Skip to content

Home care: o que é e como funciona

Profissional da saúde prestando atendendo paciente em home care
Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

Essa é uma opção confortável e confiável para pacientes com doenças crônicas


O termo home care (traduzido do inglês para ‘cuidado em casa’) já explica, por si só, qual o significado dessa modalidade aplicada na Saúde. Mas, há uma diferença entre home care e atenção domiciliar.

“Na atenção domiciliar, o paciente é atendido em casa por uma equipe multiprofissional itinerante, que vai atendê-lo, sugerir quais os cuidados adequados aos cuidadores familiares ou profissionais contratados pela família e, depois, vão embora, mas podem continuar o suporte via telefone e também voltar de tempos em tempos, conforme agendado. Já no home care, enquanto programa de internação domiciliar, o paciente e a sua família têm profissionais de saúde contratados 24h por dia, para os cuidados desse paciente ‘hospitalizado’ em domicílio”, explica Alexandre Ernesto Silvia, enfermeiro, com doutorado e mestrado na temática dos Cuidados Paliativos e membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

“Home care e/ou atenção domiciliar são serviços indicados para todos os pacientes que tenham uma condição clínica estável e que consigam fazer o acompanhamento em casa. Normalmente, são pacientes crônicos com alguma dificuldade de mobilidade/locomoção e que não estão agudizados. No caso do home care para pacientes oncológicos, atualmente, já existem instituições que trabalham, por exemplo, a quimioterapia no domicílio”, continua Alexandre.

Benefícios do home care

Ficar perto da família é muito importante durante o tratamento de qualquer doença, incluindo o câncer. “Estar em um ambiente considerado sagrado, perto de suas coisas e das pessoas que ama, é um dos principais benefícios do home care, sem sombra de dúvidas. Uma outra questão, é a liberação e o giro dos leitos hospitalares. Hoje, muitas vezes, os pacientes ficam por longos períodos hospitalizados, mesmo tendo condições de ficar no próprio domicílio.”

home care, homecare, home care o que é, tudo sobre home care, como funciona o home care, atendimento home care , o que é home care, serviços de home care, home care enfermagem como funciona, o que é home care?, tratamento home care, serviço de home care, clinica home care, atendimento domiciliar home care, trabalho de home care, home care como funciona, home care hospitalar, enfermagem em home care, trabalho de home care particular, tecnico de enfermagem atendimento domiciliar, como conseguir home care pelo sus, home care direitos e deveres, empresas de home care, quem tem direito ao home care, home care valor do plantao, quais são as modalidades, home care significado, home car, home care rj, home care sp, o que é home care é como funciona, fisioterapia home care, empresas de home care, produtos home care, home care legislação, home care odontologico, atendimento a domicilio, atendimento domiciliar, atendimento medico domiciliar, atendimento à domicilio, atendimento domiciliar para pacientes com cancer, home care para pacientes oncologicos, atenção domiciliar, serviço de atenção domiciliar

Mas, é preciso se organizar para receber o home care com qualidade e manter a mesma segurança que há no ambiente hospitalar. 

Além do serviço de home care técnico prestado, cuidadores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, são fundamentais na atenção, no apoio e acolhimento do paciente e dos seus familiares, quando estão em casa.

“É comum deixar o hospital com uma lista de produtos e suprimentos de rotina para comprar/alugar, como por exemplo, cama hospitalar, andador, cadeira de banho, curativos, suplementos alimentares. Ainda há uma prescrição de cuidados e atividades diárias, como tabela de horários de medicamentos, ajuda no banho, na alimentação, na transferência, na troca de cateteres, no uso de medicamentos injetáveis. É muito importante mapear tudo que deve ser organizado e, sempre que possível, dividir tarefas com mais familiares”, afirma Leandro Hernandez, sócio-fundador da startup Cuida.Life.

De acordo com ele, as novas tecnologias digitais também podem oferecer ajuda nesse momento. “A busca por indicações e orientações de pessoas que passaram por situações semelhantes é muito valiosa e gratificante, pois encurta o caminho, acolhe e facilita a compreensão de todo o processo. Temos dois bons exemplos disso: as empresas de health techs, que oferecem facilidades digitais nas escolhas e contratações, em um único lugar, com serviços de curadoria e gestão, e a ABRALE, que é um grande exemplo de parceria e acolhimento”.

Calendário indicando dia e horário para tomar medicamento

O que é adesão ao tratamento?

Para que uma terapia tenha o efeito esperado, o paciente oncológico precisa seguir corretamente as orientações médicas. Leia mais sobre!

Quem tem direito ao home care?

O que é home care e como funciona

Embora todos os pacientes tenham direito a um tratamento humanizado e domiciliar, tanto o sistema público de saúde, quanto o privado, não asseguram o atendimento home care.

“Não há uma legislação a respeito. Precisamos pensar em equipamentos que facilitem o acesso a essas ferramentas de assistência, para que elas se apliquem e se aproximem do público em geral. Atualmente, encontramos desafios para o financiamento desse tipo de serviço, porque precisamos de equipes especializadas, itinerantes e muitas vezes fixas, para ficar com essas famílias em casa, e isso gera um custo. Também não temos garantida uma política pública de home care no Brasil. E ainda tem as políticas da saúde suplementar, que não garantem esse serviço e, muitas vezes, é preciso judicializá-lo”, enfatiza o enfermeiro Alexandre Ernesto.

direitos da pessoa com cancer, direitos do paciente com cancer no sus, direitos do paciente com cancer, direitos de quem tem cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio do governo, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio, direitos dos pacientes com cancer, quais os direitos de pessoas com cancer, quais os direitos de um portador de cancer, pacientes com cancer tem desconto na compra de veiculos, aposentado com cancer tem direito a auxilio doenca, cartilha cancer faca valer seus direitos, tipos de cancer que dao direito a isencao de ipva, direitos do portador de cancer maligno, quem tem cancer tem desconto na conta de luz, transporte gratuito para pacientes com câncer, isenção de rodizio de veiculos, auxílio-doença, auxilio doença, remedios gratuitos, tratamento do cancer, tratamento do câncer, medicamentos de alto custo, sptrans telefone, telefone sptrans, cancer terminal, condução sp, pessoas com cancer, tratamento do cancer, doença terminal , pessoa com cancer, lista de doenças que dão direito ao auxilio doença, direito do paciente, tratamento oncológico, cid cancer de prostata, direitos do paciente com cancer, direitos de pessoas com cancer, pacientes oncologicos, tratamento cancer, cid que da direito a transporte gratuito, direitos de quem tem cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio, paciente com cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio do governo, tratamento de câncer, doenças que dão direito ao passe livre, pacientes com cancer, assistência ao paciente com câncer, direitos do paciente, direito do paciente, direitos do paciente com cancer, direitos de pessoas com cancer, direitos de quem tem cancer

Direitos do paciente com câncer

Existe uma série de direitos que o paciente com câncer pode solicitar para facilitar a realização do tratamento. Veja alguns e como adquiri-los. Leia mais sobre!

Como funciona o home care?

O cuidado que o home care oferece ao paciente inclui:

  • Atendimento: serviço de atendimento ambulatorial, como consultas, administração de medicamentos e cuidados de enfermagem.
  • Monitoramento: serviço de adaptação de pacientes crônicos a uma nova rotina. Feita com visitas periódicas de profissionais.
  • Internação: indicado para pacientes estáveis, em condição de internação. Para isso, é criada uma estrutura personalizada, com equipamentos de suporte à vida.

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito boa a matéria!
Não temos ainda nada similar em nosso país…. Esta iniciativa além de um cuidado integral e no lar dando mais aconchego ao Paciente, corrobora para o entendimento do binômio custos hospitalares X necessidade do paciente, no sentido de racionalização de custos e satisfação.

Olá, Glauco, como vai?

Ficamos felizes em saber que o senhor gostou da matéria!

Abraços!

Olá! Tudo bem por aqui, obrigado por perguntar…
Agradeço pela publicação de um artigo de grande relevância.
Abraço e obrigado!
Glauco Lima.

[…] serviço de Home Care tem caído no gosto de diversas pessoas que optam por receberem cuidados com a saúde em suas […]

Uma vez em internação domiciliar pelo sus e vou precisar mudar de cidade , como solicito essa mudança de endereço.

Olá, Tatiane, como vai?

Pedimos desculpas, mas não entendemos sua dúvida. A senhora poderia reformular a sua questão, por favor? O paciente está internado por qual motivo?

Abraços!

Back To Top