skip to Main Content

Quando a perda de peso pode ser câncer?

Perda De Peso Pode Ser Câncer
Compartilhe

Última atualização em 30 de agosto de 2023

Emagrecimento inesperado pode indicar suspeita de doenças como câncer, diabetes e problemas intestinais. Buscar avaliação médica é essencial para realizar exames adequados e identificar a causa

Escrito por:

Natália Mancini

Perder uns quilinhos é o desejo de muitas pessoas, porém quando isso acontece de forma inesperada, sem que aquele indivíduo tenha começado a comer de uma forma mais saudável ou porque passou a fazer exercício, pode ser um indicativo de que há algo acontecendo no organismo. Inclusive, a perda de peso pode ser câncer, já que esse é um sintoma ligado a alguns tipos de neoplasias malignas. 

O emagrecimento pode acontecer por diversos motivos e a principal forma para diferenciar se ele é considerado suspeito, ou não, é avaliar se houve intenção. Ou seja, se foi feita alguma mudança de hábito ou de alimentação nos últimos meses. Caso não tenha ocorrido nenhuma mudança, o ideal é investigar de forma mais aprofundada.

Existem algumas doenças que causam emagrecimento rápido, as principais são:

  1. Hipertireoidismo
    O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), o que acelera o metabolismo e leva a um aumento do gasto calórico, resultando em uma rápida perda de peso. Outros sintomas incluem tremores e irritabilidade.
  2. Diabetes
    Nos casos em que a diabetes ainda não foi diagnosticada ou tratada e que há falta, deficiência ou resistência à insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose como fonte de energia. Como resultado, as células utilizam a gordura corporal como combustível, levando a uma perda de peso acentuada.
  3. Problemas na região intestinalIntolerância à lactose, doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais como a síndrome do cólon irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa são condições que podem causar diarreia persistente, prejudicando a absorção de nutrientes e resultando em perda rápida de peso.
  4.  Depressão
    A depressão pode levar a alterações no apetite e no peso corporal. A perda de interesse nas atividades diárias e mudanças no apetite podem resultar em emagrecimento significativo.
  5. Doenças causadas por vermes
    Algumas infecções parasitárias, como ascaridíase, amebíase e giardíase, causam desconfortos gastrointestinais, diarreia e interferem na absorção de nutrientes, levando à perda de peso.
  6.  Doenças autoimunes
    Doenças como a doença celíaca e a doença de Crohn, que são autoimunes e afetam a absorção de nutrientes, podem levar a uma perda de peso involuntária.
  7. Câncer
    A doença por si só e os tratamentos realizados para combatê-la podem causar o emagrecimento por diversos motivos.

Quando a perda de peso pode ser câncer?

O emagrecimento tende a ser suspeito, ou seja, pode haver motivos para se preocupar com a perda de peso quando a pessoa perde 5% do seu peso habitual num período de seis meses sem ter feito nada de diferente na sua rotina.

“O emagrecimento é suspeito quando ocorre de forma involuntária, não intencional, ou seja, sem nenhuma mudança de hábitos de vida, alimentação ou uso de medicamentos”, a Drª. Daniela Rocha, hematologista do HCor, informa.

Homem Sendo Examinado Por Médico

De acordo com a médica, esse é um sintoma de câncer bastante frequente e ela explica que há alguns fatores relacionados ao seu aparecimento.  

“A causa é multifatorial: pode ser pelo maior consumo energético (calorias) do corpo frente à rápida proliferação das células tumorais; pela liberação de substâncias inflamatórias (citocinas) que causam inibição do apetite e, finalmente, pela dificuldade de alimentação dependendo da localização e dos sintomas causados pelo tumor.”

Diversos tipos de câncer podem causar emagrecimento, mas essa manifestação tende a ser mais comum nos seguintes casos:

Leia também:

Quais as doenças que causam emagrecimento rápido?

Para identificar exatamente a causa da perda de peso inesperada, o ideal é buscar um médico para fazer uma avaliação completa, realizar exames e poder avaliar como está o funcionamento do organismo. 

Pessoa Com Perda De Peso Por Conta De Doença

“Há diversos exames (laboratoriais e de imagem) que podem ser solicitados para esta investigação, sendo sempre recomendada a avaliação de um médico para entender a história, os sinais e sintomas do paciente, exame físico completo e direcionamento dos exames necessários para cada situação”, a Drª. Daniela Rocha conclui.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! 👇


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top