Skip to content

Sucos para quem faz quimioterapia

Sucos para quem faz quimioterapia
Compartilhe

Última atualização em 10 de novembro de 2022

Conheça três receitas deliciosas e entenda porquê eles podem fazer parte de quem está em tratamento

Os sucos, para quem faz quimioterapia, são uma opção válida para complementar a hidratação e, até mesmo, ajudar a aliviar algumas reações adversas. O paciente deve consumir bebidas que sejam feitas a partir da fruta ou da polpa e é fundamental estar atento à higienização durante o preparo. 

A pessoa em tratamento contra o câncer deve se manter bem hidratada durante todo o processo. Isso acontece porque o corpo depende da hidratação para funcionar bem e ainda ajuda a diminuir alguns efeitos colaterais. Por exemplo, a perda de paladar. 

Isabelle Novelli, nutricionista especialista em Oncologia e membro do Comitê de Nutrição da Abrale, conta que para manter a hidratação o ideal é dar preferência ao consumo de água. Mas, “ quando o paciente apresenta alteração no paladar e/ou o sabor da água fica alterado, pode ser recomendado fazer uma água saborizada ou um suco mais diluído.”

Isabelle ainda conta que o suco deve ser feito a partir da fruta e, preferencialmente, não ser coado. Pois, assim, possibilita a ingestão de fibras. 

“Se não for possível, recomendamos o uso da polpa congelada. Vale a pena ressaltar que o ideal é consumir esses sucos sem adição de açúcar”, ela aconselha.

Em relação aos sucos de caixinha ou em pó, a nutricionista alerta que eles precisam ser evitados por conta do excesso de açúcar e conservantes presentes. 

Também é importante saber que não há um melhor suco para quem tem câncer ou uma melhor fruta para quem faz quimioterapia. Cada paciente se beneficiará de um tipo, de acordo com as suas necessidades e conforme conseguir ingerir.

Suco para aliviar sintomas da quimioterapia

De acordo com a Isabelle, há algumas frutas e combinações que podem ajudar nos efeitos colaterais. São elas:

  • Abacaxi com gengibre e hortelã, para náuseas
  • Mamão com laranja, para constipação 
  • Caju ou goiaba, para diarreia
Sucos para aliviar os sintomas da quimioterapia

A nutricionista ressalta que não se deve exagerar na quantidade de suco consumido. “Um copo de 250mL é uma dose mais do que suficiente para todos nós.”

Por outro lado, caso a pessoa esteja com perda de apetite, a bebida não deve ser tomada durante as refeições. Assim, ela não “ocupa” lugar no estômago. Nesses casos, o ideal é consumi-la depois da refeição ou como um lanche ao longo do dia.

Leia também:

Cuidados!

A quimioterapia costuma deixar o paciente imunossuprimido, ou seja, seu sistema imunológico fica mais enfraquecido. Dessa forma, caso essa pessoa contraia alguma infecção, tende a ter um quadro mais grave. Por isso, é fundamental ter um cuidado redobrado com a higienização das frutas e materiais que serão utilizados no preparo do suco. 

Como higienizar frutas e vegetais

“A fruta deve ser previamente higienizada com hipoclorito (mesmo as frutas que não utilizamos a casca no preparo do suco, como a laranja). Além disso, todos os aparelhos que usamos para fazer o suco precisam estar devidamente higienizados”, Isabelle orienta. 

Como não é possível garantir que frutas e materiais estejam devidamente esterilizados fora de casa, a especialista recomenda não consumir sucos naturais em restaurantes, lanchonetes e afins.

Como higienizar frutas?

  1. Lavar o alimento em água corrente.
  2. Deixar de molho em uma solução contendo uma colher de sopa rasa de hipoclorito de sódio para cada litro de água potável.
  3. Enxaguar o alimento com água filtrada.
Leia também:

Receitas de sucos para quem faz quimioterapia

Receita de suco de beterraba com maçã

Suco de Beterraba com Maçã

  • 1 maçã média
  • ½ beterraba média
  • 1 copo de água
  1. Higienize os ingredientes e materiais
  2. Corte a maçã e a beterraba
  3. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata 
  4. Sirva
Receita de suco de cenoura com laranja

Suco de Cenoura com Laranja

  • 4 laranjas médias
  • 2 cenouras pequenas
  1. Higienize os ingredientes e materiais
  2. Esprema as laranjas em um espremedor e coloque o suco em um liquidificador
  3. Raspe as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranja
  4. Bata para incorporar bem os ingredientes 
  5. Sirva.
Receita de suco de couve com maçã

Suco de couve com maçã

  • 2 folhas grandes de couve
  • 1 maçã picada com casca 
  • 1 copo de água
  1. Higienize os ingredientes e materiais
  2. Rasgue as folhas de couve
  3. Corte as maçãs com casca
  4. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata 
  5. Sirva

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Que maravilha essas receitas de suco,tudo bem explicado
,eu queria ver uma de suco de limão com pera e gengibre ,que já li um dia ,mas não me lembro das proporções corretas,pra quem faz uso de corticosteróide. Obrigada!

Back To Top