skip to Main Content

Vacina da gripe e COVID-19: tudo o que você precisa saber para se imunizar

Tanto A Vacina Da Gripe, Quanto A Contra A COVID-19, São Seguras E Devem Ser Tomadas. Mas, é Preciso Estar Atento Ao Intervalo Entre Elas
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tanto a vacina da gripe, quanto a contra a COVID-19, são seguras e devem ser tomadas. Mas, é preciso estar atento ao intervalo entre elas

Por Natália Mancini

Atualmente, a população brasileira está sendo imunizada com a vacina da gripe e da COVID-19. É importante que todos, em especial os pacientes oncológicos, se protejam contra as duas doenças. Entretanto, é preciso ficar atento à data de aplicação de cada uma para evitar tomá-las em um período muito próximo.

No início de abril, o Sistema Único de Saúde (SUS) deu início à 23ª campanha de vacinação contra a gripe. Mas, dessa vez, ela acontece com uma grande diferença, pois o SUS também está realizando a vacinação em massa contra a COVID-19.

É comum haver imunização com várias vacinas diferentes em um mesmo momento. Entretanto, como a vacina para a COVID-19 é recente, ainda não há estudos que comprovem que ela possa ser aplicada juntamente com a vacina da gripe

“Outro ponto que vale ser ressaltado é que se aparecerem efeitos adversos da vacina, como febre por exemplo, e esse período não for respeitado, não podemos ter certeza qual o fator desencadeante dos sintomas”, explica a Dra. Anna Claudia Turdo, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Diante desse cenário, e com o objetivo de garantir o melhor resultado possível, o Ministério da Saúde definiu que deve ser esperado um intervalo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.

 

Quem toma a vacina da gripe?

Calendário Da Vacina Da Gripe 2021

Todas as pessoas podem se beneficiar desse imunizante. De acordo com o calendário criado pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá em três etapas:

  • De 12/04 até 10/05: crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e profissionais da saúde
  • De 11/05 até 08/06: idosos com mais de 60 anos e professores
  • De 09/06 até 09/07: pessoas comorbidade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas e população carcerária e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.

Considera-se que a resposta adequada ao estímulo vacinal, isto é, que a pessoa estará imunizada, 15 dias após a vacinação.

Pessoa Preparando A Aplicação De Uma Vacina

Cuidado com as vacinas

Em vez de imunizar, algumas delas abrem caminho para a instalação da doença, em pacientes com câncer. Leia mais sobre!

Por que tomar vacina da gripe e COVID-19?

“Referente à COVID-19, estamos ainda no meio da pandemia de uma doença extremamente transmissível e letal em alguns casos. As vacinas em uso são seguras para pacientes oncológicos, que além da fragilidade imunológica, estão expostos devido ao contato frequente com ambiente hospitalar durante o tratamento. Aproveite a oportunidade para prevenir quadros mais graves da infecção”, explica e orienta a Drª. Anna Claudia 

Ilustração Da Vacina Da Gripe E COVID-19

Ela ainda relembra que as pessoas com câncer também fazem parte do grupo de risco para a gripe. Ou seja, é uma população que tem maior probabilidade de ter um quadro mais grave e até mesmo falecer por conta dessa doença. Dessa forma, também é essencial tomar a vacina da gripe.

“A vacina para Influenza, vírus responsável pela gripe, é desenvolvida com vírus inativado, sem chance de que a partir da vacinação possa haver evolução para doença ativa. Assim, essa característica a torna perfeita e segura para pacientes oncológicos”, diz a médica

Profissional Da Saúde Olhando Teste Do Cronavírus

Coronavírus: fortalecendo o sistema imunológico

Cuidar do sistema imunológico não previne ou trata o novo coronavírus, mas ajudam no bom funcionamento do corpo. Leia mais sobre!

Tomei a vacina da gripe, posso tomar a da COVID-19?

“Pode e deve”, alerta a infectologista. Se imunizar contra a COVID-19 não irá afetar a resposta imunológica do paciente quando vacinado para influenza. Ou seja, a eficácia dos dois imunizantes não será alterada, contanto que o  intervalo entre uma vacina e outra seja respeitado. Dessa forma, é preciso aguardar 14 dias e somente tomar o outro imunizante a partir do 15º dia.

Profissionais Da Saúde Aplicando A Vacina Contra A Covid-19

Isso acontece porque, conforme esclarece a Drª. Anna Cláudia, ainda não há testes que avaliem se a eficácia da vacina contra a COVID-19 se altera quando ela é aplicada simultaneamente ou próxima de outro imunizante. Por isso, esperar esse tempo é a forma mais segura de garantir os resultados previstos nos estudos.

É importante lembrar que é preciso respeitar esse prazo após cada dose. Então, se uma pessoa tomou a vacina da gripe, deve esperar 14 dias para tomar a primeira dose da vacina da COVID-19.

No caso das vacinas  Oxford/AstraZeneca e Pfizer, como o intervalo entre uma dose e outra é de, aproximadamente, três meses, é possível se imunizar contra a gripe nesse meio tempo. Por outro lado, no caso da CoronaVac, como o intervalo entre as doses é de 28 dias, não daria tempo, então é preciso esperar 14 dias após a segunda dose para tomar a vacina contra a influenza. 

Pessoa Tomando Uma Vacina

Como a imunização funciona?

O sistema imunológico do paciente oncológico após o transplante fica enfraquecido, então todo cuidado é pouco. Leia mais sobre!

Vacina da gripe e da COVID-19: qual tomar primeiro?

“Pensando que o vírus da COVID-19 (SARS COV 2) ainda é o mais circulante desde o ano de 2020 e que nos boletins epidemiológicos liberados temos pouco vírus influenza circulante, eu sugiro dar preferência à vacinação contra COVID-19”, orienta a doutora. 

O Agendamento Da Vacina Da Covid-19 Deve Ser Feito Com Um Intervalo De 14 Dias Da Vacina Da Gripe

Outro fator que explica o porquê dar preferência para se imunizar, primeiramente, contra o coronavírus é que a vacina contra a influenza, muito provavelmente, continuará disponível  nos postos de saúde após os 14 dias. Em último caso, clínicas particulares a disponibilizam sem calendário obrigatório

Quem teve COVID-19, pode tomar a vacina da gripe?

Sim, não há nenhuma contraindicação. Entretanto, é preciso esperar 30 dias após estar curado, para receber o imunizante contra a gripe.

Pode tomar a vacina da COVID-19 gripado?

Pessoa Com Covid-19 Com Sintomas De Febre E Coriza

“Orientamos que na presença de quaisquer sintomas respiratórios ou de infecção, o paciente deve ter avaliação médica e deve ser descartada a COVID-19 com exame”, diz a Drª. Anna Cláudia.

Se o teste der positivo, a pessoa deve aguardar, no mínimo, 14 dias após não ter mais nenhum sintoma e o teste negativar.

Frascos Da Vacina Contra A Covid-19

Como a vacina contra o coronavírus funciona

Os pacientes oncológicos devem ficar atentos ao mecanismo de ação para saberem se o uso da vacina pode ser indicado. Leia mais sobre!

Vacina da gripe e da COVID-19: e se eu apresentar efeitos colaterais?

“Esses sintomas leves são comuns nas primeiras 24h até 72h após a vacinação. Sintomas como, por exemplo, febre, mialgia, dor no local da injeção, podem ser controlados com analgésicos simples, antipiréticos e compressa fria local. Na manutenção dos sintomas, ou ainda sintomas como lesões de pele, falta de ar, ou qualquer sinal de que os sintomas ainda estão evoluindo, o paciente deve procurar um serviço médico para ser avaliado”, conclui a Drª. Anna Cláudia Turdo.

Vacinas Da Gripe, Quem Toma A Vacina Da Gripe, Tomei A Vacina Da Gripe, Quem Não Pode Tomar A Vacina Da Gripe, Tempo Covid, Pode Tomar Vacina Gripado, Quem Nao Pode Tomar Vacina Da Gripe, Quanto Tempo Pode Esperar Entre Uma Vacina E Outra, Covid E Gripe, Quantos Dias De Intervalo Entre Uma Vacina E Outra, O Que Nao Pode Tomar Com Covid, Entre Uma Dose E Outra, Quais Vacinas Devemos Tomar, Gripe X Covid, Posso Tomar A Vacina Da Gripe Gripada, Pode Tomar Duas Vacinas No Mesmo Dia, Vacina Da Gripe, Pode Tomar Vacina Gripado, Vacina Da Gripe Da Febre, Vacina De Gripe, Vacina Da Gripe Quem Pode Tomar, Tudo Sobre A Vacina Coronavac, Oxford Vacina Coronavirus, Contra Indicação Coronavac, Vacina Covid Astrazeneca, Vacinação Contra Gripe, Vacina Da Gripe E Covid, Quem Teve Covid Pode Tomar Vacina Da Gripe, Pode Tomar Vacina Covid Gripado, Pode Tomar A Vacina Do Covid Gripada, Quando Vou Tomar A Vacina, Vacina Contra Corona, Gripe X Coronavirus, O Que Acontece Se Não Tomar Vacina, Reação Da Vacina H1n1, Campanha De Vacinação Contra A Gripe, Tomar Vacina Da Gripe, 14 Dias, Vacina Da Gripe Covid

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
38 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu marido se vacinou no mesmo dia contra a gripe e o corona praticamente ao mesmo tempo qual a eficácia das vacinas no organismo dele o que pode acontecer agora ele foi imunizado ou nao?

Tomei a vacina da gripe e no dia seguinte fui testado positivo pra covid .
Provavelmente tomei a vacina da gripe com covid. Tem algum problema ?

Estando resfriado, posso tomar a segunda dose da vacina Astra Zeneca contra covid?

Boa tarde
Tomei a vacina da gripe e com 9 dias depois tomei a da covid 19 tem algum problema gostaria de saber.

Oi to com gripe e fui toma a vacina do covid será q da alguma coisa

Estou com gripe a dois dias amanhã vou tomar a 1° dose da vacina posso tomar a vacina ou pode interferir em alguma coisa ?

Olá boa noite!

Se a pessoa se tomou a vacina Coronavac, e estava com sintomas leve de gripe(Somente Coriza).

A Vacina vai fazer efeito do mesmo jeito?

Oi… Eu tenho alergia (forte) do componente Timerosal que está presente na vacina da gripe.
Você saberia me dizer se a vacina do COVID tem esse componente também?

Obrigada.

Obrigada!!!

Tomei a vacina de gripe dia 12/07 e tomarei a primeira dose contra Covid dia 24/07. Entendi que não estou respeitando os 14 dias de intervalo. Mas não quero perder o cadastro da minha cidade. Há um risco dela não se tornar 100% eficaz em meu organismo. Mas minha dúvida é:
Posso ter reações adversas e passar mal?
Obrigada!

Vou verificar. Sou de Boituva-SP.
Obrigada!

O q eles te informaram Clarissa também estou nessa situação

Minha esposa foi tomar a primeira dose e falaram que ela não pode tomar pq só faz 17 dias que ela tomou a da gripe e como estavam aplicando a só se unicavda covid ela só poderia tomar após 28 dias da vacinação da gripe. Isto procede?

Boa noite. Estou gripada a 6 dias. Ia tomar a vacina da Covid-19 na segunda-feira, porém por causa da gripe decidi não ir. Gostaria de saber com quantos dias posso tomar a vacina da Covid-19?

Boa noite. Fiz o teste pra COVID-19, e deu negativo. Nesse caso não é necessário esperar 14 dias para tomar a vacina da Covid? Pois tenho medo da gripe interferir na eficácia da vacina.

Last edited 1 dia atrás by Mayara Silva

Obrigada pelas informações!

Olá, tomei a vacina astrazenica da segunda feira e na quinta amanheci com coriza e um pouco nariz escorrendo é normal?

Meu esposo tomou a Janssem e apresentou sintomas depois de 10 dias como: dor de garganta, e tosse com secreção, fez o exame do covid com 4 dias de sintomas e deu negativo, essa reação pode ser por conta da vacina ou não tem nada a ver?

Tomeia segundadose da AstraZeneca 13 dias após a influenza.o que pode acontecer

Então tomei a vacina da gripe dia 12 agora e 22 dia era para tomar vacina covid com tenho 31 anos e não fez ainda os 15 dias quando completar os 15 dias ainda posso tomar vacina na covd e ainda tem que levar o comprovante também na carteirinha de vacina para mostrar que eu tinha tomado vacina da gripe?

Minha mãe tomou a vacina da gripe é uma semana dps tomou a do covid ela tomou a do convid ontem oque pode acontecer? Vai ter muitos problema por isso to muito preocupada agente não sabia q só podia tomar despois de 14 dias mas agora já era oq vai acontecer??

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top