Skip to content

Por que a leucemia linfoide crônica (LLC) pode causar dor?

Homem com mais de 50 anos com dor no corpo
Compartilhe

Última atualização em 30 de novembro de 2021

Apesar de dores e câimbras serem sintomas comuns nos pacientes com esse tipo de câncer, elas devem ser avaliadas e tratadas

A leucemia linfoide crônica (LLC) pode causar dor nos ossos, músculos e articulações, além de câimbras. Há diversas possíveis causas que explicam o aparecimento desses sintomas, mas as principais são devido à própria doença e aos medicamentos utilizados no tratamento. Quando algum desses quadros aparecem, é fundamental que o paciente avise seu onco-hematologista para que o médico possa fazer uma avaliação e indicar maneiras de amenizar essas condições. 

O tratamento da leucemia linfoide crônica, na maioria dos casos, inclui apenas visitas médicas periódicas, chamadas de “watch and wait. Mas, alguns dos pacientes podem precisar de tratamento medicamentoso, como quimioterapia e imunoterapia. Apesar das diferentes estratégias, em ambas as situações o paciente de LLC pode sentir dores e câimbras.

“Câimbras e dores musculares são eventos muito comuns na Onco-Hematologia. Diversas doenças e diversos tratamentos podem causar esse tipo de sintoma. Essas manifestações não são específicas e precisam sempre de uma interpretação médica. Na LLC, não é diferente”, explica o Dr. Marco Aurélio Salvino, coordenador da Unidade Semi Intensiva de Hematologia e Terapias Celulares do Hospital São Rafael, de Salvador, da Rede D´Or e investigador principal de estudos clínicos em Hematologia e CAR-T Cell.

Esses sintomas, muitas vezes, são fortes e, de acordo com o médico, podem interferir no tratamento. Dessa forma, eles não devem ser desvalorizados e, não somente podem, como necessitam ser investigados e receber cuidados.

Por que a LLC pode causar dor?

O Dr. Salvino conta que há quatro principais possíveis explicações para a dor muscular, dor nos ossos e para a câimbra: 1ª) a própria doença; 2ª) tratamentos; 3ª) alterações eletrolíticas, como alterações do potássio e do magnésio e 4ª) questões da própria musculatura do paciente.

O mais comum, entretanto, é que aconteça devido às drogas utilizadas, como a quimioterapia, o ibrutinibe e as moléculas  G-CSFs (fatores que estimulam o crescimento de certas células).

Homem deitado na cama com dor na perna

Mas, como é preciso identificar o motivo exato que está causando esses desconfortos para poder tratá-los, o recomendado é avisar ao onco-hematologista sobre eles. 

“Ele é o primeiro a perceber se as dores e câimbras estão ligadas à doença de base, ao medicamento ou até alguma outra causa. Quando identificado que não se trata de causas ligadas à terapia ou à LLC, o próprio hematologista, muitas vezes, indica realizar uma avaliação com um ortopedista, por exemplo, ou algum outro profissional de saúde”, o especialista diz.

Leia também:

Como tratar

Segundo o Dr. Salvino, atualmente, há uma série de métodos que podem ser utilizados para minimizar ou resolver esses quadros. Entretanto, ele ressalta que não se deve interromper o tratamento, ou alterar as doses utilizadas, sem indicação médica. O mesmo vale para tomar medicamentos para amenizar os sintomas. 

Pessoa fazendo exercícios de alongamento para amenizar a dor causada pela llc

“Se as dores forem intensas, o paciente pode usar analgésicos, como dipirona ou paracetamol. Isso, contanto que eles estejam dentro dos medicamentos que o indivíduo está autorizado a utilizar”, ele orienta.

A prescrição de uma terapia específica, seja ela por meio do uso de remédios ou tratamentos complementares, como fisioterapia, varia de caso a caso, dependendo do motivo que está causando a dor.

O hematologista aconselha que enquanto o paciente estiver aguardando para passar com o profissional que o acompanha, ele pode fazer alongamento da musculatura mais de uma vez por dia, tomando bastante cuidado, e manter uma excelente hidratação

“Dores musculares, câimbras, são sintomas inespecíficos e comuns, mas, muitas vezes, incapacitantes. Por isso, não podem ser desvalorizados e devem ser alertados para o médico, ele saberá como orientar e resolver esses quadros”, o Dr.Marco Aurélio Salvino finaliza.

Fisioterapia Oncológica


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Gratidão por tirarem minhas dúvidas ❤️

Agora sei porque tinha câimbras quando tomava ibrutinib. Hoje não tenho mais uso outra medicação. Ótima matéria

Obrigado pela atenção. Sou médico e acompanho com regularidade as notícias sobre o tratamento. Felizmente minha doença está praticamente em remissão e tenho vida normal. Já tomei as duas doses da vacina e posso garantir que ´é muito importante que todos os pacientes se conscientizem de se vacinarem, excetuando-se os casos onde o médico não recomendar, por isso importante consultar seu médico antes de tomar. Eu fiz isso logo em março e fui liberado. Estou muito bem. Se puder ajudar em alguma coisa com a ABRALE estou à disposição.

Eu tenho LLC estou em acompanhamento no hospital ICESP, sinto dores intensas nas pernas vão da virilha até os dedos dos pés e também nos braços é uma dor incapacitante , o que faço além de por minha conta tomar analgésicos????

Boa noite.
Estou com muitas dores nas pernas e pes.
Nao posso caminhar ou ficar de pes por mais que 10 mns.
Foi ver um reumatologo quem fora de me dar remedio, nao achou da sua parte.
Pedi para fazer fisoterapia, e sem retorno.
Chamei a Abrale de Florianopolis para ver se tem grupo de apoio, ou com quem falar.
So me indicou uma psicologa…
Sao dores reais, a psi. nao va ajudar nada.

Bom dia. Meu filho de 6 anos acordou de madrugada queixando de dor nas pernas, ela dura tipo umas meia hora e passa. Passou e voltou novamente mais umas meia hora e foi embora. Devo me preocupar? A gente lê cada coisa e fica apavorada. Vou levar ele ao médico pedir uns exames ?

Meu irmão Matheus de Andrade correia foi diagnosticado com leucemia e ele sente muitas dores fortes Tramal não faz mais efeito e os médicos estão dando morfina estou muito preocupado
Alguém aí pode me orientar 71 993711050 whatsapp

Tenho LLC. Só faço acompanhamentos e exames periódicos. Hoje estou com muitas dores do lado esquerdo do lado do abdômen. O quê será essa dor. Estou viajando e longe de minha hematologista.

baço vá no medico

A câimbra, dor nas costas, nas articulações, podem ocorrer na LLC, mesmo estando sem medicamentos?

Back To Top