Skip to content

Entenda os sintomas da policitemia vera

Sintomas de policitemia vera
Compartilhe

Última atualização em 14 de dezembro de 2022

Além de conhecê-los, é importante saber como eles se manifestam e como tratá-los

Os sintomas de policitemia vera acontecem por conta das alterações que essa doença causa no sangue. Eles não são exclusivos desse quadro, por isso, para a população em geral, pode ser difícil diferenciá-los de outras questões de saúde mais comuns. Mas há alguns detalhes que podem ajudar a distinguir. De qualquer forma, é fundamental procurar um médico para saber exatamente o que está acontecendo.

Os sintomas da policitemia vera (PV) mais frequentes são:

  • Coceira (prurido), especialmente após banhos quentes
  • Dor de cabeça
  • Suor excessivo
  • Visão turva, visão dupla ou visão de pontos escuros ou cegos que vêm e vão
  • Zumbido nos ouvidos
  • Aumento do baço
  • Perda de peso
  • Tontura
  • Queimação na ponta dos dedos das mãos e dos pés e
  • Fraqueza, geralmente no final do dia.

O Dr. Fábio Pires, médico hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que não existe uma ordem fixa para essas manifestações aparecerem. Porém, algumas delas estão relacionadas com a mutação JAK2, então quanto mais células possuírem essa mutação, maior a chance do paciente apresentar o sintoma e mais intenso ele será.

Ele também comenta que o mais comum é os pacientes estarem sintomáticos no momento do diagnóstico.

“Ser sintomático ou assintomático, depende do momento que você diagnostica a doença. É muito comum os pacientes terem sintomas, mas não atribuírem isso à PV, e sim acharem que têm algum outro motivo”, o doutor pontua. 

Porque os sintomas de policitemia vera acontecem

A coceira no corpo é uma das manifestações que está associada com a quantidade de células da mutação JAK2.

“A gente não sabe muito bem porque isso acontece. Acredita-se que tem a ver com ativação de células relacionadas a fenômenos alérgicos na pele do paciente pela mutação do JAK2. Mas ainda não temos muita certeza, é algo em aberto”, o Dr. Pires esclarece.

Mulher com visão borrada por conta da policitemia vera

Já a fraqueza acontece por conta do estado inflamatório crônico que a PV faz o corpo ficar. 

“Há uma produção exagerada de uma proteína chamada ‘citocina’, que pode causar uma constante sensação de o indivíduo estar doente, fraco, cansado e debilitado”, o médico diz.

Em relação ao aumento do baço, essa manifestação ocorre porque esse órgão está ligado com a produção sanguínea.

Como falado anteriormente, a PV causa alterações no sangue, mas além disso, ela também atinge os locais no qual a produção das células sanguíneas acontece. Dessa forma, o principal local afetado é a medula óssea, porém também acaba afetando o baço, fazendo com que ele aumente de tamanho.

“Quando é um aumento muito volumoso, a pessoa percebe porque sente alguma coisa no abdômen, tem dificuldade de se dobrar, dificuldade de se vestir e a alimentação fica prejudicada, pois a pessoa sente uma saciedade precoce”, o Dr. Pires descreve.

Por último, a dor de cabeça, alterações na visão e a tontura estão ligadas com o aumento de hemácias no sangue. Isso acontece porque esse aumento faz com que o sangue fique mais “grosso”.

Leia também:

Como saber se tenho policitemia?

Muitos desses sintomas acontecem em outras doenças além da PV, ou seja, eles não são exclusivos dela. Entretanto, diferenciar, por exemplo, a dor de cabeça relacionada à policitemia com uma dor de cabeça “comum”, ou a prurido de uma alergia benigna, é uma tarefa difícil. Muitas vezes, a população não consegue fazer essa distinção.

Mulher com dor de cabeça como sintomas da policitemia vera

Apesar disso, há alguns pontos que podem ajudar, como: a coceira da PV, geralmente, aparece após o banho e a dor de cabeça aparece junto com tontura e alterações de visão.

Mesmo assim, em caso de sintomas, o recomendado é procurar um hematologista.

Leia também:

Sintomas da PV ao longo do tratamento

A tendência é que os sintomas da policitemia vera melhorem conforme a doença é tratada, principalmente aqueles ligados ao aumento das hemácias. 

“A tendência é que a cefaleia, tontura e a visão melhorem à medida que a pessoa faz flebotomia ou toma remédios que diminuam a carga de hemácias e glóbulos vermelhos”, o hematologista fala.

Tratamento para policitemia vera

Já os outros sintomas podem precisar de terapias mais específicas.

É o caso da queimação na ponta dos pés (eritromelalgia), que deve ser tratada com uso de aspirina ou outras drogas antiplaquetárias. Já o cansaço, fadiga e prurido no corpo tende a melhorar com uso de inibidores de citocinas, como Ruxolitinibe.

“Então, com o tratamento os sintomas podem melhorar, só que você tem que adaptar o tratamento para os sinais e sintomas que a pessoa tem. Sempre temos que lembrar dos princípios básicos do tratamento do paciente de PV: controle do hematócrito, que é a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue, profilaxia de trombose e outras medidas, conforme demandado pelo caso”, o Dr. Fábio Pires finaliza.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top