skip to Main Content

O que significa estar com plaquetas baixas ou altas?

Pessoa Com Hematoma Por Conta De Plaquetas Baixas
Compartilhe

Última atualização em 19 de janeiro de 2023

Essas alterações são muito comuns, mas é preciso tratá-las para evitar sangramentos intensos ou trombose

Escrito por:

Natália Mancini

Estar com plaquetas baixas significa que a contagem de plaquetas no sangue está abaixo de 150.0000/mm³. Por outro lado, estar com plaquetas altas quer dizer que há mais de 450.000/mm³ desse componente. Essas alterações podem ocorrer por diversos motivos, como uso de determinados medicamentos ou a presença de um câncer. Por isso, sempre que o resultado desse exame vier fora do intervalo de referência, é importante fazer uma investigação.

É importante saber que as plaquetas, também chamadas de trombócitos, são estruturas que estão presentes no sangue e que podem ser medidas e analisadas por meio do hemograma completo. Mas, diferentemente dos glóbulos vermelhos e brancos, elas não são células completas, são fragmentos de citoplasma formados na medula óssea a partir de células denominadas megacariócitos.

Qual é a função das plaquetas?

A função das plaquetas é fazer a coagulação do sangue e fechar as feridas. “As plaquetas são a primeira resposta quando há um sangramento”, explica a Drª. Adriana Penna, onco-hematologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Função Das Plaquetas

Ela exemplifica contando que quando ocorre um corte na pele, também há um corte no vaso sanguíneo. Isso faz com que o colágeno fique exposto e ativa as plaquetas, que formam o tampão plaquetário para interromper o sangramento. 

Para que esse processo possa acontecer, é preciso que a contagem de plaquetas esteja dentro do intervalo de referência considerado saudável, que é de 150.0000/mm³ a 450.000/ mm³.

Leia também:

Plaquetas baixas

De acordo com a Drª. Adriana, várias doenças e medicamentos podem provocar  a queda no nível de plaquetas, também chamada de trombocitopenia

A principal forma de descobrir essa alteração é por meio do hemograma completo. Mas também é possível desconfiar por conta dos sintomas de plaquetas baixas, que são:

  • Manchas roxas na pele
  • Sangramentos na gengiva
  • Sangramentos no nariz
  • Urina com sangue e
  • Feridas que não cicatrizam direito
Pessoa Com Alteração Nas Plaquetas

O que causa plaqueta baixa

Em alguns casos, as doenças podem ser as responsáveis por essa alteração. As principais doenças podem abaixar as plaquetas são:

  • Doenças na medula óssea
  • Doenças hereditárias, como síndrome de Wiskott-Aldrich ou May-Hegglin
  • Infecções virais, como catapora, caxumba, rubéola, HIV ou Epstein-Barr e
  • Doenças autoimunes, como lúpus e púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
Pessoa Com Nariz Sangrando

Já em outros casos, tratamentos, como a quimioterapia e a radioterapia, medicamentos, como anticoagulante, e o contato com produtos químicos, como arsênico, podem ser responsáveis pela diminuição desses componentes sanguíneos. 

O maior perigo de plaquetas baixas é acontecer algum sangramento grave. “Depende de quão baixa está o nível de plaquetas, principalmente se tivermos um nível abaixo de 20.0000/mm hemograma, mas o maior risco da plaqueta baixa é sangramento”, a médica explica.

Como aumentar as plaquetas

A Drª. Adriana conta que o tratamento para plaqueta baixa depende da condição que está causando a alteração. 

 “Então, se temos um quadro de plaquetas baixa por conta, por exemplo, de uma quimioterapia, o tratamento é a transfusão de plaquetas”, ela descreve. 

Pessoa Fazendo Transfusão De Plaquetas

Entretanto, se a queda for devido à PTI, uma doença autoimune, é preciso utilizar medicamentos como os imunossupressores e corticoides. 

A especialista ainda ressalta que, até agora, a ciência aponta que não há alimentos que aumentam as plaquetas. Principalmente se eles forem utilizados de maneira isolada, ou seja, se a única medida for consumi-los sem contar com nenhum outro tratamento.

Leia também:

Plaquetas altas

As principais condições responsáveis pelo aumento das plaquetas, também chamada de trombocitose, são: as infecções, que obrigam o corpo a reagir, gerando esse aumento; uso de determinadas medicações e algumas doenças primárias do sangue. 

Veia Com Trombose Por Conta De Plaquetas Altas

Na maioria dos casos, as pessoas não apresentam sintomas de plaquetas altas. Mas, esse quadro pode causar trombose, que é uma das principais preocupações.

“O maior perigo da gente ter um nível de plaquetas muito alto é o desenvolvimento de uma trombose, tanto a venosa quanto a arterial, mas principalmente a arterial, já que ela é a  mais comum de resultar em infartos e Acidente Vascular Cerebral”, a Drª. Adriana alerta.

Doenças que aumentam as plaquetas

  • Anemia hemolítica grave
  • Anemia ferropriva
  • Síndromes Mieloproliferativas, como trombocitemia essencial, policitemia vera e mielofibrose
  • Sarcoidose
  • Infecções agudas e crônicas, como a dengue e a COVID-19
  • Leucemia
  • Determinados cânceres e
  • Retirada do baço (esplenectomia)
Homem Com Infecção

Porém, há algumas outras questões que podem causar o aumento das plaquetas, como a prática intensa de atividade física, estresse, tabagismo e uso de adrenalina.

Leia também:

Como diminuir as plaquetas

Aqui, novamente, o tratamento varia de acordo com o motivo do aumento. No caso de doenças, é possível que o médico indique alguns medicamentos, como  ácido acetilsalicílico (AAS) ou hidroxiureia, para reduzir o risco de trombose.

Tratamento Para Plaquetas Altas

A depender do quadro do paciente, também há chances do médico indicar a retirada das plaquetas por meio de alguns procedimentos, como a plaquetaférese. Esse é um tratamento parecido com a diálise, no qual, por meio de uma máquina, o sangue é filtrado, separando as plaquetas e devolvendo ao paciente os demais componentes do sangue em condições normais.

Plaquetas altas pode ser leucemia?

“Tanto a queda quanto o aumento do número de plaquetas podem ser sinais de neoplasias hematológicas”, a Drª. Adriana Penna esclarece. Entretanto, ela fala que, no caso das leucemias agudas, é mais comum que ocorra a queda das plaquetas. 

Como falado anteriormente, tratamentos do câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, também podem causar essa condição.

Hemograma De Uma Pessoa Com Leucemia

Já o aumento das plaquetas está mais relacionado às doenças mieloproliferativas crônicas, como a policitemia vera, mielofibrose e a síndrome mielodisplásica.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
160 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por tira minhas dúvidas estou com plaquetas baixas e eu estava bem confusa.Obrigado

Bom dia. Após a leitura de seu texto, fiquei com uma dúvida: ao listar causas que promovem a redução da contagem de plaquetas, você destacou a ação de doenças virais (com exemplos). Mais a seguir, no entanto, a doença do coronavírus é apontada como causa de elevação na contagem. Seria possível um esclarecimento maior quanto a esta ambiguidade de doenças virais? Muito obrigado.

Bom Dia

Tenho 65 anos e no meu exame deu 177 de plaquetas, é considerado baixa?
faço uso de remédio para tireoide puran T4 e sinvastatina pois estava com o colesterol um pouco alto.

Plaquetas a 500 mil fiz e exame quando está gripado, e motivo pra preocupação??

Olá bom dia.

Minha filha fez exames de rotinas e em um desses constou assim : Contagem de Plaquetas 773.000 /µL.

Mas quando ela fez o exame tinha 2 dias apenas que tinha parado de tomar amoxilina, por conta de uma gripe forte, isto pode ser a causa do aumento das plaquetas?
No exame tbm constou uma alteração no hormônio tsh ultra sensível 5.86µUI/mL, e a proteína C reativa 1,88 mg/dl.

Obrigada.

Oi a minha tá 166.000 /uL
A doutora falou que tá baixa

Bom dia doutora, ultimamente eu ando sentindo dores nos ossos da canela por questão de atividade física (corrida), e por motivo de insônia eu ando sentindo as vezes dores de cabeça e tomo AAS, fiz um exame recentemente e minhas plaquetas deu 105.000/ Será que este medicamento para dor de cabeça resulta nas plaquetas abaixo do normal? Ou e influencia também nas dores nos ossos?

Minha plaqueta 185 e boa

Boa noite..,.
Não entendi o resultado do meu exame , se deu baixo ou não
HEMOGRAMA – leucograma
SÉRIE BRANCA
Plaquetas : resultado= 356.000 (REF. De 150.000 a 450.000)…. Entendi ser normal , mas o V.P.M. deu 6,8 (REF. de 8,0 a 11,0 ),o isso significa?

Olá minha filha está a 2 anos com aceleramento no coração até então poderia se dizer q era uma arritmia mais tbm apareceu plaquetas altas linfócitos baixo e eosinófilos altos ela dorme muito diz q está muito cansada porém os médicos dizem q é normal pra idade 4 anos Parece algo estou preocupado

Olá, boa noite! A pediatra pediu Hemograma do meu filho de 2 anos e deu Plaquetas 46.000 / VPM 10,3 / vitamina D3 – 25 hidroxi 23,6 / Vitamina B-12 76,0. A baixa de plaquetas pode está relacionada a insuficiência das Vitaminas? O retorno da consulta será no próximo mês. Devo me preocupar? Tenho cuidado da dieta nutricional dele, mas percebo que não é o suficiente.

Olá bom dia meu filho de 4 anos fez um hemograma e deu que as plaquetas dele está em 656.000 devo me preocupar? O que isso significa? Por favor peço ajuda.Esrou preocupada.

Olá boa noite. Qual limite das plaquetas? 400 ou 450? Meu deu 432.000 após 15 dias de testado para covid, devo me preocupar?

Meu filho tem 9 anos,e a contagem de Plaquetas e 65.0000.
Qual a quantidade exata pra criança nessa idade?

Boa Noite me chamo Paula, fiz exame de sangue e minhas plaquetas estar em 40mil, o hematologista passou pra tomar de 8/8 horas durante 5 dias, depois de 12/12 horas durante 10 dias, e depois só a noite durante 15 dias, nome é esse predmisona, ele não falou nada sobre esse medicamento. No primeiro dia que comecei a tomar pela manhã e a tarde, a noite comecei a passar mal, tive aceleramento no coração e minha pressão chegou em 17por10, fiquei no desespero e medo de morrer, pq tenho um filho autista e eu só pensava nele. Eu parei de tomar o remédio por conta própria pq não quero passar mal de novo não. Espero poder receber o seu retorno. Obrigada

Por favor o que devo fazer agora, vou trocar de medico, estou com medo. Me ajude

Boa tarde
Minhas plaquetas estava muito baixa pois tive dengue…
Agora quando fui repetir deu 345.000
É considerado normal ? Ou alta

Minha filha fez 2 exames.
E no primeiro deu as plaquetas 531.700.00
E no segundo deu 746.700.00.
O restante deu tudo normal.
O que pode ser.

Olá, meu número de plaquetas deu 397000, devo considerar essa elevação mesmo estando encostadinho no limite de 400000 segundo o método do exame?

Minha filha fez o hemograma e no primeiro deu 516.700.00.
No segundo 716.700.00.
O que pode ser?

Boa tarde dra. Meu exame de plaquetas deu 469, vou fazer uma cirurgia, tem algum risco?

Tenho 37 anos e meu exame de plaquetas deu 620.0000mm3 e considerada alta né?

Iolanda Subtil Do Nascimento

O meu exame de plaquetas deu 268700 está normal ou não

Tenho as pelaquetas a 401 são altas ?

A minha plaquetas deu 268700 e normal

Bom dia, meu filho tem 11 anos, ele sente muitas dores do lado esquerdo da barriga, descendo para perna esquerda, ultimamente houve febre, levei ao pronto socorro o primeiro exame deu 463.000, o 2° exame deu 573.000 . E as dores permanecem e a febre também, retornei ao pronto socorro, e só passaram cefalexina e ibuprofeno, e os sintomas permanecem. O que devo fazer ? Estou bastante preocupada!!!

Tenho plaquetas altas( já chegou a 1.200), hoje tomo hidroxiureia para mente- las dentro dos níveis razoáveis.
Mas, fico desconfortável em tomar remédios tão fortes.

Muito obrigada pela resposta.
A propósito, fui diagnosticada com Trombocitemia Essencial.
Gratidão.

Olá, fiz o hemograma e as plaquetas marca o valor de 212.000 /mm³, já a vpm está 11,1. Devo me preocupar? Eu tenho esofagite moderada, será que pode ser essa a causa de estar acima do normal a vpm?

O que causa a dimuição da contagem de “poucos megacariócitos”? Qual a possível causa? Já foi feito hemograma e exames como mielograma, mas não detectou a causa! Foi tomado corticoides e as plaquetas aumentaram. Porém preciso saber o que causou a diminuição dos megacariócitos! Existe algumas doenças autoimunes que é possível detectar? Caso sim quais ?

Minha plaquetas a 2 dias a traz esta 272,000 2 dia depois 356,000 purq essa diferença

Minha plaqueta deu 141.000 tô com suspeita de dengue será q é positivo então?

To olhando exames minha mãe plaquetas dela tá 474 .000 tá normal ? Não né ?

Boa tarde! Em meus exames minhas plaquetas deram 467.000, devo me preocupar?

eu estou com asplaqueta muito autas eu estou muito preocupada com isso

Meu filho esta com plaquetas alta,estou com muito medo o falor da plaqueta e de 506.000/mm3

Ola sou gestante, minha primeira enxame de plaquetas deu 224000 /mm , esta normal?

Bom dia Tenho uma grande dúvida meu filho faz quimioterapia e suas plaquetas caem muito fez o uso de muita medicação que também cai as plaquetas por conta de uma infecção ele está a dois meses sem fazer a quimioterapia e suas plaquetas não subiram ainda só caem ele fez biopsia da medula e deu que não se observa megacariocitos.
Me dem uma resposta mais clara do que posso fazer pra não haver demora retardatário no meu filho .

Por favor me manda no email
Meu filho foi diagnosticado com LLA T

Muito obrigado por nos ajudar. A contagem das minhas plaquetas deu 510.000 /uL…pelo que entendi, está alta….devo me preocupar? o que fazer? Grato. Paulo.

Muito obrigado, Dra. vou seguir suas recomendações.

Muito obrigado por nos ajudar. A contagem das minhas plaquetas deu 510.000 /uL…pelo que entendi, está alta….Tenho 65 anos. Devo me preocupar? o que fazer? Grato. Paulo.

Sou portador de MM, usuário de lenalidomida e AAS, paciente pós TMO, hoje minhas plaquetas estão em 90.000. Estão baixas, porém aceitáveis, mas o suficiente para ligar um sinal de alerta. Obrigado pelos esclarecimentos.

Meu exame dei 550 na contagem de plaquetas, é um perigo?

Bom dia. Grata pelas explicações. O meu caso é de plaquetas aumentadas. Desde 2016, vem aumentando, até chegar agora em 680.000. Em fev 2023 tive uma trombose superficial. Em 2022, fiquei com um sangramento no nariz por uns 6 meses ou mais. Fui e voltei de uma viagem longa de avião. Não sei se todas estas ocorrências influenciaram para este aumento. Agradeço, se puder, me dar um norte. Obs: minha médica indicou um hematologista.

Tomar dipirona horas antes de fazer o exame de sangue pode fazer com que o resultado das plaquetas seja baixo? O meu deu 132.000 mm³

sempre tive plaquetas em 130mil, recentimente fiz um hemograma completo e no dia anterior tomei nemisulida e o resultado foi 121 mil. será que o nemesulida pode ter interferido nessa contagem ?

Minha irmã está fazendo exames pra tentar saber o que tem de errado com ela as plaquetas estavam 116.000.000 , após uma semana repetiu o exame estavam 100.000.000 com presença de macroplaquetas e VPM 12.5, tem hematomas nas pernas , e dores de cabeça, cansaço, náusea com mais frequência , o médico hematologista que ela fez consulta pediu exames hemograma, coagulação,mas está tudo dentro dos paramentos de normalidade, hepatite B e C negativo, lupus negativo,COVID negativo,ela tem esses hematomas há 2anos mas somente agora baixo as plaquetas e não melhoram nos exames , teria algum exame que estamos deixando passar para poder saber o que ela tem ?

Olá Doutora boa noite!! Meu filho completou um ano recente, teve um principio de pneumonia, foi tratado com Clavulin e hoje ele esta bem, mesmo com uma leve opacidade na base do pulmão direito, segundo a pneumologista pediatra ele esta bem, porem o exame de sangue dele no qual peguei os resultados hoje, deram  475.0000/mm³ os níveis de plaquetas!! Ele parou de tomar clavulin no dia 18/07/2023 e fez o exame de sangue dia 24/07/2023, devo me preocupar??

Boa tarde no exame da minha filha acusa que ela está com trombocitose confirmada em massa e que as plaquetas dela estão altasa 480/ul isso é por causa da trombocitose ou é um risco dela estar com câncer já q ela está com tosse seca frequente e palida

Oi, boa noite. Tenho 24 anos. E de 6 em 6 meses faço exames de rotina e sempre minhas plaquetas estão beirando os 5 mil. Pode ser preocupante ?

Meu exame esta com a Contagem de Plaquetas 462.000 /μL, devo me preocupar?

Meu filho autista fez uma série de exames de rotina e as plaquetas estão 530, acima do normal, porém o restante dos exames deu normal. A médica disse, que não devo me preocupar. O que Vc acha?!

Olá gostaria de saber se tem riscos as plaquetas 1004.000 a minha filha de 12 anos está com as plaquetas baixa ??

Muito muito obrigada dra

Oi minha filha tem 6anos fez hemograma e as plaquetas dela deu alteração 525mm isso é preocupante estou com muitas duvidas isso pode ser alguma doenças grave ?

Olá, sabe se o uso de antidepressivos diminuem a plaqueta, como Daforin?

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top