skip to Main Content

Evite a fadiga oncológica

Evite A Fadiga Oncológica
Compartilhe

90% dos pacientes declaram sentir cansaço extremo e exaustão. Mas é possível tratar

Por Tatiane Mota

O diagnóstico de um câncer traz importantes mudanças para o paciente, que podem ser físicas e também mentais. Medo, ansiedade, estresse são alguns dos sentimentos que podem surgir no momento da notícia, durante e até mesmo após o tratamento. As opções terapêuticas, como quimio, radioterapia e imunoterapia, essenciais para o controle e a cura da doença, também podem causar diferentes reações adversas, como a queda do cabelo, enjoos. 

Mas uma reação está ligada com a mente e o corpo: a fadiga oncológica, descrita por muitos pacientes como um cansaço extremo ou sensação de exaustão. Entretanto, aqui é necessário fazermos uma observação – sentir-se cansado/exausto após um longo dia de trabalho, estudos, cuidados com a casa é absolutamente normal. Agora, quando fala-se de fadiga, esta sensação é duradoura e pode persistir ao longo da semana toda, por exemplo, independente da realização ou não de atividades. 

De acordo com Lais Fonseca, fisioterapeuta coordenadora assistencial da equipe multidisciplinar do IBCC Oncologia, o próprio tratamento do câncer pode causar fadiga.

“As terapias causam efeitos no metabolismo energético muscular, que predispõem à redução na capacidade de gerar força muscular. Outras causas também podem estar relacionadas à ocorrência da fadiga, como alterações da qualidade do sono, estresse e a necessidade de períodos de internação hospitalar”, explica. 

Porque é Importante A Prática De Atividade Física, Quais Os Benefícios Que A Atividade Física Oferece, Um Benefício Da Atividade Física Na Saúde Previne Doenças Como, Porque A Atividade Fisica é Importante Para O Ser Humano, Pratica De Atividade Fisica, Porque Devemos Praticar Atividade Física, Qual A Importancia Da Atividade Fisica No Combate A Obesidade, Pratica Regular De Atividade Fisica, Exercícios Na Saúde E Na Doença, Porque A Atividade Física é Tão Importante Para Minha Saúde, 3 Benefícios Da Atividade Física, Os Benefícios Da Atividade Física Para A Saúde, Três Exemplos De Exercício Físico, Atividade Fisica Cura Depressao, Atividade Física E Prevenção Do Cancer, Atividade Fisica, O Que é Atividade Fisica, Benefícios Da Atividade Física , Beneficios Da Atividade Fisica, Atividade Fisica E Saude, Atividade Fisica E Exercicio Fisico, O Que é Atividade Física, Como Evitar Um Avc, Quais Os Benefícios Da Atividade Física, Prática De Atividade Física, Os Benefícios Da Atividade Física, Pratica De Atividade Fisica, Os Beneficios Da Atividade Fisica, Como Prevenir Avc, Existe Alguma Contra Indicação Para A Prática De Atividade Física, Quais Os Beneficios Da Atividade Fisica, Atividade Fisica Beneficios, Prevenir Doenças, Beneficios Dos Exercicios Fisicos Para O Corpo Humano, Quais São Os Benefícios Da Atividade Física Para A Saúde , Doenças Causadas Pelo Sedentarismo, Tipos De Atividades Fisicas, Para Que Serve A Atividade Fisica, Atividade Física E Câncer De Mama, Atividade Física Na Prevenção E Na Reabilitação Do Câncer, Exercício Físico Na Prevenção Do Câncer De Mama, Meia Hora De Exercício Por Dia Pode Evitar Câncer, Atividade Fisica No Combate Ao Cancer, Atividade Fisica Cancer De Prostata, Atividade Fisica Cancer De Mama, Atividade Fisica E Cancer, Atividade Fisica No Combate Ao Cancer De Prostata, Beneficios Da Atividade Fisica No Tratamento Do Cancer, Cancer De Prostata E Atividade Fisica, Atividade Fisica Cancer, Atividade Fisica E Cancer De Mama, Atividade Fisica E Cancer De Prostata, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer De Mama, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer De Prostata, Atividade Fisica No Tratamento Do Cancer, Atividade Fisica Para Pacientes Com Cancer, Atividade Fisica Previne Cancer, 7 Atividades Fisicas Que Ajudam A Prevenir O Cancer

Benefícios da atividade física para a saúde

Muito se fala sobre a importância de realizar exercícios com frequência. Porém, quais doenças, de fato, eles podem prevenir? Leia mais sobre!

Impactos da fadiga oncológica no dia a dia

Sentir-se fadigado pode ser bastante prejudicial e afetar a qualidade de vida, afinal, as atividades cotidianas sofrerão consequências. O paciente tende a deixar de praticar qualquer atividade física e passa a ter uma redução da autoestima, autocuidado, além de diminuição da concentração e memória. 

“A fadiga relacionada ao câncer é reportada por até 90% das pessoas que são submetidas ao tratamento oncológico. Mas é possível realizar 

Fadiga, O Que é Fadiga, Fadiga Muscular, Fadiga Sintomas, Fadiga Nas Pernas, Remedio Para Fadiga, Sintomas De Fadiga, Fadiga Cancer, Fadiga Relacionada Ao Cancer , Fadiga Oncologica, Fadiga Oncologica Fisioterapia, Fraqueza Cansaço, Estou Com Muito Cansaço, Sinto Muita Fadiga O Que Pode Ser, Cansaço E Fadiga, Como Melhorar A Fadiga, Cancer Da Fraqueza, Tratamento Para Fadiga

abordagens interdisciplinares que auxiliam a controlar estes sintomas e evitar o impacto no dia-a-dia. Tais recursos podem ser farmacológicos (uso de medicamentos, por exemplo) ou não farmacológicos, e ocorrem de acordo com a indicação do médico responsável pelo tratamento”, comenta Laís. 

Não durma demais, nem de menos

O que fazer para evitar os distúrbios do sono, causados pelos tratamentos oncológicos. Leia mais sobre!

Como tratar a fadiga oncológica?

O atendimento multidisciplinar, ou seja, com o envolvimento de profissionais das diferentes áreas da saúde, será essencial para o controle da fadiga. São eles:

Fisioterapeuta – Podem ser propostos exercícios terapêuticos ativos livres (quando o paciente realiza sem ajuda), ativos assistidos (o paciente terá o auxílio do terapeuta) ou ativos resistidos (é aplicada resistência para incrementar a força muscular). Os exercícios respiratórios, de equilíbrio e coordenação também são opções que podem ajudar bastante.

Fadiga, O Que é Fadiga, Fadiga Muscular, Fadiga Sintomas, Fadiga Nas Pernas, Remedio Para Fadiga, Sintomas De Fadiga, Fadiga Cancer, Fadiga Relacionada Ao Cancer , Fadiga Oncologica, Fadiga Oncologica Fisioterapia, Fraqueza Cansaço, Estou Com Muito Cansaço, Sinto Muita Fadiga O Que Pode Ser, Cansaço E Fadiga, Como Melhorar A Fadiga, Cancer Da Fraqueza, Tratamento Para Fadiga

“Estes programas são definidos individualmente, respeitando as condições clínicas e físicas de cada paciente. A frequência de realização também é um ponto definido pelo profissional”, diz a fisioterapeuta. 

Terapia ocupacional – O objetivo é orientar e adaptar as atividades diárias, como alimentação e higiene, aos exercícios profissionais. Podem ser indicados o uso de instrumentos que auxiliam as tarefas, além de propor técnicas de conservação de energia e intervalos entre as atividades, para evitar a fadiga. 

Psicólogo – É essencial entender e cuidar dos impactos emocionais do adoecimento, que podem causar a fadiga no paciente e até mesmo no seu meio familiar e social. Nos atendimentos serão ofertados manejos para lidar com situações de estresse, ansiedade, medo, dentre outros sentimentos. 

Nutricionista – A alimentação também é ponto chave para controle da fadiga. A anemia é um dos sintomas mais presentes no paciente com câncer e que precisa de atenção, assim como a desidratação e desnutrição. E tais situações podem levar o paciente a sentir o “cansaço extremo”. Por isso, alimentar-se bem e de forma balanceada será fundamental durante e após o tratamento. 

Onco-Hematologista – Além de definir qual a melhor opção terapêutica para ajudar no controle da fadiga, o médico também poderá indicar opções medicamentosas ao paciente, se assim achar válido. 

“A adesão às propostas terapêuticas da equipe multidisciplinar é primordial para o manejo adequado da fadiga e a redução do seu impacto na qualidade de vida e do tratamento. Durante o período de pandemia, sabemos que há dificuldade no comparecimento aos serviços de saúde, mas é possível fazer algumas adaptações, como vem acontecendo com os atendimentos virtuais e vídeos de orientação. Mantenha-se ativo!”, finaliza Lais.

4 5 votes
Avalie esse artigo

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top