alto é normal?
Minha endócrino disse q é só tomar ferro na veia visto q tomei 8 meses via oral e não aumentou. Acha q tomando ferro na veia melhora tudo isso? Devo procurar hematologista? Ou não é caso?
Desde já agradeço
Olá, Karina, como vai?
De acordo com o intervalo de referência que nós seguimos, estes são os valores considerados saudáveis:
– Ferritina: 11 a 306 ng/mL em mulheres
– Plaquetas: 150.0000/mm³ a 450.000/ mm³ (se as plaquetas da senhora estiverem apenas 177, está abaixo, agora, se for 177.000/ mm³, está dentro do normal)
– VPM: 6,00 – 10,00 fL.
O valor ideal dos leucócitos e linfócitos podem ser encontrados nesta matéria 🥰
Como nós não temos autorização para oferecer um diagnóstico, nem sugerir tratamentos, nós não podemos te dizer o que fazer ☹️ Mas, podemos te dar três sugestões do que fazer: 1) seguir o tratamento indicado pela sua endocrinologista e repetir os exames daqui um tempo para ver se houve melhora; 2) buscar a opinião de um segundo endocrinologista, para ver qual a visão desse especialista, se é a mesma da sua médica ou se ele(a) sugere alguma outra estratégia e 3) buscar um hematologista, já que essa é a especialidade médica responsável por cuidar de questões do sangue, mesmo que sejam benignas.
Abraços!
Hamacias. 4.33 milhões ref: 4.1 a 5.3 milhõe
Hemoglobina. 11.6 g/dl ref.12 a 14.5 g/dl
Hematocrito. 34.1 % ref. 36 a 43 %
V.c.m. 78.8 flb ref. 79 a 90 fl
H.c.m 26.8 PG ref. 27 a 33 PG
C.h.c.m. 34.1 g/dl ref.32 a 36 g/dl
RDW.13.9 %ref. 12 a 14 %
Série branca
Leucócitos. 12.200 /mm³ ref. 3.400 a 10.800
Neutrofilos. 62,4% 7.613 /mm³ ref. 30,0 a 60,0 1.500 a 8500 / mm³
Bastonetes. O,O % O / mm³ ref. O,O a 5,O % 0 a 860 / mm³
Segmentados. 62,4% 7.613 /mm³ ref. 30,0 a 60 % 1.500 a 8.500 / mm³
Eosinofilos O,2% 24/mm³ ref. O,O a 5,O%
O a 500 /MM³
LINFÓCITOS. 28,5% 3.477 /mm³ ref.30,0 a 60,0% 1.500 a 6.500 / mm³
Monocitos 8,6% 1.049 /mm³ref. 2,0 a 10,0% 0 a 800 / mm³
Basofilos 0,3 % 37 /mm³ ref. 0,0 a 2,0%
0 a 200 / mm³
PLAQUETAS: 232 10³ / mm³ ref. 150 a 450 10³ /mm³
VPM. 9,0 fl ref. 9,2 a 12 ,6 fl
Doutora esse exame é da minha filha queria saber se exame corre risco de leucemia ou se devo me preocupar com esse exame
Olá, Franci, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que a Abrale é uma ONG que auxilia pacientes que já foram diagnosticados com cânceres do sangue e que os conteúdos publicados aqui na Revista Abrale Online são criados pelo nosso time de Comunicação, que entrevista os médicos e especialistas. Por isso, não temos médicos disponíveis para responder os comentários.
O ideal, é que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) analise o exame e faça uma avaliação da sua filha para identificar se há algo acontecendo!
Abraços!
Bom dia, fiz um exame admissional e meu resultado de Linfócitos deu alterado, estou com medo de ser reprovada por isso.
Segue os resultados: 50,5 % e 2,727 uL poderiam me ajudar nessa questão?
Olá, Marcia, como vai?
De acordo com a Drª. Mariana, o valor de referência dos linfócitos, ou seja, a quantidade de células que deve estar no sangue, é de 1.000 a 4.000/µL. Então, levando em consideração esse intervalo de referência, não há nenhuma alteração nos seus linfócitos 😁
Abraços!
Os leococitos do meu bebê de 1 ano 2 meses está 16900 o que pode ser muito grave ele deu uma bactéria na urina esta tratando aí fez hemograma deu este valor me responde por favor obg
Olá, Adriana, como vai?
Conforme explicamos nesta matéria, as alterações nos leucócitos podem estar relacionadas à presença de uma infecção e ao uso de alguns medicamentos. Como a senhora relatou que ela está com uma infecção e está tratando, é bem possível que essa alteração esteja ligada a isso. Mas, é importante que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, para que ele(a) possa analisar de forma mais aprofundada e identificar certinho o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Os linfócitos e monócitos do meu filho de 4 anos estão bem acima do normal o que isso quer dizer
Olá, Cintia, como vai?
Nós explicamos certinho, nesta matéria, o que pode causar o aumento dessas células, especialmente dos linfócitos. Nós orientamos que a senhora reveja o tópico “Linfócitos altos” para poder entender melhor!
De qualquer forma, para saber exatamente o que está acontecendo, nós indicamos que a senhora retorne com o seu filho ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, para que ele(a) possa avaliar os resultados, juntar com outras informações e entender o que causou esse aumento.
Abraços!
Quero saber quanto tem que ter de leucócitos uma pessoa sadia para fazer uma cirurgia
Olá, Elaine, como vai?
O nível de leucócitos considerado saudável para adultos é de 4.000 e 11.000/µL.
Abraços!
Boa noite..resultado do leucocitos deu 10220/ul isso pode ser levemente alterado???
Olá, Rose, como vai?
O valor normal de leucócitos é de 4.000 a 11.000/µL. Portanto, 10.220/µL está dentro do valor de referência.
Abraços!
O Meu deu 5.676.00 me responde por favor
Olá, Maria Inês, como vai?
A senhora está se referindo ao valor dos leucócitos ou dos linfócitos?
O intervalo de referência considerado saudável para os leucócitos é de 4.000 a 11.000/µL, já para os linfócitos é de 1.000 a 4.000/µL.
Nesta matéria explicamos quais situações podem causar alterações no valor dessas células, porém, para saber se há algo acontecendo no seu caso, identificar exatamente o que é e saber se é necessário tratar, a senhora deve retornar ao(à) médico(a) que solicitou esse teste, para que ele(a) possa fazer uma análise aprofundada.
Abraços!
Meu linfócitos deu 5.676.00
Olá, Maria Inês, como vai?
Nesta matéria nós explicamos quais situações podem causar alterações no valor dos linfócitos, a senhora pode encontrar essa explicação no tópico “Linfócitos altos”.
Porém, para saber se há algo acontecendo no seu caso, identificar exatamente o que é e saber se é necessário tratar, a senhora deve retornar ao(à) médico(a) que solicitou esse teste, para que ele(a) possa fazer uma análise aprofundada.
Abraços!
POderia me dizer nesse caso a baixo, qual valor de referencia tem validade, pois em um valor de referencia mostra uma alteração, mas do outro não.
Linfócitos…………………………42,00 3.398 referencia 20 a 34 1000 a 3400
Neutrofilos Segmentados… 52,00 4.207 55 a 67 2750 a 6700
Olá, Maria, como vai?
Para entender certinho se há alguma alteração é preciso fazer uma avaliação levando em consideração ambos os resultados, por isso o ideal é retornar ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, assim ele(a) poderá fazer essa análise e dizer certinho se há algo acontecendo.
Abraços!
Oi gostaria de saber sobre os leucócitos do meu filho de 10 anos 4.000 a 12.000 deu 12.800 isso pode ser muito gravi? Eu vou levá-lo no médico é q até o dia da consulta eu irei ficar muito nervosa se poder me falar algo por favor.
Olá, Franciele, como vai?
Como foi um aumento relativamente baixo, não aparenta ser nada preocupante – provavelmente foi por conta de alguma coisa que o corpo dele estava combatendo. Mas, o ideal é realmente esperar a consulta de retorno para que o médico possa explicar o porquê desse aumento.
Abraços!
Oii tudo bem?
Minha leucócitos deu 14.4000, acho q está elevada,fiz um exame em novembro de 2022,leucócitos estava 12700. Depois não me sentir bem em fevereiro, fiz outro exame de sangue e deu 14400..
oq devo fazer?
Olá, Jessica, como vai?
Caso o motivo da senhora não ter se sentido bem em fevereiro tenha sido devido a uma infecção, por exemplo, por conta de uma gripe, é possível que o aumento esteja relacionado com esse acontecimento.
De qualquer forma, nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, para que ele(a) possa avaliar e identificar certinho se há algo acontecendo.
Abraços!
Boa Noite meus glóbulos brancos está 11.880 é muito alto?
O que eu posso comer para abaixar os leucócitos?
Olá, Carliete, como vai?
O valor de referência dos glóbulos brancos é de 4.000 a 11.000/µL, o valor que a senhora mencionou está acima, mas é pouca coisa. A princípio, não parece haver motivos para se preocupar.
Porém, de qualquer forma, nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, para que ele possa fazer uma avaliação mais aprofundada.
Abraços!
Adorei as explicações. Infelizmente o médico que me atendeu não deu muita bola pro meu exame. E sinto todas os problemas de quem tem o linfócitos alto.
Linfócitos
Meu deu 38,2 % e 3407 uL
Referência 20,0 a 40,0 % l
Referência 1000 a 3000 /µL
Já fiz outros exames em outros anos e sempre consta assim.
Além disso, saiu nódulo com pus sem dor, na minha virilha.
E uma íngua também.
Muita tontura também a mais de 1 mês.
Leucócitos
Meu deu /µL 8920 /µL
Referência 4000 a 10000 /µL
Obrigada se puder me ajudar a interpretar
Olá, Valdirene, como vai?
Ficamos felizes de saber que a senhora gostou do nosso conteúdo 🥰
O intervalo de referência que está em /µL, indica a quantidade de células que estão no sangue. Já a %, é quanto aquela determinada célula representa em relação ao restante dos glóbulos brancos.
Como a porcentagem dos linfócitos está dentro do intervalo de referência e a alteração na quantidade em si não é muito grande, realmente não parece que há algo relevante acontecendo.
É possível que esse leve aumento esteja relacionado com esse nódulo que a senhora mencionou, já que os linfócitos aumentam quando o corpo está enfrentando uma infecção e a presença do pus indica que há uma infecção.
Já os leucócitos, aparentemente, não há nenhuma alteração!
Caso a senhora queira, é seu direito ter uma segunda opinião médica para avaliar esses exames e identificar se há algo acontecendo!
Abraços!
Boa tarde, diz no meu exame que estou com leucocitose, está em 13.330. Mas recentemente peguei uma infecção nas amígdalas e fiz o exame para tentar operar. Será que vou ter quer fazer tratamento para poder operar?
Olá, Agatha, como vai?
Há uma boa probabilidade da sua leucocitose estar relacionada com a infecção na amigdala, então fazer a cirurgia já pode ser considerada um tratamento. Mas, confirme com o(a) seu médico(a) para ter certeza do porquê esse aumento aconteceu e se é necessário tratá-lo de uma maneira mais específica 😁
Abraços!
Ola gostaria de saber sobre esse exame, vcm em esta em vermelho.
Olá, Ana Cláudia, como vai?
O exame VPM, que está em vermelho é o volume médio de plaquetas e ele está abaixo do intervalo de referência. O VPM baixo pode acontecer por diversos motivos, como dengue, lúpus e leucemia; uso de remédios como anticonvulsivos, sedativos e hipnóticos; doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e câncer.
Nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa fazer uma análise mais aprofundada e identificar o porquê dessa alteração.
Abraços!
Oi, gostaria de saber quando os linfócitos da 40.2 por cento? E fosfatose alcalina 353u/L em uma criança de 7 anos.
Olá, Elieuza, como vai?
Como a Abrale não é um centro de tratamento, nem temos médicos disponíveis para responder os comentários, não podemos levantar hipóteses de diagnóstico. Por isso, indicamos que retorne com o paciente ao(à) médico(a) que solicitou o exame, para que ele(a) possa avaliar os resultados e identificar se há algo acontecendo.
Abraços!
Minha pergunta é se as vacinas podem aumentar o número de Linfócitos em exames de sangue. Tomei duas vacinas e num intervalo de duas semanas fiz exames e deram Linfócitos em 5000. Pode ter realacao?
Olá, Francisco, como vai?
Podem sim. O ideal é esperar cerca de um mês e repetir os exames para verificar se as células voltaram a quantidade normal.
Abraços!
Meu hemograma vem apresentado leves alterações persistente a uns 7 meses .
Mais de 5 profissional viu meu exame e falou que alteração dentro da normalidade .
Mais confesso que busco uma explicação científica.
Gestrinona 40 mg (5 unidade) altera hemograma ?
Olá, Angélica, como vai?
Os médicos fazem uma avaliação científica dos resultados e oferecem uma resposta/diagnóstico. Mas, se você quiser tirar a dúvida, pode procurar um hematologista, que é a especialidade médica responsável por cuidar de questões do sangue!
Abraços!
Ola meu hemograma
Linfocitos 5670
Ferritina 198
O que pode ser?
Olá, Cecilia, como vai?
Nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esses exames para que ele(a) possa avaliar e identificar se há algo de preocupante e que precise ser tratado.
Abraços!
Meu leucócitos em exame Deu 4100 e no outro exame que fiz a referência erra de 3900 até 12100 ele Deus 3500 mais linfócitos estar sempre bom , Tenho problema de fígado e estou com alergia na perna
Olá, Deivt, como vai?
Apesar dessa variação entre os exames, os resultados estão dentro do intervalo de referência que você mencionou. Então, a princípio, não vemos motivos para preocupação. Poré, nós indicamos que você retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame, para que ele(a) possa fazer uma avaliação mais aprofundada.
Abraços!