Skip to content

Vacina da gripe e COVID-19: tudo o que você precisa saber para se imunizar

Tanto a vacina da gripe, quanto a contra a COVID-19, são seguras e devem ser tomadas. Mas, é preciso estar atento ao intervalo entre elas
Compartilhe

Última atualização em 3 de maio de 2022

Tanto a vacina da gripe, quanto a contra a COVID-19, são seguras e devem ser tomadas. Mas, é preciso estar atento ao intervalo entre elas


Atualmente, a população brasileira está sendo imunizada com a vacina da gripe e da COVID-19. É importante que todos, em especial os pacientes oncológicos, se protejam contra as duas doenças. Entretanto, é preciso ficar atento à data de aplicação de cada uma para evitar tomá-las em um período muito próximo.

No início de abril, o Sistema Único de Saúde (SUS) deu início à 23ª campanha de vacinação contra a gripe. Mas, dessa vez, ela acontece com uma grande diferença, pois o SUS também está realizando a vacinação em massa contra a COVID-19.

É comum haver imunização com várias vacinas diferentes em um mesmo momento. Entretanto, como a vacina para a COVID-19 é recente, ainda não há estudos que comprovem que ela possa ser aplicada juntamente com a vacina da gripe

“Outro ponto que vale ser ressaltado é que se aparecerem efeitos adversos da vacina, como febre por exemplo, e esse período não for respeitado, não podemos ter certeza qual o fator desencadeante dos sintomas”, explica a Dra. Anna Claudia Turdo, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Diante desse cenário, e com o objetivo de garantir o melhor resultado possível, o Ministério da Saúde definiu que deve ser esperado um intervalo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.

Por que tomar vacina da gripe e COVID-19?

“Referente à COVID-19, estamos ainda no meio da pandemia de uma doença extremamente transmissível e letal em alguns casos. As vacinas em uso são seguras para pacientes oncológicos, que além da fragilidade imunológica, estão expostos devido ao contato frequente com ambiente hospitalar durante o tratamento. Aproveite a oportunidade para prevenir quadros mais graves da infecção”, explica e orienta a Drª. Anna Claudia 

Ilustração da vacina da gripe e COVID-19

Ela ainda relembra que as pessoas com câncer também fazem parte do grupo de risco para a gripe. Ou seja, é uma população que tem maior probabilidade de ter um quadro mais grave e até mesmo falecer por conta dessa doença. Dessa forma, também é essencial tomar a vacina da gripe.

“A vacina para Influenza, vírus responsável pela gripe, é desenvolvida com vírus inativado, sem chance de que a partir da vacinação possa haver evolução para doença ativa. Assim, essa característica a torna perfeita e segura para pacientes oncológicos”, diz a médica

Leia também:

Tomei a vacina da gripe, posso tomar a da COVID-19?

“Pode e deve”, alerta a infectologista. Se imunizar contra a COVID-19 não irá afetar a resposta imunológica do paciente quando vacinado para influenza. Ou seja, a eficácia dos dois imunizantes não será alterada

Inicialmente, em 2021, quando, pela primeira vez, houve campanha da vacinação dos dois imunizantes, o Ministério da Saúde recomendou um intervalo entre uma vacina e outra de 14 dias. Isso foi feito porque ainda não sabia-se se era seguro tomar ambas ao mesmo tempo, então foi indicado esse tempo como uma precaução.

Profissionais da saúde aplicando a vacina contra a covid-19

Entretanto, depois de alguns meses, entendeu-se que não havia perigo em tomar outros imunizantes em uma data próxima, ou até no mesmo dia que a vacina da COVID-19. Assim, o Ministério da Saúde retirou a recomendação dos 14 dias de intervalo para pessoas maiores de 12 anos. No caso de crianças até 12 anos, o intervalo ainda permanece.

Vacina da gripe e da COVID-19: qual tomar primeiro?

Por conta da recomendação inicial de esperar 14 dias entre uma vacina e outra, foi orientado que as pessoas, primeiramente, tomassem a da COVID-19 e depois a da gripe. Isso aconteceu porque o coronavírus estava circulando com maior intensidade e frequência, então era mais urgente. Outro fator que explicava o porquê da preferência era que a vacina contra a influenza, muito provavelmente, continuaria disponível  nos postos de saúde após os 14 dias. 

O agendamento da vacina da covid-19 deve ser feito com um intervalo de 14 dias da vacina da gripe

Entretanto, como não há mais a indicação do intervalo para pessoas maiores de 12 anos, é possível tomar as duas vacinas no mesmo dias, sem a necessidade de adiar uma delas.

Por outro lado, no caso de crianças entre 5 e 11 anos a orientação é dar preferência à vacinação contra COVID-19 e após os 14 dias, tomar a vacina da gripe.

Quem teve COVID-19, pode tomar a vacina da gripe?

Sim, não há nenhuma contraindicação. Entretanto, é preciso esperar 30 dias após estar curado, para receber o imunizante contra a gripe.

Pode tomar a vacina da COVID-19 gripado?

Pessoa com covid-19 com sintomas de febre e coriza

“Orientamos que na presença de quaisquer sintomas respiratórios ou de infecção, o paciente deve ter avaliação médica e deve ser descartada a COVID-19 com exame”, diz a Drª. Anna Cláudia.

Se o teste der positivo, a pessoa deve aguardar, no mínimo, 14 dias após não ter mais nenhum sintoma e o teste negativar.

Leia também:

Vacina da gripe e da COVID-19: e se eu apresentar efeitos colaterais?

“Esses sintomas leves são comuns nas primeiras 24h até 72h após a vacinação. Sintomas como, por exemplo, febre, mialgia, dor no local da injeção, podem ser controlados com analgésicos simples, antipiréticos e compressa fria local. Na manutenção dos sintomas, ou ainda sintomas como lesões de pele, falta de ar, ou qualquer sinal de que os sintomas ainda estão evoluindo, o paciente deve procurar um serviço médico para ser avaliado”, conclui a Drª. Anna Cláudia Turdo.

vacinas da gripe, quem toma a vacina da gripe, tomei a vacina da gripe, quem não pode tomar a vacina da gripe, tempo covid, pode tomar vacina gripado, quem nao pode tomar vacina da gripe, quanto tempo pode esperar entre uma vacina e outra, covid e gripe, quantos dias de intervalo entre uma vacina e outra, o que nao pode tomar com covid, entre uma dose e outra, quais vacinas devemos tomar, gripe x covid, posso tomar a vacina da gripe gripada, pode tomar duas vacinas no mesmo dia, vacina da gripe, pode tomar vacina gripado, vacina da gripe da febre, vacina de gripe, vacina da gripe quem pode tomar, tudo sobre a vacina coronavac, oxford vacina coronavirus, contra indicação coronavac, vacina covid astrazeneca, vacinação contra gripe, vacina da gripe e covid, quem teve covid pode tomar vacina da gripe, pode tomar vacina covid gripado, pode tomar a vacina do covid gripada, quando vou tomar a vacina, vacina contra corona, gripe x coronavirus, o que acontece se não tomar vacina, reação da vacina h1n1, campanha de vacinação contra a gripe, tomar vacina da gripe, 14 dias, vacina da gripe covid

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
179 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu marido se vacinou no mesmo dia contra a gripe e o corona praticamente ao mesmo tempo qual a eficácia das vacinas no organismo dele o que pode acontecer agora ele foi imunizado ou nao?

Tomei a vacina da gripe e no dia seguinte fui testado positivo pra covid .
Provavelmente tomei a vacina da gripe com covid. Tem algum problema ?

Estando resfriado, posso tomar a segunda dose da vacina Astra Zeneca contra covid?

Boa tarde
Tomei a vacina da gripe e com 9 dias depois tomei a da covid 19 tem algum problema gostaria de saber.

Oi to com gripe e fui toma a vacina do covid será q da alguma coisa

Estou com gripe a dois dias amanhã vou tomar a 1° dose da vacina posso tomar a vacina ou pode interferir em alguma coisa ?

Olá boa noite!

Se a pessoa se tomou a vacina Coronavac, e estava com sintomas leve de gripe(Somente Coriza).

A Vacina vai fazer efeito do mesmo jeito?

Oi… Eu tenho alergia (forte) do componente Timerosal que está presente na vacina da gripe.
Você saberia me dizer se a vacina do COVID tem esse componente também?

Obrigada.

Obrigada!!!

Tomei a vacina de gripe dia 12/07 e tomarei a primeira dose contra Covid dia 24/07. Entendi que não estou respeitando os 14 dias de intervalo. Mas não quero perder o cadastro da minha cidade. Há um risco dela não se tornar 100% eficaz em meu organismo. Mas minha dúvida é:
Posso ter reações adversas e passar mal?
Obrigada!

Vou verificar. Sou de Boituva-SP.
Obrigada!

O q eles te informaram Clarissa também estou nessa situação

Minha esposa foi tomar a primeira dose e falaram que ela não pode tomar pq só faz 17 dias que ela tomou a da gripe e como estavam aplicando a só se unicavda covid ela só poderia tomar após 28 dias da vacinação da gripe. Isto procede?

Boa noite. Estou gripada a 6 dias. Ia tomar a vacina da Covid-19 na segunda-feira, porém por causa da gripe decidi não ir. Gostaria de saber com quantos dias posso tomar a vacina da Covid-19?

Boa noite. Fiz o teste pra COVID-19, e deu negativo. Nesse caso não é necessário esperar 14 dias para tomar a vacina da Covid? Pois tenho medo da gripe interferir na eficácia da vacina.

Last edited 2 anos atrás by Mayara Silva

Obrigada pelas informações!

Dr, estava gripada mais acordei muito melhor!! só estou tossindo pouco e minha vacina é hoje, posso tomar???

Bom dia Doutora!
tomei a vacina da coronavac a segunda dose e estou gripado, e nao fiz o teste PCR do covid, estou apenas com corisa nasal, sem febre, sem dor. agora Doutora estou com medo, o que tenho que fazer e monitorar a partir de agora?

obrigado.

Olá, tomei a vacina astrazenica da segunda feira e na quinta amanheci com coriza e um pouco nariz escorrendo é normal?

Meu esposo tomou a Janssem e apresentou sintomas depois de 10 dias como: dor de garganta, e tosse com secreção, fez o exame do covid com 4 dias de sintomas e deu negativo, essa reação pode ser por conta da vacina ou não tem nada a ver?

Tomeia segundadose da AstraZeneca 13 dias após a influenza.o que pode acontecer

Então tomei a vacina da gripe dia 12 agora e 22 dia era para tomar vacina covid com tenho 31 anos e não fez ainda os 15 dias quando completar os 15 dias ainda posso tomar vacina na covd e ainda tem que levar o comprovante também na carteirinha de vacina para mostrar que eu tinha tomado vacina da gripe?

Minha mãe tomou a vacina da gripe é uma semana dps tomou a do covid ela tomou a do convid ontem oque pode acontecer? Vai ter muitos problema por isso to muito preocupada agente não sabia q só podia tomar despois de 14 dias mas agora já era oq vai acontecer??

Oí bom día eu testei positivo pro covid a 4 semanas e agora quero tomar a vacina do covid eu já posso tomar ou ainda ñ

ola tomei a vacina da covid coronavac no dia 20/07 e do dia 23/07 eu comecei a ter sintoma de resfriado tipo nariz escorrendo nao com frequencia tenho que tomar alguma providencia ou ainda esta no tempo de efeito da vacina

Tomei a vacina de Oxford após 10 dias de ter tomado a da gripe, tem algum problema?

Gostaria de saber como faço para tomar a vacina depois a data da minha idade. Pois tem 3 dias que estou gripada e amanhã dia 26 e 27 de julho tem a vacina de 30 anos minha idade. Como vou fazer para tomar depois. Aracaju ss

Olá, minha mãe tomou a vacina da gripe na sexta feira na segunda feira da semana seguinte amanheceu muito ruim, com febre, dor de cabeça, muita dor nas costas. Aí ela foi no médico e tomou soro e não quiseram fazer o teste do Covid, porque diz que os sintomas dela não era de Covid. Minha mãe voltou pra casa e continuou piorando, então na sexta feira da mesma semana fez o teste de covid aquele do nariz que fica pronto com 3 dias. No sábado minha mãe voltou para o hospital porque estava com muita dor nas costa, falta de ar, e então foi consultar de novo. A médica disse que o pulmão estava bom, não tinha nada e a saturação também estava boa. Minha mãe falou que havia feito o teste de covid e a médica disse pra ela que como ela tomou vacina da gripe que com certeza iria dar positivo o resultado dela. Hoje recebemos o resultado que deu positivo pra Covid. Mais não acredito que o resultado da minha mãe deu positivo por causa da vacina da gripe. Porque minha mãe está com todos os sintomas do Covid, e está até sem olfato e paladar também. Podem me tirar essa dúvida se isso se procede?

Boa tarde,

tomei a vacina da gripe dia 17/07 , posso tomar a vacina do covid no dia 28/08?

Já tive covid e já tomei a 1a. Dose da vacina da pfizer para covid. Agora estou resfriada e chegou o dia de tomar a segunda dose. Posso tomar a segunda dose da vacina da pfizer assim mesmo?

Minha irmã tomou a vacina contra gripe e teve reação alérgica. É tranquilo tomar a vacina contra covid? Qual vacina recomendada nesse caso?

Olá boa noite,tive covid há mais de 1 mês e iria tomar a vacina mais estou um pouco gripada no momento , fiz o exame de covid e deu negativo estou com sintomas bem leve ,gostaria de saber se ao tomar a vacina da covid a eficácia dela pode ser reduzida por estar pouco gripada.

Olá, tomei a vacina dia 20/07 e no dia 23 comecei a sentir sintomas leves de resfriado na garganta, viindo a ter a gripe mais intensa no dia 25, e hoje dia 28 fiz o teste do nariz, resultado negativo. Esses sintomas seria por causa da vacina? Fiz o teste de covid no tempo certo? ou seja dia 23 ao dia 28 ou seja cerca de 5 a 6 dias depois do aparecimento dos sintomas. Tambem senti uma leve diarreia no dia 21 , 22 .

Olá, tomei a vacina de gripe dia 23/07 e a segunda dose pra tomar a da covid é dia 06/08, posso tomar a vacina nessa data?

Estou tomando antibiótico para uma infecção urinária, posso tomar a vacina do covid ou deve aguardar terminar o tratamento ?

Oi Boa noite tomei a vacina da gripe dia 18 de julho e hoje tomei a astrazeneca tem algum problema?

Olá! Tomei a vacina da gripe pela manhã e no mesmo dia, à noite, apresentei sintomas de covid. Se eu fizer o exame para saber se estou com covid, o resultado poderá ser afetado devido eu ter tomado a vacina da gripe?

Olá…gostaria de saber com quantos dias após ter gripada eu posso tomar a coronavac?
PS.era apenas gripe mesmo!

Tomei a vacina do covid a noite ja senti febre e agora estou gripado..O que devo fazer??

Eu tomei a vacina da gripe a uma semana atras, o meu agendamento esta previsto para sexta-feira, dariam 12 dias de intervalo, pode causar algum problema ?

Testei positivo para covid no dia 28 de julho, quanto tempo depois posso receber a vacina?

Boa tarde tomei a primeira dose AstraZenica e já vai completar 3meses, agora no dia 25/08 vou tomar a segunda dose .
Gostaria de saber se nesse intervalo posso tomar a vacina da gripe.

Boa tarde , tomei a vacina da gripe dia 20 e amanhã dia 03/08 será a vacinação para minha idade posso tomar a do coronavirus a amanhã é o decimo quinto dia ;

Tomei a primeira dose da vacina da covid e após quatro dias tive os primeiros sintomas da doença que foi confirmada logo em seguida. Preciso novamente tomar a primeira dose?

boa tarde tomei á vacina coronavac domingo e terça feira comecei ater espirros e nariz trancado e coriza sera uma reação á vacina?

Olá tomei a vacina covid ja segunda dose, quantos dias após posso tomar a vacina de gripe por favor?

Olá!
Tomei a segunda dose da astrazeneca 7 dias depois de tomar a vacina da gripe, devo me preocupar com a eficácia de ambas?

Tomei a vacina pfiser as 9 da manhã a noite eu passei muito mal, e não tenho melhorado!!! Sinto dor de cabeça, tontura, meus olhos ficam ardendo como se tivesse fogo e também perdi olfato e paladar!!! Isso é reação? Ou será que estou com covid e tomei a vacina infectada? Já tem 3 dias e não melhorei…

Eu tive covid .gostaria de saber depois de quanto tempo eu posso tomar a vacina da covid?

Parabéns pela matéria. Sanou minhas dúvidas em relação a vacina contra Influenza e contra COVID.

Completei quatro semanas imunizado pela primeira dose da Pfizer. Queria saber se tomando a vacina da gripe neste momento atrapalha na eficácia da vacina?

boa noite , eu to com gripe alérgica , e minha vacina foi marcada pra amanha , entao eu queria saber se posso tomar normal a vacina covid 19 ou nao 

Me vacinei contra covid e no mesmo dia apresentei sintomas da gripe é normal esses sintomas?Quando devo me preocupar?

Quem respondeu as dúvidas acha mesmo que covid se parece com gripe/resfriado? Em todas as pessoas com sintomas de gripe sugeriu fazer teste para covid. Covid não se parece com um resfriado!

Olá,bom dia, eu não tomei a vacina da gripe, posso tomar a vacina da covid mesmo assim?

Tive resfriado na segunda e terça. Quarta e quinta já melhorei, e na sexta quero tomar a vacina, eu posso?

Tomei a vacina da gripe no sábado e já apresentou uma dor de garganta tosse gripe e dor no corpo e normal ?
Tomei a coronavac

Olá
Eu tomei a primeira doze da astrazenica com gripe e resfriado. A vacina pode perder o seu efeito? Terei de tomar de novo?

Bom dia. Tive covid a33 dias,estou precisando tomar 2 dose Pfizer e voltou a ter sintomas de gripe,um pouco de tosse e nariz entupido. Posso tomar a segunda dose da vacina Pfizer ou devo aguardar 30dias novamente?

Olá Everton! A vacina não é recomendada nessa situação, uma vez que o sistema imunológico encontra-se mais fragilizado. Além disso, como os sintomas da COVID-19 podem ser confundidos com os da gripe, a recomendação é que a pessoa permaneça em isolamento e siga todas as orientações para um caso suspeito.

Back To Top