Skip to content

Nova variante da COVID-19: sintomas e prevenção

Homem fazendo teste para a nova variante covid-19
Compartilhe

Última atualização em 3 de fevereiro de 2023

É possível que o país enfrente uma nova onda de infecções nas próximas semanas. Por isso, retomar ou reforçar alguns dos cuidados pode ser indicado

Por conta da nova variante da COVID-19 o número de casos da doença voltou a subir no Brasil e no mundo. Com isso, as medidas de proteção voltam a ganhar uma grande importância, especialmente para as pessoas imunossuprimidas, como aquelas com câncer. Mas, também é fundamental saber identificar quais sintomas essa mutação do vírus causa para buscar um diagnóstico e se isolar.

De acordo com o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a taxa de exames positivos para a infecção feitos em laboratórios particulares subiu de 3% para 17% em menos de um mês, um aumento de 566%. Já nas farmácias, os testes com resultado positivo cresceram de 9,36% para 15,5% em apenas uma semana, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.

Quem já teve COVID-19 pode pegar a nova variante

A variante do coronavírus responsável por esses novos casos é a BQ.1, uma sublinhagem da Ômicron. Por se tratar de uma mutação do vírus original, mesmo quem já pegou a infecção antes, pode ser contaminado novamente.

Teste de covid-19 positivo

Especialistas informam que essa mutação pode aumentar a transmissibilidade do vírus e sua capacidade de infecção. Por outro lado, por enquanto não há indícios de que a  BQ.1 cause sintomas ou quadros mais graves.

Leia também:

Quais os sintomas da nova variante da COVID-19?

Como essa sub variante é muito recente, ainda não está totalmente claro quais quadros ela causa. Os infectados têm apresentado sintomas semelhantes aos causados pela Ômicron. Os principais são:

  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Tosse
  • Febre
  • Dor no corpo
Febre covid-19

A única forma de saber, com certeza, se é infecção pelo coronavírus ou não, é fazendo o teste. Caso dê positivo, é preciso evitar contato com outras pessoas.

Veja quantos dias ficar em isolamento no post a seguir:

Vacina contra a COVID-19

Por conta da proteção fornecida pelas vacinas, a maioria das pessoas infectadas pelo coronavírus não está desenvolvendo sintomas graves, nem precisando de hospitalização. Porém, para que essa segurança se mantenha, é preciso estar em dia com as doses de reforço.

Na maior parte das cidades, a quarta dose da vacina da COVID-19 já está disponível para pessoas com mais de 18 anos. Além disso, a terceira dose, ou primeiro reforço, também já está nos postos de saúde para os menores de idade.

Pessoas tomando vacina do coronavírus

Para os imunossuprimidos, como os pacientes em tratamento oncológico, já é possível tomar até a quinta dose  – desde que a última vacina tenha sido tomada há, pelo menos, quatro meses.

Ser necessário tomar os reforços não significa que a vacina não é segura ou eficaz. Pelo contrário, os complementos melhoram a resposta imunológica, o que pode ajudar o corpo a estar mais preparado para enfrentar a BQ.1.

Pode tomar vacina da COVID-19 estando gripado?

A Drª. Anna Claudia Turdo, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo esclarece que se a pessoa estiver com qualquer sintoma respiratório ou de infecção, deve fazer o teste para descobrir se é COVID-19.

Se o resultado der positivo, a orientação é aguardar os sintomas passarem, esperar mais 14 dias e, depois, está liberado tomar qualquer uma das vacinas.

Mulher com covid-19 sentada em um sofá usando máscara

“Lembrando que a vacina da gripe não causa doença, mas pode causar febre e pode atrapalhar a avaliação da infecção vigente”, a médica explica.

Leia também:

Mantenha a máscara de proteção respiratória

Apesar do seu uso não ser mais obrigatório no Brasil, a recomendação é que quem está em tratamento contra o câncer mantenha a  proteção. Isso acontece porque grande parte das terapias afetam o sistema imunológico, deixando-o fraco. Com isso, os pacientes têm uma maior chance de contrair infecções e desenvolver quadros mais graves.

Máscara de proteção contra covid-19

“Recomendamos que eles permaneçam utilizando máscaras em todos os ambientes. Além de também prosseguirem com os demais protocolos de proteção, como evitar aglomerações, higienizar constantemente as mãos e vacinar-se, de acordo com acompanhamento do médico oncologista”, a Drª. Maria Inez Braghiroli, oncologista clínica e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), fala. 

Ela complementa reforçando que o motivo é justamente por conta desses indivíduos serem “mais vulneráveis às infecções por vírus oportunistas.”

É importante saber que a indicação se estende para familiares, cuidadores e pessoas que tenham contato com quem tem um tumor. O motivo é que essas pessoas “podem apresentar infecção por COVID-19 assintomático ou com sintomas gripais leves, representando risco de transmissão para quem está em tratamento”, a Drª. Maria esclarece.

Para quem não tem câncer, ou tem contato com esses pacientes, a orientação é fazer uma avaliação individual do risco e adotar cuidados com base nas suas condições de saúde. Por exemplo, idosos com mais de 75 anos, pessoas que fizeram transplante de órgão recentemente e quem tem alguma outra doença imunossupressora é interessante também manter o uso da máscara. 

Já para a população em geral, especialistas em Infectologia aconselham o manter a proteção em ambientes que sejam fechados, com aglomeração e sem circulação de ar.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Olá! Estes sintomas duram em média quantos dias? Persisti mais de um sintoma por dias?

Back To Top