Skip to content

Quem tem câncer pode doar sangue?

quem pode ser doador de sangue, quem teve cancer pode doar sangue, quem tem tireoide pode doar sangue, quem já teve anemia pode doar sangue, quem tem cancer pode doar sangue, antecedentes oncológicos, quem recebeu sangue pode doar, cancer de sangue, pessoas com leucemia, pré requisito para doar sangue, o que impede de doar sangue, cancer do sangue, cancer no sangue, quem teve cancer de mama pode doar sangue, pessoas que tiveram cancer podem doar sangue, quem teve cancer de tireoide pode doar sangue, porque quem teve cancer não pode doar sangue, quem ja teve cancer pode doar sangue, quem tem tatuagem pode doar sangue para pessoas com cancer, tive cancer posso doar sangue, doação de sangue, transfusão de sangue
Compartilhe

Última atualização em 13 de junho de 2022

Apesar de ser necessário que mais pessoas se tornem doadoras, pacientes que têm ou tiveram a doença não são considerados aptos a doar


Muito se fala sobre a importância de doar sangue, mas sabe-se que há alguns impeditivos para esse ato, assim, surge a pergunta: quem tem câncer pode doar sangue? Cada país determina as atividades hemoterápicas de acordo com as orientações das suas agências regulatórias. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde determinaram que neoplasias malignas são impeditivos definitivos para a doação. Ou seja, com exceção de dois tipos de tumores, pacientes oncológicos não podem ser doadores.

A Dr.ª Fabiana Ghaname, médica hemoterapeuta, responsável técnica pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital 9 de Julho, conta que a primeira explicação para o impedimento é a condição de saúde do paciente oncológico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que a principal responsabilidade da transfusão de sangue é fornecer sangue e hemocomponentes seguros em relação à qualidade, em quantidade suficiente e em tempo hábil para atender aqueles que necessitam. Sendo que o ato da doação de sangue deve ser seguro, não podendo causar nenhum dano ao doador ou ao receptor. Por isso, todo doador deve estar em boas condições de saúde no momento da doação.

“Como um paciente sob tratamento oncológico está doente, esse não seria o momento ideal para que ele realize uma doação de sangue. Ele deve priorizar sua própria saúde”, a Drª. Fabiana diz.

Ela ainda conta que o segundo fator que leva ao impedimento é o uso recente de quimioterápicos, radioterapia, anticorpos monoclonais ou outros medicamentos. Como essas substâncias circulam pelo corpo do paciente oncológico, ao fazer a doação elas estariam presentes no sangue doado. Caso a pessoa que receberá o sangue tenha contato com elas, poderá ter a sua segurança prejudicada.

Quem teve câncer pode doar sangue?

Algumas análises recentes demonstraram que seria seguro aceitar doadores que finalizaram o tratamento oncológico há, no mínimo, cinco anos. Mas, a médica salienta que ainda é preciso realizar mais estudos para esclarecer alguns pontos polêmicos desses resultados. Então, atualmente, as orientações são que ex-pacientes de neoplasias malignas não sejam doadores, com exceção de pessoas que tiveram dois tipos de tumores: carcinoma basocelular de pele e carcinoma de cérvix de colo de útero.

Exames realizados para doar sangue

Isso acontece porque sabe-se que é biologicamente plausível o desenvolvimento de tumores por meio da transfusão. Isto é, ainda não foi documentado um caso no qual um paciente que recebeu a transfusão de sangue desenvolvesse um câncer, mas considera-se que isso possa acontecer.

“Vale a pena ressaltar que alguns tipos de vírus são associados, ou estão diretamente associados, à causa de alguns cânceres e esses vírus podem ser transmitidos por transfusões”, pontua a Drª. Fabiana.

Ela complementa que, por outro lado, no caso de pessoas com leucemia ou linfoma, os serviços de hemoterapia adotam o “Princípio da Precaução”. Como nessas neoplasias as células malignas circulam pelo sangue, há um risco em potencial, mesmo que mínimo, de transmissão. E, como explicado anteriormente, a doação de sangue parte do princípio que nem o doador, nem o receptor devem ser expostos a qualquer risco durante a transfusão.

“Portanto, pessoas que tiveram leucemias e linfomas são consideradas inaptas para doar”, diz a hemoterapeuta. Essa determinação se mantém mesmo no caso dos estudos que avaliaram a possibilidade dos pacientes serem doadores após cinco anos do término da terapia. Pessoas que têm ou tiveram melanoma também entram no grupo de impeditivos definitivos.

Leia também:

Quem tem câncer pode doar sangue em dois casos

Pessoas que realizaram o tratamento para carcinoma basocelular (CBC) e para carcinoma de cérvix de colo de útero podem ser doadoras após o fim da terapia.

O CBC é o tipo de câncer de pele mais comum, inclusive é o com maior incidência em comparação com todos os tipos de tumores. Esse câncer surge nas células basais, que estão na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele).

Bolsa de sangue que será usada em quem tem câncer

Raramente são mortais e, ao contrário do melanoma, dificilmente se espalham para outros locais além do seu de origem. Em relação à disseminação, o mesmo vale para o carcinoma de cérvix de colo de útero.

“Nesses dois tipos de câncer, as células malignas não têm a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos depois de tratados e não se disseminam por via hematogênica, ou seja, pelo sangue. Portanto, considera-se nula a possibilidade do sangue doado conter células malignas”, informa a Drª. Fabiana.

Leia também:

Quem pode ser doador de sangue

De acordo com o Ministério da Saúde, para poder doar sangue a pessoa precisa:

  • Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 precisam da autorização de um responsável e a primeira doação ter sido feita antes dos 60 anos
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde
  • Estar alimentado
  • Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas
  • Apresentar documento oficial com foto

Devido à pandemia da COVID-19, as doações somente podem ser realizadas mediante agendamento prévio. Para saber como agendar e quais são os impeditivos temporários e definitivos, acesse http://www.abrasta.org.br/campanha-doacao-de-sangue/


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito esclarecedora esta notícia!!

Boa tarde
Tive câncer de tireoide, carcinoma papilifero, tratado a mais de 10 anos. Posso voltar a doar sangue?

Espero que um dia novas pesquisas tenham resultados positivos e que se for possível eu possa doar, sou paciente oncológico e terminei meu tratamento a cerca de 2 anos, tive um meduloblastoma (maligno). Obrigado pelo estudo publicado.

Eu tive um câncer renal. Mas como ele estava concentrado no rim, a nefrectomia radical resolveu completamente. Não precisei tomar nenhum medicamento e nem fazer qualquer tipo de tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Há alguma justificativa científica que me impeça a doação? Tenho a saúde perfeita. Mas agora com um rim a menos.

Bom dia
Descobri um câncer de mama no final de 2020. Depois de duas semanas, descobri que estava grávida também. E eu já tinha 41 anos quando tudo aconteceu. Fiz o tra mesmo grávida, a radioterapia fiz quando o Álvaro (guerreiro) nasceu. Estou ótima.
Fico triste, pois eu era doadora desde os 18 anos sem cessar. Meu sangue é O negativo, e eu “amo” ajudar o próximo.
Espero que os estudos avancem, pra eu voltar ??

20220424_173717_mfnr.jpg

Boa tarde eu tive um adenocarcinoma de colon , e de acordo com o teste genético que realizei eu tenho síndrome de lynch MSH2 eu posso ser doadora de sangue ?

Olá! Muito boa a matéria!
Tenho uma dúvida muito específica: tive um seminoma com estágio bem inicial cujo único tratamento foi a orquiectomia esse ano sem necessidade de adjuvância de qualquer tipo até o momento (e que permaneça assim!!). Não tendo feito quimio nem rádio, eu posso ser doador de sangue? Fica meio que no limbo dos “5 anos do tratamento”, mas só a ressecção foi considerada curativa, então tecnicamente eu poderia ou teria que aguardar os 5 anos ou não poderia nunca doar pela determinação mais atual do MS?

A pessoa que teve um câncer de tireoide há mais de 10 anos e que não precisou da iodoterapia não pode doar sangue ou plaquetas?

Back To Top