skip to Main Content

Aranto contra o câncer?

Aranto Contra O Câncer?

Mais um dos boatos envolvendo plantas milagrosas e que, na verdade, podem ser prejudiciais para o paciente oncológico

Por Natália Mancini

De acordo com uma crença, seria possível utilizar a planta aranto contra o câncer, ou seja, como tratamento oncológico. Pertencente ao grupo das suculentas, ela pode sim ser manuseada para alguns fins medicinais. Porém, não há evidência científica da sua ação contra tumores. Inclusive, o consumo prolongado pode causar danos à saúde de uma pessoa.

Aranto ou  mãe de milhares, são os nomes populares da planta kalanchoe daigremontiana, nativa da ilha africana de Madagascar. Entretanto, como se adaptou bem ao clima brasileiro, ela pode ser, facilmente, encontrada aqui.

Sabe-se que a mãe de milhares possui, em sua composição, uma espécie de corticoide. Por isso, pode ser manipulada como tratamento para certas situações. Por exemplo, para tratar dores, diferentes lesões, machucados e inflamações.

“O preparo de chás ou sucos pode ser utilizado para tratar dor de garganta e outras inflamações, atuando como anti-inflamatório natural. Além disso, essa planta tem alto potencial cicatrizante, podendo ser aplicada como pomada em feridas”, conta Juliana Nabarrete, nutricionista especialista em Oncologia e membro do Comitê de nutrição da Abrale.

Entretanto, as ações terapêuticas do aranto param por aí!

Aranto contra o câncer

aranto, aranto contra o câncer, aranto para curar câncer, tratamento oncológico, mãe de milhares, planta aranto, aranto planta, aranto verdadeiro, aranto benefícios, planta que cura cancer, aranto cura cancer, aranto como usar, planta aranto para que serve, aranto é venenoso, para que serve a planta aranto, cha de aranto, aranto cancer, aranto como tomar, planta aranto benefícios, aranto e bom pra que, planta cura cancer, aranto verdadeiro e falso, como usar o aranto, como usar aranto, planta que cura, plantas para cancer, planta para cura do cancer, kalanchoe daigremontiana, tratamento oncológico, leucemia, leucemia, cura do câncer, cancer tem cura, plantas medicinais. planta medicinal, plantas medicinais cura tudo, plantas medicinais e suas indicações, o que são plantas medicinais, plantas medicinais e para que serve, planta medicinal para cancer, uso de plantas medicinais para o tratamento do cancer, planta medicinal para curar cancerA ideia que seria possível usar o aranto para curar câncer se desenvolveu porque, devido às propriedades medicinais já conhecidas, iniciou-se uma série de estudos testando as propriedades anticancerígenas da planta. Entretanto, Juliana ressalta que os estudos são iniciais e os resultados dessas análises são muito rasos. 

“Os estudos que identificaram propriedades anticancerígenas na composição do aranto são muitos rasos. Por não haver um respaldo científico sobre o assunto, não é recomendado o uso para pacientes oncológicos”, informa.

  Algumas dessas investigações avaliaram o efeito da mãe de milhares especificamente contra leucemias.

“Foi demonstrado que o aranto tem, em sua composição, uma espécie de corticoide. Isso pode sugerir algum tipo de ação no tratamento de leucemias, contribuindo para a remissão da doença”, comenta a nutricionista.

 Porém, são testes feitos in vitro, isto é, em laboratório e não em humanos. Dessa forma, não se sabe quais seriam os efeitos no corpo. Portanto, não é possível indicar a planta como tratamento oncológico.

“A nossa sugestão é sempre fazer o devido acompanhamento médico, já que as plantas medicinais podem auxiliar no tratamento de doenças. Porém, devem ser prescritas por um médico e consumidas de forma responsável”, alerta Juliana. 

Ela reforça, porém, que ainda não há um ensaio clínico com pessoas comprovando sua eficácia. Por outro lado, está confirmado que o uso prolongado do aranto pode causar intoxicações e outros sintomas. Como náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento do sistema nervoso e alteração de batimentos cardíacos.

Isso vale para o consumo da mãe de milhares em qualquer formato, seja suco, chá ou até pomada. 

“Não é indicado que as pessoas façam uso deste chá na intenção de curar um tumor, já que há riscos na ingestão. Além de não haver indicação de uso para o paciente oncológico com fim de tratamento oncológico”, frisa Juliana Nabarrete. 

 

Vitamina B17 não cura câncer!

Água de coco quente não cura câncer

0 0 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Faz chá da folha

Back To Top