Skip to content

Laranja é uma cúmplice na prevenção do câncer

laranja, vitamina c, vitamina c previne leucemia, laranja previne câncer
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Mais do que um suco delicioso, essa fruta pode trazer muitos benefícios para a saúde, inclusive prevenir a doença.


Praticamente uma fruta universal, a laranja tem muitas vitaminas e propriedades que auxiliam no bom funcionamento do corpo humano. Aliás, mais do que só auxiliar, é possível que a  vitamina C aja contra o câncer.

Thais Manfrinato Miola, supervisora de Nutrição Clínica do Hospital A.C. Camargo, conta que além das vitaminas, a laranja possui muitos minerais, fibras e água.

“As fibras ajudam a regularizar o trânsito intestinal, auxiliando na prevenção do câncer de intestino. Além de também ajudar a manter os níveis de açúcar mais estáveis no organismo. Mas isso vale para as fibras de todas as frutas, verduras e legumes”, explica Thais.

Já algumas das vitaminas e dos minerais presentes na laranja atuam como antioxidante, combatendo os radicais livres e auxiliando na prevenção do câncer.

“O ponto principal da laranja é a quantidade de vitamina C que ela apresenta. Isso porque essa vitamina contém ação antioxidante e está relacionada com a prevenção do câncer de estômago”, diz a supervisora de nutrição.

Mas, além da laranja, é possível encontrar a vitamina C em outras frutas cítricas como limão, acerola e maracujá.

laranja, vitamina c, vitamina c previne leucemia, laranja previne câncer, laranja e cancer, câncer, alimentos que previnem o câncerVitamina c contra o câncer?

Um estudo publicado no American Journal Of Epidemiology teria mostrado que uma pessoa tem menos chance de desenvolver leucemia se tiver uma dieta rica em laranja nos dois primeiros anos de vida. Porém, não é exatamente assim!

Segundo a Thais, há sim uma relação entre a vitamina C e a leucemia. Mas ainda não foi comprovado cientificamente que essa substância serve de prevenção para esse tipo de câncer.

“Existem estudos observando essa relação, in vitro, ou seja, em laboratório. Aparentemente, o número e função das células tronco hematopoiéticas tem influência pela quantidade de vitamina C no organismo. Mas ainda não há comprovação para tal discussão”, diz a nutricionista.

Por isso, ela ressalta que não é possível afirmar que uma dieta rica em laranja durante a primeira infância pode prevenir a leucemia.

Quanta vitamina c consumir por dia?

Isso varia muito dependendo do sexo, tamanho e peso, necessidades individuais e saúde de cada indivíduo. Mas especialistas concordam que a quantidade varia entre 75 mg e 100 mg. Equivalente a uma porção de laranja e uma de morango, por isso a suplementação por medicamento pode não ser necessária.

O ideal é consultar um médico para que ele analise se há uma carência da vitamina e recomende, ou não, o complemento.

laranja, vitamina c, vitamina c previne leucemia, laranja previne câncerQual a quantidade de laranja consumir por dia?

Por se tratar de uma fruta, muitas pessoas acreditam que está liberado consumir sem pudor. Mas, Thais lembra que frutas contém açúcar (frutose) e alto valor calórico.

“Devemos consumir de 3-4 porções de frutas por dia, mas o ideal é não repetirmos as frutas. Então, o consumo de laranja deve ser no máximo de 1 unidade por dia. Sendo que o consumo ideal das frutas deve ser feito nos intervalos das principais refeições”, recomenda a especialista.

O melhor é sempre consumir a fruta em si, mas separamos algumas receitas com laranja para variar o cardápio!

BOLO DE LARANJA SAUDÁVEL

laranja, vitamina c, vitamina c previne leucemia, laranja previne câncer, laranja e cancer, câncer, alimentos que previnem o câncer

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 laranja inteira
  • 1 xícara de aveia
  • 2 colheres de linhaça
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de óleo de girassol ou milho
  • 1 colher de fermento

Modo de fazer:

  • Primeiro tire as pontas da laranja, dos dois lados e corte em cruz, em 4 partes. Devem ser retiradas a parte branca de dentro e as sementes.
  • Depois bata no liquidificador a laranja com a casca, os ovos, e o óleo, até a casca ficar bem pequenininha.
  • Acrescente o restante e bata.
  • No final acrescente o fermento, misture.
  • Coloque na forma depois de untada, 40 minutinhos.
  • Asse no forno a 205ºC por 40 minutos

SORVETE DE ABACAXI COM LARANJA

laranja, vitamina c, vitamina c previne leucemia, laranja previne câncer, laranja e cancer, câncer, alimentos que previnem o câncer

 

 

 

Ingredientes

  • 1 abacaxi médio (3 xícaras)
  • 1/2 laranja grande
  • Raspas de laranja

Modo de fazer:

  • Remova a casca do abacaxi e, em seguida, o centro. Corte em cubos de tamanhos pequenos que caibam na boca e coloque em uma assadeira forrada com papel vegetal. Leve ao freezer até congelar, por cerca de 4 a 5 horas.
  • Coloque os pedaços de abacaxi congelados no processador de alimentos, assim como meia laranja descascada. Adicione as raspas da laranja também.
  • Processe até ficar homogêneo. Pode demorar alguns minutos para que ele fique mais parecido com uma raspadinha. Você pode adicionar água a esse processo para acelerá-lo
  • Congele em um recipiente hermético para endurecer mais, se quiser, ou sirva imediatamente.

 

Fato ou Fake: quais alimentos causam câncer?

Orgânicos contra o câncer

Mieloma múltiplo e obesidade estão interligados


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top