Em quanto tempo o desenvolvimento do câncer acontece?
Última atualização em 28 de julho de 2021
O tempo varia conforme as características da célula cancerosa. Por isso, é importante realizar exames de rotina
O desenvolvimento do câncer acontece quando, durante a multiplicação das células, ocorre uma mutação genética e ela faz com que as células passem a se reproduzir descontroladamente. Entretanto, para que uma neoplasia se forme, é preciso que o DNA sofra mais de uma alteração e que alguns mecanismos de controle celular falhem. Todo esse processo pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.
No ciclo de vida de uma célula saudável, ela “nasce”, desempenha sua função e depois de ficar “velha”, sofre a morte celular programada, chamada de apoptose. Se, em algum momento desse processo, a célula passar por eventos genéticos e moleculares que afetem a sua proliferação e diferenciação, ela pode vir a se transformar em uma célula cancerosa.
“Apenas uma mutação não é suficiente para gerar um tumor. Isto é, é preciso uma sucessão de eventos e de alterações cronologicamente sequenciadas que, com o tempo, se acumulam e vão passando de uma etapa para outra na carcinogênese (formação do câncer)”, explica o Dr. Marcos André Costa, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?
Uma boa alimentação é fator importante durante o tratamento oncológico e deve ser vista como aliada do paciente. Leia mais sobre!
Como acontece o desenvolvimento do câncer?
Há dois grupos de genes envolvidos no processo de desenvolvimento do câncer: os proto-oncogenes, que se transformam em oncogenes, e os genes supressores de tumor. Além disso, o surgimento da doença também está relacionado com falhas dos mecanismos de compensação celular e do sistema imune.
Os proto-oncogenes estão presentes em todas as pessoas, eles são responsáveis por dar início ao processo de multiplicação celular. Quando sofrem uma mutação e passam a ser considerados como genes “ruins”, recebem o nome de oncogenes. São eles que causam a produção excessiva e descontrolada das células doentes.
O terceiro grupo, os genes supressores de tumor, como o próprio nome indica, “bloqueiam” o surgimento do câncer. Isso acontece porque eles produzem fatores (proteínas) que dificultam o processo de multiplicação das células. A inativação ou mutação desses genes pode interferir na fabricação das proteínas, possibilitando o crescimento descontrolado das células, o que leva a um maior risco da pessoa desenvolver um câncer.
O Dr. Costa conta que, caso a célula de uma pessoa sofra uma mutação genética, ela pode ser contida por meio de mecanismos de compensação intracelular. Se eles não conseguirem corrigir a mutação, o corpo inicia um processo para levar a célula à morte. Essa morte programada, geralmente, depende de uma molécula chamada TP53 (anormalidades nessa célula foram encontradas em mais da metade dos cânceres humanos). Caso esse procedimento falhe, o sistema imune, que tem potencial e poder para destruir as células anormais, entra em ação.
“Se sobreviver à destruição pelo sistema imune, aí sim a célula começa a crescer e multiplicar. Mas, também não é garantia de que ela vai vingar”, pontua o médico.
Para vingar, ela precisa sobreviver ao microambiente hostil no qual ela está inserida, isto é, às condições do local onde ela está. Por exemplo, conseguir suprimento energético.
Prevenção é a principal forma de evitar o câncer
De 80 a 90% dos casos de câncer no Brasil poderiam ser prevenidos se os fatores de risco para essa doença fossem evitados. Leia mais sobre!
Em quanto tempo um câncer se desenvolve?
O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.
“Existem tumores que são considerados muito lentos na sua formação, os chamados indolentes, e existem tumores que são bastante agressivos. Como os linfomas indolentes, nos quais os pacientes apresentam, na história da doença, sinais ou exames laboratoriais que indicam que o tumor estava presente há vários meses, ou até anos. Por outro lado está, por exemplo, uma leucemia mieloide aguda, que se desenvolve em poucas semanas ou dias, algumas vezes de uma forma muito agressiva”, exemplifica o Dr. José Orlando Bordin, onco-hematologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Atualmente, se o tumor é muito precoce, os métodos de imagem não conseguem identificá-lo.
“A gente consegue detectar, no máximo, lesões entre três e cinco milímetros. Aí elas conseguem aparecer nas imagens”, pontua o Dr. Costa. Ele relata que, por isso, é comum, no caso de cânceres mais agressivos, que em um exame de rotina não tenha nada e, dois/três meses depois, a doença apareça.
“O que está surgindo é a biópsia líquida. Ela nos permite detectar fragmentos do DNA no sangue e esses fragmentos podem detectar uma assinatura aberrante. Aí, sim, é possível identificar um câncer muito precoce. Essa é uma área de intensa investigação, talvez seja uma coisa para cinco ou mais anos”, finaliza o Dr. Marcos André Costa.
Mais uma excelente abordagem da abrale, fico realmente encantado e agradecido com o trabalho. Parece até que adivinham o que nos atormenta… só pesquisar que encontra algum artigo aqui. Parabéns
Olá, Adamo, como vai?
Ficamos muito em felizes de saber que o senhor acompanha os nossos conteúdos e que eles esclarecem as suas dúvidas ?
Estamos sempre à disposição e, inclusive, caso o senhor tenha dúvida ou queira sugerir algum assunto para tratarmos nas próximas matérias, é só nos falar!
Abraços
Há um ano não estou bem,alguma coisa tá errada.Como convencer um médico,que eu preciso fazer um exame mais específico,1 ano é muito.( Moro nos Estados Unidos),grata
Olá, Karin, como vai?
Quais sintomas a senhora está sentindo?
Abraços!
marque esse medico tenho impressão de uma coisa interrada e diga onde e se tem mais algum sintoma incomum pronto ele pede exames
Olá, estou meio preocupada, uma pinta já existente está a um tempo mudando de cor, e com borda, tem momentos que essa pinta fica toda vermelha e também as vezes é como se ela estivesse com sangue por dentro, e depois ela murcha e volta para um a cor neutra porém com bordas, e também no braço da pinta apareceu um círculo rosado.
O que pode ser tudo isso?
Olá, Alinne, como vai?
A única forma de ter total certeza do que são essas alterações na pele da senhora é por meio da avaliação desses tecidos. Para isso, recomendamos que a senhora procure um(a) dermatologista para que essa pessoa possa fazer uma análise, possa identificar o que pode estar acontecendo e, caso seja necessário, indicar um tratamento.
Abraços!
Oi fiz uma biópsia do colo do útero, é o diagnóstico foi; Cérvice Uterina. Biópsias 8h 9h 11h, será que estou com câncer??
Olá, Rosângela, como vai?
Recomendamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa fazer uma análise do resultado e te explicar corretamente o que está acontecendo.
Abraços!
Olá, eu tive uma uma convulsão a 4 meses e depois não tive mais, eu acho que foi devido ao consumo excessivo de álcool e outras substâncias químicas que eu estava ingerindo, consultei e a médica disse a mesma coisa é realmente eu não senti mais nada, mas mesmo assim será que poderia ser alguma outra coisa? Será que eu deveria fazer algum exame?
Olá, Alonço, como vai?
Nós indicamos que o senhor siga o que foi diagnosticado pela médica. Caso tenha dúvidas sobre o diagnóstico oferecido, o senhor tem direito a buscar uma segunda opinião médica.
Abraços!
Meu pai fez há três meses atrás um exame em que mostrou que ele está com um tumor nos rins. O tumor tem 8 cm. É um tumor maligno?
Olá, Renato, como vai?
Somente com essas informações nós não conseguimos oferecer uma resposta. Além disso, a Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, não temos autorização para oferecer um diagnóstico. Recomendamos que o seu pai volte o mais rápido possível ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa interpretar os resultados corretamente e, caso necessário, dar inicio ao tratamento o mais rápido possível.
Abraços!
O meu tinha 3,8 cm e deu carcinoma renal de células Clara!!!
Vc fez a cirurgia? Como está hj?
Minha mãe teve um nódulo renal descoberto em 31 de maio de 2021,(era hipertensa, fazia acompanhamento médico anual) precisou retirar o rim esquerdo devido o tamanho do tumor, teve insuficiência renal aguda após a cirurgia, pois o outro rim tinha uma lesão que não sabíamos .Pegou covid no hospital, ficou entubada por 25dias, saiu da entubação e teve uma melhora surpreendente , logo em seguida foi descoberto um carcinoma urotelial invasivo de alto grau com metástases nos ureteres, linfo nódulos e ossos. Não era fumante, tinha uma alimentação saudável, não tomava refrigerantes, nunca mexeu com produtos tóxicos .Morreu em agosto de 2021, com laudo de insuficiência renal aguda e neoplasia de bexiga maligna. Os únicos sintomas apresentados no final de 2019 e 2020, foi infecção urinária recorrente e uma anemia em dezembro de 2020, ficou 71 dias internada no Hospital do Servidor Público em São Paulo e só descobriram o câncer de bexiga em julho. Minha pergunta, como ela pode ter dois tipos de câncer ao mesmo tempo? Desconheço caso câncer de bexiga na família dela, era descendente de Italianos, o pai faleceu aos 65 anos com câncer de intestino, a irmã também teve câncer de intestino aos 38 anos, fez tratamento e curou-se. Minha mãe aos 45 teve mioma uterino, sendo feito uma Histerectomia e acompanhamento anual.
Olá, Isabel, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de dizer que sentimos muito pela sua perda! Esperamos que a senhora e sua família tenham conseguido encontrar forças e conforto para enfrentar a situação.
Apesar de já serem conhecidos alguns fatores que aumentam as chances do aparecimento de um câncer, como cigarro e alimentação, ainda não se sabe totalmente o porquê a doença se desenvolve, ainda mais em pessoas que não tiveram contato com esses fatores de risco.
Em alguns casos, é possível sim que a pessoa desenvolva tumores em dois locais diferentes.
Como a Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, nós não temos expertise para esclarecer com mais profundidade as suas dúvidas. Por isso, indicamos que a senhora entre em contato com a Instituição Oncoguia, que atente tumores sólidos. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Boa noite foi tirado um tumor de dentro da minha orelha ele tampou o buraco inteiro tirou e mandou pra biópsia deu maligno de baixo grau e na derme fiz uma tomografia o médico não viu ainda e está doendo no local o que pôde ser
Olá, Sandra, como vai?
Pode ser devido à biopsia, porém, o recomendado é que a senhora converse com o médico que solicitou esse exame e está acompanhando o seu caso para se certificar do que está acontecendo.
Abraços!
minha sogra tá com metástase, quanto tempo demora pra uma pessoa com metástase falecer?
Olá, Pedro, como vai?
Diversos fatores influenciam nessa questão. Nós solicitamos que o senhor converse com o(a) médico(a) que acompanha o caso dela para que ele(a) avaliar todos os fatores e oferecer uma resposta.
Abraços!
Tenho um nódulo na região lombar a cerca de 20 anos – hoje sinto alguns incômodos. Tem me incomodado muito – desde sempre, quando sento de mal jeito ou pego peso a dor (incômodo) piora. Pode ser câncer?
Olá, Alan, como vai?
O senhor já chegou a investigar esse nódulo? Se sim, em quais especialidades médicas o senhor passou e o que os médicos falaram?
Abraços!
Minha irmã teve câncer de mama ,fez a cirurgia ,retirou a mama ,com 4 meses depois da cirurgia ela começou a tucir e sentir falta de ar , agora os médico fala que ela estar com câncer de pulmão e fígado , que se transformou em uma mtastese , e rápido assim pra estra transformação . ?
Olá, Maria Angélica, como vai?
Conforme falamos nesta matéria, os cânceres podem ter diversos comportamentos, alguns evoluem mais rapidamente e outros mais lentamente. Então, o câncer da sua irmã pode ter características mais “agressivas” e a transformação tenha acontecido.
Desejamos muita força para a sua irmã e que o tratamento alcance os resultados esperados.
Abraços!
Sua irmã está bem?
Gostaria de saber se existe algum projeto de acompanhamento para saber se os familiares da pessoa com câncer tbém já tenham indício da mesma doença pois na minha família já se foram por causa desta doença 2 irmãs,1 sobrinho e meus pais. Att
Olá, Roberta, como vai?
Existe uma especialidade na Oncologia que se chama Oncogenética, essa é a área dedicada ao estudo dos aspectos moleculares, celulares, clínicos e terapêuticos das síndromes de predisposição ao câncer. A senhora pode procurar essa especialidade para verificar se é preciso fazer algum acompanhamento diferente por conta dos casos de câncer na sua família. Quando for passar nessa especialidade, é importante que a senhora mencione o tipo de câncer que essas pessoas tiveram (por exemplo, mama, estômago, pulmão etc) e a idade na qual essas pessoas foram diagnosticadas (em algumas situações, as pessoas descobrirem a doença tendo menos de 60 anos, pode ser um indicativo de doença genética).
Nós temos uma matéria sobre a hereditariedade do câncer que acreditamos que a senhora pode se interessar. Caso queira lê-la, basta clicar no link a seguir: Câncer pode ser hereditário, mas não contagioso
Abraços!
Meu filho de 11 anos há dois anos atrás surgiu um tumor inguinal 3,5 cm/ 2,5cm. Ele vai fazer a cirurgia para retirada total do tumor inguinal (cirurgia linfadenectomia inguinal) para fazer biópsia. Há cinco dias para cá,
meu filho começou a mancar, tem haver com o câncer?
Olá, Rocha, como vai?
É possível que, por conta da região na qual o tumor está, ele esteja sim interferindo nos movimentos. Mas, o quadro também pode ter acontecido por diversos outros motivos. O ideal, seria vocês conversarem com o(a) médico(a) que acompanha o caso dele para que ele(a) possa fazer uma avaliação e verificar se há uma ligação entre o tumor e o sintoma apresentado.
Abraços!
Eu sofro a muito tempo com dores na região da barriga ,já fis muitos exames e nada encontraram e as dores continuam ,foi cortado de mim tudo oque é produzido do leite ,e mesmo assim chego a ficar 6 7 dias sem ir no banheiro evacuar .gostaria de saber que médico devo ser orientada a procurar pra um novo tratamento ,pois fis exame de sangue oculto e deu positivo .
Olá, Rosilda, como vai?
Por conta do resultado “sangue oculto”, nós indicamos que a senhora procure um(a) proctologista, ou como também pode ser chamado coloproctologista, essa é a especialidade médica que possui uma formação avançada em questões e doenças que acometem o intestino, o reto e ânus e pode identificar o que está acontecendo.
Abraços!
Meu irmão está com câncer no pinto fui amputado está no nível 4 não come emagreceu tem delírio ele está sofrendo muito quanto tempo ainda ele tem e muito sofrido
Olá, Sandra, como vai?
O(a) médico(a) oncologista que acompanha o caso dele é a pessoa ideal para responder a sua dúvida, pois ele(a) tem informações de todo o quadro e pode oferecer um parecer. Quanto ao emagrecimento e aos delírios, é preciso acionar os profissionais da equipe multidisciplinar, mais especificamente nutricionista e psiquiatra, para fazer uma avaliação e identificar como amenizar o sofrimento dele.
Abraços!
Meu marido operou câncer de reto colocou colostomia de precaução, três meses depois apareceu as metástase fígado e pulmão.
Fez quimioterapia com xeloda teve intolerância, passou pro folfox teve intolerância, irunotecano a doença aumentou muito, agora começou o panitumumabe e o exame do CeA só aumenta absurdamente.
Será que não está fazendo efeito ?
Olá, Andreia, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para auxiliar e orientar a senhora. Mas indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de pulmão, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Seu marido faleceu ? Meu pai está com câncer de cólon com metástase no fígado quero saber quanto tempo ele tem de vida
Olá, Isabelle, como vai?
Como cada caso é diferente do outro e muito específico, o ideal é que seu pai e/ou a senhora conversem com o oncologista que está acompanhando o caso para que ele possa dizer certinho qual o estadiamento do câncer, se o objetivo do tratamento será de cura e, caso não seja, se a ideia é controlar o câncer ou qual o prognóstico.
Abraços!
A ressonância da minha mãe, 62, apontou uma linfonodomegalia de 5cm no abdome. Qual a probabilidade de isso ser algo relativo a um câncer? Os médicos estão falando que não sabem o que é. Estou com medo.
Olá, Nathasha, como vai?
A linfonodomegalia é o aumento do linfonodo e isso pode acontecer por inúmeros motivos, tanto benignos, quanto relacionados ao câncer. Para saber certinho o que está acontecendo, provavelmente, será necessário que sua mãe faça mais exames. Um bom caminho seria identificar perto de qual órgão esse linfonodo aumentado está e buscar um especialista na área. Por exemplo, se estiver perto do baço, buscar um hematologista.
Nós temos uma matéria que aborda sobre o aumento dos linfonodos que acreditamos que possa te interessar! Para acessá-la, basta clicar no link a seguir: Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Abraços!
Olá!
Estou em um tempo de incertezas e fico muito grata se conseguir alguma explicação de alguém que entenda do assunto. A aproximadamente 6 meses passei a notar alguma coisa estranha em meu abdômen ao deitar de barriga para baixo e agora até ao apertar na região próxima ao umbigo como se estivesse algo inflado dentro. Fiz por minha conta um exame de ultrassonografia do abdômen e foram detectados dois miomas intramural com conteúdo subseroso e submucoso, oque justifica o sangramento intenso que venho tendo dos os meses a cerca de 2 anos. Foi encontrado também uma tumoração mista a qual não foi possível detectar a origem, mas eu fiquei preocupada pós já estava grande com volume de 730cm3. Me desesperei procurei a ginecologista que solicitou uma endovaginal mas não encontraram nada além dos miomas já citados.
Procurei outro médico em um bom hospital, e está me solicitou outra ultrassom também do abdômen e nessa última pude confirmar que a tumoração é provavelmente um mioma pedicular de conteúdo misto ligado ao fundo do útero. A médica solicitou uma ressonância e me dissesse que é por ele ser misto, porém fiquei muito preocupada pois dentro de um período de 3 meses ele aumentou 110cm3 estando hoje com 840cm3.
Fiz também alguns exames de laboratório e constatei uma anemia com essas alterações;
Creatinina 0,43mg/dl
Proteína c reativa 0,500mg/dl
Ferritina: 2,3 ng/ml
Reserva alcalina: 18mmol/l
Ferro sérico: 6 vg/dl
Colesterol: 19 vlw/dl
Hemácias: 3,85
Hemoglobina: 7,1
Vcm: 64
Hcm: 18
Chcm: 29
Rdw: 18
Anti tpo: 213,90 ul/ml
Anti hbs: <3,10 mu/ml
Vitamina D: 23,98 ng/ml
Gostaria muito de saber se esse crescimento para um possível leiomioma é normal, se existe a chance de que ele seja maligno. Estou esperando uma vaga para consulta mas a espera está me deixando apreensiva. Se alguém puder me ajudar com uma explicação, desde já, fico muito agradecida.
Olá, Janaína, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise para te oferecer orientações sobre o crescimento do tumor. Mas, nós sugerimos que a senhora entre em contato com alguma instituição relacionada aos cânceres do útero. Nesta página da Febrasgo, a senhora pode encontrar diversas associações por todo o país: https://www.febrasgo.org.br/pt/associados-febrasgo
Abraços!
Olá , depois de tomar a vacina contra o corona, a minha menstruação ficou descontrolada ,fui procurar o médico infelizmente depois de vários exames descobri que estava com câncer maligno no útero vou ter que fazer rádioterapia para talvez depois operar.
Eu sou motofretista, “gostaria de saber se tem algum problema andar de moto, pois tenho muita dor abdominal e sangramento continuo, se o câncer pode espalhar por causa do empacto ?
Olá, Isangela, como vai?
Nós pedimos para que a senhora faça essa pergunta para o seu médico, pois ele saberá te explicar e orientar certinho – inclusive, é fundamental que a senhora faça todas as perguntas que tiver para poder entender completamente o que está acontecendo e o porquê certas coisas estão liberadas e outras não.
A Abrale atende pacientes com cânceres do sangue, por isso, não temos expertise total para te orientar. Porém, de maneira geral, é improvável que o movimento da moto faça com que o tumor se espalhe, mas é possível que intensifique as dores e o sangramento. Dessa forma, pode ser que o seu médico desaconselhe. Entretanto, como falamos, é essencial conversar com ele para confirmar.
Abraços!
Obg pela atenção
Bom dia .a uns 3 meses tenho sentido cansaço estremo tenho náuseas contrações ponteagudas no ultero estou sangrando 2 vezes ao mês sinto uma dor lombar terrível e dor nas articulações e pressão no abdômen tenho muita prisão de ventre tenho um 2 meses perdi 7 kilos sem dieta e sinto muita fraqueza fiz uma transvaginal deu hipertrofia uterina adenomiose e endométrio espandido gostaria de saber se isso pode ser princípio de um câncer de ultero
Olá, Joelma, como vai?
Gostaríamos de esclarecer que nós não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, e não temos temos médicos disponíveis para criar os conteúdos e responder os comentários. As matérias são escritas pelos membros da nossa equipe de comunicação, que entrevistam médicos e especialistas, e os comentários também são respondidos pela mesma equipe. Além disso, nosso trabalho é focado em pacientes com cânceres do sangue. Por esses motivos, não temos expertise para tratar sobre o assunto e também não temos autorização para oferecer orientações e levantar suspeitas de diagnóstico.
Dessa forma, recomendamos que a senhora converse com o(a) seu(sua) ginecologista para que ele(a) te explique certinho o que é essa condição que você tem e se há alguma relação com câncer.
Abraços!
Olá, Sou homem e tenho 18 anos, em novembro de 2021 surgiu uma leve dor ao encostar o braço perto do meu peito, logo notei que estava um pouco avermelhado o local, no outro dia já estava um pouco mais dolorido e inchado como se fosse alguma glândula inflamada por dentro. ( esse caroço inflamado ficava à uns 4 cm do bico do mamilo) comecei a tomar anti-inflamatório, durou uns 3 dias até esse caroço desinflamar e parar de doer, não sei se o remédio realmente fez efeito ou ele desinflamou por conta própria, enfim, melhorou mas continou o caroço interno no mesmo local, só que não sentia mais nada nele. Marquei uma consulta com a médica pelo sus, demorou quase um mês… fui atendido pela médica que fez um série de perguntas e analisou com o toque na região do peito, quando eu disse que começou com uma inflamação e eu tomei anti inflamatório e depois desinflamou, ela logo disse que provavelmente não seria nada maligno, porque melhorou com o remédio, mas eu não sei se realmente melhorou por conta do remédio. Você sabe me dizer se tumores malignos podem inflamar ou inflamações podem se tornar um tumor maligno? Ela me passou vários exames, relacionados ao caroço no peito e exames de rotina, para depois voltar lá nela, mas como não estava com condições tentei fazer os exames pelo sus, só consegui alguns, mas o mais importante que seria os exames de mamária e outro lá da axila, acho q era ultrassonografia ou raio x (não lembro agora) ainda não consegui marcar pra fazer, vc pode me dizer qual seria o exame correto para identificar isso? Eu vejo muita gente falando de tomografia, não sei se esse exame de mamária seria a mesma coisa. Eu sempre faço toque no lugar do caroço para acompanhar se tá crescendo ou não, faz 5 meses q isso apareceu, já notei que esse caroço tá do mesmo tamanho que antes, mas eu sinto que tem outros “caroços” próximos a ele mas fico na dúvida de realmente são caroços ou glândulas mamárias, pq no outro peito eu tbm sinto algo parecido, mas a diferença é que nesse parece ser maiores e as vezes eu sinto uma leve sensação estranha vindo desse peito onde tem esse caroço as vezes até da uma vontade de coçar em cima queria saber tbm se pode ter alguma relação com um caroço maligno.
Desculpa o textão, se puder me responder ficarei muito grato, desde já, obrigado!❤
Olá, Argel, como vai?
Geralmente, os linfonodos aumentados relacionados a algum câncer não geram dor, o mais comum é que esses que doem estejam relacionados a alguma infecção mesmo. Para conseguir ter mais informações sobre esses “caroços”, o primeiro passo seria realizar a ultrassonografia, pois, assim, seria possível analisar qual o aspecto desses linfonodos – se eles estão regulares ou apresentam alguma anormalidade – e saber se eles são preocupantes ou não. Se eles apresentarem alguma característica anormal, provavelmente, a médica pedirá, em seguida, uma biópsia para avaliar quais tipos de célula estão presente e identificar certinho o que está acontecendo. Mas se esses linfonodos não apresentarem características anormais, provavelmente estarão ligados a alguma infecção mesmo.
Abraços!
Estou a um ano com um machucado do dois lados da língua, ela arde e as vezes parece está inchada ,não tem nódulos mais esta lá o ferimentos. Já fui com dentista, gastro,oncologista, bucomaxilo, otorrino, clínico e até agora nada não sei mais o que fazer vc pode me ajudar?
Olá, Marlilene, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise para te oferecer orientações ? Mas, recomendamos que a senhora procure (ou retorne) um estomatologista, que é a especialidade médica responsável por cuidar da língua! Se a senhora já tiver passado em um, reforce que os sintomas ainda não passaram. Caso ainda não tenha procurado, procure para poder realizar alguns exames mais específicos e descobrir o que está acontecendo.
Abraços!
Tive hiperplasia linfoide epitoclear, com inflamação crônica. Tecido de granulação, reação gigantocelular do tipo corpo estranho. Vai fazer odiava anos em julho, estão mim fazendo de Ping Pong,porque já passei em tudo que é especialidade médica. E até agitavam não tive a resposta. Vou até procurar a justiças por causa desse descaso .
Olá, eu tenho 22 anos e no final do ano de 2021 fui diagnóstica com Tumor Benígno no ventrículo direito do coração, com maiores diâmetros de 66 x 41 x 64 mm. Fiz a biópsia e eles não me informaram se esse tumor estava no meu coração quando eu nasci, ou se o tumor desenvolveu em algumas semanas ou até mesmo alguns anos. Você poderia me dizer mais o menos o tempo ?
Olá, Luana, como vai?
Como não temos médicos disponíveis para responder os comentários e também não temos acesso ao seu histórico médico, não temos como oferecer essa informação. Como explicamos nesta matéria, a depender da agressividade do câncer, ele pode aparecer em semanas, ou pode demorar meses/anos para se tornar visível. Caso você tenha exames antigos da região pode levar ao seu(sua) médico(a) e tentar usar como comparativo.
Abraços!
Minha irmã morreu de câncer há 2 anos… sem explicação, quando foi diagnosticada na demorou muitos meses ela faleceu… eu sei que aqui demora pra diagnosticar qualquer coisa …
Eu tô com um machucadinho no seio e sinto uma dor leve no lado esquerdo como se fosse nos ovários e é constante. Posso ter câncer também???
Olá, Oslane, como vai?
Nós não temos autorização para levantar suspeita e/ou oferecer diagnóstico. Nós recomendamos que a senhora procure um(a) ginecologista para fazer alguns exames e avaliar esses sintomas. Também é bastante importante que a senhora mencione o histórico familiar, ou seja, os casos de câncer que já aconteceram na família, pois isso pode ajudar chegar a um diagnóstico correto.
Abraços!
Estou com um caroço no testículo a quase 1 mês, notei do nada quando estava depilando, e um caroço a cima do testículo e tem como se fosse um cordão ligando ele ao o testículo direito, queria saber oque pode ser, e se pode ser um câncer. Tenho 14 anos
Olá, Ian, como vai?
Pela sua idade, é improvável que se trate de um câncer. Porém, seria importante procurar um urologista para fazer uma avaliação, identificar certinho o que está acontecendo e saber se é necessário fazer algum tratamento.
Abraços!
Por que esse processo de formação é lento??
Olá, Beatriz, como vai?
Como informamos na matéria, em alguns casos o processo é lento e em outros é mais rápido. Isso varia de acordo com a agressividade do câncer, dependendo das mutações genéticas envolvidas, ele pode ser mais agressivo ou menos.
Abraços!
Oi se cuida cuida. Desse caroço estou com primo apareceu um caroço ele demorou pra procurar medico..hoje ele tem 32 anos descobriu cancer nos testículos fez cirurgia tava grande tumor infelizmente se espalhou o cancer para outros órgão.. Nos da família estamos arrasado caso meu primo e grave
A quase 1 mês notei do nada um caroço no meu testículo, e um caroço que não está diretamente no testículo, um pouco a cima do testículo direito +ou- nas veias. Queria saber oque poderia ser, ou se pode ser um câncer.
Olá, Ian, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que nós não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, e não temos temos médicos disponíveis para criar os conteúdos e responder os comentários. As matérias são escritas pelos membros da nossa equipe de Comunicação, que entrevistam médicos e especialistas, e os comentários também são respondidos pela mesma equipe. Além disso, nosso trabalho é focado em pacientes com cânceres do sangue.
Por esses motivos, não temos autorização para oferecer diagnósticos e levantar suspeitas. Então, nós aconselhamos que o senhor procure um urologista para fazer alguns exames e descobrir o que está causando esse caroço. Assim, será possível saber certinho como proceder e se é necessário realizar algum tratamento.
Abraços!
Fiz um exame ultra som abdiminal que teve como Conclusão:
-Cisto simples no rim direito.
-Achado adicional: ovário direito de dimensões aumentadas e ecotextura heterogênea medindo 4,8cm × 4,2cm x 4,3 cm (vol: 46,3cm³). A critério médico sugere-se estudo específico da região.
Posso estar com câncer de ovario?
Olá, Renata, como vai?
O ideal, é que a senhora retorne ao médico que solicitou esse exame para que ele possa analisar corretamente os resultados e indicar se há necessidade de estudo específico para identificar se há algo acontecendo. Não é recomendado buscar diagnóstico pela internet, pois ninguém terá acesso ao seu exame, histórico médico e/ou conseguirá fazer uma análise completa.
Abraços!
Boa noite, tenho um histórico de câncer na família em ambas as partes tanto paterno quanto materno, a três meses perdi minha mãe com câncer de mama com metástase no fígado, pulmão e ossos, o pai dela faleceu tbm com câncer no sangue em 3 meses de descoberto a doença, meu avô paterno morreu de câncer no estômago, minha vó paterna teve câncer no intestino hj está curada, mas tenho os mesmos problemas que minha mãe teve, tive que passar por esterectomia total devido a múltiplos miomas, como ela tbm teve, tenho cistos nos dois seios ele teve câncer de mama, tbm tem o fator de eu nunca ter amamentado e estar com sobrepeso, a alguma possibilidade, de eu ter o fator genético mais propício a desenvolver um câncer tbm ?
Olá, Layze, como vai?
Como a senhora teve vários casos de câncer na família é possível sim que a senhora tenha alguma predisposição genética ao câncer, especialmente se seus familiares descobriram o tumor com menos de 50 anos. Caso queira investigar essa possibilidade, indicamos que entre em busque um oncologista genético (oncogeneticista) para avaliar todo o seu histórico, fazer alguns exames e descobrir certinho se existe essa predisposição. Outra coisa que é importante que a senhora faça é comunicar ao(à) seu(sua) ginecologista sobre o câncer da sua mãe, para que ele(a) veja se há a necessidade de fazer algum acompanhamento especial no seu caso, por exemplo, diminuir o intervalo entre os exames de rotina.
Abraços!
Tenho dores de cabeça, em forma de pontada, como se estivessem enfiando um prego, de forte intensidade na região do lado direito sentido atrás da cabeça, cerca de uns 3 dedos acima da orelha, essa dor é só nessa região e vem aumentando a frequência com o passar dos meses, antes sentia 2x na semana, subiu pra diariamente e agora vem cerca de 4 a 6x todos os dias.
A dor dura menos de 1 min e vem outra em seguida de 1min, depois passa.
A dor é forte, durante fico com visão turva e preciso parar o que eu estiver fazendo até passar.
Não tomo remédio porque não dá pra saber quando vem, ela aparece e passa.
Tive uma convulsão a cerca de 1 ano que durou uns 15min, foi quando piorou as dores.
Posso estar com tumor cerebral?
Tenho 30 anos e sou obesa grau 3.
Olá, Jo, como vai?
Os sintomas que a senhora está relatando podem acontecer por diversos motivos, então não, necessariamente, é um câncer. Porém, como a senhora já teve uma convulsão e essas dores estão aumentando, torna os sintomas preocupantes. Dessa forma, recomendamos que busque um neurologista para realizar alguns exames, identificar certinho o que está acontecendo e fazer o tratamento necessário.
Abraços!
Olá, meu nome é Paulo, sinto uma dor insuportável no pescoço de um lado só, a 10 anos atrás já senti essa dor, devo me preocupar com algo mais sério?
Olá, Paulo, como vai?
O senhor já chegou a realizar algum exame para investigar essa dor? Se sim, qual e qual foi o resultado?
Abraços!
Boa tarde. Eu tenho 55 anos e fui diagnóstico com Adenocarcinoma gástrico.
a sua publicação é muito interessante e importante para nós. Eu não estou fazendo dieta e nem tão pouco esperando a morte chegar, mas mesmo assim, me preocupa muito o que eu estou comendo depois do diagnóstico. Já estou esperando 60 dias p retirada total do estômago, eu enquanto isso, só estou evitando comer carne, por conta da digestão demorada, e açúcar.
Pratico jiu-jitsu a mais de 35 anos…
Obrigado pelo espaço.
Olá, Rogério, como vai?
Ficamos felizes de saber que o senhor achou nosso texto interessante ?
Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco e com os outros pacientes!
O senhor faz tratamento pelo SUS? Se sim, sabia que, por Lei, o SUS é obrigado a fornecer o tratamento oncológico em até 60 dias? Caso esse seja seu caso, nós temos uma matéria que explica como o senhor pode proceder para ter acesso a terapia. Vamos deixar o link a seguir: Saiba seus direitos quando a Lei dos 60 Dias não é cumprida no SUS
Abraços!!
Tentativa de aborto medicamentoso, pode gerar câncer na criança?
Se a criança for diagnóstica com a doença somente doze anos depois do ato.
Pode-se levar em conta a tentativa de aborto mesmo assim?
Ps: estou fazendo uma pesquisa.
Olá, Lucy, como vai?
O câncer na infância ainda tem sido muito estudado, ainda não há um estudo que demonstre forte ligação entre fatores de risco e o desenvolvimento da doença nessa faixa etária. Porém, nós não temos como te afirmar nem negar essa informação. Como é para uma pesquisa, sugerimos que a senhora procure essa informação em periódicos e trabalhos científicos.
Abraços!
Oi, tudo bom?
Minha vó teve câncer de mama em 2014, fez quimioterapia, a princípio ficou bem por todos esses anos!
mas recentemente ela fez um exame, e deu possibilidade de metástase óssea… Nada completamente certo, mas fiquei com muito medo.
Mesmo depois desses anos todos sem sintoma, é mesmo possível isso? Iremos no médico dela ver mais a fundo e descobrir se realmente é isso ou não, lembrando que tem chances de não ser, como ser.
Por ter sido um tratamento de anos atrás, tem menos chances dela contrair agora? Eu estou muito preocupado.
Olá, Luka, como vai?
Na Oncologia, fala-se muito sobre a marca dos 5 anos. Ou seja, depois de 5 anos após o fim do tratamento oncológico, é mais difícil que o câncer retorne, mas pode acontecer. O recomendado é realmente retornar ao médico que acompanhou o tratamento dela para que ele possa fazer alguns exames, investigar e saber certinho o que está acontecendo!
Abraços!
Há seis meses atrás eu senti uma dormir pequena na coluna e coloquei a mão e senti um caroço e de lá pra cá não notei MT diferença cresceu um pouco e confesso que tô preocupado oq pode ser??
Olá, Fábio, como vai?
Esse é um sintoma muito geral, ou seja, pode acontecer por diversos motivos. Então, o ideal é procurar um médico, para fazer alguns exames e saber o que é.
Abraços!
Meu marido tem cancro no esófago mas a quimioterapia não fez efeito agora parou será que não há mais nada a fazer
Olá, Maria José, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para orientar vocês. Mas, indicamos que vocês entrem em contato com o Instituto Oncoguia que, com certeza, eles conseguirão auxiliar vocês. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
bom dia …Meu pai foi diagnosticado com cancer no estomago..descobrimos a pouco mais de uma semana…”adenocarcinoma pouco diferenciado , alto grau ” ele nao perdeu peso ate agora e sente apenas as vezes dores do estomago..sabe me diser se este cancer se desenvolve rapido? em quanto tempo ele deve fazer a cirurgia ? estamos na fila do sus .
Olá, Grazi, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para orientar vocês. Mas, indicamos que vocês entrem em contato com o Instituto Oncoguia que, com certeza, eles conseguirão auxiliar. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
Um carcinoma invarsor de mamano grau 3 ele demorou quanto tempo mais ou menos pra atingir o grau 3??
Olá, Helena, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para te orientar. Mas, indicamos que você entre em contato com o Instituto Oncoguia que, com certeza, eles conseguirão auxiliar. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
Olá, a 2 meses vim apresentando coceiras pelo corpo todo, e nos seios também, na região do mamilo, um dia de manhã ao passar a mao nos seios eu senti um leve inchaço, e ao tocar senti um caroço levemente dolorido e vermelho. A dorzinha passou, porém o caroço permanece e permanece o vermelho em cima, isso já tem 5 dias. Gostaria de saber se o nódulo de câncer aparece assim do dia para a noite; estou muito muito preocupada e a consulta pelo sus demora demais, não tenho condições de pagar uma particular no momento, irei ao sus, mas estou muito ansiosa
Olá, Any, como vai?
Às vezes, o sintoma já estava presente, mas estava “desligado”, ai até nós conseguirmos ver e sentir, já passou um tempinho. É importante que a senhora faça essa consulta e os exames solicitados. Caso encontre alguma dificuldade ou demora nesse processo, indicamos que ligue para o Instituto Oncoguia. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
Recebi um diagnóstico de sarcoma só que até agora não fui chamada pra fazer o tratamento
Olá, Ivanecia, como vai?
Se a senhora estiver fazendo o processo pelo SUS, a lei determina que o tempo máximo de espera para o início do tratamento deve ser de 60 dias. Caso esse prazo já tenha passado, a senhora pode tomar algumas ações jurídicas.
Saiba seus direitos quando a Lei dos 60 Dias não é cumprida no SUS
Abraços!
Tenho 16 anos tenho fimose e tinha maus hábitos de higiene, a mais ou menos 1 ano e pouco surgiu uma mancha no meu penis, não tratei, agora a mancha tá maior e a uns meses surgiu inguas na minha virilha, tenho muito medo de ir ao médico, por favor me responde essa pergunta: Se for cancer está no estágio 3 ou 4? E se ainda tenho cura? Tenho muito medo.
Recentemente nasceu uma ingua no meu pescoço, tou suspeitando que é outro cancer, minha gengiva tá inflamada, tem 2 bolinhas de cada lado da minha boca, e minha língua tem uma coisa branca no fundo e tenho uma ingua no pescoço que tá meio graninha, tenho duas atrás das orelhas também me ajuda por favor, isso pode ser cancer de cabeça e pescoço? Eu tou desesperado não sei oq fazer. E tenho outra dúvida, esses dias eu tava com uma dor muito forte de cabeça, e nas costas, quando eu mechia as costas doía, na parte de baixo das minhas costas lado esquerdo, por favor me diz o que fazer tenho muito medo, todos os dias eu choro por causa disso, me ajuda
Olá, Gabriel, como vai?
É fundamental que você procure um médico o quanto antes, pois pode não ser câncer, mas aparenta que você está com alguma infecção e é preciso tratá-la o mais rápido. Procure um médico e você ficará bem ?
Estamos torcendo para que seus sintomas melhorem o quanto antes!
Abraços!
Bom dia! Qual o tempo ideal para que se tome as devidas providências para paciente oncológico entre exame resultado e providenciar tratamento adequado? Aqui no hospital regional de Santarém,o paciente faz Exame recebe resultado com 21 dias e médico passa mais 25 dias pra lê o laudo, mais 30 dias de espera por alguma coisa a ser feita,acho um absurdo.
Olá, Joaõ Paulo, como vai?
Há duas Leis que regem a questão do diagnóstico e tratamento oncológico no setor público de saúde!
A 1ª é a Lei dos 30 dias, que diz que, caso haja uma suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias. Já a 2ª é a Lei dos 60 dias, que determina que os serviços de saúde devem iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico.
Nós temos duas matérias que abordam essas legislações e explicam o que fazer caso elas não sejam cumpridas! Vamos deixar os links a seguir para que o senhor possa dar uma olhada e entender melhor como é possível proceder.
O que é a Lei dos 30 dias?
Saiba seus direitos quando a Lei dos 60 Dias não é cumprida no SUS
O paciente foi diagnosticado com qual tipo de câncer?
Abraços!
Bom dia
Na minha família recentemente alguns casos de câncer foram confirmados
Gostaria de saber qual seria o exame adequado pra saber se tenho células cancerígenas
Olá, Maria, como vai?
Antes de qualquer coisa, é importante analisar algumas questões sobre esses diagnósticos!
1) Eles foram todos do mesmo lado da família? Por exemplo, tios(as) e avós paternos ou tios(as) e avós maternos.
2) Esses diagnósticos foram em pessoas com menos de 50 anos?
3) Os diagnósticos foram os mesmos? Por exemplo, todas as pessoas descobriram um câncer de mama. Ou então, os diagnósticos são de cânceres que podem estar relacionados? Como é o caso do câncer de ovário e mama.
Se as respostas para essas perguntas forem sim, principalmente para as perguntas 1 e 2, nós indicamos que a senhora levante certinho o diagnóstico de cada uma dessas pessoas e procure um onco-geneticista. Esse profissional irá avaliar se há alguma questão genética na família e, se houver, indicará qual exame deve fazer e/ou indicará um método de rastreio personalizado, como fazer testes além da mamografia.
Caso as respostas para as perguntas sejam não, então, a princípio, não há relação entre os casos e, provavelmente, não há nenhum risco aumentado para a senhora.
Abraços!
Olá boa noite
Obrigada pelas respostas
Só a resposta 1 procede
Dois tios meus do mesmo lado da família foram diagnosticados com câncer, inclusive um faleceu recentemente
Mas os diagnósticos não eram os mesmos,oque faleceu era câncer no pulmões, e outra na coluna
Mesmo assim ainda me aconselha procurar um anco- geneticista
Olá, Maria!
Sentimos muito pela perda do seu familiar, que a senhora consiga encontrar muita força e conforto nesse momento ?
Como foram cânceres diferentes e os pacientes tinham mais de 50 anos, a princípio, não parece ser nenhuma condição genética. Então, aparentemente, não há necessidade buscar um oncogeneticista, mas é importante que sempre que a senhora for em um médico, mencione esses casos para conhecimento.
Abraços!
Bom dia , minha filha tem linfonodos aumentados desde março de 2016 , o senhor poderia me informar se é normal, na época em que aumentou ela fez vários exames, mas na época deu normal , mas hoje ela continua com eles aumentados .
Olá, Luciana, como vai?
Nós temos uma matéria que explica tudo sobre os linfonodos aumentados, a senhora já chegou a ler? Caso ainda não tenha visto, vamos deixar o link aqui do lado, para que possa ler! Acreditamos que poderá esclarecer suas dúvidas ? Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Abraços!
Pessoal eu tenho linfoma não Hodgkin um câncer que afeta o sistema linfático popularmente landras e um tipo de câncer do sangue assim como a leucemia a diferença é que não surge na medula óssea vejo muitas pessoas relatar aqui tumores sólidos que não afeta o sistema sanguíneo desde câncer de mama câncer nos rins etc porém a Abralle cuida apenas do acompanhamento em pacientes com câncer que afete ou a medula óssea ou o sistema linfático para dúvida de tumores sólidos aconselho procurar o site oncoguia que esclarece sobre outros tipos de cânceres seja hematologicos ou não
Olá tem como vc olhar o resultado da minha mãe,a consulta p mostrar o resultado da biópsia é dia 03 de janeiro,ela está com um caroço na mama esquerda
Olá, Fernanda, como vai?
Como a Equipe da Abrale estava de recesso, só conseguimos ver e responder sua mensagem agora. Sua mãe já passou na consulta de retorno? A médica que solicitou esse exame é a melhor pessoa para esclarecer o que significa esse resultado e dizer certinho quais são os próximos passos!
Caso precisem de alguma ajuda, indicamos que vocês entrem em contato com a Femama, que atende casos de nódulos mamários. Os contatos deles são: (51) 3094.0017 ou [email protected]
Abraços!
Tenho uma lesão ovalada no hipocondrio direito,no parequimio hepático visto em 03/2022, estava 2cm por 1,1 cm, agora em dezembro está 2,3 cm por 1,3 cm, na tomografia ele não aparece , só aparece na ressonância magnética, dói todos os dias abaixo da costela irradia para as costas, ninguém chega a conclusão do que seja e fa em pouco caso, pode ser um tumor maligno?
Olá, Suen, como vai?
Gostaríamos de pontuar que a Abrale não é um centro de tratamento, somos uma associação que ajuda pacientes com cânceres do sangue já diagnosticados, não temos médicos disponíveis para responder os comentários e nem conseguimos fazer uma avaliação das pessoas, por isso, não temos autorização para oferecer diagnósticos. Dessa forma, aconselhamos que o melhor a fazer é retornar ao(à) médico(a) que solicitou esses exames, ou buscar um novo, para que ele(a) possa fazer uma análise certinha e dizer se há algo com que se preocupar.
Abraços!
Bom dia
Tenho sentido muita dor nos ossos é uma dor em queimação e pontadas, fui num reumatologista ele disse que é fibromialgia, porém não acredito
Fiz um exame de sangue e deu promielocitos 0 e metaliocitos 0 e mielocitos 0
Li que pode ser algo na medula óssea ??? isso é verdade?
Estou desesperada ?
Estou desempregada e sem condições no momento de ir a medicos
Olá, Denise, como vai?
A produção do sangue acontece na medula óssea, então qualquer alteração sanguínea pode sim estar relacionada à medula. Mas, na maioria dos casos, não são doenças malignas.
Porém, seria muito importante se a senhora conseguisse buscar um profissional para saber se essas alterações no hemograma significam alguma coisa e também para tratar os sintomas da fibromialgia.
Abraços!
Então quer dizer que tem realmente alterações nesse exame???
Então quer dizer que existe alterações nesse exame???
Olá, Denise!
Cada laboratório pode ter uma maneira diferente de fazer a análise das células do sangue, por isso, o intervalo de referência pode variar de um laboratório para outro. Assim, nos indicamos que a senhora dê uma olhada no intervalo de referência que o laboratório que a senhora realizou o exame indica! Essa informação, geralmente, fica à direita do resultado.
Porém, é importante retornar ao médico que pediu o exame para que ele possa fazer uma análise completa dos resultados e identificar se há algo.
Abraços!
Minha mãe está com câncer de mama avançado( metástase)…ela deixou se agravar por medo…se tivesse tratado antes n teria se espalhando pelo pulmão, axila. Hoje ela tá em casa e recusa tratamento ( quimioterapia)… Não sei quanto tempo ela pode aguentar, é bem triste. Pesquiso tudo que posso sobre a doença…A gente passa a ver as coisas de outra forma…” viver um dia de cada vez” nunca me fez tanto sentido. A gente nunca está preparado
Olá, Amanda, como vai?
Vocês conhecem o Instituto Oncoguia? Eles são uma associação que auxilia pacientes com vários tipos de câncer e familiares dos pacientes. Acreditamos que eles podem oferecer esclarecimento em relação ao tratamento ou então apoio psicológico para a sua mãe ou até mesmo para a senhora ?
Abraços!
Como está sua mãe?
A metástase óssea ? dela é onde
Ela sente muita dor??
Eu estou tomando aranto ? com fé
Mesmo não sabendo ainda o que eu tenho
Boa tarde! Fiz uma ressonância magnética, Ultrassonografia e mamografia em Maio de 2022 que deram os resultados normais, porém em Dezembro de 2022 fui ao médico e ele encontrou nódulo que após eu fazer novos exames diagnosticou um cancer de mama com um nódulo de 14mm. Há quanto tempo eu já estava com a doença uma vez que em Maio estava tudo normal? Gostaria de saber o tempo de evolução da doença, o meu era um carcinoma ductal in situ.
Olá, Ana, como vai?
Como nós falamos na matéria, tem alguns cânceres que se desenvolvem mais rapidamente e outros crescem mais lentamente. Como a senhora fez os exames com um intervalo de menos de um ano, é bem provável que o câncer se desenvolveu nesse meio tempo – o tamanho dele também indica isso, já que tem perto de 1cm.
Abraços!