Skip to content

Transplante de sangue de cordão umbilical – Antes queridinho, hoje é a opção menos utilizada no tratamento da leucemia

cordão umbilical, coto umbilical, celulas do sangue, cordao umbilical, para que serve a celula tronco, sangue é um tecido, cordão, banco de sangue, o sangue, umbilical, placentários, umbigo umbilical, doencas do sangue, o que é cordão umbilical, banco de cordão umbilical, sangue do cordão umbilical, bancos particulares, doação de cordão umbilical, cordao umbilical, função do cordão umbilical, como cortar cordão umbilical, celulas tronco tratamento, células tronco medula óssea, como funciona o cordão umbilical, como curar leucemia, doenças tratadas com celulas tronco, cordão umbilical função, a utilização de células tronco do próprio indivíduo, células tronco do cordão umbilical, células do cordão umbilical, placenta e cordão umbilical, o cordão umbilical, cordao umbilical do bebe, tratamento com sangue do cordão umbilical, para que serve o cordão umbilical, tipos de coleta de sangue, celula usado, um banco de sangue possui, para que serve umbigo, qual a função do umbigo, celulas tronco, celulas tronco embrionarias, tudo sobre celulas tronco, células tronco adultas, importancia das celulas tronco, tratamento com células tronco no brasil, tratamento com células tronco, quais sao os possiveis beneficios das celulas tronco para a medicina
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

A pouca quantidade de células e o aprimoramento de novas técnicas, como o transplante haploidêntico, são alguns dos motivos para a queda deste tipo de TMO


O transplante de medula óssea é um dos possíveis tratamentos para os cânceres hematológicos, como os linfomas e as leucemias. Nessa terapia, as células doentes da medula são substituídas por células-tronco saudáveis. O objetivo é que a partir dessas células saudáveis, o corpo consiga reconstituir a medula sem a presença da doença.

O transplante pode ser alogênico, quando a medula vem de um doador 100% compatível; autólogo, quando a medula do próprio paciente é usada; haploidêntico, quando vem de um doador 50% compatível, exclusivamente da família; e também a partir do sangue do cordão-umbilical.

Nesta matéria, falaremos exclusivamente sobre o transplante que acontece por meio do sangue do cordão umbilical. Para tirar todas as dúvidas, falamos com a Dra. Adriana Seber, coordenadora da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

Tipos de doação do cordão umbilical

cordão umbilical, coto umbilical, celulas do sangue, cordao umbilical, para que serve a celula tronco, sangue é um tecido, cordão, banco de sangue, o sangue, umbilical, placentários, umbigo umbilical, doencas do sangue, o que é cordão umbilical, banco de cordão umbilical, sangue do cordão umbilical, bancos particulares, doação de cordão umbilical, cordao umbilical, função do cordão umbilical, como cortar cordão umbilical, celulas tronco tratamento, células tronco medula óssea, como funciona o cordão umbilical, como curar leucemia, doenças tratadas com celulas tronco, cordão umbilical função, a utilização de células tronco do próprio indivíduo, células tronco do cordão umbilical, células do cordão umbilical, placenta e cordão umbilical, o cordão umbilical, cordao umbilical do bebe, tratamento com sangue do cordão umbilical, para que serve o cordão umbilical, tipos de coleta de sangue, celula usado, um banco de sangue possui, para que serve umbigo, qual a função do umbigo, celulas tronco, celulas tronco embrionarias, tudo sobre celulas tronco, células tronco adultas, importancia das celulas tronco, tratamento com células tronco no brasil, tratamento com células tronco, quais sao os possiveis beneficios das celulas tronco para a medicinaExistem dois tipos: o primeiro é feito para um banco público e pode ser utilizado por qualquer pessoa. E o segundo, quando a mãe guarda para o próprio filho.

“As sociedades de pediatria em todo o mundo não recomendam que o cordão seja guardado para si mesmo. A recomendação é que estas células sejam doadas para um banco público”, explica a Dra.

Isso acontece porque as chances da própria pessoa utilizar as células guardadas futuramente são muito baixas, já que é possível também estarem doentes. Afinal, a leucemia e o linfoma são cânceres que se desenvolvem por um erro genético.

“Além disso, quando a coleta é feita para um irmão ou para a própria criança, em geral, os critérios de qualidade da coleta são diferentes. Então, é coletado e congelado qualquer número de células. Enquanto que para o banco especializado em cordão umbilical, tem um número certo”, fala a especialista.

O cordão umbilical não é utilizado por inteiro

cordão umbilical, coto umbilical, celulas do sangue, cordao umbilical, para que serve a celula tronco, sangue é um tecido, cordão, banco de sangue, o sangue, umbilical, placentários, umbigo umbilical, doencas do sangue, o que é cordão umbilical, banco de cordão umbilical, sangue do cordão umbilical, bancos particulares, doação de cordão umbilical, cordao umbilical, função do cordão umbilical, como cortar cordão umbilical, celulas tronco tratamento, células tronco medula óssea, como funciona o cordão umbilical, como curar leucemia, doenças tratadas com celulas tronco, cordão umbilical função, a utilização de células tronco do próprio indivíduo, células tronco do cordão umbilical, células do cordão umbilical, placenta e cordão umbilical, o cordão umbilical, cordao umbilical do bebe, tratamento com sangue do cordão umbilical, para que serve o cordão umbilical, tipos de coleta de sangue, celula usado, um banco de sangue possui, para que serve umbigo, qual a função do umbigo, celulas tronco, celulas tronco embrionarias, tudo sobre celulas tronco, células tronco adultas, importancia das celulas tronco, tratamento com células tronco no brasil, tratamento com células tronco, quais sao os possiveis beneficios das celulas tronco para a medicinaAtualmente, alguns lugares até estão congelando um pedaço do tecido do cordão umbilical também. Entretanto, essa prática está sendo utilizada somente em pesquisas, ainda não existe tratamento com esse material.

Para as terapias existentes, é utilizado apenas o sangue de dentro do cordão.

Importância do transplante com sangue de cordão umbilical

cordão umbilical, coto umbilical, celulas do sangue, cordao umbilical, para que serve a celula tronco, sangue é um tecido, cordão, banco de sangue, o sangue, umbilical, placentários, umbigo umbilical, doencas do sangue, o que é cordão umbilical, banco de cordão umbilical, sangue do cordão umbilical, bancos particulares, doação de cordão umbilical, cordao umbilical, função do cordão umbilical, como cortar cordão umbilical, celulas tronco tratamento, células tronco medula óssea, como funciona o cordão umbilical, como curar leucemia, doenças tratadas com celulas tronco, cordão umbilical função, a utilização de células tronco do próprio indivíduo, células tronco do cordão umbilical, células do cordão umbilical, placenta e cordão umbilical, o cordão umbilical, cordao umbilical do bebe, tratamento com sangue do cordão umbilical, para que serve o cordão umbilical, tipos de coleta de sangue, celula usado, um banco de sangue possui, para que serve umbigo, qual a função do umbigo, celulas tronco, celulas tronco embrionarias, tudo sobre celulas tronco, células tronco adultas, importancia das celulas tronco, tratamento com células tronco no brasil, tratamento com células tronco, quais sao os possiveis beneficios das celulas tronco para a medicinaHoje, o cordão é mais uma opção para pacientes com cânceres do sangue, mas está longe de ser o mais utilizado. É possível que sejam feitos menos de 10 transplantes desse tipo, por ano. Esse número é baixo devido ao crescimento de outro tipo de transplante, o haploidêntico.

“O avanço no transplante haploidêntico diminuiu muito a realização deste tipo de TMO. Agora, é possível fazer o transplante comum, com o doador familiar”, diz a especialista.

Quanto ao resultado do tratamento, a melhor resposta é obtida com o transplante de doador adulto com 100% de compatibilidade. Em seguida, vem o haploidêntico, junto com a doação de cordão.

Acreditava-se que o grande diferencial do transplante com sangue do cordão umbilical seria a flexibilidade da compatibilidade. Entretanto, essa teoria já foi descartada, por isso ele está no mesmo patamar que o transplante haploidêntico.

“Nós descobrimos que as condições necessárias para a compatibilidade de cordão são cada vez mais parecidas com a doação comum. Quanto mais compatível, melhor o resultado. Então toda aquela flexibilidade que a gente achava que podia existir no cordão e que causava vantagem, está caindo por terra. Por isso o uso do cordão vem diminuindo”, disse a especialista.

A doação do sangue de um cordão umbilical pode acabar nem sendo utilizada

É possível que isso aconteça, caso a qualidade da coleta não esteja de acordo com os padrões exigidos pelo banco.

“Você não consegue dividir para mais de uma pessoa as células do cordão umbilical. Isso acontece porque o número destas células é muito limitado”, conta a Drª.

Fora isso, as células-tronco encontradas no cordão umbilical, depois de congeladas, podem demorar mais de um mês para voltar a trabalhar. Atualmente, existem pesquisas para diminuir esse tempo ao multiplicar o número de células antes de infundir no paciente. Entretanto, também não está disponível para pessoas ainda.

Não são todos os hospitais que fazem o congelamento do cordão umbilical

cordão umbilical, coto umbilical, celulas do sangue, cordao umbilical, para que serve a celula tronco, sangue é um tecido, cordão, banco de sangue, o sangue, umbilical, placentários, umbigo umbilical, doencas do sangue, o que é cordão umbilical, banco de cordão umbilical, sangue do cordão umbilical, bancos particulares, doação de cordão umbilical, cordao umbilical, função do cordão umbilical, como cortar cordão umbilical, celulas tronco tratamento, células tronco medula óssea, como funciona o cordão umbilical, como curar leucemia, doenças tratadas com celulas tronco, cordão umbilical função, a utilização de células tronco do próprio indivíduo, células tronco do cordão umbilical, células do cordão umbilical, placenta e cordão umbilical, o cordão umbilical, cordao umbilical do bebe, tratamento com sangue do cordão umbilical, para que serve o cordão umbilical, tipos de coleta de sangue, celula usado, um banco de sangue possui, para que serve umbigo, qual a função do umbigo, celulas tronco, celulas tronco embrionarias, tudo sobre celulas tronco, células tronco adultas, importancia das celulas tronco, tratamento com células tronco no brasil, tratamento com células tronco, quais sao os possiveis beneficios das celulas tronco para a medicina“Hoje, é preciso buscar um centro que faça o armazenamento de células para o uso não aparentado. Como a utilização do sangue de cordão diminuiu drasticamente, os centros de tratamento não têm mais coletado para uso não aparentado. Eles têm, no máximo, reposto as unidades que foram utilizadas”, conta a médica.

Dessa forma, a mãe que tiver interesse em doar, precisa procurar um hospital que tenha programa de coleta de sangue de cordão umbilical. Além disso, ela precisa informar esse desejo durante o pré-natal e fazer exames para ter certeza que está apta.

“Quanto ao recém-nascido, ele tem que nascer no tempo certo. Ele não pode ter nenhuma complicação e a coleta tem que ser boa e efetiva na questão de quantidade de sangue e número de células. Então a doação de cordão precisa que vários passos estejam adequados”, finaliza a Drª. Adriana Seber.

TMO – de pai, para filho

O pós-TMO


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top