skip to Main Content
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Se proteja do coronavírus e dos boatos sobre ele

Se Proteja Do Coronavírus E Dos Boatos Sobre Ele

Não caia nos boatos que estão circulando por aí. Informações corretas são o primeiro passo para a prevenção do vírus, principalmente aos pacientes oncológicos

Por Natália Mancini

No Brasil, o coronavírus já é uma realidade. Devido às confirmações no país, vários boatos estão sendo compartilhados nas redes sociais sobre como evitar a contaminação do vírus – e a maioria está incorreta. Isso pode prejudicar, principalmente, pessoas que estão nos grupos de risco, como pacientes oncológicos.

Estar no grupo de risco significa que aquela pessoa, ou grupo, possui uma maior probabilidade de contrair os problemas de saúde causados pelo novo coronavírus. E uma vez que a pessoa tenha contraído, apresenta uma maior possibilidade de pior prognóstico.

A infectologista da rede de Hospitais São Camilo, Drª. Adriana Coracini, conta que no caso dos pacientes oncológicos, isso acontece devido à própria doença e às medicações usadas.

“O câncer e as medicações utilizadas no tratamento dos vários tipos da doença causam uma debilidade no sistema imunológico do paciente. Dessa forma, ele fica mais vulnerável a ter uma evolução pior em caso de infecções virais. ”

Apesar de estarem no grupo de risco, os cuidados recomendados são os mesmos da população em geral:

– Evitar aglomerações – no caso dos pacientes, até para evitar outros riscos respiratórios

– Lavar as mãos com frequência e utilizar o álcool em gel

“Os cuidados são os mesmos que das outras pessoas, porque a forma de contágio é a mesma”, disse a infectologista.

A única diferença está no uso da máscara. Alguns dos pacientes oncológicos já possuem a indicação de utilizar esse acessório em locais com muitas pessoas. Então, para o coronavírus, essa recomendação se repete.

Entretanto, ela não pode e não deve ser utilizada de qualquer jeito. É necessário trocá-la a cada duas ou três horas, pois o elástico, que fica preso na orelha, laceia conforme falamos. Com isso, um pouco da proteção é perdida.

Como os pacientes oncológicos devem proceder com o coronavírus, então?

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteçãoA rotina desses pacientes inclui frequentes visitas à hospitais e ambulatórios, então é impossível evitar esses locais. Dessa forma, o paciente deve reforçar a lavagem das mãos e seguir os protocolos estabelecidos por seu centro de tratamento. A maioria das clínicas orienta que o paciente utilize a máscara enquanto estiver no local e se apresentar algum sintoma, ele deve avisar a equipe e redobrar o cuidado.

Para o recebimento de sangue ainda não existem regras específicas relacionadas ao coronavírus. Entretanto, para quem for doar, será realizado um teste para identificar a doença. Fora isso, ele não pode ter estado em países com casos confirmados, nem ter tido contato com pessoas infectadas pela doença nos últimos 30 dias e, caso ela mesma tenha contraído a doença, só poderá doar após 90 dias da recuperação.

Devido à maior possibilidade de contrair o coronavírus, é ainda mais importante que pacientes oncológicos evitem o contato com pessoas que estejam com suspeita ou foram diagnosticadas com a doença. Incluindo parentes e pessoas que morem na mesma casa.

Caso o paciente oncológico tenha sintomas relacionados ao coronavírus, deve procurar um hospital o mais rápido possível.

“Os pacientes oncológicos com quadro de febre e sintomas respiratórios devem procurar os seus médicos ou serviços de referência para serem avaliados. Se, de fato, forem diagnosticados, tratamentos específicos serão iniciados e será avaliada a necessidade (ou não) de internação”, explica a infectologista

Como é feito o tratamento do coronavírus?

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteçãoO tratamento, na verdade, foca em dar suporte para os sintomas que o paciente estiver apresentando. Por exemplo, se ele estiver com problemas respiratórios, serão administrados medicamentos para a via respiratória. Já em caso de febre, remédio para abaixar a temperatura.

“A cura depende de cada indivíduo de acordo com o condicionamento do seu sistema imunológico. Assim como nos curamos de outros resfriados, várias pessoas estão se curando espontaneamente com o tratamento suporte”, Drª. Adriana fala.

Para pacientes oncológicos o protocolo é o mesmo. Serão administrados medicamentos que ofereçam suporte para as necessidades clínicas daquela pessoa além do cuidado com o sistema imunológico.

Em que momento devo desconfiar que estou com coronavírus?

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteçãoOs sintomas da doença incluem febre, tosse, dor muscular, cansaço e falta de ar, sinais muito semelhantes a outras gripes.

“Clinicamente, não tem como diferenciar o novo coronavírus de uma gripe comum. Então você desconfia do corona no momento em que você tiver sintomas mais graves. Além de algum grau de dificuldade respiratória ou febre por um período prolongado”, explica a especialista.

A única forma de saber se é coronavírus, é por meio do teste molecular feito com a secreção do nariz e da garganta da pessoa.

De acordo com a Dra. Adriana, “coleta-se material da narina e da garganta da pessoa com um cotonete. Com isso, é realizada uma pesquisa com o material genético para chegar a um diagnóstico preciso. Essa pesquisa é feita com a técnica do PCR, que também acaba pesquisando outros quadros clínicos com os mesmos sintomas.”

Hora dos boatos!

Devido ao fato do coronavírus ser um novo vírus, os estudos sobre ele ainda são poucos. Isso faz com que uma série de informações falsas – ou não totalmente verdadeiras – sejam espalhadas, na intenção de achar prevenções e curas que estejam ao alcance da população.

Entretanto, como dissemos anteriormente, esses compartilhamentos podem, na verdade, acabar prejudicando. Dessa forma, separamos as “dicas” que estão sendo mais comentadas na internet para explicar se são verdadeiras ou não e porquê.

Tomar chá quente mata o coronavírus ou evita a contaminação?

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteçãoA infectologista explica que não tem nenhuma evidência científica comprovando essa informação.

“Provavelmente, isso veio da ideia que o vírus resiste menos no calor que no frio. Então, elevar a temperatura faria com que o vírus não conseguisse resistir. Mas não há comprovação científica disso. ”

Inclusive, de acordo com a Drª., o boato não faz sentido porque o local no qual o vírus possui maior taxa de replicação é no trato respiratório. Ou seja, há uma quantidade muito maior de vírus nas narinas que na boca.

A mesma explicação vale para o boato que beber água de 15 em 15 minutos faria com que o vírus seja engolido, impedindo que ele chegue ao pulmão.

Não conseguir prender a respiração por mais de dez segundos sem tossir pode ser sinal de coronavírus.

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteção“Não é um teste muito específico para ser levado em consideração para diagnosticar a doença”, conta a infectologista.

Isso acontece porque várias condições respiratórias podem causar uma perda do fôlego, quando falta ar. Então, não conseguir prender a respiração, não é uma indicação muito confiável de coronavírus.

Devido às altas temperaturas do verão brasileiro, o coronavírus encontra maior dificuldade para se multiplicar.

Isso é verdadeiro, porém em partes. A Drª. Adriana considera ser, na verdade, uma questão multifatorial.

“Sem dúvida, isso dificulta, porque no clima frio a multiplicação do vírus é facilitada. Além disso, os hábitos também mudam, então os ambientes ficam menos ventilados, as pessoas mais próximas. É multifatorial, mas a temperatura pode ajudar”.

O ar de dentro do plástico bolha de produtos vindos da China podem conter e transmitir o coronavírus.

virus, coronavirus, coronavírus, mitos, é fake, mitos e verdades, sintoma, novo virus hiv, sobrevive, c, news, compras china, mito confirmado, imunologico, caso verdade, compras direto da china, febre é sinal de que, fake news, news, alcool, álcool, fake, alcool em gel, tao dizendo por ai, álcool em gel, fake newa, fakenews, é fake news, o que é, virus, periodo, período, viros, periodo de incubação, estrutura do virus, o que são virus, sara doença, começo de pneumonia, estrutura do vírus, coronavirose, doenças do sistema respiratorio causas sintomas e tratamento, sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, coronavírus grupos de risco, grupo de risco do coronavírus, grupo de risco do coronavirus, coronavirus grupos de risco, coronavírus e câncer, câncer e coronavírus, coronavirus e cancer, cancer e coronavirus, paciente de câncer tem mais chance de pegar coronavírus, febre, problemas respiratórios, tosse, falta de ar, mensagem, verificar, prender, grupo, grupo de risco, grupo de, grupos de risco, parte, grupos de riscos, imunossuprimidas, câncer, cancer, virose, sistema imunológico fraco, maior probabilidade, covid 19, coronavírus grupo de risco pacientes oncológicos, coronavirus humano, lenço de boca, coronavírus mers, cuidados que os pacientes com câncer precisam ter com o corona, cuidados com coronavírus, lavar as mãos, máscara de proteçãoNão é bem assim!

Utilizando como base as pesquisas realizadas com os últimos coronavírus, eles podem até sobreviver fora do corpo, entretanto não por mais de poucas horas. Isso porque o vírus precisa de boas condições de temperatura e ambiente para poder se multiplicar. Um pacote ou objeto inanimado não apresentam essas condições, por isso o coronavírus não aguentaria a viagem.

“Em boas condições, ele acaba sobrevivendo algumas horas só, não muito mais do que isso. Então, é improvável que ele consiga sobreviver ao trajeto, porque as circunstâncias de temperatura e afins não são favoráveis”, Drª. Adriana Coracini finaliza.

 

Coronavírus: fortalecendo o sistema imunológico

0 0 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
104 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Os cuidados recomendados são os mesmos das infeções de outras gripes: evitar aglomerações sobretudo de grupos de risco do coronavírus, lavar as mãos com frequência, uso da máscara e trocá-la a cada duas ou três horas, tratamento suporte com “medicamentos que ofereçam suporte para as necessidades clínicas daquela pessoa além do cuidado com o sistema imunológico. … Os sintomas da doença incluem febre, tosse, dor muscular, cansaço e falta de ar, sinais muito semelhantes a outras gripes”. https://revista.abrale.org.br/coronavirus-e-boatos-sobre-ele/. […]

Tarcisio Condini
8 meses atrás

Mas, qual seria a temperatura máxima de sobrevida desse vírus? 25.C / 27.C/ 30.C

NAIVALDO GALLO
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Olá Revista Abrale,
– Se o covid-19 não resiste a temperatura de 26ºC, qual seria a explicação para ele se instalar no corpo humano, que em média, se mantém a uma temperatura de 36,5ºC ???
– Por favor tenha cuidado com as informações passadas, isto pode matar pessoas.
abs

Robson
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Se supõe que resiste a 26° e a temperatura do corpo humano é 37°…acredito que essa é a temperatura de multiplicação.

Rosi Ribas
8 meses atrás

Minha Mãe foi diagnósticada com câncer de estômago. E a uns 3 dias vem se queixando de cancasso, ela já tem angina (bronquite ) mais controlada. Devo correr com ela ao hospital? Ou apenas fazer o uso do inalado e observar? Ela tem 78 anos.

Reinaldo Araujo Andrade
8 meses atrás

E os cuidados para quem está em remissão ? São os mesmos ou, tem algum especial ? No meu caso, estou em remissão há 3 anos.

Sabrina Guimarães frassi dos Santos
8 meses atrás

Porque na .mídia não fala os cuidados e q precisa usar por conta do câncer.nem se põe as pessoas q fazem tratamento no grupo de risco.

Ariana Batista
8 meses atrás

Boa noite meu filho com a mudança de temperatura sofre com crise de brônquite mas estou preocupada pois ele reclama da garganta e está suando frio.

Ariana Batista
8 meses atrás

Sim

Cleide
8 meses atrás

Há umas msgm ocorrendo que vinagre, sal e água morna elimina o vírus na garganta que o mesmo permanece durante três dias antes de descer ao pulmão, essa recomendação é vdd? Podemos usar como precaução?

Paulo Henrique
8 meses atrás

Estou com frebre, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, nariz escorrendo, tosse seca.

Bianca
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Como é essa pre triagem por telefone? Tenho convênio da unimed. Oq eu faço?

Paulo Henrique
8 meses atrás

Primeiro eu vi se meus mal estar
Batia com os sintomas do covd-19

Andreany
8 meses atrás

Espaço aberto área da piscina em condomínio tem risco? Na piscina é possível pegar

ALICE
8 meses atrás

gostaria de saber se podemos nos contaminar , por simplesmente uma pessoa contaminada pelo COVID-19 falar perto da gente sem tossir ou espirrar , ou apenas entramos em contato com o vírus através de secreções mesmo ? Trabalho com atendimento ao publico , e não sei se há a necessidade de usar máscaras ou apenas passar álcool em gel .

Kena
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

A máscara deve ser utilizada por agentes de saúde. Um espirro de corona dura no ar por três horas. Essas informações são do virologista Átila Iamarino: https://youtu.be/0SNw_uyurCo
O canal dele está ótimo também, ele é doutor e trabalhou na vacina da influenza.

Daiane
8 meses atrás

Olá estou espirrando,as vezes dor de cabeça, secreção nasal,nariz entupido e agora com a garganta raspando devo me preocupar?

Regina
8 meses atrás

Olá . Boa noite !
Em 14 de janeiro chegamos de uma viagem de navio . Já na última noite , dentro do navio , meu filho teve um “ febrão” e calafrios . Em seguida , muita dor de cabeça , dor por todo o corpo e tosse seca . No dia seguinte , sua esposa também teve os mesmos sintomas . É assim , dos 30 familiares que estavam na viagem , todos pegaram esse suposto resfriado . Ou seja , temos quase certeza que era o coronavírus. Gostaria de saber , se dois meses depois existe um exame que detecte que o que tivemos foi o CODIV 19 . No aguardo de sua resposta , desde já , o meu muito obrigada .

Regina

Josiane
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Olá Até quantos dias depois da gripe ou resfriado podemos ter a certeza de que poderia ser um suposto covid 19?

Giselle
8 meses atrás

Pessoa com 58 anos , não hipertensa, bariátrica e fumante, entra no risco de pessoas com mais de 60? Contato diário com crianças

Maria de Fátima mazuti Vessali
8 meses atrás

Boa tarde
Tenho filho com uma síndrome rara de marinesco sjogren, ele tem renite alérgica, como devo proceder com ele,obrigada

Ednaldo vieira
8 meses atrás

Quanto tempo o covid19 demora para apresentar os sintomas, depois que o indivíduo é infectado?

Patrícia
8 meses atrás

Quem pegar o corona vírus por pegar 2 vezes?

Mandoza
8 meses atrás

Com a acebola alio e Mel pode ajudar Nessa doenca

Mandoza
8 meses atrás

Tenho dores de cabeca constante por 3 semana visitei hospital 2x so me deram prastamol e nao tenho nenhuma outra sitoma semelhante ao gripe mas a dor nao a caba pode ser corona

Eliane Pereira
8 meses atrás

Bom dia , sinto dor de garganta , não consigo engolir bem a água nem o cuspinho e tbm uma dor de leve no pescoço lado esquerdo por causa dessa dor !!! Será que é só uma angina ou faz parte dos sintomas do Corona Vírus ???

Josiane
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Após a cura de uma gripe ou resfriado e possível de se contrair um covid 19 em poucas semanas ou alguns meses

cleverson
8 meses atrás

oii faz uns 3 dias que estou com coriza seca no nariz, garganta meio que parece q tem um bolo tampando, mas sem febre e sem tosse, pode ser corona ou nao … estou tomando vitamina c antiresfriado, esta certo ?

cleverson
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

ok, obrigado pela resposta!! por via das duvidas fui a uma consulta com medico hoje e esta tudo certo, referente ao bolo na garganta é refluxo, que as vezes tenho… e fez exame de de rotina de escutar respiracao, e esta normal e viu garganta e ouvidos, nariz.. nada grave graça a deus, mas falou para mim ficar em casa de boa por esses dias….

Celina
8 meses atrás

Um adulto de 20 anos que teve leucemia na infância é do grupo de risco?

Celina
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Obrigada pela resposta.

Nádia
8 meses atrás

Olá!
Sinto dificuldade para respirar, garganta começando a doer, espirro às x e dor de cabeça, porém não apresentei febre. Existe chance de ser covid 19? Li alguns relatos de pessoas que foram diagnosticadas com corona e que não tiveram febre!
Grata.

sabrina
8 meses atrás

Gostaria de saber se tem algo sobre quem tem anemia, tenho desde criança. ja fiz alguns tratamentos.

Déborah
8 meses atrás

Olá Boa tarde sinto um aperto no peito quando respiro sensação q tivesse afolgada mas n estou com febre so pequena dor d garganta sera corona??

Gabriela
8 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Eu sinto muita falta de ar somente eu devo me preocupa com o covd

Antonio Carlos
8 meses atrás

Sou paciente portador da LMC diagnosticado em 16/05/2019, faço uso do imatinib desdo mês 7/2019, em setembro a LMC já não era detectado no hemograma, e a resposta na medula já estava acima de 50%, gostaria de saber se tenho uma imunidade igual das pessoas sem LMC ou sou considerado do grupo de risco. Desde já agradeço pela atenção, Deus abençoe todos!!!

Franciele Mira Castro
8 meses atrás

Olá , Bom Dia!
Tenho sinusite e recentemente peguei uma gripe, com essa onda de coronavirus ficamos muito preocupados. Tive tosse no qual já passou e agora não sinto cheiro de nada e perdi o paladar tem dois dias. Isso indicaria algo? Sendo que sempre peguei resfriado e a probabilidade de perder sempre foi 0. Deveria me preocupar?

Kellydiniz
7 meses atrás

Eu sinto o mesmo. No seu caso era covid!?

Diogo
8 meses atrás

No covid 19, a falta de ar é continua? Ou há picos durante o dia?

Karina
8 meses atrás

Faz mal tomar inalação em casa quem tem suspeita de estar com covid19?

Aline
8 meses atrás

Olá , bom dia!
É mito ou verdade que o tipo A sanguíneo e mais vulnerável ao vírus ?

Hélson Araújo
8 meses atrás

Bom dia, soube talvez bem atrasado que o virus pode permanecer 3 horas suspenso no ar. De posse dessa informação qual risco prático? Pois não me parece possível que ele fique estático por 3 horas esperando ser respirado. Ele gradativamente irá ao chão devido a densidade da gotícula de saliva onde estaria. Então estou em dúvida sobre o quanto esse aspecto é arriscado. Existe alguma recomendação/proteção contra esse tipo de risco para quem precisa vez ou outra sair à rua?

Renata Coutinho
8 meses atrás

Boa tarde.
Tenho anemia Ferropriva é por causa dela tenho muita dificuldade em respirar.
Sempre respirei ofegante e às vezes me falta o fôlego.
Além de tudo,tenho sinusite crônica.
Devo me preocupar com o covid-19 ???

erika
8 meses atrás

boa noite eu e meu marido estamos de ferias ja faz uma semana… e seguindo as regras de fircar em casa, e sem contato e aglomeracoes, mas hoje eu começei com uma tosse seca, mas so tosse, sem febre, pode ser corona, ou tosse alergica…ele esta bem e sem tosse.

Andreia
8 meses atrás

Peguei dinheiro da mão de uma pessoa que está com o Vírus, qual possibilidade de eu estar contaminada?

Marilda pereira Silva
8 meses atrás

Oi boa noite dotora adriana qero saber si essa coronaviros a pocibilidade de nao atingin toda populacao de sao paulo moto em guarulhos tenho agina presal altar ipotiroidisimo pre diabete si eu sentir algun sintomas devo ir ap proto socorro imediatamente ou devo ficar em casa eu so a marilda

Makalyster
7 meses atrás

Fique em casa

Mak
7 meses atrás

Bom dia , me tire uma dúvida na segunda feira comecei a me sentir mal dores no corpo mas articulações,, dor de cabeça e falta de ar moderada cansaço rápido mas nariz entupido mas nada de febre fiquei até quinta-feira mantendo dipirona de 8 em 8 horas , sexta feira comecei a melhorar e hoje estou melhor poderia ser o cod-19 ?

Felikes
7 meses atrás

Que o clima quente em nada impede a disseminação do virus se comprova em Estados como Ceará e Amazonas onde o clima é de muito calor!

Felikes
7 meses atrás

Pessoa com leucemia linfoide crônica ainda no trajeto ‘watch and wait’ (observe e aguarde) tem mais chance de complicações com o coronavirus? (Isso sem levar em conta o fator da idade do paciente por favor!)

Teodora
7 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Oi. Há 4 dias tive uma dor no corpo horrível e sensação de febre ,mas não deu febre tava 36.8
E agora há 2 dias não consigo sentir cheiro de nada,só o cheiro o gosto eu sinto e o nariz entupido. O que pode ser?

Izabel
6 meses atrás

Oi no domingo sentir uma leve dor no peito mais passou não tive febre nem tosse nem coriza e nem fraqueza.mais agora parece q tô com uma bola na garganta tô bastante assustada o q faço?

Antonio
6 meses atrás

Meus olhos estão lacrimejando mais que o normal,e agora anoite sinto um certo calor interno

Izabella da silva oliveira
4 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Estou sentindo um bolo na garganta e eu fico tentando tossir pra ver se sai dor nas costas nos rins posso estar contaminada

[…] Brazil: ABRALE […]

Oseias Gassner
4 meses atrás

Oi tudo bem eu parei de fumar faz 8 anos parei de beber bebida álcoolica socialmente fa 7 meses ano tenho doença crônica nenhuma que eu saiba só tive sintoma de depressão graças a DEUS já nao tenho mais tenho 28 anos de idade se eu dose infectado qual me recuperaria facil??

Back To Top
104
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x