Aranto contra o câncer?

Mais um dos boatos envolvendo plantas milagrosas e que, na verdade, podem ser prejudiciais para o paciente oncológico
Aranto ou mãe de milhares, são os nomes populares da planta kalanchoe daigremontiana, nativa da ilha africana de Madagascar. Entretanto, como se adaptou bem ao clima brasileiro, ela pode ser, facilmente, encontrada aqui.
Sabe-se que a mãe de milhares possui, em sua composição, uma espécie de corticoide. Por isso, pode ser manipulada como tratamento para certas situações. Por exemplo, para tratar dores, diferentes lesões, machucados e inflamações.
“O preparo de chás ou sucos pode ser utilizado para tratar dor de garganta e outras inflamações, atuando como anti-inflamatório natural. Além disso, essa planta tem alto potencial cicatrizante, podendo ser aplicada como pomada em feridas”, conta Juliana Nabarrete, nutricionista especialista em Oncologia e membro do Comitê de nutrição da Abrale.
Entretanto, as ações terapêuticas do aranto param por aí!
Aranto contra o câncer
A ideia que seria possível usar o aranto para curar câncer se desenvolveu porque, devido às propriedades medicinais já conhecidas, iniciou-se uma série de estudos testando as propriedades anticancerígenas da planta. Entretanto, Juliana ressalta que os estudos são iniciais e os resultados dessas análises são muito rasos.
“Os estudos que identificaram propriedades anticancerígenas na composição do aranto são muitos rasos. Por não haver um respaldo científico sobre o assunto, não é recomendado o uso para pacientes oncológicos”, informa.
Algumas dessas investigações avaliaram o efeito da mãe de milhares especificamente contra leucemias.
“Foi demonstrado que o aranto tem, em sua composição, uma espécie de corticoide. Isso pode sugerir algum tipo de ação no tratamento de leucemias, contribuindo para a remissão da doença”, comenta a nutricionista.
Porém, são testes feitos in vitro, isto é, em laboratório e não em humanos. Dessa forma, não se sabe quais seriam os efeitos no corpo. Portanto, não é possível indicar a planta como tratamento oncológico.
“A nossa sugestão é sempre fazer o devido acompanhamento médico, já que as plantas medicinais podem auxiliar no tratamento de doenças. Porém, devem ser prescritas por um médico e consumidas de forma responsável”, alerta Juliana.
Ela reforça, porém, que ainda não há um ensaio clínico com pessoas comprovando sua eficácia. Por outro lado, está confirmado que o uso prolongado do aranto pode causar intoxicações e outros sintomas. Como náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento do sistema nervoso e alteração de batimentos cardíacos.
Isso vale para o consumo da mãe de milhares em qualquer formato, seja suco, chá ou até pomada.
“Não é indicado que as pessoas façam uso deste chá na intenção de curar um tumor, já que há riscos na ingestão. Além de não haver indicação de uso para o paciente oncológico com fim de tratamento oncológico”, frisa Juliana Nabarrete.
Água de coco quente não cura câncer
Faz chá da folha
Olá, Gláucia, como vai?
Conforme explicamos na matéria, o aranto possui propriedades medicinais, porém para situações específicas como dores, lesões, machucados e inflamações. Não há nenhuma comprovação científica de que essa planta pode servir como tratamento e/ou pode curar um um câncer. Inclusive o consumo do aranto pode causar intoxicação.
Antes de utilizar qualquer tipo de planta como terapia, é muito importante conversar com um médico para obter orientações!
Abraços!
Olá, boa tarde!
Eu já ouvi muitas vezes que o aranto (babosa) com vinho e mel é um ótimo remédio paliativo para tratar o câncer.
Dário Fausto
Olá, Dário, como vai?
Primeiramente, o aranto e a babosa são plantas diferentes. Em segundo, como explicamos na matéria, o aranto não tem efeito antineoplásico, ou seja, não há evidências científicas que indiquem que ele pode ser utilizado como terapia oncológica, mesmo paliativo. Além disso, nessa receita que o senhor mencionou vai vinho, cujo consumo também não é indicado para a grande maioria dos pacientes em tratamento oncológico devido ao álcool. De qualquer forma, recomendamos que o senhor ou o paciente converse com o Oncologista responsável pelo tratamento para saber mais sobre a utilização de ervas medicinais!
Caso queira saber mais sobre o consumo de álcool durante o câncer, temos uma matéria sobre esse assunto, se o senhor quiser lê-la, é só clicar aqui.
Até onde sei,duas plantas diferentes da mesma família!!
Meu filho faz quimioterapia ele tem melanoma maligno grave pode tomar aranto
Olá, Justina, como vai?
Pedimos para que a senhora converse com o Oncologista que acompanha o tratamento do seu filho para saber se aranto não causará uma interação medicamentosa com o tratamento oncológico, ou seja, se a planta não terá interferência na eficácia da terapia. Ressaltamos que, conforme explicado na matéria, que não há comprovação científica que o aranto tenha ação anticancerígena, portanto, ele não deve ser consumido com o objetivo de tratar o tumor, e é preciso tomar cuidado com a quantidade de aranto ingerida.
Abraços!
se o aranto é antiinflamatorio, então posso tomar o chá
Olá, Eloisa, como vai?
Não há nada que proíba o consumo do chá, porém é válido lembrar que: 1) para o câncer, o aranto não tem potencial curativo; 2) o consumo do chá dessa planta pode causar interação medicamentosa e interferir na eficácia de outros medicamentos e 3) o uso em excesso pode trazer prejuízos para o corpo, como intoxicação. Antes de fazer consumo do chá, recomendamos que a senhora busque orientação médica!
Abraços!
Como consigo essa planta
Olá, Vanessa, como vai?
Nós não temos esse tipo de informação, por isso, não temos como oferecer uma resposta. Mas, vamos deixar a sua pergunta disponível para que, caso algum leitor tenha a resposta, possa te informar.
Abraços!
Minha filha tem câncer de pele será que pode fazer um chá e passar na perna dela o chá
Olá, Vanessa, como vai?
A recomendação é não passar qualquer produto na pele que não tenha sido indicado pelo medico, especialmente no local onde o tratamento está sendo realizado.
Abraços!
Bom dia! Tenho dermatite de contato, posso tomar o chá em vez do próprio corticóide? Ganhei muito peso tomando corticóide.
Olá, Jocelaine, como vai?
A senhora não pode substituir o tratamento medicamentoso pelo chá se o(a) seu(sua) médico(a) não fizer essa indicação. Converse com ele(a) sobre esse aumento de peso que está incomodando a senhora para que ele(a) possa verificar se é possível indicar alguma estratégia nesse sentido.
Abraços!