Skip to content

Hiperplasia linfoide: esse resultado é preocupante?

Patologista analisando biópsia de hiperplasia linfoide
Compartilhe

Última atualização em 12 de janeiro de 2023

Fez uma biópsia e recebeu esse resultado? Te explicamos o que ele significa, se é câncer e como tratá-lo

A hiperplasia linfoide, ou hiperplasia de células linfoides, é um dos resultados que pode aparecer em um alguns exames, como a biópsia de um linfonodo ou do estômago, durante a endoscopia. Em geral, quer dizer que há um aumento das células de defesa do corpo naquele local e, geralmente, está relacionado a uma infecção. Mas para analisar e entender completamente o que significa em cada caso, é fundamental retornar ao(à) médico(a) que solicitou o teste. 

Não é incomum se deparar com essa expressão ao receber o laudo de uma biópsia, por exemplo, de um linfonodo aumentado no pescoço.

O Dr. Celso Arrais, hematologista do Hospital Nove de Julho, explica que a hiperplasia linfoide reacional é uma reação do tecido linfático a algo que o corpo está enfrentando. Sendo que o mais comum é que essa reação seja a uma infecção (por vírus, fungo ou bactéria) ou inflamação (por doenças autoimunes ou reações alérgicas).

A hiperplasia linfoide pode aparecer em qualquer local do nosso organismo que tenha tecido linfático. Por exemplo, linfonodos, baço, fígado e tubo digestivo. 

“Temos tecido linfático em todo o tubo digestivo e se houver algum agente que cause inflamação pode ocorrer a hiperplasia linfoide”, o Dr. Arrais diz. Por isso é tão comum esse resultado aparecer. O mesmo vale para os linfonodos.

Hiperplasia linfoide é câncer?

Não, o hematologista esclarece que esse resultado não levanta a suspeita de um câncer, como o linfoma. Na verdade, “ele tranquiliza o médico e o paciente no sentido contrário. De não ser um linfoma.”

Biópsia de hiperplasia de celulas linfoides

Depois que o material é coletado na biópsia, ele é analisado por um patologista experiente no laboratório. Nessa avaliação, o especialista realiza um teste de imunohistoquímica, que permite diferenciar a hiperplasia linfoide reacional de células do linfoma.

“Resumidamente, esse teste é uma coloração especial que se faz no material retirado para diferenciar uma hiperplasia reacional de um linfoma. Na hiperplasia reacional, as células são todas diferentes, enquanto que, no linfoma, as células são todas iguais e a coloração marca de uma forma homogênea”, o Dr. Celso Arrais descreve.

Ele reforça que a hiperplasia linfoide reacional não acontece no linfoma MALT ou em qualquer outro linfoma.

Leia também:

Como tratar hiperplasia linfoide

O tratamento vai depender de acordo com o motivo que causou esse aumento de células do sistema imunológico. Então, se a pessoa está com uma infecção bacteriana, irá tratar esse quadro, se for uma alergia, tratará esse problema e assim por diante. 

Prancheta com tratamentos para hiperplasia linfoide

Por esse motivo, é muito importante retornar ao(à) médico(a) que solicitou, por exemplo, a biópsia do linfonodo aumentado. Assim, ele(a) poderá avaliar o resultado do exame, juntar com outras informações e indicar o melhor tratamento.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Hiperplasia linfóide folicular e reacional é a mesma coisa?

Hiperplasia Linfoide folicular,no resultado anatomopatológico significa o que? É preciso fazer imuno histoquímica?

Bom dia! O que é hiperplasia linfoide atípica?

Ola me chamo Guilherme tenho diagontico doenca de crohn mais de 10 ANOS de diagontico sou jovem 30 anos
Minha colonoscopia biopsia reto resultado deu:
Presenca de agregado linfoide reativo no reto e analise histologica
(Esse exame FIZ A 2 ANOS ATRAIZ)

A 1 ano tenho sentindo

Sao estalos no pescoco parte da frente abaixo do queixo so de tocar sinto uma dor terrivel e estalos quase toda região pescoco como estivess fora do local e dificuldade um pouco respirar para dormir nao durmo mais 3 horas a anos fica estalando ate quando estou tentando dormir o pescoco que me impede de conseguir dormir ao tocar nessa regiao sinto do outro lado na cervical pincada dor muitoo forte so de tocar como fosee um choque parte traiz pescoco
Mais os estalos sao da parte da frenre atraiz do queixo mais de 1 ano tenho sentindo isso muito forte oq pode ser nem médicos falei levou a serio meu caso nao pediu exame
Isso esta me imcomodando doendo a mais de ANOO sao estalos sem parar tempo todo ao tocar doi mais e qndo estou parado tentando dormir relaxar piora mais

Eu tenho Inuneros doenca muito dificil achar medicos competentes

Alem disso diagonsticado artrite reumatoide nao consigo trabalhar devido a doenca entrei inss nao me deram benefício sinto cansaco e dores cronicas 24 HORAS todos os dias…

A uns 2 anos tenho me sentimdo muitoo mais cansado normal temho suado muitoo acordo noite ensopado simto calafrios frioo e arepios com suor muitoo horrivel
e sentimdo outros sintomas estranhos isso TODOS OS DIAS esse ultimos ano aumentou muito oq sera esteja acontecendo comigo?? voceis tem whatsapp ou instagram sou jovem como disse me sinto muito mal desanimado e nao achei medicos bom possam me ajudar obrigado parabens trabalho de voceis

tive esse resultado em paaf é era linfoproliferativa hiperplasia linfoide reacional reação do sistema contra um invasor portanto hiperplasia linfoide reacional ainda nao fecha diagnostico a gente tá falando mil vezes a medicos já tratei outras doenças ja fiz todos exames para possível doença leva aumentando de linfocitos deu negativo a linfocitose é percistente linfonodos nao para de crescer tá espalhando mesmo que falar chines más ninguém pode parar nem manipular um organismo doente o corpo fala esses medicos público são muito pretencioso substima organismo humano e é aí que eles se dão mal a doença nunca vai ser oque o medico quer ninguem manipula corpo humano isso que nos conforta

Meu filho tem 6 anos fez ultrassom e deu linfonodomegalias cervical aumentadas depois disso fez uma paaf que na conclusão deu compatível com hiperplasia linfóide em linfonodo. O que isso quer dizer ?? Estou muito aflita com medo

Dr. Boa noite, tudo bem??? fiz a retirada do linfonodo cervical e no resultado da biópsia esta ausência de sinais de malignidade porém apareceu hiperplasia paracortical com anticorpo na imuno histoquímica positivo para CD20, CD3, CD10 e CD30 o que isso significa???

Fisse uma endoscopia que apareceu várias erosões planas e uma gastrite erosiva com edema e enantema, realizei a biopsia que veio assim:
Erosão no corpo gastrico,hiperplasia fovelar,agregados de linfoides e discreta infiltrados mistos no corem,sem inflamação.
O que quer dizer essa hiperplasia é grave,ela tem cura?

Last edited 10 meses atrás by Liliane

gastrite crônica moderada de antro e corpo, em atividade, com agressão do epitélio, infiltrado, inflamatório misto, presença de agregados linfoides e fibroplasia da lamina própria.
o que significa?

Parabéns por tirar inúmeras dúvidas e pelo profissionalismo
Muito grata

– Biópsia de íleo terminal:
– Enterite: não detectada
– Distorção arquitetural: ausente
– Não foram identificados microrganismos específicos
– Displasia: ausente
– Outros achados: hiperplasia linfoide estromal

DIAGNÓSTICO:
Achados consistentes com linfadenopatia reacional padrão
hiperplasia folicular.
N2) Linfonodo submandibular esquerdo:
Esse meu resultado de biopsia

Back To Top