Skip to content

Positividade tóxica no câncer: como reconhecer e superar

Positividade tóxica
Compartilhe

Última atualização em 25 de maio de 2023

Está cansado de ouvir o tempo todo “apenas pense positivo”? Vamos te ajudar a identificar e lidar com o pensamento excessivamente otimista

Ser positivo ou otimista pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com as adversidades que aparecem no dia-a-dia. Mas isso é algo bastante diferente da positividade tóxica, também conhecida como felicidade tóxica.

Quando as pessoas são pressionadas a sempre serem positivas e ignorar emoções negativas, elas podem se sentir invalidadas e sem apoio. Isso pode levar a sentimentos de vergonha, culpa e isolamento, e até mesmo piorar problemas de saúde mental.

Geralmente, as frases que as pessoas dizem nesse tipo de situação podem até parecer conselhos – por exemplo: “mas pense pelo lado positivo”, “pelo menos seu câncer não é tão grave”, “eu já passei por algo pior”, “vai ficar tudo bem”. Mas, a verdade é que, ao nos obrigarmos/sermos obrigados a não sentir as emoções negativas, estamos invalidando, reprimindo e acumulando esses sentimentos.  Ignorá-los não significa que eles pararam de existir ou de nos afetar, nós apenas não estamos aprendendo a lidar com eles.

Consequências da positividade tóxica 

Precisamos sentir todas as emoções para conseguirmos entendê-las, lidar com elas, processar e seguir em frente. Quando não fazemos isso, nosso corpo encontra uma forma de chamar nossa atenção para essa questão e as emoções reprimidas encontram uma forma de “sair”, podendo, inclusive, causar doenças como a depressão. Então, a longo prazo, não é algo saudável e sustentável. 

Consequências da positividade tóxica

É importante reconhecer e validar todas as emoções, tanto positivas quanto negativas, para promover uma positividade genuína e bem-estar.

Além disso, outra forma de felicidade tóxica que vem se manifestando com mais frequência é por meio das redes sociais. Ao acompanharmos influenciadores 24h por dia sendo produtivos, felizes e sem momentos ruins, acreditamos que essa é a realidade e comparamos nossas vidas com as deles. Isso faz com que a gente se sinta insuficiente, atrasados e cometendo falhas. 

Porém, precisamos lembrar que absolutamente ninguém consegue ser dessa forma o tempo inteiro. Todos temos momentos bons e ruins.

Leia também:

Frases de positividade tóxica

Esse tipo de atitude pode se manifestar de diversas formas e em diferentes momentos da vida. Em geral, a maioria das frases que surgem na forma de conselho e orientam ignorar emoções negativas, podem ser tóxicas.

Frases da positividade toxica

Algumas mais frequentes são:

  • “Não é nada”
  • “Pense positivo”
  • “Não é tão ruim assim”
  • “Tudo acontece por uma razão”
  • “Pare de ser negativo”
  • “Veja pelo lado bom”
  • “Nunca desista”
  • “Tudo tem um motivo para acontecer”
  • “Coisas melhores virão”

Positividade tóxica no câncer

Durante o tratamento oncológico, é comum que as pessoas queiram manter uma atitude positiva e esperançosa, ou que recebam conselhos desse tipo. É importante lembrar que todas as emoções que surgem durante esse período são válidas e fazem parte do processo de cura.

Frases de positividade tóxica

Ser um paciente oncológico é uma jornada difícil. É completamente normal sentir uma ampla gama de emoções e está tudo bem não estar tudo bem. Tudo certo se você sentir raiva, estresse, medo, tristeza ou ansiedade no momento do diagnóstico ou ao longo do tratamento. 

Isso não significa encorajar o pessimismo ou o desânimo, mas sim permitir que a pessoa sinta e processe seus sentimentos em um ambiente seguro e acolhedor. É importante que quem está enfrentando a doença encontre uma forma saudável de lidar com essas emoções, seja por meio de terapia, meditação, práticas de relaxamento ou conversando com amigos e familiares.

Leia também:

Como lidar

Superar a positividade tóxica requer uma mudança de mentalidade e comportamento. Comece reconhecendo e aceitando todas as suas emoções, tanto positivas quanto negativas. Pratique a auto-compaixão e permita-se sentir e expressar suas emoções sem julgamento. Cerque-se de pessoas que o apoiam, validam seus sentimentos e oferecem empatia. Finalmente, concentre-se em encontrar um equilíbrio saudável entre positividade e realismo, reconhecendo que a vida nem sempre é perfeita e que é normal experimentar uma variedade de emoções.

Como lidar com a positividade tóxica
  1. Comunique suas necessidades: é importante falar sobre suas necessidades e impor limites com a pessoa que está sendo “positiva demais”. Explique que você valoriza o apoio dela, mas que precisa de espaço para processar seus sentimentos e emoções.
  2. Seja assertivo: se a pessoa continua a ser excessivamente positiva, seja assertivo e firme. Você pode dizer algo como “Eu sei que você está tentando ajudar, mas agora eu preciso de espaço para lidar com o que estou passando”.
  3. Busque apoio emocional de outras fontes: se você achar difícil lidar com a positividade tóxica de alguém próximo, busque apoio emocional de outras fontes, como grupos de apoio ou terapia com profissionais da psicologia, que podem oferecer uma abordagem mais equilibrada.
  4. Lembre-se que seus sentimentos são válidos: não se sinta culpado por ter sentimentos negativos durante o tratamento oncológico. É normal sentir medo, ansiedade e tristeza. É importante lembrar que seus sentimentos são válidos e que você tem o direito de senti-los.
  5. Encontre maneiras de se cuidar: busque práticas como meditação, ioga ou atividades que lhe tragam alegria. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar emocional.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top