Skip to content

Qual a importância do hemograma no mieloma múltiplo?

Pessoa realizando hemograma para diagnosticar o mieloma multiplo
Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

Ele, normalmente, é o primeiro exame a fornecer indícios que a pessoa está com esse tipo de câncer


O exame de hemograma, no mieloma múltiplo, tem um papel essencial para levantar suspeita da doença e ajudar no diagnóstico. A principal questão que deve ser analisada é se a hemoglobina está abaixo do nível normal, causando uma anemia. Esse teste também é importante durante o acompanhamento do tratamento para verificar se o paciente está reagindo conforme o esperado.

O hemograma completo, popularmente conhecido como exame de sangue, é obtido por meio da punção de uma veia da pessoa. Depois que a coleta do sangue é feita, as células sanguíneas (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas), são avaliadas em um microscópio.

Como o mieloma múltiplo (MM) é um câncer que se origina na medula óssea, local no qual os elementos do sangue são produzidos, ele interfere na fabricação e funcionamento das células sanguíneas saudáveis. Por isso, os pacientes com essa doença apresentam, em sua grande maioria, anemia no momento do diagnóstico.

“Claro que existem diversas outras causas que podem justificar uma anemia, por exemplo, deficiência de ferro, de vitaminas, doenças crônicas. Mas, o mieloma é uma causa que deve ser sempre lembrada, sobretudo no paciente mais idoso”, explica a Drª. Maura Folharini, médica hematologista do Instituto Hemomed Oncologia e Hematologia.

Pessoa jovem com dor nas costas como sintoma de mieloma multiplo

Jovens podem ter mieloma múltiplo?

Não só podem, como o tratamento, nessa faixa etária, apresenta alguns desafios específicos para a Medicina. Leia mais sobre!

MIELOMA MÚLTIPLO hemograma 

Deve-se suspeitar de MM sempre que a pessoa não estiver com o nível ideal de hemoglobina, que é de 12 a 16 g/dL, para mulheres, e 14 a 18 g/dL, para homens. Além disso, o hemograma também pode indicar a presença de hemácias em Rouleaux, uma alteração frequente nos pacientes que acontece quando essas células se empilham como moedas.

Anemia no sangue no hemograma de mieloma multiplo

A Drª. Maura informa que a suspeita da doença se intensifica quando, além dos pontos citados acima, o indivíduo apresenta sintomas de mieloma múltiplo, como dores e lesões ósseas, aumento de cálcio e alterações renais. Outro exame que também ajuda a levantar dúvidas sobre a possibilidade de ser esse câncer, é a  eletroforese de proteínas. Essa análise também é feita por meio de uma amostra de sangue, mas ela verifica a concentração de proteínas ali presente.

Ela ainda conta que essas alterações, em alguns casos, podem aparecer em um intervalo de um mês, mas em outros pode levar mais tempo. Isso acontece porque o mieloma é considerado como uma doença hematológica indolente. Ou seja, ele não, necessariamente, apresenta uma evolução super agressiva e causa uma piora clínica e laboratorial rápida. 

Para confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, é preciso fazer alguns outros testes. Deve-se verificar se há um aumento da porcentagem de um tipo de célula do sangue, o plasmócito, na medula óssea. Isso é feito por meio do mielograma e da biópsia de medula óssea.

Camisa com botões apertada devido à obesidade

Mieloma múltiplo e obesidade estão interligados

Geralmente diagnosticado em idosos, este tipo de câncer tem sintomas como anemia, dores nas costas e fraturas ósseas. Leia mais sobre!

Hemograma no mieloma múltiplo

“Esse teste faz parte da lista de exames essenciais para realizar o acompanhamento do mieloma múltiplo. Essa lista é composta também por outras análises importantes para avaliar a resposta ao tratamento. Por exemplo, a eletroforese de proteínas e os níveis de cálcio”, a médica orienta. 

Avaliação do mieloma multiplo por alterações no hemograma

Se o tratamento for efetivo, isto é, o paciente estiver apresentando a resposta esperada, a tendência é que o nível de hemoglobina aumente ao longo do tempo.

A Drª. Maura Folharini orienta que, durante a terapia, o hemograma seja feito mensalmente e, após ela ser finalizada, a cada três meses. 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Matéria muito esclarecedora !

Olá. meu pai faleceu aos 53 anos com sintomas de MM mas com diagnóstico de infecção generalizada, cinco anos depois o irmão dele apresentou os mesmos sintomas, um médico suspeitou e coletaram a punção medular que confirmou o MM uma semana apos o obito do meu tio aos 55 anos. Sinto dormência nas extremidades e dor no lado esquerdo mas o ultra do rim tá normal, devo pensar em MM e solicitar uma TC ?

Minha família também . Minha avó e 3 tipos morreram

Olá!!! Desde novembro do ano passado estou inchaço nas pernas e urina com um pouco de espuma e agora em janeiro comecei com dores na coluna lombar, apesar de sentir algumas vezes, pois, tenho Artrite reumatóide. Já percorri vários médicos entre eles nefrologistas e com uma gama de exames todos normais! Pesquisando muito cheguei no Mieloma múltiplo e consultei uma hematologista, então , ela me pediu os exames específicos para Mieloma dia quais foram: Eletroforese de proteínas no sangue, hemograma, cálcio serviço, imunoglobulinas IGA, IGG, IGM, Teste freelite ( cadeias leves livres kappa e lambda e relação entre elas) e mielograna.Os exames deram todos normais, mielograna também normal com 0,3% de plasmócitos, e dentre estes Eletroforese de proteínas urinárias e imunofixacao que ainda não está pronto. A hematologista descartou Mieloma Múltiplo . Será que mesmo com todos esses exames normais ainda pode estar com Mieloma?

Algumas correções: mielograma, cálcio serico.

Natália come sempre atenciosa!!! Muito obrigada por responder 😘😘😘

Boa noite !! Recentemente realizei o exame de hemograma e a parte do leucócitos deram alterados ( alto). Ando sentindo muitas dores na parte lombar da coluna como se fosse travar, fora formigamentos, náuseas e tonturas. Isso quando do nada fico de cama porque acordo com dores no corpo seguindo de vômitos e tonturas. Ultimamente os sintomas tem ficado piores, devo me preocupar?
Obs: os demais exames de sangue que realizei, os resultados deram todos ok os únicos que alterou foi a parte de leucócitos, neutrófilos e eosinófilos.

Posso ter mieloma e ainda assim o hemograma estar normal? Recentemente fiz hemograma e deu normal, no entanto na eletroforese de proteínas deu albumina um pouco abaixo, gama alta e beta 2 alta, a imunologista disse que estava normal, mas sinto dor nas costas há 3 meses sem diagnóstico!

Minha mãe falesceu com esta doença . Primeiramente ela teve falta de vitamina D . Sangue na boca . E muitas dores nas pernas .

Olá, boa noite..

Minha mãe refere dor na região lombar +/- 1 mês, foi realizado uma RM foi constatado uma lesão com hiposinal na imagem T1 é hipersinal na imagem T2/Stir, ainda não foi realizado exame de sangue

Tenho 50 anos. Há algum tempo sinto dores nas pernas, lombar e vértebras e forte dores na cabeça, fui diagnosticada com dorsalgia e lombalgia, tendinite e neuroma na perna, hemangioma na dorsal e lombar. Esses dias fiz uma TC de crânio e deu lesões liticas esparsas inespecíficas e o médico só o me receitou remédio para enxaqueca. Ha li alguns relatos sobre MM e me identifiquei com vários sintomas mas os médicos que já fui nunca investigaram o pq dos meus sintomas. Devo me preocupar?

O neurologista simplesmente ignorou o laudo e disse que se eu quisesse eu poderia procurar um ortopedista, entao procurei e o mesmo me disse que meu caso é com o hematologista e ja solicitou uma cintilografia óssea, porém o resultado da TC foi só essa que relatei, nao disse nada a respeito de halo de esclerose. Ah! Fiz um exame de eletroforese de sangue e deu levemente alterado o Beta 2

Back To Top