Skip to content

Como tratar as dores do mieloma múltiplo?

Homem com dores do mieloma múltiplo
Compartilhe

O tratamento deve ser decidido e orientado por uma equipe multiprofissional, para que o paciente esteja assistido de todas as formas

As dores do mieloma múltiplo devem receber muita atenção, pois impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Elas acontecem com bastante frequência devido ao fato desse câncer afetar a formação e a destruição das células ósseas, dando origem a lesões ou fraturas. Há diversas formas de tratar e amenizar essa manifestação, incluindo tratamentos medicamentosos, terapias complementares e a prática de exercícios físicos.

Por que o mieloma múltiplo pode causar dor?

Para entender o porquê do mieloma múltiplo (MM) poder causar dor óssea, é importante relembrar que ele é um câncer que se desenvolve em uma célula chamada “plasmócito”. No MM, essa célula sofre uma série de mutações genéticas e se transforma em um plasmócito anormal.

Homem com dor na lombar

“O plasmócito tem uma tendência, na maioria dos casos, de permanecer na medula óssea”, o Dr. Thiago Xavier Carneiro, médico onco-hematologista do Hospital Ophir Loyola, especialista em Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea pelo Hospital Sírio Libanês e  professor adjunto do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará, explica.

O Dr. Carneiro acrescenta que, por conta do fato da medula óssea estar dentro dos ossos, esse plasmócito anormal acaba causando um desequilíbrio na formação e destruição das células e estruturas ósseas normais. Isso gera um “aumento na probabilidade da formação de fraturas (também conhecidas como lesões líticas), que podem aumentar com o passar do tempo. Ou ainda pode causar o crescimento de pequenos tumores conhecidos como plasmocitomas”, ele diz. 

As lesões líticas, com o passar do tempo, podem ser as responsáveis por causar dores intensas nos pacientes de MM, podendo, inclusive, afetar a sua função locomotora. Essa dor pode se manifestar em qualquer osso do corpo, porém o mais comum é ela aparecer nas costas ou no quadril.

Leia também:
Leia também:

Como amenizar dores do mieloma múltiplo?

O tratamento possui três pilares: o primeiro é o tratamento para o mieloma múltiplo em si, o segundo são os medicamentos específicos para a dor e o terceiro são as práticas complementares.

Medicamentos para mieloma múltiplo

O Dr. Thiago Carneiro destaca que o tratamento e controle da dor óssea no mieloma passou a ser uma das prioridades e uma das principais metas terapêuticas, justamente por essa manifestação ter um impacto direto na qualidade de vida do paciente. 

Paciente passando por avaliação médica para amenizar as dores do mieloma múltiplo

Em relação aos remédios para tratar o MM em si, “são utilizados, especialmente, medicamentos que atuam no desbalanço – formação e destruição óssea – otimizando a formação e reduzindo a destruição óssea”, o hematologista descreve.

Remédios para a dor do câncer

Atualmente, as drogas mais utilizadas para tratar as dores do mieloma são os agentes bifosfonatos ou então os anticorpos monoclonais anti-RANK Ligantes. Além disso, os analgésicos também têm um papel fundamental no controle do sintoma e há ainda os medicamentos antidepressivos, que podem ser necessários para alterar o limiar da dor. 

Médicos realizando tratamentos para a dor no câncer

Em situações mais raras e nas quais a dor é mais intensa e está especificamente em um local, pode ser utilizada a radioterapia ou a cirurgia oncológica. 

“Em algumas situações que queremos as respostas mais rapidamente, ou quando existe um plasmocitoma ou um tumor grande causando dor em um local específico, nós podemos usar a radioterapia. Ela é altamente eficaz em controlar essa lesão e pode reduzir muito a dor e qualquer acometimento funcional em função da lesão”, o médico esclarece.

No caso do procedimento cirúrgico, ele pode ser indicado quando há uma lesão muito dolorosa na coluna e ela não está respondendo aos tratamentos e/ou está causando uma limitação locomotora importante, por conta da destruição de alguma vértebra. 

“Nós podemos utilizar um procedimento simples e altamente eficaz, que é a cifoplastia ou a vertebroplastia, que devem ser realizadas por ortopedistas. Esse procedimento pode ser feito de maneira extremamente simples e resulta em um rápido controle da dor”, o Dr. Carneiro informa.

A cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo, onde um balão é inserido na vértebra fraturada e inflado para restaurar sua altura e formato naturais. Em seguida, o espaço criado pelo balão é preenchido com cimento ósseo para restaurar a altura, estabilizar a vértebra e aliviar a dor.

 Já a vertebroplastia também é um procedimento minimamente invasivo, no qual um cimento ósseo é injetado na vértebra fraturada para estabilizá-la e aliviar a dor.

Terapias complementares para amenizar as dores do mieloma múltiplo

O ideal é que o tratamento da dor seja orientado por uma equipe de profissionais multidisciplinares, para que o paciente possa ter um acompanhamento geral.

No início da terapia para o mieloma, algumas lesões podem deixar os ossos instáveis e aumentar o risco de quebrá-los, então não é aconselhável fazer exercícios pesados. Mas, para a maioria dos casos, não há contraindicação para realização de fisioterapia. Porém, é indispensável que o onco-hematologista responsável seja consultado antes do início dessa prática.

Homem fazendo fisioterapia para ajudar nas dores do mieloma múltiplo

Quando a doença estiver controlada e o médico liberar, é importante começar a fazer exercícios regularmente, com a ajuda de um fisioterapeuta e um educador físico, que são essenciais para aliviar a dor e ajudar com a recuperação muscular.

“Existe um mito que o paciente com MM não deve se mexer e é exatamente o contrário, o paciente deve sim ter sua mobilidade preservada, sua estrutura muscular e óssea preservada, pois elas estão associadas a um melhor controle da dor”, o especialista aconselha. 

Também é muito importante que o paciente faça acompanhamento com uma equipe de nutrição especializada, já que uma dieta equilibrada é essencial nesse processo. 

Por último, a acupuntura pode ser uma boa opção para complementar o tratamento da dor em pessoas com MM. Os efeitos terapêuticos dessa técnica podem ser muito úteis para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Leia mais sobre esse assunto

Leia mais sobre esse assunto

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top