skip to Main Content

O que esperar dos efeitos da primeira sessão de quimioterapia

Mulher Fazendo A Primeira Sessão De Quimioterapia
Compartilhe

Entenda porquê esse tratamento precisa de algumas sessões para ter um melhor resultado e quanto tempo seu corpo demora para eliminá-lo

Escrito por:

Natália Mancini

Apesar dos efeitos da primeira sessão de quimioterapia não serem suficientes para eliminar um câncer, espera-se que já reduzam a doença. Ou seja, já se espera que o tratamento comece a fazer efeito logo na primeira aplicação. Mas esse resultado pode variar bastante, dependendo se a doença for mais ou menos sensível à terapêutica. 

“O que a gente espera é que a partir da primeira sessão, a quimioterapia comece a fazer efeito. Que seja possível perceber redução da doença, da massa tumoral, do tamanho do tumor e isso acaba sendo um sinal positivo”, o Dr. Ferdinando César Ribeiro, hematologista do INGOH, esclarece.

Apesar dessa expectativa, o Dr. Ribeiro comenta que, na maioria das vezes, é preciso fazer mais de uma sessão de quimioterapia porque não é possível eliminar todas as células de uma única vez. 

“O que acontece é que, às vezes, as células tumorais se encontram em estágios celulares (do ciclo celular) diferentes e também por isso têm respostas diferentes. Então é preciso repetir o tratamento, a fim de ir eliminando gradativamente todas as células tumorais”, ele explica. 

Esse é um dos motivos que faz ser necessário realizar mais de uma sessão de quimioterapia. Outra razão é para preservar os tecidos saudáveis.

“Quando se usa um remédio, as células saudáveis também são acometidas. O tratamento é dividido em ciclos justamente para que essas células normais se recuperem. Por outro lado, as células doentes demoram mais para recuperar e aí, quando fazemos um segundo, terceiro ou quarto ciclo, matamos as remanescentes do tumor e as células boas vão se recuperando nesse período”, o médico esclarece.

O cabelo cai na primeira quimioterapia?

Homem Com Queda De Cabelo Por Conta Da Quimioterapia

Depende. O hematologista conta que alguns remédios quimioterápicos causam a queda do cabelo (alopecia), mas outros não. Além disso, também varia de quão intensa a terapia é.

“Se analisarmos o tratamento de leucemia linfoide aguda, que é uma leucemia agressiva, praticamente 100% dos pacientes terão a queda de cabelo total. E isso acontece já no primeiro ciclo de quimioterapia.”

Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia?

Catéter Para Quimioterapia

Por quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo também depende do tipo de medicamento usado. Mas, geralmente, os chamados citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente, têm duração de horas a poucos dias. 

Esse período também é o que o corpo leva para eliminar a terapia.

Leia também:

 Como saber se a quimioterapia está funcionando?

Como mencionado anteriormente, espera-se já ver efeitos da primeira sessão de quimioterapia após a aplicação. Entretanto, é preciso realizar alguns exames (físico, de imagem e laboratorial) para confirmar e acompanhar a redução das células doentes.

Exames Para Saber Se A Quimioterapia Está Funcionando

De acordo com o Dr. Ribeiro, em alguns casos, é possível fazer essa medição por meio de exames físicos, em situações nas quais as massas são palpáveis, como, por exemplo, no câncer de mama.

Já em outros tumores, como o de próstata, existe um marcador tumoral que é avaliado por meio do exame de PSA. Então, se antes do início do tratamento essa taxa estava alta e, depois da quimioterapia, ela abaixa, indica uma boa resposta ao tratamento. 

Por outro lado, o especialista pontua que nem todos os tumores têm um marcador que pode ser avaliado no sangue. Dessa forma é preciso usar exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética, tomografia e o PET Scan.

No caso dos linfomas, “medimos por meio do PET Scan. Fazemos um exame antes do início do tratamento, que vai mostrar as áreas que a doença está. O que esperamos, com o tratamento, é que o exame feito depois já não mostre mais essas áreas”, o Dr. Ferdinando César Ribeiro finaliza.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top