Skip to content

Como aumentar as plaquetas?

Mulher conversando com médica sobre como aumentar as plaqeutas
Compartilhe

Última atualização em 5 de abril de 2024

Normalmente, o nível retorna ao normal duas semanas após o tratamento, mas o período pode variar de acordo com a pessoa, com a doença de base e com a terapia feita

Para saber como aumentar as plaquetas é preciso, primeiramente, entender o que está causando a queda na quantidade dessas células. O tratamento pode incluir desde a suplementação de vitaminas, como ácido fólico e vitamina B12, até a transfusão de sangue. No caso de pessoas que estão com dengue e com um nível baixo dessas células, a principal recomendação é se hidratar muito. 

As plaquetas são responsáveis pelo processo de coagulação no sangue, auxiliando a impedir sangramentos. Quando há uma queda no nível dessas células do sangue, dá-se o nome de plaquetopenia ou trombocitopenia e a principal preocupação que esse quadro causa é o risco de hemorragia. 

O Dr. Eduardo Rego, hematologista da Oncologia D’Or, explica que, dependendo do motivo que está causando a queda nas plaquetas, o risco de hemorragia pode ser maior ou menor.

“Particularmente algumas causas que levam a um consumo rápido, associadas a uma disfunção da plaqueta, levam a um maior risco de hemorragia”, o Dr. Rego explica. 

Entretanto, ele afirma que o nível de plaquetas se torna preocupante quando há menos de 30.000/mm³ de células no sangue, pois, nessa situação, há um aumento significativo no risco de sangramentos graves.

O que causa queda de plaquetas?

A trombocitopenia pode acontecer devido a uma diminuição na produção das plaquetas ou por conta  do aumento da destruição dessas células. Há diversos motivos que podem levar a essas alterações e eles podem envolver desde uma infecção, até a presença de um câncer.

Sangue com quantidade de plaquetas baixa

O Dr. Rego fala que o mais comum é a queda de plaquetas acontecer  porque essas células começam a ser eliminadas mais rapidamente e mais intensamente. Isso pode ocorrer devido a uma doença autoimune (quando o corpo da própria pessoa passa a atacar essas células); por conta de infecções virais, como a dengue; devido ao uso de algumas medicações, principalmente certos antibióticos ou ainda pode estar relacionado a alguma doença sistêmica, por exemplo, infecções muito graves como a septicemia (infecção generalizada).

“Também vale a pena a gente mencionar aqui doenças que alteram o endotélio, o tecido que forma parte interna dos vasos. Nesse caso, estamos falando de vasos muito pequenininhos, chamados arteríola, cuja alteração acaba levando à anemia e à destruição das plaquetas. Nós chamamos esses quadros de ‘anemia trombótica microangiopática’”, o médico complementa. 

Por outro lado, quando a queda está relacionada a uma falha na produção das plaquetas, geralmente há o envolvimento de doenças na medula óssea.

“Aqui temos quadros de neoplasias malignas em que você tem a substituição da medula óssea por células anormais, como a leucemia linfoide aguda e o mieloma múltiplo, e também falhas nas células-tronco hematopoiéticas ou no microambiente da medula óssea”, o especialista explica.

Leia também:

Como aumentar as plaquetas?

Como mencionado anteriormente, os tratamentos para trombocitopenia dependem do que está causando a queda. Então, em alguns casos pode ser necessário fazer a suplementação de vitaminas, já em outros pode ser preciso fazer uma transfusão de plaquetas ou ainda, no caso de cânceres na medula, costuma ser utilizada a quimioterapia.

Remédio caseiro para aumentar as plaquetas

O Dr. Rego pontua que não há nenhuma medida que a pessoa possa fazer em casa para aumentar o número de plaquetas. Ele reforça que é indispensável procurar um médico para descobrir exatamente o que está acontecendo e realizar o tratamento adequado. 

O ideal é que o diagnóstico e a terapia aconteçam o mais rápido possível. O hematologista ainda recomenda evitar situações nas quais haja maior risco de trauma, principalmente em regiões nobres, por exemplo, o sistema nervoso central ou órgãos intra-abdominais.

Alimentos para aumentar as plaquetas

O médico diz que não há nenhuma recomendação de alimentos que possam, de forma específica, aumentar as plaquetas. O mesmo vale para frutas, ou seja, não há nenhuma que, isoladamente, resolva o quadro.

Panelas de alimentos para aumentar as plaquetas

Porém, manter uma alimentação equilibrada, consumindo comidas saudáveis, frutas, legumes e verduras, tende ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente. Além disso, aconselha-se consumir bastante água. 

Leia também:

Vitaminas para aumentar as plaquetas

Se a plaquetopenia for causada por uma deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12, é provável que, com a suplementação dessas vitaminas, o nível de plaquetas aumente, retornando ao normal. 

“Então são situações muito específicas que exigem o diagnóstico dessas deficiências. Nesses casos, sim, é feita a reposição. Deve-se dizer que, normalmente, nas situações de deficiência desses dois elementos, além das plaquetas, a hemoglobina também  costuma ser afetada”, o Dr. Rego fala.

Quando fazer transfusão de plaquetas

De acordo com o médico, a transfusão de plaquetas é indicada para pacientes que estejam com números muito diminuídos dessa célula e tenham risco elevado de hemorragias graves.

Três pessoas fazendo transfusão e doação de plaquetas

Entretanto, ele ressalta que essa é uma medida temporária, isto é, a transfusão, normalmente, faz com que a pessoa tenha sim um aumento na quantidade de plaquetas. Porém, a doença de base continua ativa e, após algumas horas, ela irá destruir as novas plaquetas. Então, essa é uma medida para ajudar com o quadro e reduzir temporariamente os riscos, mas ainda é necessário tratar o motivo da queda.

“Além disso, devemos levar em conta que pacientes que possam precisar de múltiplas transfusões de plaquetas ao longo da vida precisam fazer essa transfusão de uma maneira muito criteriosa. Isso acontece porque há um risco dessas pessoas desenvolverem refratariedade à transfusão plaquetária, fazendo com que o incremento do número de plaquetas após a transfusão se torne menor, muitas vezes insuficiente para o alvo desejado”, o Dr. Rego salienta.

Leia também:

Como aumentar as plaquetas depois da quimioterapia

A trombocitopenia devido à quimioterapia acontece porque os medicamentos podem interferir na produção das plaquetas. O quadro  costuma variar de caso para caso, já que depende do paciente, do tipo do câncer e do protocolo de tratamento. Mas a tendência é que a alteração seja temporária.

 “Então, uma vez cessado o efeito agudo da quimioterapia, a própria medula óssea recupera a sua atividade e começa a produzir novamente as plaquetas”, o médico esclarece.

Bolsa de sague como tratamento para aumentar as plaquetas

Por outro lado, há alguns casos, especialmente quando falamos das leucemias agudas, em que as transfusões são comuns  porque essas doenças afetam diretamente a fabricação de células saudáveis, aumentando ainda mais o risco de hemorragias.

“Isso é sempre uma decisão médica, que deve levar em conta os riscos e benefícios das transfusões”, o Dr. Rego afirma.

Como aumentar as plaquetas na dengue

A maior recomendação é se hidratar de maneira intensa, isso porque a hidratação é um dos principais tratamentos complementares da dengue. 

“Não é que ela vá, por si só, aumentar o número de plaquetas, mas a hidratação é parte das medidas utilizadas”, o médico informa.

Quanto tempo demora para aumentar as plaquetas?

No caso da maior parte dos tratamentos quimioterápicos e para pessoas que estejam com a medula óssea saudável, o mais comum é que leve duas semanas para as plaquetas retornarem ao nível normal.

Porém, esse prazo pode variar de indivíduo para indivíduo e conforme o tipo de quimioterapia utilizada, já que alguns medicamentos causam uma maior supressão da medula óssea.

Mulher sentada no consultório médico conversando com um doutor

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top