Skip to content

Como identificar os sintomas da recidiva

Mulher investigando os sintomas de recidiva
Compartilhe

Última atualização em 18 de abril de 2024

A volta do câncer é uma possibilidade que assombra grande parte dos pacientes. Assim como acontece no primeiro diagnóstico, identificar os sinais precocemente é essencial


Ficar atento aos sintomas de recidiva pode ajudar a identificar rapidamente que o câncer voltou. Apesar disso, não deve se tornar uma preocupação extrema para o paciente. O ideal é fazer a manutenção do tratamento conforme orientada pelo oncologista, para que os exames possam ser realizados e avaliar se o resultado se manteve. Para algumas neoplasias malignas hematológicas, o prazo de cinco anos após a remissão ainda é considerado o mais provável para acontecer uma recidiva.

Primeiramente, é importante lembrar que a remissão se dá quando o paciente não apresenta nenhum sintoma ou sinal da doença. Ou seja, quando não é possível detectar a doença por meio de exames, mesmo aqueles mais sensíveis, que conseguem identificar as células cancerosas em pequenas quantidades.

Quando isso acontece, não se pode dizer que a pessoa está curada justamente porque o câncer pode retornar, dando-se o nome de recidiva. Somente após alguns anos sem que a doença volte, pode-se considerar que houve a cura. 

“Na maioria das neoplasias onco-hematológicas, cinco anos sem retorno da doença é considerado cura. Mas, existem doenças que o objetivo não é a cura, que o paciente fica muitos anos (até mais de cinco) em remissão mas a doença volta. Então, cada caso é um caso”, conta a Drª. Talita Maira Bueno da Silveira da Rocha, onco-hematologista do A.C.Camargo Cancer Center. 

Isso acontece em alguns casos de linfoma, como na micose fungoide. Nessa doença, o intuito do tratamento é controlar os sintomas e oferecer uma boa qualidade de vida.

A Drª. Talita explica que a característica genética do câncer é o motivo mais comum para uma recidiva. Isto é, a mutação que gerou aquele tumor, faz com que ele tenha maior probabilidade de retornar. Em segundo lugar, e mais raro, é por erro da escolha de tratamento.

 

Sintomas de recidiva

De acordo com a especialista, os sintomas podem se manifestar de diferentes formas. Entretanto, o câncer costuma voltar igual ou muito parecido com a maneira com a qual se apresentou da primeira vez. 

Então, os sintomas de recidiva de linfoma de Hodgkin apresentados serão semelhantes aos exibidos no momento do diagnóstico. Como aumento dos linfonodos (caroços ou ínguas), suor noturno, aumento do baço, perda de peso, febre e coceira.

sintomas de recidiva, sinais de que o cancer de mama voltou, recediva, depois de 5 anos o cancer volta, cancer nos linfonodos , o que é recidiva, como saber se estou com cancer , cancer de linfonodos , o que acontece quando o câncer volta, recidiva tumoral, recidiva significado, o que significa recidiva, o que é recidiva de uma neoplasia, quando o cancer volta tem cura, linfoma de hodgkin pode voltar, tumor pode sumir, quanto tempo um tumor maligno demora para crescer, cancer linfoma tem cura, como saber se eu tenho cancer, porque o cancer volta, cancer pode voltar, cancer que não responde a quimioterapia, cancer sem sintomas, sinais de que o cancer de mama voltou, acabou a quimioterapia e agora, recidiva cancer prostata sintomas, recidivada, sintomas recidiva cancer tireoide, sintomas de recidiva de cancer de colo de útero, leucemia recidiva, recidiva de leucemia mieloide aguda, recidiva linfoma de hodgkin, linfoma não hodgkin recidiva, sintomas de recidiva de linfoma de hodgkin, tratamento para recidiva de linfoma

O mesmo vale para outras doenças. Dessa forma, na recidiva de leucemia mieloide aguda, por exemplo, os sinais apresentados são: infecções frequentes, febre, hematomas, manchas roxas, sangramentos, perda de peso e apetite e cansaço.

“Então o paciente deve ficar atento a estes sinais e realizar acompanhamento de perto com o médico”, a médica orienta. 

Recidiva de linfoma: o que é, tratamentos e cuidados com a saúde mental

Alguns linfomas têm mais chance de recidiva que outros devido às características das suas células. Em grande parte dos casos é possível tratar esse novo câncer. Leia mais sobre!

Qual exame diagnostica a recidiva do câncer?

A Drª. Talita informa que os exames laboratoriais podem indicar uma possível recidiva. Entretanto, geralmente, eles não são totalmente sensíveis, nem específicos. Por isso, é comum que o médico solicite alguns testes. Uma avaliação física também é feita para complementar a análise.

Caso seja encontrada alguma célula cancerígena no sangue ou qualquer outro lugar do corpo do paciente, é diagnosticada a recidiva.

Pessoa fazendo exame para diagnosticar recidiva do câncer

“Câncer, para ser considerado curado, não pode ter nenhuma célula cancerígena no sangue ou qualquer lugar”, a onco-hematologista ressalta.

Especialmente no caso das leucemias agudas, é esperado que o paciente faça exames frequentes após a remissão para identificar se há a presença da doença residual mínima (DRM). Ou seja, se exames mais sensíveis, como biologia molecular ou imunofenotipagem, podem detectar as células malignas da doença. Se sim, é dito que o paciente tem DRM detectável ou que a DRM é positiva (DRM +).

Nessas situações, a “DRM positiva pode ser considerada recidiva se o paciente já a teve negativa após fim do tratamento”, esclarece a Drª. Talita Maira da Rocha.

Se a recidiva acontecer, não é preciso entrar em pânico. Os tratamentos disponíveis atualmente podem controlar e até curar a volta do câncer.

Se a recidiva vier, tente outra vez

Se a recidiva vier, não desanime! Há desafios no caminho, mas você pode desbravá-los e superá-los. Leia mais sobre!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Eu tive câncer de mana fiz um esvaziamento axilar retirei 20 tumores e 20 ingua. Agora minha pele está igual a retirada da mama estou com recidiva como é este meu câncer é perigoso vou ter que fazer vários exames tomografia exames de sangue talvez eu vou fazer quimioterapia via oral o que vc me diz sobre isso dia 22 do ano passado retirei uma mama a esquerda e fiz esvaziamento axilar minha pele onde foi retirado a mama esta toda vermelha coça muito e atraz onde coloquei o dreno também está inchado e dói muita coceira até onde está o catetér dói o pescoço muito desconforto em tudo..me chamo Rosangela goncalves

Olá Rosângela. Agradecemos pelo comentário. A Abrale é uma organização que oferece apoio a pacientes com cânceres do sangue, como as leucemias, linfomas. Peço que você entre em contato com o Instituto Oncoguia, eles poderão lhe auxiliar – 0800-7731666

Nao existe almoco gratis putz

Olá boa noite meu namorado teve câncer de próstata fez cirurgia robótica para retirada da próstata, tem sequelas,qual procedimento a seguir.

Me submeti a uma cirurgia de neoplasia no pâncreas e tempo depois surgiu um câncer de pele no meu rosto que também operei, isso seria uma recidiva?.….

Grato!

Após 9 anos meu Psa está 00,44 e psa livre 0,33 esse resultado é normal

Olá! gostaria de saber se tem algum exame específico que detectar a recidiva??

Olá, descobri ano passado que tinha LMA M3 fiz meu tratamento durante 6 meses internado e após o tratamento e todos os protocolos meu PML-RARA deu negativo, a médica que me acompanha falou que tenho que fazer quimioterapia oral durante 2 anos(Vesanoid, Purinethol)… Agora que negativou meus exames eu não consigo viver tranquilo com medo da recidiva, gostaria de saber se mesmo tomando a químio oral é possível ter uma recidiva ?

Retirei 2 linfonodos e um tumor 1,9 da mama, quadrante! Fui iniciar a quimio e antes de começar apareceu logo outro tumor na msm mama (recidiva her2+, os dois) agora terrei q fazer a quimio mais completa e mastectomia. Preciso retirar novamente o linfonodos, eles estavam livres (benignos) na primeira retirada

Back To Top