Skip to content

O que dizer a alguém com câncer: palavras de conforto e apoio

Mulher conversando com paciente com câncer
Compartilhe

Última atualização em 9 de junho de 2023

Reconhecer os sentimentos e medos dos pacientes e oferecer ajuda de maneira prática são os principais pontos

Não existe uma regra exata sobre o que dizer a alguém com câncer, nem a respeito do que não dizer. Cada paciente é único, tem sentimentos e pensamentos variados e pode enxergar as palavras de formas diferentes. Mas, há algumas coisas que é melhor não dizer por uma questão de empatia e sensatez, como críticas relacionadas ao corpo e ao tratamento da pessoa. Por outro lado, oferecer ajuda, apoio e até mesmo sugerir atividades para distrair quem está em tratamento, podem ser boas escolhas. 

Receber o diagnóstico de um câncer e passar pelo tratamento é uma experiência muito única e cada paciente encara a situação de forma individual. Algumas vezes, a raiva pode aparecer, em outras o medo, ou a ansiedade, tristeza etc. Às vezes, todos esses sentimentos podem aparecer juntos. Alguns pacientes gostam de desabafar bastante e conversar muito sobre seus pensamentos, outros podem preferir processar a situação consigo mesmos. 

Então, não existe uma regra definitiva sobre como agir ou não agir, mas há certas atitudes ou frases que, idealmente, devem ser evitadas.

O que não dizer a um paciente com câncer?

  • “Você vai superar isso.”

Apesar de ser uma frase com uma intenção positiva, pode minimizar o que o paciente está sentindo naquele momento. Além disso, apesar de ser uma torcida e uma expectativa de que tudo corra bem, não tem como saber quais desafios ainda estão por vir. Em vez disso, recomenda-se fazer perguntas como: “Como você está?” ou “Quer conversar sobre o que você está passando?”

O que não dizer a um paciente com câncer
  • “Nem parece que você está com câncer.”

 A aparência nem sempre reflete como o paciente se sente e de que maneira está lidando com os desafios como dor, fadiga e ansiedade. O paciente oncológico não precisa ter “aparência de doente” por estar lutando contra a doença. 

A recomendação, na verdade, é não fazer nenhum comentário sobre o corpo de quem está em tratamento. Então, não chame a atenção para as mudanças físicas dizendo coisas como “pelo menos você finalmente perdeu aqueles quilinhos extras”.

  • “Tenho um conhecido que teve o mesmo câncer.”

Cada caso de câncer é único. Mesmo que seja o mesmo tipo da doença, os subtipos são diferentes, os tratamentos não são os mesmos e a forma que cada pessoa lida com a situação também varia. Então, não devemos comparar, pois isso pode fazer com que o paciente se sinta pressionado a passar pela jornada da mesma forma que a outra pessoa.

Cada caso é um caso, cada tratamento terá um resultado, com possíveis efeitos colaterais, por isso generalizar não é uma boa opção. O melhor é conversar com o paciente e, se ele der abertura, perguntar sobre o diagnóstico, o tratamento e como tem sido a sua jornada.

  •  “O cabelo é o de menos, depois cresce de novo.”

Principalmente para as mulheres, o cabelo vai muito além da estética, representa grande parte da identidade feminina. Perder as madeixas de um dia para o outro pode trazer vários impactos. Em vez de utilizar expressões como “vai crescer rápido”, “isso não é nada”, pergunte o que pode fazer para que ela possa se sentir melhor. Algumas vão preferir assumir a casquinha, já outras podem optar por uma peruca ou um lenço.

  • “Eu conheço um tratamento melhor.”

Além de não ajudar, essas recomendações podem atrapalhar o processo de cura e gerar uma falsa expectativa. Existe uma grande quantidade de desinformações e soluções “caseiras” que são promovidas como curas para o câncer, mas muitas vezes esses tratamentos são ineficazes e até perigosos. Se viu que uma nova opção de tratamento, por exemplo, foi divulgada, diga para o paciente discutir com o médico dele a respeito. Mas lembre-se: não cabe a você receitar tratamentos!

  • “Diga o que posso fazer por você.”

Apesar de também ter uma boa intenção, pedir para que o paciente te procure pode gerar mais uma preocupação para quem está em tratamento. Em vez disso, seja ativo e esteja presente para realizar tarefas do dia-a-dia que sobrecarreguem a pessoa.

  • “Eu nunca conseguiria passar pelo que você está passando.”

Pode parecer um elogio, mas ninguém decide ter câncer, nem se torna um herói quando desenvolve a doença. A pessoa faz o que pode e o que precisa para superar este desafio. 

  • “Eu sei como você se sente”

Às vezes, você pode não saber. Melhor perguntar: “Você quer falar sobre como está se sentindo, como ter um câncer está afetando você?”

Leia também:

O que dizer a alguém com câncer

  • Seja sincero

Em alguns momentos, podemos não saber  o que dizer para o paciente e, nessas horas, o melhor é ser transparente e acrescentar que se importa e quer que a pessoa saiba disso.

O que dizer a alguém com câncer
  • Ações falam mais que mil palavrasFocar em palavras e não oferecer ajuda para coisas práticas pode não ser o melhor cenário. Mas, ao oferecer ajuda, é preciso ser específico naquilo que pode fazer, como ir com a pessoa às compras, ou fazê-las por ela, para que não fique ainda mais cansada.
  • Ouvir mais do que falar

Aqui, vale tanto para os sentimentos, quanto para o tratamento. Quando o paciente descreve qual terapia realizou ou irá realizar, o melhor é escutar em vez de dar conselhos, dizer que pesquisou sobre outra opção na internet ou interrompê-lo. 

Ainda é válido estender essa dica para quando o paciente está falando sobre como está se sentindo. Deixe ele falar e escute carinhosamente.

  •  Ofereça uma distração

O câncer pode se tornar o principal assunto da vida dos pacientes, mas nem sempre eles querem isso. Então, conversar sobre outras coisas, sair para locais diferentes (que sejam seguros) ou até mesmo levar um bolo para tomar café da tarde pode proporcionar boas sensações.

Enfim, saber o que dizer para uma pessoa com câncer pode gerar mais impactos do que imagina. Por isso, toda atenção em um momento de diálogo é fundamental. Não se esqueça de que as atitudes valem mais do que mil palavras, então é preciso tratar o próximo como gostaria de ser tratado. Estar presente, motivar e ser positivo é uma ótima forma de contribuir para esse processo e pode ser mais importante do que a fala.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top