Skip to content

Qual a diferença entre UBS, UPA e Hospital?

D iferença entre UBS, UPA e Hospital
Compartilhe

Última atualização em 2 de maio de 2024

Em nota exclusiva enviada à Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo explicou as diferenças entre essas instituições

É essencial entender qual a diferença entre UBS, UPA e Hospital, pois cada uma delas é responsável por fornecer diferentes tipos de serviços e atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Elas representam diversos níveis de cuidados e estão estrategicamente distribuídas nas cidades para atender às necessidades de saúde da população, oferecendo desde cuidados preventivos até intervenções emergenciais e tratamentos de alta complexidade.

O que é Unidade Básica de Saúde (UBS)?

As UBSs são a principal porta de entrada para o atendimento na rede de saúde. O atendimento pode acontecer de forma espontânea ou por meio de agendamento. 

Essas instituições realizam um conjunto de ações de saúde, incluindo promoção, prevenção, proteção, rastreamento, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

Unidade Básica de Saúde (UBS)

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que dependendo da avaliação, os casos são encaminhados para atendimentos especializados na rede.

É válido saber que, na primeira vez que um paciente procura a UBS, ele precisa apresentar alguns documentos para ser atendido. São eles:

  • Documento de identificação (RG)
  • CPF
  • Cópia simples do comprovante de residência (pode ser uma conta de água, luz, gás ou telefone)
Leia também:
Leia também:

Diferença entre UBS e Hospital

Diferentemente das UBSs, que atuam na atenção primária à saúde, prestando para a comunidade local serviços de saúde preventivos e curativos, os hospitais atendem casos de maior complexidade. Eles oferecem tratamento para doenças de alta complexidade agudas ou crônicas, que apresentem potencial de complicações de seu estado de saúde e exijam assistência contínua em regime de internação.

Diferença entre UBS e Hospital

Essas instituições também realizam ações que abrangem a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Diferença entre UBS e USF

A Unidade de Saúde da Família (USF) é uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção.

Diferença entre UBS e USF

Por meio da nota enviada, a SMS esclarece que no município de São Paulo, as unidades de saúde da atenção básica são denominadas de Unidade Básica de Saúde (UBS), independentemente do tipo de equipe que possuem (equipe Saúde da Família ou equipe de Atenção Primária).

Diferença entre UPA e UBS

Enquanto as UBSs fornecem atendimentos preventivos e de promoção à saúde, além de consultas com profissionais multidisciplinares, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) se concentram em atendimentos de urgência e emergência de complexidade intermediária.

Diferença entre UPA e UBS

A SMS detalha que tanto as UPAs, quanto os Prontos-Socorros (PSs) podem oferecer esse tipo de serviço, pois fazem parte da Rede de Atenção às Urgências. A diferença é que nos PSs são atendidos casos de alta complexidade.

É importante lembrar que a pessoa deve levar alguns documentos para ser atendido na UPA. São eles:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.); 
  • CPF
  • CNS (também conhecido como Cartão do SUS)

Além dos documentos citados acima, também é útil levar qualquer documentação médica relevante, como receitas ou resultados de exames anteriores, para auxiliar no atendimento.

Quando procurar uma UPA

A pessoa deve buscar esse serviço em caso de:

  • Febre alta
  • Fraturas e cortes com pouco sangramento
  • Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura
  • Cólicas renais
  • Falta de ar intensa
  • Crises convulsivas
  • Dores fortes no peito
  • Vômito constante

Quando procurar um PS

Deve-se procurar esse atendimento em casos de:

  • Dor no peito
  • Palpitações
  • Dificuldade em respirar
  • Sintomas de AVC
  • Traumas e lesões
  • Fraturas expostas
  • Picadas de animais peçonhentos
  • Febre acima de 39ºC 
  • Reações alérgicas intensas

UPA X PS X AMA

A Assistência Médica Ambulatorial (AMA) também atende às demandas espontâneas, porém com foco nos casos de baixa e média complexidade, como dor de ouvido, dor de garganta, crises de asma e infecção urinária. 

Essa divisão entre os atendimentos feitos pelas UPAs e AMAs é feita para possibilitar que os serviços de urgência e emergência da rede tenham seus recursos destinados à assistência de maior complexidade.

Leia também:
Leia também:

Tratamento de câncer pelo SUS

A pessoa que está com suspeita de câncer pode realizar seu primeiro atendimento em qualquer ponto da Rede de Atenção à Saúde.

De acordo com a SMS, as UBSs possuem programas estruturados para prevenção e diagnóstico precoce, como a prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de boca, por exemplo.

Tratamento de câncer pelo SUS

Já o diagnóstico do câncer pode ocorrer em serviços ambulatoriais especializados, como as Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades (AMAs-E), em Hospitais Dia, hospitais gerais ou em hospitais especializados em Oncologia, a depender do tipo de câncer e gravidade/intensidade dos sintomas. 

Em relação ao tratamento, geralmente, os pacientes podem receber as terapias em hospitais especializados em Oncologia, centros de referência em câncer, hospitais gerais com serviços oncológicos, hospitais de alta complexidade ou unidades especializadas em tratamento ambulatorial.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top